segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O Perigo da Ignorância Bíblica – Marcos 12:18-27

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: O Perigo da Ignorância Bíblica – Marcos 12:18-27

Pregado na manhã de Domingo, do dia 02 de Outubro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 12:18-27 18 - Depois os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão: 19 "Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se o irmão de um homem morrer e deixar mulher sem filhos, este deverá casar-se com a viúva e ter filhos para seu irmão. 20 Havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu sem deixar filhos. 21 O segundo casou-se com a viúva, mas também morreu sem deixar filhos. O mesmo aconteceu com o terceiro. 22 Nenhum dos sete deixou filhos. Finalmente, morreu também a mulher. 23 Na ressurreição, de quem ela será esposa, visto que os sete foram casados com ela?" 24 Jesus respondeu: "Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! 25 Quando os mortos ressuscitam, não se casam nem são dados em casamento, mas são como os anjos nos céus. 26 Quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Moisés, no relato da sarça, como Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó’? 27 Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Vocês estão muito enganados!"

Introdução e Contextualização:

A Ignorância bíblica é fatal na vida das pessoas. Muitos pecados são justificados através do uso errado da Palavra de Deus. Muitas pessoas usam passagens bíblicas sem o entendimento correto para promover e proteger práticas pecaminosas dentro das igrejas. Vejamos alguns exemplos:

1- O uso da expressão:“O UNGIDO DE DEUS” – Muitos cristãos usam essa frase como uma licença para permitir todo tipo de ação dos pastores. Qualquer crítica feita é refutada com essa alegação, ‘Você não pode falar assim do ungido de Deus’.

Essas pessoas usam o Salmo 105:15 “Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.”
As pessoas ignoram todo o contexto literário e histórico da passagem que trata do povo de Israel.

No Novo Testamento Jesus deixa claro que devemos examinar as ações dos líderes para sabermos se eles são lobos vestidos de pastores ou pastores verdadeiros. É obrigação da igreja analisar e criticar o caráter do pastor da igreja.

E se pecado e erros forem encontrados, o líder deve ser exortado (I Tm 5:19-20).

A ignorância bíblica abre a porta para um mar de pecado entrar na igreja.

2 – “NÃO PODEMOS JULGAR” – Quantos cristãos alegam que não podem julgar os pecados que ocorrem na igreja e na vida dos irmãos.

Muitos dizem: “Eu não posso julgar, pois só Deus conhece a motivação do coração”.

A passagem utilizada é Mateus 7:1 “Não julgueis, para que não sejais julgados”

Mas as pessoas ignoram o contexto da passagem onde Jesus condena o julgamento hipócrita.

A palavra de Deus exorta os cristãos a julgarem as coisas. É obrigação do cristão examinar as ações e palavras para ver se estão de acordo com o padrão de Deus!

Jo 7:24 “Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos (NVI)/ mas julgai segundo a reta justiça”; I Cor 6:5 “Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?”; I Tss 5:21 “ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.”

E por causa da falta de julgamento do pecado nas igrejas a iniqüidade se alastra!

Não se encontram igrejas onde a disciplina eclesiástica seja implantada seriamente e sem parcialidade.

3 – “DEUS NÃO QUER QUE EU SOFRA” – Muitos cristãos por causa da ignorância da Palavra de Deus crêem que o sofrimento vem somente do diabo. Muitas pessoas alegam que todo tipo de sofrimento é maldição de Deus, por isso você deve fazer o que for para evitar o sofrimento.

Quando o sofrimento chega, a pessoa fica amargurada com Deus ou os outros falam que há pecado oculto.

Na verdade a Bíblia é clara em dizer que os cristãos irão sofrer:

At. 14:21-22 – [depois de Paulo ser apedrejado] “Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos. Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: "É necessário [dei – necessidade, necessidade divina] que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus". II Tim. 3:12 – “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. Filipenses 1:29 – “pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele”; Jó 2:10 “Ele (Jó) respondeu: Você (a esposa dele) fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? "

4 –“DEUS QUER QUE SEUS FILHOS SEJAM RICOS” – Já escutei muitas pessoas dizendo que a vontade de Deus é que todos os cristãos sejam abençoados financeiramente e que sejam ricos.

Devido à essa ignorância bíblica, as pessoas nunca estão contentes com o que o Senhor já deu e passam a viver como o mundo.

Essas pessoas usam passagens referentes à aliança abraâmica para defender a tese de que Deus quer que todos sejam abençoados. Eles geralmente citam Gl 3:14 “Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios,”
Assim eles afirmam que a benção de Abraão chegou aos gentios, por isso nós podemos ser ricos, mas o problema é que eles omitem a segunda parte do versículo que explica a promessa: “para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.”

Uma outra passagem muito usada é Rm 8:17 “Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.”
Mas o grande problema é que eles citam só a primeira parte do verso e esquecem da segunda que dá a condição para essa herança: “se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.”

I Tm 6:6-9 “De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, 7 pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; 8 por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. 9 Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição.”

5 – “VAMOS TODOS ORAR EM LÍNGUAS” – Um monte de gente fazendo um monte de barulho e ninguém entende ninguém. O culto vira uma confusão. As pessoas se acham espirituais, pois em algum lugar da Bíblia fala de orar em línguas.

Não sabem que a Bíblia diz claramente para que isso não ocorra.

I Co 14:9 Assim acontece com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar.

6 – “PASTORA FULANA... BISPA SICRANA” – Quantas igrejas têm no ofício de pastores/presbíteros para as mulheres? Muitos crêem que a esposa do pastor é automaticamente uma pastora.

Isso se dá por ignorância bíblica, pois em nenhum lugar da Bíblia temos mulheres no cargo de presbitério. Pelo contrário, a Palavra ensina claramente que o ofício do ensino e governo cabe aos homens: I Tm 2:12 “Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem” [papel esse do pastor/presbítero]. Esteja, porém, em silêncio.” Ver tbm 3:2 – bispo/presbítero – masculino.

7 – “AQUELE HOMEM É DE DEUS, POIS ACONTECEM MILAGRES NAQUELA IGREJA” – Muitos usam os sinais e milagres como prova de fidelidade de um homem para com o Senhor. A pessoa pode aprontar as piores coisas, mas visto que ocorrem milagres ele é um “homem do Senhor”.

As pessoas se esquecem que o próprio Senhor Jesus disse, “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ 23 Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!’”(Mt 7:21-23)

Essa é a triste realidade - um mar de pessoas ignorantes da Palavra de Deus – pessoas que sabem só o suficiente para se tornarem perigosas. O grande problema é que por não conhecer as Escrituras – elas não conhecem o poder de Deus!

Ignorância bíblica é perigosa, pois ela gera ignorância do poder e autoridade de Deus. A pessoa acaba indo para dois extremos: 1) Por não conhecer o poder de Deus, Deus se torna um ser totalmente limitado pela razão humana; 2) Por não conhecer as Escrituras e, conseqüentemente, o poder de Deus, a pessoa se acha mais poderosa do que Deus. Dois erros nos quais ninguém deve cair jamais.

Continuar a Leitura