quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Sem o nascimento de Jesus não haveria esperança.


Culto Especial de Natal
Passagem: Romanos 14.5-6
Título: Sem o nascimento de Jesus não haveria esperança
Pregado na manhã de domingo, do dia 23  de Dezembro 2012.
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Oberdan Siqueira




Introdução


A primeira vez que eu ouvi na vida, alguém dizendo que cristãos não devem comemorar o Natal foi, em uma igreja que minha família fazia parte. Eu devia ter 13 ou 14 anos e confesso que aquilo foi um choque, pois afinal qual é o cristão que não comemora o nascimento de Jesus?

Disseram que o natal era um feriado católico e que 25 de dezembro, na verdade era comemoração do nascimento do deus sol e o solstício de inverno no hemisfério norte e toda a argumentação que muitos de nós conhecemos muito bem.

Em dezembro, na igreja, ninguém falava em natal; ter uma arvore de natal em casa era uma heresia.

O tempo foi passando e comecei a notar que os mesmos pastores que proibiam o natal na igreja, se reuniam com a família para um jantar na noite do dia 24/12 e um almoço no dia 25/12.

- Ter um jantar no dia 24/12 (véspera de natal), ou almoçar com a família no dia 15/12, não é comemorar no natal?
Perguntei diversas vezes, mas sempre me responderam que não; era apenas um jantar e um almoço, sem referencia ao natal.  

Não comemorar o natal é tratar o feriado, como um dia qualquer, ou seja, sem jantar especial, sem dar presentes para o filho, esposa e etc.
Não comemorar o natal é ir dormir, em quanto todos se alegram com a família em volta de um belo jantar.

Sempre houve polemica em torno do natal.
É correto o cristão fiel às escrituras, comemorar o natal?

Dentro da teologia reformada, há muita discussão sobre o assunto, e confesso que as duas vertentes ( a favor e contra), tem bons argumentos.
Mas eu particularmente defendo que como cristãos, devemos sim aproveitar o natal e a pascoa, para anunciar o evangelho, através das boas novas.







É correto comemorar o natal?


Noto que, há certo medo de aprovar ou apoiar a celebração do natal, pois desta forma haveria a aprovação compulsória de todos os mitos e fabulas que estão no mesmo pacote.
Sinceramente, acho que devemos refletir, sobre a nossa motivação nesta época do ano.

- Qual é a nossa motivação, no natal?
- É pela comida e bebida?
- Apelo comercial em dar e receber presentes?
- Reunião de amigos e família?

É bem provável, que essa seja a motivação de quem não conhece ao Senhor, porém para nós, o natal é a lembrança de que nosso Salvador nasceu e consequentemente morreu para nos redimir.


Os Cristãos Devem Celebrar o Natal?
Por John MacArthur
As Escrituras não ordenam especificamente que os crentes celebrem o Natal — não há “Dias Sagrados” prescritos que a igreja deva celebrar. De fato, o Natal não era observado como uma festividade até muito após o período bíblico. Não foi antes de meados do século V que o Natal recebeu algum reconhecimento oficial.
Nós cremos que o celebrar o Natal não é uma questão de certo ou errado, visto que Romanos 14:5-6 nos fornece a liberdade para decidir se observaremos ou não dias especiais:

Romanos 14:5-6
5- Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.
6- Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus

De acordo com esses versos, um cristão pode, legitimamente, separar qualquer dia — incluindo o Natal — como um dia para o Senhor. Cremos que o Natal proporciona aos crentes uma grande oportunidade para exaltar Jesus Cristo.
Primeiro, a temporada de Natal nos lembra das grandes verdades da Encarnação. Recordar as verdades importantes sobre Cristo e o evangelho é um tema prevalecente no Novo Testamento (1 Coríntios 11:25; 2 Pedro 1:12-15; 2 Tessalonicenses 2:5). A verdade necessita de repetição, pois nós facilmente a esquecemos. Assim, devemos celebrar o Natal para recordar o nascimento de Cristo e nos maravilhar ante o mistério da Encarnação.
O Natal também pode ser um tempo para adoração reverente. Os pastores glorificaram e louvaram a Deus pelo nascimento de Jesus, o Messias. Eles se regozijaram quando os anjos proclamaram que em Belém havia nascido um Salvador, Cristo o Senhor (Lucas 2:11). O bebê deitado na manjedoura naquele dia é nosso Senhor, o “Senhor dos senhores e Rei dos reis” (Mateus 1:21; Apocalipse 17:14).
Finalmente, as pessoas tendem a serem mais abertas ao evangelho durante as festividades de Natal. Devemos aproveitar desta abertura para testemunhar a eles da graça salvadora de Deus, através de Jesus Cristo. O Natal é principalmente sobre o Messias prometido, que veio para salvar Seu povo dos seus pecados (Mateus 1:21). A festividade nos fornece uma maravilhosa oportunidade para compartilhar esta verdade.
Embora nossa sociedade tenha deturpado a mensagem do Natal através do consumismo, dos mitos e das tradições vazias, não devemos deixar que estas coisas nos atrapalhem de apreciar o real significado do Natal. Aproveitemo-nos desta oportunidade para lembrar dEle, adorá-Lo e fielmente testemunhar dEle






Sem o nascimento de Jesus...


