quarta-feira, 9 de março de 2011

Três marcas de uma igreja saudável

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Três marcas de uma igreja saudável,

Pregado na manhã de Domingo, do dia 06 de março de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Hoje eu vou sair um pouco do Evangelho de Marcos para ministrar um assunto importante e que está seriamente relacionado com o tópico que temos estudado em Marcos 9-10 – O PERIGO DA SUPERFICIALIDADE!

Temos visto que o Evangelho ministrado e vivido por Jesus é bem diferente desse evangelho pregado e vivido em nossos dias - Jesus chamou seus seguidores para serem radicais ao seguirem os passos do seu Senhor. Somos chamados a viver como Cristo viveu.

Em vista desta triste realidade da superficialidade e abandono dos padrões estipulados por Deus por parte da grande maioria das igrejas, eu gostaria de falar de 3 aspectos muito importantes para uma igreja ser biblicamente saudável.

Antes de irmos para o estudo – segue algumas perguntas para você responder:

Para você, qual o aspecto mais importante em uma igreja? A música? Os programas? Os cursos? Os retiros/congressos? A comunhão? O amor? A pregação? A localização? O nível de educação das pessoas?

O título desta pregação vem de um livro muito bom chamado, O que é uma Igreja Saudável? – escrito por Mark Dever e editado pela Fiel (ele também é o autor de outro livro muito importante, 9 Marcas).

Então quais são essas 3 Marcas/Características de um igreja que busca ser seriamente bíblica?

I – UM ENTENDIMENTO BÍBLICO DA PREGAÇÃO E DA SÃ DOUTRINA (presbíteros/pastores)

II – UM ENTENDIMENTO BÍBLICO DE MEMBRESIA NA IGREJA (membros)

III – UM ENTENDIMENTO BÍBLICO DE DISCIPLINA NA IGREJA (ambos)

Abro o estudo com as palavras de Dever, “Uma igreja saudável não é uma igreja perfeita e impecável. Ela não resolveu todos os problemas. Pelo contrário, é uma igreja que se esforça continuamente para ficar ao lado de Deus na luta contra os desejos ímpios e enganosos do mundo, de nossa carne e do Diabo. É uma igreja que procura se conformar sempre à Palavra de Deus” (O que é uma Igreja Saudável, Fiel – pg.36)

Como pastor eu sei que não existe igreja perfeita e nem vai existir – homens lideram e homens fazem parte dela, mas deve ser sempre nosso maior objetivo fazer com a igreja local seja profundamente conformada a Palavra de Deus e não aos estilos e modas que o mundo oferece.

Essa observação leva ao primeiro ponto: para uma igreja ser saudavelmente conformada com a Palavra é necessário que a Bíblia seja o alicerce. Podemos ver se a Bíblia é o alicerce através de uma pregação séria e uma sã teologia/doutrina por parte dos pregadores.

I – UM ENTENDIMENTO BÍBLICO DA PREGAÇÃO E DA SÃ DOUTRINA (presbíteros/pastores)

“Se uma igreja saudável é uma congregação que manifesta crescentemente o caráter de Deus, conforme ele é revelado em Sua Palavra, a atitude mais óbvia que devemos usar para começarmos a edificar uma igreja saudável é exortarmos os cristãos a atentarem à Palavra de Deus. Ela é a fonte de toda a vida e saúde da igreja. A palavra de Deus alimenta, desenvolve e preserva o entendimento da igreja quanto ao próprio evangelho” (pg.57).

Hoje em dia a pregação está sendo trocada por atividades, por danças, por música, teatro, vídeos. Alguns ‘pastores’ não querem ser chamados de pregadores, mas sim de palestrantes. Não são mais pregadores e mestres, mas sim apresentadores de programas.

A Palavra de Deus tem sido desprezada, negligenciada e trocada por outras coisas de menos valor. Como conseqüência nós podemos ver a superficialidade na vida pessoal dos que se dizem cristãos e na vida da igreja.

O profeta Oséias nos diz que, “um povo sem entendimento precipita-se à ruína!” (Os 4:14) e que o povo sem conhecimento é destruído (4:6).

