sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Proclamador do Novo Rei

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 1:2-8 2.Conforme está escrito no profeta Isaías: “Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele preparará o teu caminho”— 3. “voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ ”. 4 Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. 5 A ele vinha toda a região da Judéia e todo o povo de Jerusalém. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. 6 João vestia roupas feitas de pêlos de camelo, usava um cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre. 7 E esta era a sua mensagem: “Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. 8 Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo”.

Divisão do Estudo:

I) O PROCLAMADOR

II) A PROCLAMAÇÃO

III) O PROCLAMADO

Introdução:

Vimos no versículo 1 o que é o Evangelho – a proclamação da chegada de um novo rei; vimos quando foi primeiramente proclamado e sobre quem é esse Evangelho.

I – O PROCLAMADOR

VS. 2-3 -2.Conforme está escrito no profeta Isaías: “Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele preparará o teu caminho”— 3. “voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ –

* Apesar de ser parte da profecia de Malaquias 3 e parte de Isaias, era normal para o autor usar o nome do profeta mais conhecido.

V.3Onde que essa voz clama? --- No DESERTO!

O deserto é de extrema importância nesse começo, pois João surgirá no deserto, Jesus irá para o deserto para ser batizado, e no deserto Ele será tentado!

O deserto, para os judeus, era o lugar onde Yahweh havia se encontrado com Israel e santificado aquela nação.

Jer. 2:2-3 - Vai, e clama aos ouvidos de Jerusalém, dizendo: Assim diz o SENHOR: Lembro-me de ti, da piedade da tua mocidade, e do amor do teu noivado, quando me seguias no deserto, numa terra que não se semeava.

O deserto deveria ter sido o lugar onde Israel aprenderia a confiar na provisão e bondade de Deus através dos perigos e provações!

Os profetas passaram a olhar de volta para o deserto como o lugar de um novo começo!

Oséias 2:14-15 - Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. 15 E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito. 16 E naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor.

A “voz do que clama no deserto” (Isa. 40:3-5) que introduz a visão da restauração de Israel é seguida pelo tema de um novo Êxodo, um novo começo num deserto restaurado (Isa. 41:18-19 -Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em lagos de águas, e a terra seca em mananciais de água. 19 Plantarei no deserto o cedro, a acácia, e a murta, e a oliveira; porei no ermo juntamente a faia, o pinheiro e o álamo. ; 43:19-21 - Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo).

O DESERTO = um lugar de separação, longe do dia-dia que traz a expectativa de um novo começo e de uma dependência total no Senhor!

** Quem é essa Voz?

V.4 - Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. 5 A ele vinha toda a região da Judéia e todo o povo de Jerusalém. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. 6 João vestia roupas feitas de pêlos de camelo, usava um cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre. —

Para os romanos era necessário ter um proclamador antes da chegada do rei – a proclamação trazia seriedade! E esse proclamador tem altas credenciais!

JOÃO BATISTA:

Batista não é o sobrenome dele, nem indica que ele começou a denominação Batista – mas o seu papel!

Marcos, diferente de Mateus e Lucas, não fala:

a) que João foi gerado milagrosamente.

b) que João foi escolhido no ventre para preparar o caminho para a chegada de Jesus.

c) que João Batista ressurge a voz profética depois de mais de 400 anos.

d) que João era Levita.

4 ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE JOÃO BATISTA:

1) ESTAVA no DESERTO --- v.4 “Assim surgiu João, batizando no deserto” ---- João está longe do sistema religioso, longe dos poderes políticos e sociais.

* SEPARADO de todo tipo de poder humano! – Lucas 3:1-2

2) ROUPAS --- ele usa as roupas características do profeta de Deus!

Zacarias 13:4 – E acontecerá naquele dia que os profetas se envergonharão, cada um da sua visão, quando profetizarem; nem mais se vestirão de manto de pelos, para mentirem.

II Reis 1:8 - E ele lhes disse: Qual era a aparência do homem que veio ao vosso encontro e vos falou estas palavras? 8 E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.

Diferente dos líderes religiosos – Mc. 12:38 - Ao ensinar, Jesus dizia: “Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, de receber saudações nas praças 39 e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes. 40 Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses receberão condenação mais severa!”.

* João se identifica com o profeta de Deus – não com o estilo do povo!

3) ALIMENTAÇÃO --- gafanhotos e mel era e é uma alimentação normal e rica em proteínas para quem vive naquelas regiões!

* Ascetismo e piedade (simplicidade)

Gafanhoto era permitido pela lei mosaica – Lev. 11:20-23 - Todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação. 21 Mas isto comereis de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra. 22 Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.

4) A HUMILDADE de JOÃO

7 E esta era a sua mensagem: “Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias.

“Desamarrar as sandálias era o trabalho de um escravo para com seu dono. Apesar dos discípulos dos rabinos terem que fazer as mesmas tarefas de escravos, os rabinos, especificamente, isentavam seus discípulos da tarefa de desamarrar as sandálias, pois isso era uma degradação muito grande. Até mesmo os escravos dos hebreus eram isentos dessa tarefa! João Batista se via indigno até mesmo de operar o serviço mais baixo e humilhante de um escravo!”

João 3:30 -

Lucas 7:28 - E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.

