sexta-feira, 4 de junho de 2010

QUEM É ESSE QUE DESTRÓI LEGIÕES?

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 5:1- (Mt 8.28-34; Lc 8.26-39) Eles atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos.2 Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo veio dos sepulcros ao seu encontro. 3 Esse homem vivia nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes; 4 pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés. Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo. 5 Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas. 6 Quando ele viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele, 7 e gritou em alta voz: “Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes!”8 Pois Jesus lhe tinha dito: “Saia deste homem, espírito imundo!” 9 Então Jesus lhe perguntou: “Qual é o seu nome?” “Meu nome é Legião”, respondeu ele, “porque somos muitos.” 10 E implorava a Jesus, com insistência, que não os mandasse sair daquela região. 11 Uma grande manada de porcos estava pastando numa colina próxima. 12 Os demônios imploraram a Jesus: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13 Ele lhes deu permissão, e os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos. A manada de cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogou. 14 Os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos na cidade e nos campos, e o povo foi ver o que havia acontecido. 15 Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo; e ficaram com medo. 16 Os que estavam presentes contaram ao povo o que acontecera ao endemoninhado, e falaram também sobre os porcos. 17 Então o povo começou a suplicar a Jesus que saísse do território deles. 18 Quando Jesus estava entrando no barco, o homem que estivera endemoninhado suplicava-lhe que o deixasse ir com ele. 19 Jesus não o permitiu, mas disse: “Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você”. 20 Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis o quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficavam admirados.

Introdução:

Quando você estuda no seminário, você aprende que é sempre bom usar algum tipo de ilustração antes de começar a pregação para cativar a audiência – alguns usam histórias, outros usam piadas e etc. – mas essa história é uma daquelas que não precisa de introdução nenhuma, pois ela é muito cativante!

Esse é um dos encontro mais fascinantes de toda a Bíblia, poucas histórias são tão espetacular como essa!

Contextualização:

No capítulo 4 do versículo 1 ao 34 temos uma série de ensinos de Jesus por parábolas, mas a partir do versículo 35 nós entramos num pedaço do evangelho repleto de ações e milagres realizados por Jesus – Por que existe tão drástica mudança?

** Marcos quer mostrar que Jesus é muito mais que apenas um grande mestre de éticas. Ele não era apenas um grande profeta e um grande líder religioso – Marcos nos mostra que esse Jesus era o Filho de Deus possuindo toda a divindade e autoridade do Pai.

As parábolas eram ensinos que poucos podiam entender (4:11-12, 33-34), mas os milagres eram visíveis a todos!

Com a história passada (Jesus acalma a tempestade) nós entramos numa série de milagres de Jesus: Natureza, Exorcismo e Curas. Para demonstrar a autoridade/ξουσα de Jesus sobre todas as coisas! Há muita ansiedade e alegria nessas histórias onde a ξουσα é testada e aprovada sobre todo tipo de desafio!

Após o controle espantoso de Jesus sobre as forças da natureza, Marcos nos conta outro controle impressionante de Jesus, agora sobre um homem incapaz de ser parado e controlado por milhares de demônios!

A história da Tempestade deve continuar como alicerce do restante dessas próximas histórias – pois elas responderão as 2 perguntas feitas no barco:

1) “Não se importa que estamos sendo destruídos?” (4:38)

2) “Quem é esse que até o vento e o mar lhe obedecem?” (4:41)

Divisão do Estudo:

I) O OPONENTE:

o poder destrutivo dos demônios (vs.1-5)

II) A BATALHA:

O poder libertador de Deus (vs.6-13)

III) AS CONSEQUÊNCIAS:

O poder destrutivo da depravação do coração (vs.14-20)

I) O OPONENTE (Vs. 1-5)

Eles atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos.2 Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo veio dos sepulcros ao seu encontro. 3 Esse homem vivia nos sepulcros, e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes; 4 pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés. Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo. 5 Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas.

V.1 – Jesus entrou no barco após um longo dia ensinando por parábolas, enquanto tentava descansar uma forte tempestade veio na qual Ele é acordado pelos discípulos e levanta para acalmar.

