segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sermão 1- A Igreja Deve Refletir a Glória de Deus

 

                           



Série de Sermões Sobre o Livro 9 Marcas 
Passagem: Atos 2. 42-47 
Título: Sermão 1  -  A Igreja Deve Refletir a Glória de Deus
Pregado na manhã de domingo, do dia 04 de novembro de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Oberdan Siqueira
Versão em vídeo     Link



                           Introdução
Nos próximos domingos, vamos estudar sobre, o que é ser uma igreja saudável.
Esse tema tem sido abordado, creio que desde, de inicio da fundação da nossa igreja, seja de forma explicita ou implícita. Porém nessa nova é fase da igreja é bom que esse assunto volte à tona, de uma forma mais direta e profunda.

Gostaria de ler Atos 2:42 ao 47 –  (Amo essa passagem, pois ela reflete o estilo de vida da igreja, aqui no estado, mais primitivo).

Como viviam os novos cristãos - KJV
42 – Eles perseveram no ensino dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
43 – E na alma de cada pessoa havia pleno temor, e muitos feitos extraordinários e sinais maravilhosos eram realizados pelos apóstolos.
44 – Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.
45 – Vendiam suas propriedades e bens, e dividiam o produto entre todos, segundo a necessidade de cada um.
46 – Diariamente, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade no coração,
47 – louvando a Deus por tudo e sendo estimados por todo o povo. E, assim a cada dia o Senhor juntava à comunidade as pessoas que iam sendo salvas.

Gostaria de destacar alguns pontos dessa passagem:
1)      V42 - Perseveram no ensino dos apóstolos = sã doutrina

Mt 28:20 – Grande Comissão
Ensinando-os a obedecer a tudo quanto vos tenho ordenado. E assim, Eu estarei permanentemente convosco, até o fim dos tempos.

Será que a igreja contemporânea tem seguido fielmente esta ordenança de Jesus?

Com a intenção de tornar o evangelho atrativo, a igreja foi se secularizando, através de hábitos mundanos e até o sincretismo religioso, como vemos hoje no uso de sal grosso, copo com água, fogueira, sacrifícios no altar e etc.

O cristão atual se esqueceu ou nem conhece o ensinamento dos apóstolos, para essa nova geração, o evangelho é palavra de conforto ou alto ajuda, para a vida terrena. Para eles a vida eterna, talvez não seja visto como a verdadeira vitória.
2)      V43 - Na alma de cada pessoa havia temor:
 O temor aqui, refere-se à um estado de adoração continua, pois havia uma efervescência, devido ao milagres, conversões e etc.Atos 5:5 - Ouvindo isso, Ananias caiu morto. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.

Atos 5:11 - E grande temor apoderou-se de toda a igreja e de todos os que ouviram falar desses acontecimentos.

Atos 9:31 - A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.

Um pastor americano, chamado Greg Barkman, escreveu o seguinte num artigo:

 O que tornava a igreja primitiva diferente da igreja contemporânea?
Certamente, eu não preciso convencer você de que essa diferença existe. Ao examinarmos o livro de Atos dos Apóstolos, essa diferença se torna nítida, mas não ao nosso favor.

Talvez o episódio de Ananias e Safira, relatado em Atos 5, possa esclarecer-nos esse fato. Deus parece ter feito do engano desse casal um exemplo singular, tornando-se a única ocasião no Novo Testamento em que Ele puniu alguém com a morte por causa de hipocrisia.

Admiro-me quantos funerais nós teríamos, se Deus agisse de maneira semelhante em nossos dias. No entanto, não estamos empobrecidos pela falta daquele santo temor que acompanhou aquela disciplina e trouxe as diversas bênçãos que o acompanharam?

Quando Deus tirou publicamente a vida daquele casal mentiroso, somos informados: “E sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos”.

Um forte temor piedoso permeou a igreja e a comunidade, assegurando o favor divino. Qual era a diferença? Eles aprenderam a temer a Deus, e nós temos esquecido como temê-Lo.


3)      V44 - Tudo em comum:
Claramente, vemos que ter tudo em comum, não inclui torcer pelo mesmo time, gostar da mesma cor, ouvir o mesmo tipo de musica.
Ter tudo em comum, aqui é a mesma fé regeneradora em Cristo e ter o mesmo estilo de vida de Cristo.

