quarta-feira, 23 de maio de 2012

Como as Mulheres (Mães) Devem Fazer a Salvação Atraente (Tito 2:3-5)

Sermão Especial do Dia das Mães
Título: Como as Mulheres (Mães) Devem Fazer a Salvação Atraente
Passagem: Tito 2:3-5
Pregado na manhã de Domingo, do dia 13 de maio de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria, 
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Tito 2:3-5 3 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. 4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, 5 a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.

Introdução:
Dois economistas da Universidade da Pensilvânia conduziram um estudo sobre a felicidade das mulheres nos últimos trinta e cinco anos. O estudo mostra que apesar das mudanças radicais na sociedade e no mercado que beneficiaram as mulheres, elas estão mais infelizes do que antes. “Dadas essas mudanças de direitos e barganha de poder em direção as mulheres e tirada dos homens nesses últimos 35 anos, mantendo tudo em igualdade, nós deveríamos esperar ver uma mudança de aumento da felicidade das mulheres para com os homens. No entanto, neste artigo, documentamos que o bem-estar das mulheres caiu absolutamente e relativamente quando comparado com os homens. Embora a expansão das oportunidades das mulheres tenha sido extensivamente estudada, o declínio simultâneo no bem-estar delas tem passado despercebido... Além disso, mostramos que essa mudança tem ocorrido na maior parte do mundo industrializado.” (http://bpp.wharton.upenn.edu/betseys/papers/Paradox%20of%20declining%20female%20happiness.pdf)
Outro site (da revista Slate) também comenta sobre esse estudo: “Na verdade, embora as mulheres tenham historicamente níveis mais elevados de felicidade do que os homens, hoje as mulheres têm relatado níveis de felicidade mais baixos do que os homens (embora a felicidade dos homens também tenha caído, mas não como o das mulheres).(http://www.slate.com/blogs/xx_factor/2009/05/20/study_on_happiness_by_national_bureau_of_economics_finds_women_are_unhappier_than_ever.html)
  
É de extrema importância que uma sociedade não reprima as mulheres, não as despreze e nem demonstre parcialidade. A vitória em muitas sociedades e países sobre a opressão que existia para com as mulheres é bíblica. Permissão para mulher estudar, ser respeitada e valorizada está na mensagem do Evangelho. Todos foram criados na imagem de Deus, todos pecaram e são salvos mediante a graça de Deus. Todos são co-iguais perante o Criador. Mas isso não significa que não existam papéis e funções diferentes para o homem e para a mulher. Deus criou o homem com um papel e a mulher com outro e juntamente os dois ajudariam um ao outro a crescerem em santidade. Com a Revolução Feminina, o que aconteceu foi que ela não só buscou a igualdade nos direitos, mas igualdade nos papéis e funções. Como consequência, a mulher deixou de fazer o que Deus criou ela para fazer e por isso hoje há essa crescente infelicidade entre as mulheres e os homens. Todo o lar é afetado!

Mas muito além de buscar a felicidade, as mulheres, assim como os homens, devem buscar glorificar a Deus. E nós só podemos glorificar a Deus quando agimos de acordo com os Seus padrões. E o mais maravilhoso é que quando obedecemos e andamos nos padrões de Deus, revelados na Bíblia, o nosso Senhor é glorificado, nós nos tornamos mais satisfeitos e alegres e a mensagem do Evangelho da Cruz se torna verdadeiramente atraente, trazendo a salvação dos eleitos de Deus!

Contextualização:
A carta do Novo Testamento que chamamos de Tito é uma das cartas conhecidas como “Epístolas Pastorais”. Essas cartas são um maravilhoso presente de Deus para os pastores e para a igreja de Jesus. Elas contêm ensinos de valor inestimáveis para a saúde da igreja e do cristão!