Nesse mesmo dia ele chega a Kersa na região de Gadara controlada por Gerasa (ex. São Caetano, em São Paulo no ABC), capital da província romana da Peréria – Decapolis (10 cidades independentes). Um lugar gentio de pessoas nobres. O que importa é que Jesus está ministrando fora da esfera judaica. Ele está agindo como missionário, pois é isso que Ele vai pedir para os discípulos.

clip_image002

clip_image004

clip_image006

O OPONENTE - O PODER DESTRUTIVO DOS DEMÔNIOS

Assim que Jesus desce do barco ele não recebe as boas-vindas que muitos esperavam! Ele não foi recebido pelo prefeito com carinho e flores.

Ele foi recebido pelo pior pesadelo – dois homens (de acordo com Mateus) nus e totalmente loucos, gritando!

O Estado desse Homem Possuído – Como satanás Destrói:

V.2-5 - 2 Quando Jesus desembarcou, um homem com um espírito imundo (demônio) veio dos sepulcros ao seu encontro. 3 Esse homem vivia nos sepulcros e ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo com correntes; 4 pois muitas vezes lhe haviam sido acorrentados pés e mãos, mas ele arrebentara as correntes e quebrara os ferros de seus pés. Ninguém era suficientemente forte para dominá-lo. 5 Noite e dia ele andava gritando e cortando-se com pedras entre os sepulcros e nas colinas.

* Vivia com os mortos! Esse homem parece com a descrição de Isaias sobre o Israel apóstoto (Isa. 65:3-4 - Povo que de contínuo me irrita diante da minha face, sacrificando em jardins e queimando incenso sobre altares de tijolos; 4 Que habita entre as sepulturas, e passa as noites junto aos lugares secretos; come carne de porco e tem caldo de coisas abomináveis nos seus vasos.) Totalmente abominável!! – No Talmude isso era sinal de locura!

* Vivia Nu! Lucas diz que estava nu por um longo tempo (Lc.8:27) – PERVERTIDO. A pessoa não tinha mais vergonha alguma.

Interessante pois nudez é um sinal de vergonha – em Gênesis 3 após a queda Adão e Eva se escondem com vergonha.

Apoc. 3:18 – Para a igreja de Laodicéia - Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.

Uma das marcas da perversão de uma sociedade é a falta de modéstia no modo de se vestir. Quanto mais as pessoas mostram o corpo e menos vergonha ficam, mais perversos estão!

* Incontrolável/indomesticável (v.4) - Ninguém Conseguia Prendê-Lo! Naquela época eles usavam correntes. Há alguns anos atrás era a camisa de força. Hoje são drogas injetadas que acalmam – pois essas pessoas são perigosas!

A pessoa possessa tem uma força sobrenatural.

At. 19:16 - Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre os endemoninhados, dizendo: “Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam!” 14 Os que estavam fazendo isso eram os sete filhos de Ceva, um dos chefes dos sacerdotes dos judeus. 15 Um dia, o espírito maligno lhes respondeu: “Jesus, eu conheço, Paulo, eu sei quem é; mas vocês, quem são?” 16 Então o endemoninhado saltou sobre eles e os dominou, espancando-os com tamanha violência que eles fugiram da casa nus e feridos.

Exemplo pessoal no Gleba!

* Agressivo Mateus diz que ele era muito agressivo (Mt.8:28).

* Gritava dia e noite!

* Se Cortava com Pedras talvez tentando achar algum alívio; ou porque achava que merecia.

Hoje a nossa sociedade tem tentado dar diferentes nomes para esses tipos de pessoas – alegam problemas emocionais, problemas de repreensão. Mas a verdade é uma só, são demônios!

Vemos o poder destruidor dos demônios na vida desse homem. Ele era constantemente torturado por esses espíritos imundos. E não tem remédio que cure. Apenas um MILAGRE podia resolver essa situação – somente Jesus podia restaurar um maníaco como esse!

Algo Muito Importante sobre Demônios:

Esses espíritos imundos (πνεύματι ἀκαθάρτῳ) são demônios (δαιμόνια) – 5:15! Marcos usa essas duas palavras como sinônimas (demônios – 1:32, 34, 39; 3:15; 5:15-18; 6:13 --- espíritos imundos – 1:23, 26; 5:2, 13; 6:7; 7:25) – 9:17-25 mostra bem claro!