1 - João 3:14
14- Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.
15- Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo.
16 - Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos

Eles entenderam a importância de ajudar os irmãos – Isso nada tem haver com convicção política, ou filosofia de vida, como o COMUNISMO ou NEM SOCIALISMO!



4)      V45 - Necessidade de cada um:
A união e o amor com que os convertidos viviam a vida cristão, era um testemunho poderoso, pois a Igreja não permitia que ninguém faltasse o necessário para viver.

Diferente da superficialidade que encontramos hoje!

5)      V46 - Com alegria e sinceridade no coração:
Judeus e gentios convertidos em Cristo começavam a formar a igreja primitiva e como sabemos esses dois povos não se misturavam e muito menos comiam juntos.
Após a conversão de ambos, vemos que eles conviviam pacificamente em amor, inclusive comendo juntos na ceia e nas festas de koinonia (festa de comunhão, usada para aquecer a amizade).

6)      V47 - Louvando a Deus e sendo estimados pelo povo:

Nos dias atuais tem sido muito comum ver nas igrejas, membros e até pastores usarem expressões informais no púlpito. Essa informalidade também ocorre tanto dentro quanto fora do culto e logo Jesus começou a ser tratado pelos adoradores como se fosse seu igual, um colega e não como Senhor.

A Bíblia nos diz que quando entramos na presença do Senhor, devemos o fazer com extrema reverência. Um exemplo claro de reverência que nos vem a mente foi o fato ocorrido com Moisés, quando Deus o ordenou tirar as suas sandálias porque estava em lugar santo.

Em Hebreus 12:28-29, lemos que através do sangue de Jesus, temos “ousadia” de entrarmos na sua presença, mas este mesmo livro nos ensina que temos que ter temor em Sua Presença, porque Deus é fogo consumidor.

Ser estimado é ser respeitado. As pessoas viam o amor e o estilo de vida e isso impactava os incrédulos. A palavra é a mesma usada para graça (charis - Substantivo feminino. Graça, favor, generosidade. - Essa palavra aparece no NT 158 vezes).


A partir do capitulo oito de atos, veremos o inicio da perseguição à Igreja; que foi necessária para a expansão do evangelho, para: Ásia, África, Europa...


Dividi o estudo em três partes:
I – Significância histórica de Uma Igreja Saudavel;
II – A busca da significância de uma Igreja Saudável;
III - A significância da Uma Igreja Saudável.


I – Significância histórica de Uma Igreja Saudável


No congresso puritano de 1969, o Dr. Martin Lloyd-Jones,abriu sua palestra com a seguinte frase:

“Talvez não exista nada que tenha denegrido tanto a glória de Deus como a história do Seu povo na Igreja. Mas não aceito isso como sendo próprio do cristão”.

Será que ele tinha uma visão pessimista?

- A igreja contemporânea é uma igreja saudável?

David Wells, autor e teólogo, reportou algumas descobertas interessantes de uma pesquisa feita em sete seminários dos EUA, em 1993.
“Estes estudantes estão insatisfeitos com a situação da igreja. Eles creem que a igreja perdeu a visão e esperam mais do que a igreja em dado”.  Ele continua: “Nem o desejo nem o discernimento deles neste aspecto é incorreto. De fato, enquanto não experimentamos uma insatisfação santa com o estado atual das coisas, não podemos plantar sementes da reforma. Na verdade, a insatisfação sozinha não é suficiente”.

De fato, a insatisfação não é suficiente.
Nos dias apostólicos até nos dias atuais, aconteceram inúmeros desvios doutrinários, sincretizando ao longo do tempo, hábitos e praticas de religiões pagãs, filosofias de vida; aceitação do pecado, uso do púlpito para manipular e por ai vai...

Em nossos tempos, o importante é ser politicamente correto, inclusive muitos usam o conselho de Gamaliel de Atos 5:38 e 39, para defender essa tese.

38 – Contudo, neste caso, vos advirto: Afastai-vos destes homens e deixai seguir em paz. Pois, se a obra ou proposito deles for da origem meramente humana, perecerá.
39 - Se, todavia, proceder de Deus não conseguireis, jamais impedi-los, pois vos achareis em guerra contra Deus!