Paulo, muito provavelmente, passou por Creta pregando o Evangelho e estabeleceu novas igrejas ali. Ele deixou Tito naquela região para colocar as igrejas em ordem e estabelecer presbíteros/pastores (1:5). Os relatos de falsos pastores e a necessidade dos cristãos em Creta viverem de acordo com o Evangelho fizeram com que Paulo escrevesse essa carta para seu ‘filho’ Tito. Um dos propósitos dessa carta é “providenciar para Tito a imagem de uma igreja saudável. Ele descreve a liderança adequada para uma igreja (1:5-9), como lidar com falsos ensinos (1:10-16;3:9-11), a maneira correta de se comportar (2:1-10;3:1-2) e como o evangelho é a fonte de piedade (2:11-14).(ESV Study Bible, Introduction to Titus)

Essa carta foi levada a Tito por Apolo e Zenas (3:13) por volta de 61-63 d.C. após o segundo aprisionamento de Paulo, pouco tempo antes da sua morte. Nela Paulo mostra como a sã doutrina deve andar de mãos dadas com um estilo de vida agradável a Deus (1:1)!
O título que Frank Thielman deu para o livro de Tito é bem apropriado: ‘Conhecer a Deus, Fazer o Bem e Fazer a Salvação Atraente(Frank Thielman, Theology of the New Testament, Zondervan, pg 423), visto que a sã doutrina [‘conhecer a Deus’] deve nos levar a fazer o bem e nossas ações fazem a salvação atraente!
Paulo tinha uma séria preocupação com os falsos ensinos em Creta que faziam com que o estilo de vida dos cristãos daquela região trouxesse descrédito à mensagem do Evangelho. “Essa preocupação para com a relação entre a qualidade do conhecimento de Deus de uma pessoa e a qualidade do comportamento domina o conteúdo da carta. Um ensino enganoso sobre Deus levará inevitavelmente a uma mente corrompida e ações pecaminosas. A sã doutrina que através de Jesus Cristo Deus salva pessoas do comportamento pecaminoso e dá a elas esperança de vida eterna, no entanto, deve levar as pessoas a uma pureza moral e boas ações.(Thielman, pg 424)

A sã doutrina deve ser ensinada para que as pessoas se comportem de acordo com a graça e santidade reveladas nela!

Os falsos ensinos são destrutivos e uma das áreas que mais sofre é o lar dos cristãos (1:11). E é isso o que temos visto com as mentiras sobre o papel da mulher. Satanás, por meio de falsos ensinos, tem arruinado os lares dos cristãos que não estão presos na sã doutrina! Muitas vezes não se trata nem de falsos ensinos dentro da igreja em si, mas sim da falta do ensino e pregação da sã doutrina. Quando ela não é pregada, há efeitos trágicos!

Os ensinos nessa carta são de fundamental importância para a vida dos cristãos e para a saúde da igreja! É a graça de Deus que nos permite sermos moldados por essas passagens!

Divisão do Estudo:
i – a ordem a tito (v.1)
II – a ordem às mulheres mais velhas (v.3)
iii - A ORDEM Às mulheres mais jovens (vs.4-5)

I – A ORDEM A TITO (V.1)
v.1 Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina.

Após dar as saudações, falar sobre a importância de uma liderança qualificada para a igreja e os perigos dos falsos pastores com seus falsos ensinos (cap.1), Paulo agora foca em instruções práticas e específicas para diferentes grupos de pessoas nas igrejas em Creta.

O alicerce para essas instruções e para a resposta esperada é a graça de Deus que nos habilita e nos ensina (vs.11-14).(George Knight II, NIGTC, Eerdmans, pg 305).

Paulo começa o capítulo 2 contrastando Tito com os falsos pastores daquela região.
Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina” --- Essa é uma ordem de Paulo para Tito e todos os pastores!

A sã doutrina deve ser pregada! E muitas vezes ela não agradará as pessoas, por isso o ‘comandante’ Paulo ordena que Tito e Timóteo preguem a sã doutrina [II Tm 4:3 1 Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: 2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. 3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. 4 Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos].

Paulo mostrará nos versículos 2-10 o que é a sã doutrina e como ela deve ser aplicada na vida de todos os grupos de pessoas que formam a igreja!

II – A ordem àS MULHERES MAIS VELHAS (V.3)
3 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.