Demônios no mundo Grego-Romano eram considerados a) seres intermediários; b) espíritos dos mortos.

“Plutarco faz a implicação que os daimons são espíritos dos mortos... esses espíritos dos mortos buscam arruinar as vidas para que o destino dos vivos seja pior que a dos próprios espíritos (demônios). Em outras palavras, na opinião dos anciãos – baseada na experiência de Brutus, Dion e Plutarco – os espíritos daimons são malevolentes neste mundo, e suas atividades são direcionadas ao pós-vida das pessoas que serão potenciais daimons!”

“As tábuas de maldição providenciam evidências que os espíritos dos mortos eram chamados como poderes desde o 4° sec.A.C., e naquele tempo eles eram chamados daimons. Tanto as tábuas como os papiros encontrados mostram que a crença nos daimons como mortos infiltrou no vocabulário de magia. É no meio dessa progressão de idéias que os Evangelhos falam de Jesus expulsando demônios.” (Peter Bolt, Jesus, The Daimons and the Dead. Páginas 11-12).

** é importante saber o que se passava na mente da audiência original ao ouvir essas histórias!

Cemitérios eram as covas dos demônios!

A imagem é de um homem totalmente conquistado pela MORTE – ele mora onde os mortos moram e os espíritos dos mortos (demônios) moram nele! Essa era a imagem desse homem na mente da audiência romana!

A Bíblia nos revela alguns aspectos sobre esses seres espirituais (Judas 6 e II Pe.2:4) – não sabemos com clareza suas origens, mas sabemos que eles têm conhecimento (Mc.1:23-24), vontade (Lc.11:24), poder/força (Rom.8:38; Ef.6:11-12;Mc.5:2-14). Mas que são totalmente limitados pelo poder de Deus e Cristo Jesus e já estão condenados. Em nenhum lugar a Bíblia fala que eles são espíritos dos mortos! O cristão verdadeiro jamais será possesso por demônios (II Cor.6:15-16), mas pode ser influenciado de alguma forma (Mt.16:23; II Cor.11:3,14).

II) A BATALHA (VS.6-13)

O poder libertador de Deus (vs.6-13)

6 Quando ele viu Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele, 7 e gritou em alta voz: “Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes!”8 Pois Jesus lhe tinha dito: “Saia deste homem, espírito imundo!” 9 Então Jesus lhe perguntou: “Qual é o seu nome?” “Meu nome é Legião”, respondeu ele, “porque somos muitos.” 10 E implorava a Jesus, com insistência, que não os mandasse sair daquela região. 11 Uma grande manada de porcos estava pastando numa colina próxima. 12 Os demônios imploraram a Jesus: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13 Ele lhes deu permissão, e os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos. A manada de cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogou.

Esse homem veio correndo irritado com a presença da nova companhia no seu pedaço, mas ao chegar perto deles o demônio reconheceu quem estava lá.

Os demônios conhecem Jesus por muito tempo! Por isso creio que eles não são espíritos dos mortos, mas anjos criados pelo próprio Jesus!

Temos o confronto de dois poderes espirituais – imagina o conflito dentro desse homem.

Muito parecido com a história em 1:23-26 - Justo naquele momento, na sinagoga, um homem possesso de um espírito imundo gritou: 24 “O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus!” 25 “Cale-se e saia dele!”, repreendeu-o Jesus. 26 O espírito imundo sacudiu o homem violentamente e saiu dele gritando.

**** Os versículos de 6-10 estão todos ligados pela conjunção “POIS” do versículo 8!

Jesus chega no lugar e vê esse homem completamente dominado pelos demônios e repreende dizendo, “sai deste corpo espírito imundo! (v.8 = 1:25).

Mas os demônios tentam reverter a situação – eles se achegam perto de Jesus, se prostram e dizem, “Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes!”

O prostrar e chamar Jesus de Deus Altíssimo não era um ato de humildade, mas de defesa. Uma tentativa de controlar Jesus!

No mundo antigo (e mesmo hoje), conhecer o nome do demônio trazia poder para controlá-lo.

Ao citar o nome de Jesus (v.27) e dizer “rogo-te por Deus que não me atormentes!” (v.28) é uma maneira clara de tentar exercer controle sobre Jesus!