Isso nos isenta de lutar pelo evangelho e consequentemente pela igreja?

O apostolo João em suas cartas, já lutava severamente contra o início de gnosticismo que já estava se infiltrando na igreja.

Após sua morte e o fim da era apostólica, a luta pela verdade é feita pelos Pais Apostólicos (homens que viveram e aprenderam com os apóstolos) numa primeira fase.

Pais da Igreja:

- Clemente de Roma (30-100)
Alguns pais, como Orígenes, Eusébio de Cesaréia, Jerônimo, Irineu de Lião, entre outros, aceitaram como verdadeira a identificação de Clemente de Roma como colaborador do apóstolo Paulo.

A principal obra de Clemente de Roma é uma carta redigida em grego, endereçada aos crentes da cidade de Corinto, mais ou menos no final do reinado de Domiciano (81-96) ou no começo do reino de Nerva (96-98). A epístola trata, principalmente, da ordem e da paz na Igreja (sempre os coríntios).

Seu conteúdo traz à tona o fato de os crentes formarem um corpo em Cristo, logo deve reinar nesse corpo a unidade, e não a desordem, pois Deus deseja a ordem em suas alianças. Traz, ainda, a analogia da adoração ordeira do Antigo Israel e do princípio apostólico de apontar uma continuidade de homens de boa reputação.

Inácio de Antioquia (??-117)
Inácio era um homem nascido do fogo, ardente, apaixonado por Cristo. Segundo Eusébio, após a morte de Evódio, que teria sido o primeiro bispo de Antioquia,Inácio fora nomeado o segundo bispo dessa influente cidade.

Inácio escreveu algumas epístolas às comunidades cristãs asiáticas: à igreja de Éfeso, às igrejas de Magnésia, situada no Meander, à igreja de Trales, às igrejas de Filadélfia e Esmirna e, por fim, à igreja de Roma. O objetivo da carta a Roma era solicitar que os irmãos que não impedissem seu martírio, o que aconteceria durante o reinado de Trajano (98-117).

Policarpo (69-159)
Foi discípulo do apóstolo João, amigo e mestre de Irineu, tendo ainda conhecido Inácio, sendo consagrado bispo da igreja de Esmirna. Quanto aos seus escritos, o único que restou desse antigo pai da igreja foi a sua epístola aos filipenses, exortando-os a uma vida virtuosa de boas obras e a permanecerem firmes na fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

Faz, ainda, 34 citações do apóstolo Paulo, evidenciando que conhecia bem a carta desse apóstolo aos filipenses, entre outras epístolas de Paulo. Há, também, os depoimentos de Eusébio e Irineu, relatando a intimidade de Policarpo com testemunhas oculares do evangelho. Segundo Tertuliano, Policarpo teria sido ordenado bispo pelas mãos do próprio apóstolo João.


Após esse primeiro período da história da igreja, vieram os apologistas.

Apologistas


Os apologistas eram homens que sucederam os pais da igreja ou seja, eles foram os alunos -  os discípulos daquela homens que aprenderam diretamente com os apóstolos.

Justino, o mártir (100-170)
Depois de peregrinar pelas mais diversas escolas filosóficas (peripatética, estóica e pitagórica) em busca da verdade para a solução do problema da vida, abandonou o platonismo, último estágio de sua peregrinação filosófica.

O amor à verdade fez que ele rejeitasse, pouco a pouco, os sistemas filosóficos pagãos e se convertesse ao cristianismo. Em sua época, foi o mais ilustre defensor das verdades cristãs contra os preconceitos pagãos.
Embora leigo, é considerado o primeiro “pai apologista” da Igreja, logo depois dos primitivos “pais apostólicos”, pois dedicou sua vida à difusão e ao ensino do cristianismo.

Em Roma, abriu uma escola para o ensino da doutrina cristã e, ainda nessa cidade, dedicou-se ao apostolado, especialmente nos meios cultos, onde se movimentava com desembaraço.
Justino foi açoitado e, depois, decapitado.