Após instruir Tito no que deve ser feito (v.1), Paulo instrui os homens mais velhos (v.2). Que todos os homens leiam e clamem por um caráter e ações como essas descritas aqui!
Ele começa com os homens mais velhos, pois são deles que deve fluir o exemplo!

No versículo 3, o apóstolo Paulo continua descrevendo a sã doutrina e como ela deve ser aplicada, agora na vida das mulheres mais velhas!

SEMELHANTEMENTE” – Implica que tudo isso está de acordo com a sã doutrina e requer o mesmo tipo de comportamento das mulheres mais velhas.
É como se Paulo não desse tempo e espaço para elas criticarem os maridos. Antes que elas digam o ‘amém’ para o versículo 2, Paulo as lembra de suas responsabilidades.

ENSINE AS MULHERES MAIS VELHAS” – O ‘ensine’ [‘fale’ com o sentido de ensinar] vem do v.1. Paulo nos mostra que sabedoria não vem com a idade! Conheço muito idoso que é tolo! Até mesmo as pessoas mais velhas precisam ser ensinadas (e às vezes por um pastor mais novo como no caso de Tito).

MULHERES MAIS VELHAS” (Gk. πρεσβύτιδας) – Essas mulheres são as ‘avós’ da igreja. Mulheres que já não dão mais a luz e não têm filhinhos em casa. Provavelmente a idade vai de 50 para cima.

Paulo nos dá 4 características para as mulheres mais velhas:

1 – “a serem reverentes na sua maneira de viver” (NVI) ou “sérias no seu viver, como convém a santas” (ACF) --- A primeira característica que Paulo fala às mulheres mais velhas é que elas sejam santas!
A conduta delas deve revelar que elas consideram a vida como algo sagrado em todos os aspectos.(Zondervan NIV Bible Commentary)

A palavra ‘ἱεροπρεπής’ era usada para as sacerdotisas que trabalhavam nos templos. As mulheres mais velhas devem se comportar como sacerdotisas de Deus (Ap 1:6). Uma vida dedicada à oração, ao estudo da Palavra e ao cuidado com as coisas de Deus!

Essa palavra engloba todo o ser e ações das mulheres: o modo de se vestir, falar e agir.

Paulo ordena que as mulheres mais velhas sejam santas – separadas a Deus! Que o estilo de vida delas mostre que elas são sacerdotisas de Jesus!

Que diferença do mundo, que tem mostrado cada vez mais nos comerciais, novelas e filmes as mulheres mais velhas como pessoas irreverentes e imorais!

Que todos nós busquemos ser reverentes como convém aos cristãos!
O belo exemplo de Ana (Lc 2:36-38)!

2 – “a não serem caluniadoras” – Paulo usa uma expressão pesada ‘μὴ διαβόλους! Diabolos é a palavra usada para o diabo. Ela tem o sentido de difamar, criticar de forma agressiva, tenta destruir as pessoas com as palavras e acusações.

Muitos homens agridem fisicamente, enquanto muitas mulheres agridem verbalmente com fofocas, críticas e difamações.

Naquela época era comum para as mulheres saírem nas ruas para conversarem com outras mulheres e, nessas conversas, era normal difamar, fofocar e agredir verbalmente. Na cultura romana, as mulheres mais velhas eram motivo de zombaria nos teatros por causa das fofocas e calunias.

Pv 20:19 Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais; 26:20 Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador morre a contenda; 10:18 Quem esconde o ódio tem lábios mentirosos, e quem espalha calúnia é tolo.

Paulo está exortando as mulheres mais velhas a tomarem muito cuidado com a fala delas. O que elas falam pode fazer com que elas se assemelhem ao diabo!

Mesmo dentro da igreja, Paulo diz que ficar falando mal e fofocando sobre outras moças e famílias da igreja é uma atitude diabólica!

