sexta-feira, 4 de junho de 2010

Jesus e o Segredo das Parábolas

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 4:1- (Mt 13.1-23; Lc 8.1-15) 1 Novamente Jesus começou a ensinar à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele. O barco estava no mar, enquanto todo o povo ficava na beira da praia. 2 Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo em seu ensino: 3 “Ouçam! O semeador saiu a semear. 4 Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. 5 Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. 6 Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. 7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto. 8 Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um”. 9 E acrescentou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!” 10 Quando ele ficou sozinho, os Doze e os outros que estavam ao seu redor lhe fizeram perguntas acerca das parábolas. 11 Ele lhes disse: “A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas, 12 a fim de que, “ ‘ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’” 13 Então Jesus lhes perguntou: “Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras?

Introdução:

A gente entra numa parte muito importante do Evangelho de Marcos. Uma parte voltada completamente aos ensinos de Jesus.

Até agora Marcos relatou que Jesus estava constantemente ensinado, mas agora ele nos mostrará um pouco desses ensinos. Diferente de Lucas que tem muita ênfase nos ensinos de Jesus, Marcos tem por objetivo a crucificação do servo Sofredor. Então, se autor separou um bloco da sua história para falar dos ensinos de Jesus é por que tem muita importância!

Essa primeira parábola vai ser a chave para entender as outras e o ministério de Jesus. Olhe o v.13 - Então Jesus lhes perguntou: “Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras?

Divisão do Estudo:

I) O CONTEXTO E O CENÁRIO (Vs.1-2)

II) A PARÁBOLA DO SOLO (Vs.3-9)

III) A IMPORTÂNCIA DAS PARÁBOLAS (Vs.9-13)

I) O CONTEXTO E O CENÁRIO (Vs. 1-2)

Contextualizando a história:

Até agora nós vimos muita ação acontecendo por parte de Jesus – Marcos relatou vários milagres, curas, exorcismos – e com isso muitas reações diferentes por parte das pessoas:

a) O povão que só queria o “bem-bom” – só receber as bênçãos.

b) Os curiosos que só iam para assistir e não tinham nenhuma posição.

c) Os surpreendidos como esse novo estilo (2:18 – discípulos de João).

d) Os líderes religiosos que odiavam esse ministério de Jesus, que chegam a chamá-lo de satanás.

e) E temos os 12 discípulos e outros seguidores firmes de Jesus – que acreditam na mensagem e se comprometem a seguir Jesus.

Todas essas respostas e reações diferentes são para a mesma mensagem e os mesmos atos de Jesus.

A pergunta que fica é: “Como pode haver tão variadas respostas para os mesmos atos?”

Como pode tão poucos aceitarem Jesus como o Messias, após verem e ouvirem as maravilhas que Ele operava?

Se isso é o Evangelho por que tantos rejeitam?

Se até os demônios sabem quem é Jesus, por que os líderes religiosos não o reconhecem?

Essa é a contextualização para esse bloco de ensinos de Jesus!

Agora o Cenário é bem Interessante:

Veja vs.1-2 - 1 Novamente Jesus começou a ensinar à beira-mar. Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele. O barco estava no mar, enquanto todo o povo ficava na beira da praia. 2 Ele lhes ensinava muitas coisas por parábolas, dizendo em seu ensino.

clip_image002

clip_image004

Barco achado na região da Galiléia – 8.27 m de comprimento, 2.3 m. de largura e 1.3 m de altura.

Jesus vai para o barco que se torna o púlpito – dizem que o som da voz aumenta e forma como um microfone natural.

Além da importância técnica, há a importância espiritual – a prioridade de pregar a Palavra. Se ele ficasse na praia, as pessoas não iam conseguir focar no ensino.

II) A PARÁBOLA DO SOLO (Vs. 3-9)

3 “Ouçam! O semeador saiu a semear. 4 Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. 5 Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. 6 Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. 7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto. 8 Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, sessenta e até cem por um”. 9 E acrescentou: “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Muitas Bíblias trazem um subtítulo de “A parábola do semeador”. Eu não gosto muito deste título, pois o foco da história não é no semeador, mas nos solos!