*** O homem que não podia ser controlado tenta controlar Jesus!!

Eles tentam conter Jesus citando Seu nome, isso era muito comum na antiga magia que conhecer e declarar o nome do espírito ou da pessoa traria poder sobre eles.

Mas como os próprios demônios sabem, eles estão diante do Deus Altíssimo! E a ironia deles chamarem por Deus para ajudá-los!

“Os antigos ouvintes teriam reconhecido a ironia desses demônios ao tentarem resistirem o exorcismo de Jesus com artimanhas de um saco de truques dos exorcistas da época. Eles tentam controlar Jesus pronunciando em alta voz o Seu santo nome. Conhecer o nome dos demônios ou das pessoas era crido que dava poder sobre eles. Ironicamente eles invocam o nome de Deus para protege-los.” (Zondervan Illustrated Bible Background – Arnold, Clinton).

Jesus Filho do Deus Altíssimo” --- É impressionante que os demônios sabem quem Jesus é (1:24; 3;11), mas o povo todo não consegue reconhece-Lo!

Em nenhum momento há o arrependimento, apenas o reconhecimento de que esse é o (ὕψιστος – altíssimo)`elyon – o nome de Deus usado por não-israelitas (Gen.14:17-24; Dan. 4:17; At.16:17)!

Lc. 1:31-32 - Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. 32 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,.

Lc. 1:76 - E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, pois irá adiante do Senhor, para lhe preparar o caminho.

V.9 9 Então Jesus lhe perguntou: “Qual é o seu nome?” “Meu nome é Legião”, respondeu ele, “porque somos muitos.” – Muitas pessoas, hoje em dia, ficam perguntando os nomes dos demônios. Essa é a única ocasião que Jesus perguntou e não foi porque Ele não sabia e queria saber, mas porque Ele queria mostrar para todos que esse homem estava possesso por muitos demônios e que Ele, Jesus, tinha poder sobre esse exército maligno!

O nome dele não era mais Pedrinho, Guga – mas “Legião”. O foco não é na importância no número literal – que era de aproximadamente 6 mil soldados romanos – mas na grande quantidade de demônios que Jesus tem poder sobre!

O foco fica no caráter de uma legião que seriam várias tropas agindo juntas com o mesmo propósito – conquistar e destruir o inimigo – aqui, destruir esse homem.

* Outro aspecto importante de uma legião era a de um colonialismo que criava uma atmosfera de morte-viva tirando toda personalidade do local.

V.10 - E implorava a Jesus, com insistência, que não os mandasse sair daquela região ---

O Novo Testamento mostra possessão demoníaca não como um mero problema psicológico, mas como uma ocupação estranha e alienígena. Jesus tem que lidar com os demônios e não com o homem. A batalha desse Josué é com os inimigos espirituais! Somente depois de lidar com os demônios que Jesus vai falar com o homem!

Vs.11-13 --- O Suinocídio!!! Os demônios são mandados para os porcos e esses são jogados ao mar matando toda aquela vara de porcos e como conseqüência expulsando os demônios daquela região.

* Por que nos porcos?? Sei lá! Eram os animais mais próximos!

Os porcos eram animais impuros para os judeus, mas não para os gentios.

Os espíritos imundos são mandados para animais impuros.

Acho que Deus mandou os demônios para os porcos para que a região toda pudesse ver que realmente Deus estava presente naquela área libertando o homem do poder da morte. Foi visível e impressionante o poder da AUTORIDADE na palavra de Jesus!

E como veremos ao lançar os demônios nos porcos isso testaria o coração daquele povoado, já que os porcos deveriam ser a fonte de lucro!

III) AS CONSEQUÊNCIAS

O poder destrutivo da depravação do coração (vs.14-20)

14 Os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos na cidade e nos campos, e o povo foi ver o que havia acontecido. 15 Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo; e ficaram com medo. 16 Os que estavam presentes contaram ao povo o que acontecera ao endemoninhado, e falaram também sobre os porcos. 17 Então o povo começou a suplicar a Jesus que saísse do território deles. 18 Quando Jesus estava entrando no barco, o homem que estivera endemoninhado suplicava-lhe que o deixasse ir com ele. 19 Jesus não o permitiu, mas disse: “Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você”. 20 Então, aquele homem se foi e começou a anunciar em Decápolis o quanto Jesus tinha feito por ele. Todos ficavam admirados.