3 – “nem escravizadas a muito vinho” --- Pode parecer estranho para nós hoje, mas era normal que elas tomassem um vinhozinho aqui e outro ali. Naquela época não tinha remédio antidepressivo – para aliviar a dor dos sofrimentos e até mesmo as dores físicas era normal (mas errado) que algumas mulheres tomassem álcool pra aliviar as dores.
Elas cuidavam da comida da família (o acesso era fácil).
Nas festas o vinho era de fácil acesso.
O vinho tem alguns aspectos saudáveis e talvez elas aproveitassem para beber não um pouco, mas bastante (I Tm 5:23).

Essa é uma característica para todos os cristãos!

O princípio bíblico vai muito além de vinho. Algumas mulheres são escravas do dinheiro, da aparência [plástica atrás de plástica, o tempo todo no salão], TV [novelas, filmes], da comida...

As mulheres mais velhas devem ser um exemplo de escravas de Cristo!

Que as meninas, moças, esposas e mães mais jovens possam respeitar as mulheres mais velhas – não por causa de aquisições materiais e de diplomas, mas pelo modo como elas servem a Jesus e a igreja!

4 – “mas a serem capazes de ensinar o que é bom” (NVI) ou “MESTRAS NO BEM” (ACF) – As avós, as mães espirituais devem estar ensinando o que é bom!

Gk. καλοδιδάσκαλος – Essa é uma palavra composta: kalós = belo, bom, atraente + didáskalos = professor

As mulheres mais velhas têm a obrigação de serem tutoras na igreja! Elas têm o chamado a ensinar aquilo que é belo, bom e atraente aos olhos e padrões de Deus!
As mulheres mais velhas não são chamadas a fazerem aulas de tricô e controlarem o bazar da igreja, mas ensinarem aquilo que é realmente bom!

As mulheres mais velhas devem ser exemplares no viver e ativas no buscar as mais novas para ensinar.

Elas devem ensinar o que é BOM. O que é bom é descrito por Paulo nos versículos 4-5.
Não é o que você acha que é bom, mas o que Deus tem como bom e atraente!

Mulheres mais velhas, lembrem-se das duas âncoras para essas exortações:
1 – A graça de Deus (vs.11-12)
2 – Para que o Evangelho seja atraente (v.5)

Paulo não está preocupado com a felicidade pessoal e nem com a satisfação do ego das mulheres, mas com a graça de Deus e a beleza do Evangelho!

III – A ordem àS MULHERES MAIS JOVENS (VS.4-5)
4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, 5 a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada (NVI)
4 Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, 5 a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada (ACF)

Vejamos como o que é bom para Deus é odiado e rejeitado pelo mundo e nossa sociedade!

v.4Assim” (Gk. ἵνα)— A conjunção ‘hina’ indica qual o propósito das mulheres mais velhas ensinarem as mais novas. A ACF traduz como ‘para que’.

PODERÃO ORINETAR AS MULHERES MAIS JOVENS” (NVI) ou “ENSINEM AS MULHERES NOVAS” (ACF)

As mulheres mais novas são aquelas que ainda estão na idade de gestar e de criar os bebês. Todas as mulheres que não tiveram filhos ainda ou que estão tendo ou criando seus filhos entram nesse grupo.

Paulo usa a palavra ‘σωφρονίζω’ e “é usada aqui com um sentido ativo de ‘encorajar, aconselhar e estimular’”(Knight III, pg 306). O sentido do verbo é de chamar as mulheres mais jovens de volta ao que Deus quer delas.

Em Creta, como em muitas partes do império romano, as mulheres estavam experimentando um novo nível de liberdade e estilo de vida imoral (isso pode ser visto em uma das cartas de Sêneca à sua mãe) [semelhante a nossa cultura].

As mulheres mais jovens necessitam desse encorajamento em toda parte do mundo!

A sociedade em que vivemos é extremamente imoral, seus padrões estão bem longe dos padrões de Deus e a mídia passa o tempo todo atacando nossas mentes. Quando a mãe, a mulher mais jovem, que ama ao Senhor, está na presença de outras mães e mulheres não regeneradas, ela se sente como um ‘peixe fora d’água’, ela acha que é louca [não coloca o bebezinho na escolinha, não gasta uma fortuna em festinhas, não gasta um monte de dinheiro em roupas e fotos...].