A semente Jesus revela que é a Palavra de Deus, enquanto que o semeador nem é mencionado na explicação!

“Guga, quer dizer que o foco não está no cara que prega que a Palavra?” – NÃO! Para o pregador é frustrante, mas coloca-o no devido lugar – o foco não é nele!! J

Por que é importante saber que o foco não é no semeador?

Pois as pessoas que acham que o foco é no semeador, acreditam que se o semeador for esperto o suficiente, se o semeador for legal o suficiente, se ele se assemelhar com as pessoas, agradar a todos, coloca o som mais legal, os vídeos mais engraçados e tocantes, tocar as músicas mais emotivas – ele conseguirá influenciar a semente!

“Se eu conseguir mexer com as emoções das pessoas, eu consigo tirar mais dízimo, se a gente tocar aquela música e fazer aquele apelo no fim do culto, as pessoas irão ser tocadas!” A resposta de Jesus é que o amadurecer da semente não está no homem!

Igrejas que buscam agradar as pessoas crescem mesmo. Mas crescem pela força e vontade do homem. Quem não quer ir num lugar onde você assiste TV, toma cafezinho, senta em cadeiras confortáveis, não escuta sobre pecado e arrependimento, aprende que Jesus quer te fazer rico?

Ao invés de aterrorizar os pregadores, isso deve trazer conforto de saber que o Senhor é soberano.

Como pregador, como dirigente de louvor, eu devo sim preparar o melhor estudo da Palavra, praticar a fala, usar PowerPoint, ter assentos confortáveis, mas preciso saber que isso jamais é o que vai levar a “semente” germinar!

I Cor. 3 – 4 Pois quando alguém diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos? 5 Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. 6 Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer; 7 de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. 8 O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho.9 Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.

No mundo grego o que impedia a semente de crescer era a mente da pessoa. Jesus vem mostrar que o problema é mais profundo – é no coração da pessoa!

III) A IMPORTÂNCIA DAS PARÁBOLAS (Vs.9-13)

10 Quando ele ficou sozinho, os Doze e os outros que estavam ao seu redor lhe fizeram perguntas acerca das parábolas. 11 Ele lhes disse: “A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas, 12 a fim de que, “ ‘ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’” 13 Então Jesus lhes perguntou: “Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras?

Lá em 3:23 temos o primeiro relato de que Jesus ensinava por parábolas. Agora em 4:2 Marcos nos mostra novamente a importância das parábolas nos ensinos de Jesus.

Mas o que é uma Parábola?

PARABOLE παραβολ = lançar algo em paralelo, colocar algo em paralelo.

Uma história que é lançada com um significado paralelo.

Uma narrativa metafórica, ou uma história com dois níveis de significados.

A palavra hebraica é mashal – provérbios, enigmas, alegorias --- ditos e histórias pesadas e perplexas que tem por objetivo estimular o pensamento, levando a pessoa a uma ação

Há tipos de parábolas:

1) Parábola de Similitude (semelhança) --- comparação explícita ex. Mat. 13:31-32 E contou-lhes outra parábola: “O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo. 32 Embora seja a menor dentre todas as sementes, quando cresce torna-se a maior das hortaliças e se transforma numa árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos”. .

2) Parábola de Exemplo de Pessoas --- uso de personagens bons e ruins que servem como exemplo para seguirmos ou não. Bom Samaritano, Rico Tolo, Lázaro, Fariseu e Coletor de Impostos.

3) Parábola de Metáfora --- eventos fictícios ou um evento narrado no passado para expressar uma verdade moral. Ex. parábola do solo.

Durante muito tempo as pessoas fizeram das parábolas alegorias. Parábolas não são alegorias! Elas possuem alegorias.

Agostinho usou a parábola do Bom Samaritano para dizer que o homem caído era Adão que havia largado a cidade celestial e foi atacado por satanás: o sacerdote e o levita representam a incapacidade da lei dos profetas de salvarem, o bom samaritano é Jesus...