Veja o que Deus fala através de Jeremias, “O meu povo é tolo, eles não me conhecem. São crianças insensatas que nada compreendem. São hábeis para praticar o mal, mas não sabem fazer o bem.” (4:22).

Conhecemos a Deus por meio do lugar que Ele nos providenciou – a Bíblia!

Sem o conhecimento da Palavra de Deus o povo é destruído, por isso é obrigação do presbítero/pastor ensinar-pregar a Palavra de Deus!

Como deve ser feito esse ensino-pregação?

EXPONDO as Escrituras!

O título ‘pastor’ é por causa da função específica de nutrir e alimentar o rebanho de Cristo!

a – A PREGAÇÃO CORRETA PARA UMA IGREJA SAUDÁVEL

O melhor e mais fiel método de pregação é a Pregação Expositiva, onde o pregador expõe o texto bíblico por completo.

Todo contexto da passagem, todo o contexto bíblico é levado em conta. Toda palavra do texto é abordada.

Jesus disse, “Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’".” (Mt 4.4)

TODA PALAVRA – até mesmo as conjunções, advérbios e preposições são importantes.

Em uma pregação fielmente expositiva – todas as palavras têm peso e importância!

A pregação expositiva faz do texto bíblico o sermão. O versículo é quem deve ditar toda a pregação.

“Pregação que faz do ponto principal do texto o ponto principal da pregação faz com que os planos de Deus reinem na igreja, e não os do pregador”.(http://www.9marks.org/what-are-the-9marks/preaching)

Com esse tipo de pregação o pregador não foge dos assuntos difíceis e não prega constantemente o que ele sente de pregar.

Esse tipo de pregação requer mais tempo de estudo e preparação, por isso muitos ignoram essa pregação hoje em dia. Requer muito tempo e dedicação – estudar a passagem em seu contexto literário, histórico, estudar lingüística, história de interpretações!

Em Neemias 8:7-12 temos um exemplo de algo muito semelhante a uma pregação expositiva: “Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali. Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido...12Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para comemorar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas.

Lucas 24 fala de Jesus expondo as Escrituras para dois discípulos na estrada de Emaus – v.27 E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras... v.32Perguntaram-se um ao outro: "Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha (διανοίγω - abrir a Palavra)as Escrituras? " – Jesus abria os versículos.

A autoridade do pregador expositivo começa e termina nas Escrituras” (Dever, 58).

Quando eu prego meu foco é todo na PALAVRA de Deus e não em experiências, conhecimentos, histórias e piadas.

Eu prego a Palavra expositivamente, pois:

A PALAVRA SANTIFICA – Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (Jo 17.17)

REGENERA – Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. (I Pe 1.23)

AMADURECE – Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. (Heb 5.12)

Por isso eu prego a palavra de forma expositiva!

Mas não basta somente pregar a Palavra de forma correta. Você deve pregar a coisa correta!

Uma igreja saudável não se preocupa só COMO o pregador prega, mas O QUE ele prega.

b – A TEOLOGIA CORRETA PARA UMA IGREJA SAUDÁVEL

Sem uma teologia bíblica correta o pregador tem a chance de interpretar um versículo sem se preocupar com todo o ensino bíblico – criando falsas promessas e falsas expectativas.

Uma teologia correta – sã doutrina é essencial para uma igreja que busca ser bíblica.

Em dias que doutrinas são seriamente desprezadas – a Bíblia nos mostra uma outra realidade: a necessidade de boas doutrinas!

“Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido.” (I Ti 4.6)

BOA DOUTRINA καλῆς διδασκαλίας – Linda-Boa doutrina/ensino

Tito 2:1 - Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina / Σὺ δὲ λάλει πρέπει τῇ ὑγιαινούσῃ διδασκαλίᾳ. – sã = saudável

A igreja NECESSITA sã doutrina – doutrina saudável! A teologia que é linda e é confiável – fiel à Bíblia.

Ter um conhecimento fiel do caráter, dos atributos de Deus, um entendimento correto de antropologia, cristologia, soteriologia, escatologia – são essenciais.

O principio de uma teologia saudável é uma boa teologia = estudo de Deus – quem é Deus? Ele é soberano? Ele é criador? Ele é santo/

Aqui temos como a sã teologia – a teologia reformada. Cremos que teologia reformada é a mais fiel à Palavra – colocando Deus no lugar dEle (soberanos sobre tudo e todos) e o homem no seu devido lugar (criatura de Deus e sem a regeneração é totalmente morto em transgressão).