Por isso as mais jovens precisam do encorajamento das mais velhas, do aconselhamento e o estímulo das que já passaram por essa fase para continuarem firmes, não importa quão ‘louca’ ela pareça para o mundo (e até mesmo para alguns cristãos).

Com todo o ataque do mundo às mulheres, as mais jovens necessitam do encorajamento e do aconselhamento das mais velhas para continuarem renovando as mentes na Palavra de Deus!

O TRABALHO PASTORAL DAS ‘AVÓS’ NA IGREJA:
Há pessoas em situações que pastor (o homem) nenhum tem a capacidade de ajudar, por isso devem haver mulheres mais velhas que vivem em santidade para ajudar no trabalho pastoral.
O treinamento das mulheres mais novas é uma tarefa não para Tito, mas para as mulheres mais velhas, qualificadas pelo caráter.(Zondervan NIV Bible Commentary)

Os pastores necessitam das mulheres mais velhas na congregação. As ‘vovós’ são de extrema importância na obra pastoral e na saúde da igreja local.

O trabalho de educar e encorajar não são exclusivos ao pastor (nem da esposa do pastor)!

CUIDADO COM OS GRUPOS DE JOVENS: Muitas igrejas tendem a fazer uma dicotomia extrema, separando os jovens das pessoas mais velhas. Isso é destrutivo! Essas igrejas que são compostas basicamente por jovens têm os seus dias contados. Essas igrejas são igrejas doentes!

Paulo começa uma série de características que as mulheres mais velhas devem encorajar as mais novas a buscarem para que elas não se assemelhem com a cultura e ‘a fim de que a Palavra de Deus não seja difamada’ (v.5)!

CARACTERISTICAS QUE DEVEM SER PASSADAS PARA AS MAIS NOVAS:
4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos,

1 – “orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos” --- (Gk. φιλάνδρους). Palavra composta de philos = amar + aner = marido.

O que? Sim, as mulheres mais jovens precisam ser encorajadas a amarem os seus maridos!

Naqueles dias a maioria dos casamentos era arrumado pelos pais. A moça casava com alguém que, às vezes, ela nem queria. Por isso era importante elas serem encorajadas a amarem os seus maridos. Era também comum para as mulheres tomarem banhos juntas e, nesses banhos, as conversas e tentações eram grandes.

Hoje as mulheres mais novas precisam ser encorajadas o mesmo. Vivemos em uma sociedade em que o divórcio é incentivado, o adultério é promovido e as oportunidades de flertar com outros homens são muito fáceis.

Grande número de divórcios ocorre nos primeiros anos de casamento. As mulheres mais velhas precisam aconselhar as mais novas em como elas devem se comportar em meio às dificuldades do casamento.

Por isso o aconselhamento deve vir de pessoas maduras dentro da igreja. Não procure conselho fora da igreja!

O amor bíblico não é o amor de novela da Globo. O amor da Bíblia é um amor de aliança que passa por dificuldades e requer o compromisso das partes envolvidas.

A mulher deve amar o seu marido! O amor sacrificial de Ef 5:25 não é só para os homens. Mulheres amem os seus maridos!

O amor envolve: ajuda, respeito, honra. Envolve oração – orem por seus maridos! Envolve paciência!

** Quão diferente é esse mandamento do que a nossa sociedade nos ensina.

SOLTEIRAS: Vocês podem começar a cultivar o amor pelo seu futuro marido antes do casamento: orando, buscando estar com mulheres santas, lendo bons materiais, guardando o coração (isso não se faz namorando qualquer rapaz).

2 – “Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos” (Gk. φιλοτέκνους)

O que? Sim, as mulheres mais novas carecem de encorajamento nessa área.

No império romano haviam muitas mulheres que paravam de amamentar os bebês para que seus seios não deformassem. Elas contratavam outras mulheres para amamentar os filhos.
Os filhos passaram a ser empecilhos. O número de filhos diminuiu tanto que Cesar Augusto passou um decreto penalizando aqueles que não se casassem e não tivessem filhos. Augusto honrava as mulheres com mais de três filhos (jus trium liberorum [o direito de três filhos]).