Adolf Julicher trouxe uma revolução nos estudos das parábolas, ele argumentou que a parábola só tinha um significado e não deveríamos ficar alegorizando os detalhes.

Pois as pessoas da época de Jesus jamais entenderiam coisas que só foram reveladas mais tardes.

As parábolas de Jesus não eram meras alegorias nem meras histórias simples de serem entendidas – elas eram armas de guerras. Elas colocam as pessoas dentro de uma história aparentemente inócua apenas para confrontar com as demandas do Reino de Deus!

Jesus revolucionou o mundo com esses ensinos. Ninguém foi tão conhecido por ensinar por parábolas como Jesus.

1/3 dos ensinos dEle é por parábolas. 52% do livro de Lucas foca em parábolas.16% em Marcos

Marcos 4:10 Quando ele ficou sozinho, os Doze e os outros que estavam ao seu redor lhe fizeram perguntas acerca das parábolas. 11 Ele lhes disse: “A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas, 12 a fim de que, “ ‘ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’” 13 Então Jesus lhes perguntou: “Vocês não entendem esta parábola? Como, então, compreenderão todas as outras?

V.10 – No meio da grande multidão havia apenas alguns, apenas alguns, que estavam interessados o suficiente no que eles haviam escutado para se ajuntarem aos doze e pedir mais explicações. Para a grande maioria eles haviam escutado nada mais do que uma simples parábola – uma história que não havia provocado interesse nenhum. Jesus irá mostrar que para aqueles que buscam, mais seria dado, mas para aqueles que ignoravam tudo lhes seriam tirado – 4:25 - “Considerem atentamente o que vocês estão ouvindo”, continuou ele. “Com a medida com que medirem, vocês serão medidos; e ainda mais lhes acrescentarão. 25 A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado”.

V.11 – Ele lhes disse: “A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas,

Jesus contrasta os de “dentro” com os de “fora” – assim como em 3:20-25.

A vocês foi dado o MISTÉRIO do Reino de Deus --- a palavra grega misterion é melhor traduzida por SEGREDO. Pois demonstra algo escondido, ao invés de incompreensibilidade! Segredo é algo que não é divulgado. É uma informação privilegiada ao invés de mistério.

Paulo usa essa palavra sempre com o sentido de que aos cristãos o segredo foi revelado! Paulo queria mostrar que não foi a mente humana que conseguiu desvendar o segredo, mas uma revelação divina

I Cor. 2:7-10 – Entretanto, falamos de sabedoria entre os que já têm maduridade, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. 7 Ao contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério/segredo que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória. 8 Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. 9 Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito.

Rom. 16:25 – Ora, àquele que tem poder para confirmá-los pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados, 26 mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nele e a obedecer-lhe; 27 sim, ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.

Ef. 1:9 - Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, 8 a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. 9 E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, 10 isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos. 11 Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,

Ef. 3:3 – Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus, 3 isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi em poucas palavras.

Col. 1:26 – Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja. 25 Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade, por Deus a mim atribuída, de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus, 26 o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos. 27A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

A palavra – mistério/ SEGREDO é algo revelado por Deus. É algo dado, ao invés de descoberto!

Veja Daniel

2:18-19Então Daniel foi para a sua casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros; 18 Para que pedissem misericórdia ao Deus do céu, sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o restante dos sábios de babilônia. 19 Então foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; então Daniel louvou o Deus do céu. 27-30Respondeu Daniel na presença do rei, dizendo: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem declarar ao rei; 28 Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de acontecer nos últimos dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na tua cama são estes: 29 Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos, acerca do que há de ser depois disto. Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser. 30 E a mim me foi revelado esse mistério, não porque haja em mim mais sabedoria que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração.47Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis e revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.

O segredo não depende do esforço humano, mas da graça e soberania de Deus para ser revelado! E o mais lindo de tudo é que o Espírito Santo nos revelou o segredo!

Qual o segredo revelado?