Vs.14-15 – Os que cuidavam dos porcos correram para contar para o povoado o que havia ocorrido. Provavelmente eles vieram se perguntando “Quem é esse?” – e ao chegarem no local eles vêem algo milagroso:

O homem que antes era impossível de ser domesticado agora estava sentado.

O homem que antes era nu agora estava vestido.

O homem que antes era um lunático agora estava em perfeito juízo.

** Como conseqüência da “monstruosa” transformação, o povo fica com medo!!!

Assim como no barco (4:41), quando as pessoas percebem quem Jesus realmente é, um sentimento de temor e medo cai sobre elas – pois Ele não é qualquer um!

O temor por Aquele que tem autoridade sobre os poderes da natureza e da morte é natural!

Caso houvesse uma votação antes, “Quem você quer fora da cidade esse Jesus chegando de barco ou o maníaco do cemitério?”, quem você acha que a cidade escolheria?

Mas então alguém os lembra da morte dos procos:

Vs.16-17 - Os que estavam presentes contaram ao povo o que acontecera ao endemoninhado, e falaram também sobre os porcos. 17 Então o povo começou a suplicar a Jesus que saísse do território deles.

Você acha que povo iria adorar Jesus e recebê-Lo como Salvador, mas não eles rejeitam e imploram para que ele vá embora!

** Pois eles viram os PORCOS MORTOS e não o HOMEM VIVO. Eles viram a perda material e não o ganho espiritual!

Eles estavam confortados com os demônios e com as coisas malignas, pois as coisas continuavam aparentemente boas para eles ($).

Vs.17-18 – Contraste entre 2 SÚPLICAS:

1 – O Povo suplica para que Jesus vá embora (v.17).

2 – O homem suplica para ficar com Jesus o resto da vida dele (v.18).

Qual é a sua súplica?

Vs.19-20 – O 1° Missionário Gentil!

Jesus envia esse homem para pregar o Evangelho naquela região. Ele seria mais útil ficando por lá!

19 Jesus não o permitiu, mas disse: “Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você”.

Aquele homem que morava num cemitério agora vai morar em casa.

O homem que antes estava nu e era agressivo, agora está vestido e calmo.

O homem que gritava para se alivia da pressão dos demônios, agora grita e proclama a misericórdia de Jesus.

Sl. 68:5-6 - Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo. 6 Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.

v.20 – “Todos se Maravilharam!”

Marcos faz questão de mostrar que se maravilhar pelas obras de Jesus é bem diferente de ter fé salvadora. Muitos hoje se maravilham pelas bênçãos de Jesus, mas poucos aceitam-Lhe como Senhor!

Eu me vejo claramente nesse personagem!

E assim as questões do barco começam a achar respostas em Gerasé. Jesus mostra que Ele se importa sim com as vidas que estão sendo destruídas.

CONCLUSÃO:

Quem é Esse que Destrói Legiões?

1) Esse é Jesus que tem o poder e autoridade para nos livrar da esfera da morte.

Heb. 2:14-15 - 14Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, 15 e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.

2) Esse é Jesus o único capaz de nos revestir de um novo homem, de uma nova criatura. Somente Ele pode nos dar vestes novas e cobrir nossas vergonhas e pecados.

Ef. 4:21-24 - De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. 22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, 23 a serem renovados no modo de pensar e 24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

Apoc. 7:9-17 – As vestes brancas são contrastadas com a nudez dos inimigos que serão vencidos. A pureza das vestes brancas lavadas e dadas por Jesus!

3) Esse é Jesus capaz de trazer vida aos mortos! Ao libertar esse homem das forças demoníacas, a audiência original viu em Jesus alguém que podia vencer a morte! Aquele homem havia “ressuscitado” da morte.

Ef. 2:1-9 - Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. 4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, 5 deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. 6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, 7 para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. 8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;9 não por obras, para que ninguém se glorie.

3) Esse é Jesus a quem muitos rejeitam!

4) Esse é Jesus que se importa com os que estão sendo destruídos – Ele se deu por nós e tem poder para nos libertar e nos salvar!

I Pe. 5:7 – Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. 7 Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado/se importado (mesma palavra grega usada em Marcos 4:38) de vocês.