Hoje a nossa sociedade tem uma mentalidade semelhante sobre os filhos. Para muitos os filhos são empecilhos no desenvolver da carreira e dos estudos.
Muitas mães param de amamentar para continuarem em forma e poderem continuar com a carreira.

Amem os seus filhos!
Cuide da saúde espiritual deles!

*Quão diferente da nossa cultura que pressiona as mães a abandonarem os filhos nas escolinhas e com outras pessoas para buscarem a própria felicidade.

Amem os seus filhos! O amor envolve disciplina, correção, nutrição espiritual e TEMPO!

3v.5a serem prudentes” – (Gk. σώφρων) – O sentido é de alguém que pensa antes de agir, reflete sobre as consequências e age conforme a Palavra de Deus. Prudência fala de uma mente sóbria que não age com a pressão do momento, mas de acordo com a Palavra de Deus.

Essa é uma característica dos pastores da igreja (I Tm 3:2)!

Pv 19:14 Casas e riquezas herdam-se dos pais [faz parte da vida], mas a esposa prudente vem do Senhor [sinal de uma benção imensa de Deus].

Ensinar as moças a pensarem biblicamente! Isso está em total extinção nas igrejas de hoje!
Cada vez mais as mulheres dentro da igreja têm pensado como o mundo.


4 – “e puras” (Gk. ἁγνός) – O sentido principal aqui é de pureza moral, pureza sexual.
As mulheres devem se vestir com decência. Visto que o amor delas deve estar no marido, as roupas devem respeitar o marido. A mulher não deve se vestir para chamar a atenção dos outros!
Pureza no falar, sem malícia e perversidade.

Isso começa desde cedo. Ensinando as meninas a se preservarem sexualmente e emocionalmente. Sexo é sagrado. Ficar namorando e beijando é coisa do mundo! Tem mãe que acha bonito ver a filha(o) namorando, quando o namoro não tem objetivo nenhum.
O relacionamento deve ser para glorificar a Deus e não satisfazer desejos carnais!

5 – “a estarem ocupadas em casa” (Gk. οὐκουρός) – Veja que Paulo não ordena as mulheres a ficarem em casa, mas a trabalharem em casa!
Tem mulher que acha que só porque fica em casa está obedecendo ao Senhor.
Paulo diz para ‘estarem ocupadas em casa’. O ‘ocupada’ não quer dizer assistindo TV, brincando no Facebook, mas trabalhando em casa!

Tem gente que cuida da casa de todo mundo, menos da própria casa.

A casa é a esfera principal da mulher. A casa é o domínio dela.

A mulher virtuosa de Provérbios 31 tem a sua prioridade em casa. Ela sai, vende e compra, mas a o foco todo está em como ela cuida do lar!

Hoje em dia as mulheres se esforçam ao máximo no trabalho, chegam em casa exaustas e não conseguem cumprir o papel dado por Deus!
As mulheres não querem mais trabalhar em casa [mandam as crianças embora, contratam empregadas e colocam os maridos para fazerem o papel delas].

Isso já ocorria em Creta e no império romano nos dias de Paulo:
Veja o que Tácito, historiador romano, disse quando ele se lembrou dos tempos antigos: “Toda criança nascida de uma mãe respeitável era criada não no quarto de uma mulher contratada, mas no colo de sua mãe. Uma mãe não conhecia honra e louvor maior do que cuidar da casa e se doar para os filhos...com piedade e modéstia, ela regulava não só as tarefas que lhe era devida, cuidava dos estudos dos meninos, das recreações e jogos.”
Tácito comenta ainda sobre as crianças de sua época, “Nossos filhos são entregues no nascimento para uma serva grega boba... Os próprios pais não fazem esforço nenhum para treinar os seus pequeninos na piedade e no domínio-próprio; eles crescem em um ambiente de frouxidão... eles perdem todo senso de vergonha, e todo respeito por eles mesmos e pelos outros.

A nossa sociedade vê com desprezo e rejeição as mães que ficam em casa. A sociedade diz que é um desperdício a mãe jovem ficar em casa.