O Segredo revelado é de extrema importância, pois é o Segredo do Reino de Deus!Ele lhes disse: “A vocês foi dado o mistério/segredo do Reino de Deus.

O Reino de Deus é tão contrário aos padrões do mundo, tão oposto a visão humana, que somente através de uma revelação divina alguém pode entendê-lo.

É o Reino de Deus e não reino do homem, por isso necessita de uma revelação divina!

I Cor. 1:18 – Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. 27 Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. 28 Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é, 29 a fim de que ninguém se vanglorie diante dele. 30 É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

Olha que coisa mais graciosa – “A vocês foi dado o segredo!”

A nós foi dada a capacidade de receber essa revelação!

Isso é a graça de Deus!

Aos de fora tudo é dito por parábolas” --- vai além dos ensinos verbais somente, mas todos os atos, ações e ensinos – isto é todo o ministério de Jesus – viraram uma parábola sem revelação para os de fora.

Por isso que no versículo seguinte Jesus fala de “ver” – eles viram todas ações de Jesus, mas não tinha sentido algum!

V.12 – a fim de que, “ ‘ainda que vejam, não percebam; ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados!’”

Jesus cita Isaias 6 para explicar o motivo das parábolas.

Isaias 6 relata o chamado do profeta Isaias.

8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. 9 Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. 10 Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado. 11 Então disse eu: Até quando Senhor? E respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores, e a terra seja de todo assolada. 12 E o SENHOR afaste dela os homens, e no meio da terra seja grande o desamparo. 13 Porém ainda a décima parte ficará nela, e tornará a ser pastada; e como o carvalho, e como a azinheira, que depois de se desfolharem - , assim a “santa semente” (Esdra 9:1-2 – santa semente é negativo) será a firmeza dela.

Anos e anos de idolatria, o tempo passou e eles não se arrependeram. O veredicto de culpado foi declarado!

Semelhante a Isaias, após o povo rejeitar a mensagem – Jesus passa a ensinar por parábolas.

Isaias, diferentemente do povo, consegue ver o Senhor e ouvir Sua voz.

Deus comanda Isaias – veja que os verbos estão no imperativo.

Interessante que os idólatras se tornam como os ídolos!

Veja Sl. 115:4-8 - Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. 4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 5 Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. 6 Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. 7 Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 8 A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.

A pessoa passa a refletir o que ela tanto adora! Isaias proclama que as pessoas se tornariam como seus ídolos e seriam destruídos como os ídolos.

LEX TALIONIS --- a pessoa é punida pelo pecado que cometeu.

Deus pronuncia o desejo do coração das pessoas – ser como os ídolos.

Um outro tipo de idolatria acontecia em Israel no tempo de Jesus. As pessoas idolatravam o sistema religioso, as tradições de homens.

O fracasso em ver, ouvir e entender são o que impede as pessoas de serem perdoadas. Esse fracasso, Jesus mostra, é devido ao estado do coração das pessoas – no contexto de Isaias o coração idólatra, que tem outras coisas no lugar de Deus como centro da vida (trabalho, esporte, $$, bens materiais, pornografia, vaidade) é o que impede as pessoas de receberem a mensagem.

A parábola traz um choque!

Quando avisos normais não funcionam mais, Deus usa parábolas para acordar o povo e obscurecer ainda mais os de fora. ** exemplo Apocalipse.

A parábola ilumina o fiel a acordar e tomar uma decisão, enquanto cega ainda mais os idolatras.

II Samuel 12:1-3, 13-15.

Jesus usa as parábolas para revelar os segredos do Reino de Deus, e através desse método causar uma ação radical – ao mesmo tempo cega os idólatras.

Conclusões Finais:

1) As diversas respostas dadas para com o Evangelho refletem os corações das pessoas.

2) O foco da parábola não é o semeador, nem o estilo ou a técnica dele, mas o solo – o coração.

3) Jesus usou parábolas e revelou o significado delas para que os de coração simples pudessem ser advertidos e buscarem o Reino de Deus.