** Muito da sã doutrina vem de um entendimento correto do Evangelho!

Uma igreja saudável precisa conhecer o Senhor da Igreja – Jesus!

Estudar Jesus é fundamental. Conhecer as palavras e a vida de Jesus.

O Evangelho é o âmago do cristianismo – por isso um entendimento do Evangelho é NECESSÁRIO!

Quem é Jesus? – Ele está morto? Ele está vivo? Ele está reinando?

Quem foi Jesus? – Só um bom mestre? Um bom exemplo? Um bom rabino? Deus?

Por que Ele veio? – Para trazer uma revolução no judaísmo? Para prosperar sua vida nessa terra? Para trazer paz a todos?

O que é Salvação trazida por Jesus?

Quem pode nos salvar da justa ira de Deus?

Por que Ele trouxe salvação?

Qual o preço para seguir esse Jesus?

Um entendimento verdadeiro do Evangelho é fundamental para a saúde de uma igreja! Por isso começamos a Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria com um estudo completo no Evangelho de Marcos aos domingos e com o estudo do que cremos ser a sã doutrina às quintas-feiras à noite.

II – UM ENTENDIMENTO BÍBLICO DE MEMBRESIA NA IGREJA (membros)

Hoje em dia as pessoas não querem ter compromissos sérios. Muitas igrejas têm milhares de pessoas durante os cultos, mas a triste realidade é que desses milhares apenas algumas poucas dezenas são verdadeiros membros dessas igrejas.

Conheci várias pessoas que diziam e dizem que não precisam ir na igreja para serem cristãos. Eles dizem, “Eu oro e leio a Bíblia na minha casa. Não preciso ir todo domingo na igreja e ficar cercado de hipócritas! Jesus vê meu coração.”

A realidade é uma só vivemos em dias egoístas e as pessoas rejeitam todo tipo de compromisso que requer esforço para o bem-estar de outras pessoas.

Para começar um estudo sobre membresia na igreja você precisa definir o que é ser cristão.

CRISTÃO = é uma pessoa que foi reconciliada com Deus através da vida e morte de Jesus Cristo (Rom 5.1). O cristão é declarado justo diante de um Deus santo e justo devido a justiça de Jesus que é imputada na pessoa que crê que Jesus é o único mediador entre Deus e homem e o único salvador da humanidade. E uma vez que essa pessoa é justificada ela é ordenada a viver uma vida de santidade e submissão a Jesus.

Mas isso não é tudo! O cristão não foi só reconciliado com Deus, mas foi também reconciliado com o POVO de DEUS!

“Ser reconciliado com Deus por meio de Cristo significa ser reconciliado com todos aqueles que estão reconciliados com Deus.” (Dever, 22)

· Você foi adotado em UMA FAMÍLIA (Ef.1.5; Heb 2.11) – “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,” (Ef 2:19)

Uma família saudável conhece os membros, ajuda, ama um ao outro. Uma família segue as regras impostas pelo Cabeça da casa.

· Você, cristão, faz parte de UM CORPO – “Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.” (Rom 12.4-5) Você não pode amputar as partes do corpo que você não gosta!

Dentro de uma família as pessoas têm responsabilidades. Em um corpo os membros têm funções.

Um templo/construção possui tijolos e construtores. Um rebanho possui ovelhas e pastores. Uma vinha, uvas e agricultores!

A – O QUE É MEMBRESIA?

Ser membro de uma igreja é o compromisso que todo cristão deve ter de PARTICIPAR, AMAR, SERVIR E SE SUBMETER na igreja local. Acróstico:PASS

B – ONDE ESTÁ ISSO NA BÍBLIA?

1 – O EXEMPLO DA IGREJA PRIMITIVA = As pessoas que eram salvas, elas eram acrescentadas à igreja. Uma vez que essa pessoa era acrescentada, ela tinha comunhão-contato com as outras pessoas da igreja (At 2.42).