Hoje muitos dizem que a mulher tem que trabalhar por causa da situação financeira, mas quando tudo é colocado na ponta do lápis fica claro que o lucro é uma ilusão!
A desculpa mais popular usada pelas mulheres que trabalham fora é a necessidade de dinheiro. Fazendo dinheiro, acreditam que podem prover um tipo de vida melhor a suas famílias e seus filhos com um número maior de oportunidades. Infelizmente a sociedade tem vagarosa mas seguramente mudado na valorização de uma mulher não pelo que ela é mas por aquilo que ela ganha" ( HUNTER, p. 44.). Numa primeira observação, parece que o resultado mais importante para uma mulher trabalhar fora de casa é que ela tem mais dinheiro. Teoricamente, teria roupas novas, tapeçaria nova, mobília mais moderna e qualquer coisa a mais que ela queira. Sempre constatamos o fato de que mulheres que trabalham fora também têm mais contas a pagar, tal como babá, alguém para lavar e passar roupas e talvez alguém para limpar sua casa (HUNTER, p. 50, 51.). Ajuntar mais dinheiro também abre portas para as mulheres fumarem, beber vinho e outras bebidas fortes e comer fora muito mais vezes do que em casa. Todas essas coisas podem ser nocivas à saúde (HUNTER, p. 46.). Um resultado dessas portas abertas é que o registro de mulheres alcoólatras tem aumentado rapidamente, o câncer de pulmão tem se tornado mais comum em mulheres, mais mulheres estão cometendo suicídio e a porcentagem de mulheres envolvidas em crimes graves tem aumentado significativamente (HUNTER, p. 79, 80.). Trabalhar fora de casa também tem levado muitas mulheres a serem infiéis a seus maridos (HUNTER, p. 47.). Se pararmos e olharmos a nossa volta, podemos ver o efeito que a infidelidade tem sobre lares e vidas. O trabalho fora de casa também falha ao dar às mulheres um escape para rotinas e exigências que estão ligados a ficar em casa. Os trabalhos fora de casa têm transformado as mulheres em máquinas que cumprem diariamente sua quota de produção (HUNTER, p. 50, 51.). As feministas freqüentemente desculpam-se por trabalhar fora dizendo que permanecer no lar causa depressão. Maggie Scarf, que escreveu o livro Unfinished Business (Negócio não-terminado), refuta essa desculpa. Com base nas descobertas da Yale Depression Unit, diz que as esposas que trabalham fora e as que trabalham no lar estão igualmente suscetíveis a serem depressivas. É interessante notar que ela também identificou que maridos de mulheres que trabalham fora são mais vulneráveis à depressão do que maridos de donas-de-casa (HUNTER, p. 64.). Para mim, parece que o local de trabalho oferece um sonho dourado para as mulheres, mas esse sonho não é a realidade.(http://solascriptura-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/LarLugarDaMulher-CharityDarleneGardner.htm)

Mulheres virtuosas são raras. Para ficar em casa e fazer bem o seu trabalho, uma mulher tem de ser virtuosa. Ao contrário de uma secretária, a construtora de um lar deve ser compreensiva vinte e quatro horas por dia. Uma dona de casa precisa ser sinceramente amável do alvorecer ao alvorecer, e não das oito da manhã à seis da tarde com uma hora de almoço.(http://solascriptura-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/LarLugarDaMulher-CharityDarleneGardner.htm)

O mundo odeia esse mandamento!
Vivian Gornek, uma escritora feminista, disse: “Ser uma dona de casa é uma profissão ilegítima... A escolha de servir e ser protegida e planejar cuidar de um lar é uma escolha que não deve existir. A essência do feminismo radical é mudar isso. " (The Daily Illini," 25 April 1981)

Pv 7:11 Ela é espalhafatosa e provocadora, seus pés nunca param em casa

6 – “a serem bondosas” (Gk. ἀγαθάς) --- Visto que a tarefa é exaustiva, elas precisam cultivar um caráter de bondade e longanimidade em meio ao stress de orquestrar a casa toda! A mulher não deve apenas cuidar da casa por ser um mandamento de Deus, mas ela deve fazê-lo com alegria.
Ela deve fazê-lo de um modo carinhoso.