Irineu (130-200)
Nascido em Esmirna, na Ásia Menor (Turquia), e filho de uma família cristã, Irineu era grego e foi influenciado pela pregação de Policarpo, bispo daquela cidade. Anos depois, Irineu mudou-se para Gália (atual sul da França), para a cidade de Lyon, onde foi presbítero no lugar do bispo que havia sido martirizado em 177.

Enquanto Justino era primariamente um apologista, Irineu contribuiu na refutação contra as heresias e na exposição do cristianismo apostólico. Sua maior obra foi desenvolvida no campo da literatura polêmica contra o gnosticismo.

Tertuliano de Cartago (150-230)
Por profissão, sabe-se que era advogado. Fazia visitas com freqüência a Roma, sendo que, aos 40 anos, se converteu ao cristianismo, dedicando seus conhecimentos e habilidades jurídicas ao esclarecimento da fé cristã ortodoxa contra os pagãos e os hereges.

Foi o pai das doutrinas ortodoxas da Trindade (ele quem criou o termo trindade) e da pessoa de Jesus Cristo. Suas doutrinas a respeito da Trindade e da pessoa de Cristo foram forjadas no calor da controvérsia com Práxeas que, segundo Tertuliano, “sustenta que existe um só Senhor, o Todo-Poderoso criador do mundo, apenas para poder elaborar uma heresia com a doutrina da unidade. Ele afirma que o próprio Pai desceu para dentro da virgem, que Ele mesmo nasceu dela, que Ele mesmo sofreu e que, realmente, era o próprio Jesus Cristo”.

Tertuliano foi o primeiro teólogo cristão a confrontar e a rejeitar com grande vigor e clareza intelectual essa visão aparentemente singela da Trindade e da unidade de Deus. Ele declarou que se esse conceito fosse verdade, então o Pai tinha morrido na cruz, e isso, além de ser impróprio para o Pai, é absurdo.

Jerônimo (325-378)
Erudito das Escrituras e tradutor da Bíblia para o latim. Sua tradução, conhecida como a Vulgata, ou Bíblia do Povo, foi amplamente utilizada nos séculos posteriores como compêndio para o estudo da língua latina, assim como para o estudo das Escrituras.

Nascido por volta do ano 345 em Aquiléia (Veneza), extremo norte do Mar Adriático, na Itália, Jerônimo passou a maior parte da sua juventude em Roma, estudando línguas e filosofia. Apesar de a história não relatar pormenores de sua conversão, sabe-se, porém, que ele foi batizado quando tinha entre 19 e 20 anos. Depois disso, ele embarcou em uma peregrinação pelo Império que levou vinte anos.

Crisóstomo (344-407)
Criado em Antioquia, seus grandes dotes de graça e eloqüência, como pregador, levaram-no a ser chamado a Constantinopla, onde se tornou patriarca (ou arcebispo). Como os outros apologistas, harmonizou o ensinamento cristão com a erudição grega, dando novos significados cristãos a antigos termos filosóficos, como a caridade.

Em seus sermões, defendia uma moralidade que não fizesse qualquer transigência com a conveniência e a paixão, e uma caridade que conduzisse todos os cristãos a uma vida apostólica de devoção e de pobreza comunal. Essa piedosa mensagem, entretanto, tornou-o impopular na corte imperial, e também entre alguns membros do clero de Constantinopla, por isso acabou sendo banido e morreu no exílio.

Agostinho (354-430)
Aurélio Agostinho nasceu no ano de 354, na cidade de Tagaste de Numídia, província romana ao norte da África, atual região da Argélia. Agostinho iniciou seus estudos em sua cidade natal, seguindo depois para Cartago. Ensinou retórica e gramática, tanto no Norte da África como na Itália. Ficou conhecido como o filósofo e teólogo de Hipona. Polemista capaz, pregador de talento, administrador episcopal competente e teólogo notável, criou uma filosofia cristã da história que continua válida até hoje em sua essência.

Inspirado no tratado filosófico denominado “Hortensius” (Homero), de Cícero, converteu-se em ardoroso pesquisador da verdade, abraçando o maniqueísmo (filosofia gnóstica que prega o dualismo do bom e mal, como Yin e Yang chinês).