** Hoje em dia o que se menos fala é em humildade.

João se identificou com os profetas e não com o mundo! João Batista é um ótimo exemplo de uma pessoa que não quis se identificar com o sistema político e religioso, mas com o chamado de Deus para ser santo e diferente! Ele entendeu que sem humildade e santidade é impossível viver e pregar o Evangelho!

II) A PROCLAMAÇÃO

Antes de um rei chegar a uma cidade havia uma pessoa que ia proclamar a chegada desse imperador e a cidade precisava se preparar – limpeza e preparação das estradas!

Mas como João preparou o caminho?

v.4 Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. 7 E esta era a sua mensagem: “Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias.

2 MENSAGENS PRINCIPAIS:

1) ARREPENDIMENTO

2) SUPERIORIDADE DE CRISTO

1) ARREPENDIMENTO:

ARREPENDIMENTO (gk. metanoia) – mudança completa da mente que reflete no seu agir!

Essa mensagem já era pregada no A.T.

Jer. 8:4-9 - Dize-lhes mais: Assim diz o SENHOR: Porventura cairão e não se tornarão a levantar? Desviar-se-ão, e não voltarão? 5 Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia tão contínua? Persiste no engano, não quer voltar. 6 Eu escutei e ouvi; não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha. 7 Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a pomba, e o grou e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR. 8 Como, pois, dizeis: Nós somos sábios, e a lei do SENHOR está conosco? Eis que em vão tem trabalhado a falsa pena dos escribas. 9 Os sábios são envergonhados, espantados e presos; eis que rejeitaram a palavra do SENHOR; que sabedoria, pois, têm eles?

A) É Deus quem concede o Arrependimento:

Atos 11:15-18 - 15 “Quando comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles como sobre nós no princípio. 16 Então me lembrei do que o Senhor tinha dito: ‘João batizou com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo’. 17 Se, pois, Deus lhes deu o mesmo dom que nos tinha dado quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para pensar em opor-me a Deus?” 18 Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios!

Romanos 2:4 - Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

II TIM. 2:25 - Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. 25 Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade.

B) O Arrependimento é Demonstrado por Obras:

Atos 26:20 - Preguei em primeiro lugar aos que estavam em Damasco, depois aos que estavam em Jerusalém e em toda a Judéia, e também aos gentios, dizendo que se arrependessem e se voltassem para Deus, praticando obras que mostrassem o seu arrependimento.

Mateus 3:8 - Dêem fruto que mostre o arrependimento!

C) O Arrependimento é parte Essêncial da Fé:

Lucas 24:47 - Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. 46 E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, 47 e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

D) Deus usa duras situações para nos levar ao Arrependimento:

II Cor. 7:9-10 - Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. 10 A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.

O Batismo não salvava e nem perdoava! Era apenas um símbolo externo de algo que já havia sido concretizado internamente!

A salvação sempre foi pela fé na promessa de Jesus.

Veja Atos 19:4 - Disse Paulo: “O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”.

2) A SUPERIORIDADE DE JESUS:

João Batista mostrou Jesus como:

a) JUIZ – condenação para quem não se arrependesse e cresse.

b) SALVADOR – salvação para os que cressem.

** Lucas 3:7-19

III) O PROCLAMADO

Qual a característica do Rei que João Batista proclamava?

João entendeu que ele apenas podia imergir as pessoas nas águas, mas Jesus poderia imergir as pessoas na salvação.

Somente Jesus pode dar o Espírito Santo que é o selo da nossa salvação e o poder em nós para andarmos em santidade!

O derramar do Espírito era esperado pelo povo de Deus, pois o Senhor já havia prometido que chegaria o dia de uma nova era:

Isa. 32:15 - Até que se derrame sobre nós o espírito lá do alto; então o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque.

Isa. 44:3 - Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.

Ezequiel 36:26-27 - E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. 27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.

Ezequiel 39:29 - Nem lhes esconderei mais a minha face, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor DEUS.

Joel 2:28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

Essas profecias se referem a Deus – YAHWEH – derramando o Espírito – João Batista proclama que Jesus é o Senhor!

“Depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias. 8 Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo”

Batismo no Espírito não é uma segunda experiência, mas a regeneração, ser imerso no Espírito significa novo nascimento e salvação!

“A referência ao Batismo no Espírito não é um segundo estagio na experiência da vida cristã, mas a autêntica experiência da salvação – que é contrastada com a experiência preliminar representada pelo batismo nas águas de João”.

Somente Jesus tem o poder de batizar com o Espírito Santo = que é salvação e Batizar com o Fogo = condenação!

FINAL:

1) Lembre-se que o deserto é um lugar de separação, onde deve haver um novo começo, um tempo de total dependência do Senhor.

2) Assim como João identifique-se com o seu chamado para ser santo – pare de tentar copiar as coisas do mundo!

3) HUMILDADE = independente do nosso status social lembremo-nos que não somos dignos de nada! Hoje em dia, muitos tratam Jesus como um mordomo ou escravo – muitos apresentam Jesus como aquele que vai te servir tudo o que você deseja – voltemos a pensar como João Batista - alguém tão poderoso, que não sou digno nem de curvar-me e desamarrar as correias das suas sandálias.

4) A nossa vida deve ser marcada pelo ARREPENDIMENTO – uma mudança completa da mente que resulta num novo estilo de vida – isso é uma ação diária!

5) Homem nenhum tem poder para salvar – apenas Jesus pode salvar o homem do pecado – paremos de idolatrar homens e adoremos a Jesus!