Essa palavra envolve carinho, cuidado e bondade não só para com as pessoas da família. Bondosa para com quem está ao redor dela.
Hospitaleiras, com boas obras dentro e fora de casa!

7 – “e sujeitas a seus próprios maridos” – Veja que as mulheres não devem se submeter a qualquer homem, mas exclusivamente e unicamente a seus maridos.
As mulheres devem estar sob a liderança do marido.

Apesar da igualdade entre homem e mulher, há uma diferença de papeis! “Ao declarar a igualdade espiritual da mulher diante de Deus (Gl 3:28), o cristianismo elevou de forma imensurável o status dela, mas nem por isso ele aboliu o papel da posição da mulher de complementar e ajudar o marido como o cabeça do lar” (Zondervan NIV Bible Commentary)

Se sujeitar não fala sobre inferioridade, incapacidade e nem desprezo, mas sim sobre uma ordem estabelecida pelo Criador.

Ef 5:21-28  21 Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. 22 Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, 23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. 24 Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25 Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela 26 para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, 27 e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. 28 Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.

O homem deve liderar como Jesus [escravo de todos] e a deve mulher ajudar e se submeter a essa liderança!

Deus é um Deus de ordem, por isso há papeis e funções estabelecidas. Na sociedade nós temos o governo, na igreja temos pastores, em casa temos os pais, nas escolas temos diretores, no trabalho os chefes...

O MOTIVO PARA TUDO ISSO:

a fim de que a palavra de Deus não seja difamada” (ver vs.8 e 10)
O propósito de tudo isso é a glória de Deus!

Paulo não ordena tudo isso para que as mulheres possam se sentir vitoriosas, conquistadoras e poderosas [como o mundo anseia], mas para que o Evangelho seja atraente!

A sociedade, a mídia e a cultura nos dizem o tempo todo que a mulher tem que ser atraente. O que a Bíblia diz é que o nosso estilo de vida deve ser de acordo com o padrão de Deus para que o Evangelho seja atraente!

E tudo isso pode e deve ser feito por causa da graça de Deus (2:11-15)!

CONCLUSÃO:
A mensagem da cruz é realmente loucura para o mundo!
Nós precisamos ser constantemente confrontados com a verdade de Deus para que o bombardeio de mentiras da nossa cultura não nos mate!

O que esses versículos dizem sobre as mulheres [mães] mais jovens é o oposto do que a nossa cultura ensina. Hoje, as mulheres são ensinadas a amarem quem elas quiserem, deixar os filhos para que outros cuidem, a não serem prudentes e fazerem o que elas bem entenderem. ‘Não se importe em ser pura, satisfaça os seus desejos! Não trabalhe em casa, mas sim fora! Cuide de si mesma e não dos outros. E de modo nenhum se submeta ao seu marido!’”. (John MacArthur - http://www.gty.org/resources/sermons/56-15/gods-plan-for-younger-women-part-2)
Muitos irão questionar as exceções. Não foque nisso! Alguém uma vez disse, “quando o coração deseja, encontra milhares de maneiras, mas, quando não deseja, encontra milhares de desculpas”.

Independente da sua situação você deve orar, buscar a direção do Senhor e confiar nEle!

Que as mulheres mais velhas se tornem avós e mães espirituais. Que busquem viver em santidade. Que anseiem serem tutoras para as mais novas.
Que as mulheres mais velhas se deitem pensando em como ajudar as mais novas.

Que as mulheres mais novas busquem as mais velhas. Busquem o encorajamento naquelas que têm vivido os padrões bíblicos.

Não deixe o mundo te enganar. Felicidade verdadeira só pode ser encontrada nos mandamentos de Deus!
Sl 119:46-47 Falarei dos teus testemunhos diante de reis, sem ser envergonhado. Tenho prazer nos teus mandamentos; eu os amo, Sl 119:74 Quando os que têm temor de ti me virem, se alegrarão, pois na tua palavra coloquei a minha esperança.