Em Milão, porém, conheceu Ambrósio, que o converteu ao cristianismo. Depois disso, voltou ao norte da África, onde foi ordenado sacerdote e, mais tarde, consagrado bispo de Hipona. Combateu a heresia maniqueísta que antes defendia e participou de dois grandes conflitos religiosos: o Donatismo e o Pelagianismo. Sua obra mais conhecida é a autobiografia “Confissões”, escrita, possivelmente, no ano 400. Em “A cidade de Deus” (413-426) formulou uma filosofia teológica da história.


Os pais apostólicos/ pais da igreja e os apologistas, tiveram um papel importantíssimo ao longo da história do cristianismo, pois foram eles que o Senhor usou para lutar contra as grande heresias.

Não eram homens perfeitos, longe disso, mas eram homens prontos em servir, inclusive dando a própria vida pela defesa da fé.

Embora estes homens tenham sido usados por Deus, em seu tempo, não conseguiram dar um rumo à igreja, pois independente dos desvios teologicos, eles faziam parte da Igreja Única ou Universal (católica), que depois do Grande Cisma do Oriente de 1054, separou a igreja Católica (universal) Romana e a Igreja Ortodoxa do Oriente.


II – A busca da significância de uma Igreja Saudável


Depois da grande reforma, as discussões sobre a natureza da igreja tornaram-se mais frequentes; como explicou Edmund Clowney: “A reforma fez do evangelho, em vez da uma organização eclesiástica, o teste da verdadeira igreja”.

Nas institutas de Calvino no Capitulo 1, Seção 9 vemos o seguinte: “Onde quer que vejamos a palavra de Deus ser sinceramente pregada e ouvida, onde vemos os sacramentos serem administrados (ceia, batismo) segundo a instituição de Cristo, aí de modo nenhum se há de contestar estar presente uma igreja de Deus”

Na confissão Belga de 1561, no Artigo 29, diz: “As marcas para conhecer a verdadeira igreja são estas: ela mantem a pura pregação do Evangelho, a pura administração dos sacramentos como Cristo os instituiu, e o exercício da disciplina eclesiástica para castigar os pecados. Em resumo: ela se orienta segundo a pura Palavra de Deus, rejeitando todo o contrário a estas Palavras e reconhecendo Jesus Cristo como único Cabeça”.

Note que na definição de Calvino e na confissão Belga, ha concordância, sobre a pregação do evangelho.
- Sola Scriptura, eles estão seguindo orientação de Paulo em Tito 2:1- Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina! - Paulo, não sugerindo, para Tito pregar a sã doutrina, ele está ordenando.

>> Num desses programas de entrevista, vi que a filha da Baby do Brasil, antiga Baby Consuelo, é uma pastora. Sim, e para minha surpresa, ela promove em todo o país o culto das princesas.

Este culto tem o objetivo de promover três dias de santificação para as mulheres, sendo o seu principal tema a valorização do comportamento feminino e a castidade.

Procurei na internet e vi uma entrevista dela, para o site Globo.com, sobre o assunto:
- Se você é mulher e só aparece cachorro safado na sua vida, vem para cá que vai atrair homem honrado.
Glória a Deus, Senhor.

Então Sarah, que se tornou evangélica em 1997. De discípula, virou pastora, e passou a ministrar congressos de santificação Brasil afora.
Há pouco mais de um ano, começou a escrever um livro, “Manual de princesices - Como deixar de ser cachorra, se tornar uma princesa, e receber o amor que você merece”, que será lançado ainda este ano.

Havia um vídeo onde as “princesas” davam depoimentos emocionados, dizendo que dali pra frente tudo seria diferente.

Onde está a pregação? - Onde está a sã doutrina?
2 Timóteo 4:2 - Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

Será que as pessoas que buscam palavras, como a da Pra. Sara, não leram Colossenses 2.8 - Cuidado que ninguém vos venha a enveredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo.

- Evangelho não é palestra de alto ajuda!

Spurgeon comentou sobre isso:
“Um mal está no declarado campo do Senhor, tão grosseiro em seu descaramento, que até o mais míope dificilmente deixaria de notá-lo durante os últimos anos. Ele se tem desenvolvido em um ritmo anormal, mesmo para o mal. Ele tem agido como fermento até que toda a massa levede.