Isaías 9:6
Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Há mensagem melhor do essa no natal?
Como não celebrarmos algo, tão grandioso e glorioso?

Por isso volto ao meu argumento inicial, no qual creio solenemente que devemos sim, usar o natal para proclamar as boas novas de salvação.

Lembro aqueles que não concordam com o natal, que se não houvesse o nascimento, não haveria o sacrifício na cruz e muito menos a ressurreição.

É certo que não está na bíblia tal data e nem ordenança para a festividade, porém quero ler novamente o texto de:
Romanos 14:5-6
5- Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.
6- Aquele que considera um dia como especial, para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus


O nascimento do nosso Senhor, junto com sua morte e a ressurreição, foram os maiores acontecimentos da história, desde a criação.  
Como não celebrar, tal acontecimento?

Por isso, quero aproveitar a oportunidade do natal, para relembrar, algumas questões simples a cerca do nascimento de Cristo e as consequências para o mundo, sejam salvos ou não.






1)   Sem o nascimento de Jesus, não teria o milagre do nascimento virginal;

Lucas 1:31-35
31- Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.
32- Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,
33- e Ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim.
34- Perguntou Maria ao anjo: Como acontecerá isso, se sou virgem? O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra”.
35- Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

Imaginem o choque desta mulher em ouvir isso?
Deus em sua infinita soberania escolheu Maria, como um instrumento, para nos presentear, nós pessoas tão impuras que não merecem nem se quer uma olhadela no paraíso.

2)   Sem o nascimento de Jesus, não haveria a mensagem de boas novas;

Lucas 2:9-14
E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.
Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:
Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.
Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura".
De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:
"Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor".

3)    Sem o nascimento de Jesus, não haveria o sacrifício na cruz, à ressurreição e a nossa justificação;
Isaías 53:5
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Isaías 53:10
Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.

Romanos 5:8-10
Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.
Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!
Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!

João 1:11-12
Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

4)    Sem o nascimento de Jesus, não teríamos ressuscitado com Cristo e ainda estaríamos mortos em nossos pecados;

Efésios 2:1-2
Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,
nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

Efésios 2:5-6
deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.
Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, 

5)   Sem o nascimento de Jesus, não teríamos Cristo como nosso Senhor;
Gálatas 2:20
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

2 Coríntios 5:14-15
Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram.
E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

6)   Sem o nascimento de Jesus, não teríamos promessa de uma nova vida e a eternidade;

João 10:10
O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.

João 1:11-12
Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.
Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

2 Coríntios 5:17
Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

Hebreus 11:13-16
Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria.
Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.
Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.

Apocalipse 5:9-13
e eles cantavam um cântico novo: "Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.
Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra".
Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos,
e cantavam em alta voz: "Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! "
Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: "Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre!

Que neste natal, o nosso coração queime de vontade de celebrar o nascimento e toda a obra do nosso Salvador.
Que a nossa comemoração momentânea e imperfeita, seja um preparativo, para quando estivermos na glória, celebrando com o nosso Senhor, para todo o sempre!






********************
Fontes:
http://www.monergismo.com/textos/natal/pq_cristo_veio_piper.htm
http://www.monergismo.com/textos/natal/cancao_infantil_natal_lutero.htm
http://www.bibliaonline.com.br/nvi/jo/1
http://www.bibliaonline.com.br/nvi/is/9
http://www.monergismo.com/textos/natal/espirito_natal_solano.htm
http://www.monergismo.com/textos/natal/Natal_AWPink.pdf
http://piba.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=527:cristaos-deveriam-ter-arvore-de-
http://resistireconstruir.wordpress.com/2012/12/02/e-pecado-comemorar-o-natal/
http://resistireconstruir.wordpress.com/2012/11/15/celebrando-um-natal-reformado/
http://www.projetospurgeon.com.br/2012/11/uma-pergunta-de-natal-sermao-inedito-de-c-h-spurgeon/
http://www.projetospurgeon.com.br/2012/12/os-magos-a-estrela-e-o-salvador/