2 – LISTAS DE NOMES = Pós podemos ver na Bíblia que havia listas com os nomes das viúvas pertencentes às igrejas. Elas eram cadastradas como viúvas (I Ti 5.9).

3 – CARTAS DE RECOMENDAÇÕES = Quando os cristãos mudavam-se para outros lugares, eles levavam cartas de recomendações – esclarecendo que eles eram membros de outras igrejas (At 18.27)

4 – EXISTÊNCIA DE UM GOVERNO NAS IGREJAS = As igrejas locais devem ser governadas por líderes biblicamente qualificados. Esses líderes serão cobrados pela vida de cada membro (Heb 13.17 - Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. .I Pe 5.3 - Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.). A existência de pastores que serão cobrados requer a existência de ovelhas – membros nas igrejas.

Como você obedecerá ao mandamento de Hebreus 13.17 se você não tem líder espiritual nenhum sobre a sua vida?

5 – EXISTÊNCIA DE DISCIPLINA NA IGREJA = Por haver disciplina na igreja (pessoas são excluídas da igreja) é necessário que haja membresia.

Mat 18:17 – Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.--

I Cor 5:1-13 - 4Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo,5 entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor.--

Não se pode excluir formalmente alguém, se antes ele não estiver formalmente incluído.

A igreja deve ter membros que se conhecem e líderes que cuidam desses membros.

MEMBRESIA INCLUI:

RESPONSABILIDADE PARA COM OUTROS MEMBROS:

ACuidado com todos os outros membros. Amor para com todos. (I Jo 4.20-21- Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão)

BRespeitar as pessoas de forma radical Fil 2.3 - Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.

Rom 12.10 - Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.

Rom 15.7 – Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma como Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.

Col 3.13 - Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

RESPONSABILIDADE PARA COM A LIDERANÇA:

CSubmeter-se a Liderança da Igreja - Heb 13.17 - Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.

DSuporte/Apoio financeiro – o trabalho de estudar e pregar a Palavra é árduo e a Bíblia ordena que os líderes recebam um salário.

I Tim 5.17-18 – Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino, pois a Escritura diz: "Não amordace o boi enquanto está debulhando o cereal", e "o trabalhador merece o seu salário".

I Cor 9.7-14 - 13 Vocês não sabem que aqueles que trabalham no templo alimentam-se das coisas do templo, e que os que servem diante do altar participam do que é oferecido no altar?14 Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho.

Mat 10.10 – não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.

Quando você não ajuda no salário dos pastores que alimentam a sua alma, você está desobedecendo a Palavra e desonrando os líderes.

Quem gostaria de trabalhar um mês inteiro e no fim do mês o patrão chegasse e falasse, “Olha esse mês eu não tenho dinheiro para te pagar!”?

O trabalho de cuidar e alimentar o rebanho de Deus é sério e o mais rigoroso de todos, por que o ministro que se dedica ao ensino não é priorizado pela igreja?

Se você não quer responsabilidade, se você não quer se submeter, se você não quer ser cobrado, se você não quer ser disciplinado, se você não quer ser amado e cuidado – então aqui não é o seu lugar. Por mais que você goste da pregação, da musica, do amor – se você não quer ter compromisso sério, você precisa procurar outro lugar.

Somente estando firmemente ligado a uma igreja você poderá usar seus dons espirituais, ser ajudado, ajudar e obedecer fielmente a Palavra de Deus.

III – UM ENTENDIMENTO BÍBLICO DE DISCIPLINA NA IGREJA (ambos)

A terceira característica de uma igreja saudável é a disciplina.

Devido a grande superficialidade e tentação de fazer com que as igrejas se “inchem” de pessoas – uma das primeiras coisas a ser eliminada é a disciplina.

A – O QUE É DISCIPLINA:

1 “Em um sentido mais amplo disciplina eclesiástica é tudo o que a igreja faz para ajudar os membros a buscarem santidade e lutarem contra o pecado. Pregação, ensino, oração, adoração comunitária, comunhão com irmãos e liderança são todos meios de disciplina eclesiástica.” (http://www.9marks.org/what-are-the-9marks/discipline)

A disciplina na igreja começa em casa! Como?

* Os pais/maridos devem se disciplinar – viver uma vida de santidade, ser exemplos de cristãos. Assim como as mães/esposas devem corrigir os hábitos pecaminosos e buscar a santidade.