O demônio raramente fez algo tão engenhoso quanto sugerir à Igreja que parte de sua missão é prover entretenimento para as pessoas, com vistas a ganhá-las. Da pregação em alta voz, como faziam os Puritanos, a Igreja gradualmente baixou o tom de seu testemunho, e então tolerou e desculpou as frivolidades da época. Em seguida ela as tolerou dentro de suas fronteiras. Agora as adotou sob o argumento de atingir as massas.

Meu primeiro argumento é que prover entretenimento para as pessoas não está dito em parte nenhuma das Escrituras como sendo uma função da Igreja. Se este é um trabalho Cristão, porque Cristo não falou dele?

"Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15).

Isto está suficientemente claro. Assim teria sido se Ele tivesse adicionado "e proporcionem divertimento para aqueles que não tem prazer no evangelho." Nenhuma destas palavras, contudo, são encontradas.
Não parecem ter-lhe ocorrido.”Se Cristo introduzisse mais brilho e elementos agradáveis em Sua missão, ele teria sido mais popular quando O abandonaram por causa da natureza inquiridora de Seus ensinos.

Eu não O ouvi dizer: "Corra atrás destas pessoas, Pedro, e diga-lhes que nós teremos um estilo diferente de culto amanhã, um pouco mais curto e atraente, com pouca pregação. Nós teremos uma noite agradável para as pessoas. Diga-lhes que certamente se agradarão. Seja rápido Pedro, nós devemos ganhar estas pessoas de qualquer forma.


 Jesus se compadeceu dos pecadores, suspirou e chorou por eles, mas nunca procurou entretê-los.
Finalmente, a missão de entretenimento falha em realizar os fins desejados.

Ela produz destruição entre os novos convertidos. Permite que os negligentes e escarnecedores, agradeçam a Deus pela Igreja encontraram no meio do caminho, falem e testifiquem. Permita que os oprimidos que encontraram paz através de um concerto musical não silenciem!
Permita que o bêbado para quem o entretenimento dramático foi um elo no processo de conversão, se levante! Ninguém irá responder. A missão de entretenimento não produz convertidos.

A necessidade imediata para o ministério dos dias de hoje é crer na sabedoria combinada à verdadeira espiritualidade, uma brotando da outra, como os frutos da raiz.

A necessidade é de doutrina bíblica, de tal forma entendida e sentida, que coloque os homens em fogo.

(Trecho do texto: Apascentando Ovelhas ou Entretendo Bodes?)


Ainda abordando a questão da igreja, vemos atualmente três modelos mais populares de igrejas:

- Modelo Liberal:
Tem como seu patrono é o Sr. Schleiermacher, que numa intenção é de tornar a evangelização atrativa, um abandonou o evangelho, com a busca da intelectualidade e filosofia, misturando com a teologia.

Tal distorção direciona as pessoas para o sucesso e da busca da relevância intelectual e buscam fazer as coisas certas para colher os frutos; ou seja, se os frutos não vem, acontece a frustração e consequentemente a culpa é de Deus.

- Visão Sensível:
Sua teologia e pregação tem o foco, a necessidade do membro, seja milagre, libertação ou qualquer coisa desta linha; o importante é ser relevante para aqueles que a procuram. 

Essa visão leva o povo ao erro, pois defende que a colheita do fruto deve ser rápida e que Deus dá sempre o melhor para seus filhos. Tem pouca ou nenhuma ênfase na disciplina e usa muita musica, dança e teatro como forma de louvor a Deus.
Seus principais nomes são: Robert Schuller e Rick Warren.

- Visão Tradicional:
Prega à salvação, seu método principal são as cruzadas evangelísticas e talvez seja o antecessor da visão sensível. Sua pregação é amistosa e cheia de sentimentalismo e tem Billy Graham como o grande nome.

Esse método é usado pela maioria das igrejas típicas.
O foco é trazer a multidão ao Senhor pelo melhor dos motivos: a salvação. Porém, fala pouco sobre a mudança de vida e do caráter do cristão.Busca resultados rápidos e o sucesso da igreja esta ligado a quantidade membros.