* Os pais devem educar as crianças na Palavra do Senhor. Os pais devem disciplinar com amor – mostrar que o pecado é uma ofensa contra Deus e que o pecado é punido (com disciplina física).

Ef 6.4 – Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Prov 22:6 - Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. 15 A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela.

2 Em um sentido mais restrito, a disciplina eclesiástica é o ato de punir o pecado no corpo da Igreja – correndo o risco de expulsar o membro que professa ser cristão caso não haja arrependimento.

PROPÓSITOS:

I – SANTIFICAR O SANTUÁRIO DE DEUS = O objetivo primário da disciplina na igreja é manter a igreja refletindo o santo caráter de Cristo.

A igreja foi criada por Deus não para que as pessoas se sintam bem e confortadas – mas para que reflita a glória e o caráter desse Deus santo!

Enquanto as pessoas não entenderem que a igreja deve refletir toda a santidade de Deus as igrejas continuarão inoperantes, pois não têm o poder que vem da presença santo do Espírito Santo.

O pecado é muito sério, não é brincadeira! Pecado é transgressão contra um Deus que é totalmente santo! Pecado deve ser combatido de todas as formas!

** Para entender disciplina na igreja é necessário entender a gravidade do pecado e quão agressivo ele é para com Deus.

II – RESTAURAÇÃO DO PECADOR = O segundo propósito da disciplina na igreja é a restauração do pecador. Quando alguém é disciplinado o foco é o arrependimento e a volta aos caminhos de Jesus.

ONDE ENCONTRAMOS ISSO NA BÍBLIA:

O Senhor da igreja, Jesus, nos deu uma ordem muito clara sobre isso (Mt 18.15-18):

“15 Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. 16Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’.17 Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.18 Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.19 "Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.20 Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles.”

Na Oração do Pai Nosso, Jesus ensina que devemos pedir para que a vontade de Deus seja feita na terra como é feita no Céu. O único lugar onde isso pode ocorrer é na IGREJA. Só a igreja pode ser santa como é o céu. A vontade de Deus é que sejamos santos.

Vejas os critérios dados por Jesus:

PASSO 1 (v.15 Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro

) – Um a um, você vai sozinho e confronta o pecado desse irmão com toda compaixão e amor.

“Se ele ouvir...você ganhou seu irmão” – se você é obediente à Palavra e seu irmão te ouve e se arrepende – ‘você ganhou seu irmão’ – a palavra ‘ganhou’ quer dizer que você conseguiu algo de imenso valor.

PASSO 2 (16Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’.) Se você confrontou o pecado, mas a pessoa ignorou e rejeitou a sua correção – então você deve chamar uma ou duas outras testemunhas. A presença de mais testemunhas serve para proteger tanto o acusado como o acusador.

** Veja a misericórdia Deus nesse processo. Ainda está tudo em particular!

PASSO 3 (v.17 Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja) – O terceiro passo é comunicar os líderes/pastores e esses irão comunicar a igreja. A exortação sai da esfera privada e se torna pública. Os presbíteros investigam o caso e se for o caso de pecado sem arrependimento eles avisam a igreja e os membros da igreja agora ficam sabendo o que está acontecendo

PASSO 4 (V.17 e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.) – O ultimo passo é excluir (ostracismo) esse membro da igreja. Não tem mais comunhão cristã com a pessoa. Ser considerado com ‘pagão’ é dizer que essa pessoa não pertence a comunidade da aliança. ‘Publicano’ era desprezado pelos judeus. Então Jesus está dizendo que a pessoa não tem participação nas bênçãos e comunhão da igreja.

v.18 -20 - Digo-lhes a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu.19 "Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.20 Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles. --

v.18 - ‘Ligar/Prender (proibir) e Desligar/Soltar (permitir)’ eram expressões rabínicas para o que era ou não permitido: nesse caso o assunto é arrependimento.

Se a pessoa se arrepende ela está desligada do pecado e os líderes da igreja têm toda autoridade para afirmar isso.

Se a pessoa não se arrependeu ela está ligada ao pecado.

Veja que o que foi declarado aqui já foi no céu! O pecado arrependido já foi declarado no Céu e depois é declarado na terra (IJo 1.9-10 - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.)

v.19 – 20 --- Veja que o contexto não é reunião de oração. Quando você ora sozinho Jesus está com você! Onde houver essas testemunhas para confrontar o pecado, ali está Deus! O Espírito Santo está presente em santidade!

Depois Jesus continua falando sobre o perdão. Se a pessoa se arrepender a igreja deve estar pronta para receber!

Jesus ordena a disciplina na igreja para que ela seja santa!

Outras passagens sobre Disciplina na Igreja:

I Corintios 5:1-13 - Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai.2 E vocês estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez isso?3 Apesar de eu não estar presente fisicamente, estou com vocês em espírito. E já condenei aquele que fez isso, como se estivesse presente.4 Quando vocês estiverem reunidos em nome de nosso Senhor Jesus, estando eu com vocês em espírito, estando presente também o poder de nosso Senhor Jesus Cristo,5 entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor...7 Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado...9 Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais.10 Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo.11 Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer.12 Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro?13 Deus julgará os de fora. "Expulsem esse perverso do meio de vocês".

Problema de imoralidade sexual na igreja, o pecado foi confrontado por Paulo e não houve arrependimento e nem ação por parte dos irmãos. A igreja continuou aceitando o estilo de vida desse membro.

Paulo ordena que esse homem seja colocado fora da igreja!

Mas veja que o propósito é purificar a igreja (v.7) e a restauração do espírito desse homem – v.5! Paulo espera que de alguma forma – através de dor, sofrimento ou humilhação esse homem venha se arrepender!

II Cor 2.6 - A punição que lhe foi imposta pela maioria é suficiente.7 Agora, pelo contrário, vocês devem perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja dominado por excessiva tristeza.8 Portanto, eu lhes recomendo que reafirmem o amor que têm por ele..

II Tess 3:14-15 - 14Se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, marquem-no e não se associem com ele, para que se sinta envergonhado;15 contudo, não o considerem como inimigo, mas chamem a atenção dele como irmão.

I Timóteo 1.20 - Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. -

Falsos mestres são expulsos da igreja!

Por que a repreensão se torna pública?

I Tim 5.20 - 19 Não aceite acusação contra um presbítero, se não for apoiada por duas ou três testemunhas.20 Os que pecarem deverão ser repreendidos em público, para que os demais também temam.

Tito 3.19-20 – Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor.20 Quanto àquele que provoca divisões, advirta-o uma e duas vezes. Depois disso, rejeite-o.

O que muitas pessoas não gostam de aceitar é que Deus usa seres humanos para santificar a igreja.

As pessoas gostam de alegar, “que não podemos julgar as pessoas!”, mas Deus usa pessoas como instrumento de julgamento: usa o Estado e usa a igreja para com seu povo!

QUANDO DEVE HAVER DISCIPLINA?

2 coisas destroem a santidade de uma igreja: 1- heresia/erro doutrinário; 2 – pecado/imoralidade (não só sexual) – divisões, abandono de família, calúnia, trapaça, fornicação, adultério, agressividade.

O foco da disciplina é a gloria de Deus, a santidade da igreja de Cristo e a restauração do pecador.

** Obs. Veja que isso não é trabalho primariamente do pastor. Jesus diz que se você vê seu irmão em pecado – você deve ir (sem falar com ninguém antes, sem fofocar) e conversar com a pessoa ; se ela não te ouvir, então leve outras duas pessoa de confiança e sem fofoca para que se mantenha privado. Só depois que você deve conversar com o presbítero! Não venha direto para mim que eu não vou ouvir! Seja obediente à Palavra!

CONCLUSÃO:

Uma igreja saudável é o que almejamos! Uma igreja verdadeiramente bíblica.

Pregação expositiva baseada em sã doutrina. Seriedade na membresia – ser membros fiéis e radicais! Amor e seriedade na disciplina – para que a igreja seja santa e que o pecador seja restaurado.

Bons artigos sobre os tópicos:

http://www.gty.org/media/pdf/Church_Discipline.pdf

http://www.9marks.org/what-are-the-9marks/preaching

http://www.9marks.org/

http://www.gty.org/media/pdf/Church_Membership.pdf