Acho que homens que pregam esse tipo de evangelho, deve conhecer exemplo de homens piedosos, como Adoniran Hudson, que foi o primeiro missionário cristão na Birmânia(hoje Myanmmar), que por 30 anos, perseverou em seu trabalho de evangelização, apesar das doenças e perseguições constantes que sofria por pregar o Evangelho naquele país.

A igreja pastoreada por Judson chegou a ter 18 membros, porém até a época de sua morte ficaram apenas 4. Com o tempo o número de birmaneses alcançados direta ou indiretamente com a sua pregação foi crescendo e hoje Myanmar tem uma população razoável de cristãos.

Ele com certeza não é uma referencia de sucesso, para a visão tradicional.

Caso você queira conhecer mais desse grande herói da fé, leia o livro "Preenchendo as Aflições de Cristo" de John Piper – Temos na biblioteca.

III - A significância da Uma Igreja Saudável
Há muito tempo os cristãos tem falado sobre as marcas da igreja saudável, desde as discussões sobre a trindade, passando sobre as reflexões de Jonathan Edwards sobre a obra do Espirito de como distinguir o falso do verdadeiro na igreja.

John Stott, em seu primeiro livro publicado, “Homens com uma Mensagem”, resumiu assim o ensino de Cristo dado às igrejas de Apocalipse: “Estas são as marcas de uma igreja ideal – amor, sofrimento, santidade, são doutrina, autenticidade, evangelização e humildade. Estas marcas são o que Cristo deseja achar em suas igrejas, enquanto anda por elas”.


Partindo para a conclusão, destaco três pontos fundamentais:

A Igreja deve ser Única, Santa e Apostólica;
No livro Verdades Essenciais da Fé Cristã – 3º Caderno, R.C.Sproul, diz o seguinte:

Unida - Embora dívida em denominações, os eleitos são unidos por um só Senhor, uma só fé e um só batismo.
A igreja é santa porque é santificada por Deus e habitada no sentido em que seus membros estão espalhados por toda a terra, incluindo pessoas de todas as nações.

Santa - “Na igreja visível (que consiste dos que fazem profissão de fé, são batizados e membros da igreja institucional), Jesus indicou que haveria joio crescendo junto com o trigo. Embora a igreja seja "santa", sempre há uma mistura profana nela nesta dispensação. Nem todos os que honram a Cristo com seus lábios o honram também com seu coração. Visto que só Deus pode ler o coração humano, os verdadeiros eleitos lhe são visíveis, mas em certa medida nos são invisíveis. A igreja invisível é transparente, mas completamente visível a Deus. É tarefa dos eleitos tornar visível a igreja invisível”.

Apostólica - A igreja é apostólica no sentido em que o ensino dos apóstolos,contido nas Sagradas Escrituras, é o fundamento da igreja e a autoridade pela qual é governada.
De uma forma simples, o evangelho pregado em Campinas, no sertão da Bahia, em Sumatra ou em Nova York, deve ser o mesmo.

Quero concluir com duas passagens, pra nossa reflexão, sobre esse assunto tão sério

>>1 Coríntios 12:12-14
12- Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
13- Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.
14- O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.

>>Apocalipse 7:9
9 - Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas.


Lembro novamente que nos próximos domingos estaremos olhando para 9 marcas de uma igreja saudável.
E quero encerrar com a leitura de atos 2:42 ao 47

42 – Eles perseveram no ensino dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
43 – E na alma de cada pessoa havia pleno temor, e muitos feitos extraordinários e sinais maravilhosos eram realizados pelos apóstolos.
44 – Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.
45 – Vendiam suas propriedades e bens, e dividiam o produto entre todos, segundo a necessidade de cada um.
46 – Diariamente, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade no coração,
47 – louvando a Deus por tudo e sendo estimados por todo o povo. E, assim a cada dia o Senhor juntava à comunidade as pessoas que iam sendo salvas.

Que o nosso clamor ao Senhor, seja que a que a Soli Deo Gloria, continue pela graça de Deus, sendo uma igreja saudável e fiel aos aspectos que marcaram a igreja primitiva de Atos.




Fontes:
Nove Marcas de Uma Igreja Saudável – Mark Dever