segunda-feira, 15 de outubro de 2012

I Timóteo 3:8-13 - A "Excelente Posição" do Diácono na Igreja

Passagem: Timóteo 3:8-13
Título: A "Excelente Posição" do Diácono na Igreja
Pregado na manhã de domingo, do dia 14 de outubro de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

I Tm 3:8-13 8 Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos. 9 Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa. 10 Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos. 11 As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo. 12 O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa. 13 Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus.

Introdução:
Um dos piores males das igrejas em nossos dias é a invasão e a contaminação das filosofias mundanas de negócios, business e do comércio dentro da Noiva de Cristo. Muitos têm desprezado os claros ensinos bíblicos sobre o caráter, o modo e o tipo de liderança que deve haver na igreja e estão implantando meios mundanos. John MacArthur em um de seus artigos diz, “Alguns líderes modernos de igrejas imaginam-se a si mesmos como homens de negócios, personalidades da mídia, promovedores de entretenimento, psicólogos, filósofos ou advogados. Essas ideias e conceitos se contrastam, nitidamente, em todos os seus detalhes, com o tom da simbologia que as Escrituras utilizam para descrever os líderes espirituais. Por exemplo, em 2 Timóteo 2, o apóstolo Paulo empregou 7 metáforas para descrever os rigores do ministério de liderança. Ele apresenta o pastor como um mestre (v. 2), um soldado (v. 3), um atleta (v. 5), um agricultor (v. 6), um obreiro trabalhador (v. 15), um vaso (vv. 20-21) e um escravo (v. 24). Todas essas figuras evocam ideias de sacrifício, labor, serviço e arduidade. Elas nos falam, de modo eloquente, sobre as responsabilidades complexas e diversas envolvidas no ministério de liderar. Nenhuma delas transforma o ministério de liderança em algo esplendoroso [aos olhos do mundo].(http://www.editorafiel.com.br/artigos_detalhes.php?id=170).

Nesse sermão focaremos no segundo ofício permanente dado por Jesus para a Sua igreja – o ofício do diácono. Esse termo e ofício têm sido banalizados, desprezados e trocados por termos não bíblicos. O ofício bíblico de diácono está passando por uma crise e, por isso, é mais que necessário que a igreja volte a Palavra (Sola Scriptura) e resgate a maravilhosa importância desse cargo estabelecido pelo Dono da igreja! [v.13 Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus]

É PARA TODOS:
Todo cristão deve ser um servo de Cristo e do Seu Reino. A palavra ‘diácono’ de um modo geral e genérico reflete a obrigatoriedade de todo cristão – ser um servo (Gk. διάκονος)!
Mc 9:35 [contexto: discussão sobre quem seria o maior no Reino de Deus] Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo (διάκονος) de todos"; Jo 12:26 Quem me serve (diakoneo) precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo (diakonos) também estará. Aquele que me serve (diakoneo), meu Pai o honrará; I Pe 4:10 Cada um exerça o dom que recebeu para servir (diakoneo) aos outros

A lista de qualificações dadas por Paulo em I Timóteo 3:8-13 é uma lista de qualidades que deve ser aspirada, buscada e vivida por TODOS os cristãos! Assim como as listas de Gálatas 5 (o fruto do Espírito, versículos 22-23), I Coríntios 13 e Mateus 5 esta lista deve ser copiada, lida e aspirada por todos aqui!

Essa lista apresenta o padrão de maturidade espiritual que todos os cristãos devem buscar.” (Steve Lawson)

Que os jovens busquem essas qualificações! Que as solteiras busquem homens com essas qualificações! Que os casais estimulem e incentivem um ao outro a estarem se conformando as essas qualificações. Que os homens não cessem de buscar e aspirar tais características.

Contextualização:
A carta de I Timóteo é uma das Cartas Pastorais de Paulo (juntamente com Tito e II Timóteo). Após ser libertado do encarceramento em Roma (Atos 28 – por volta de 63 d.C.) Paulo começou a sua ‘Quarta Viagem Missionária’. O apóstolo foi para Éfeso e lá deixou Timóteo e depois partiu para a Macedônia (I Tm 1:3). Timóteo ficou em Éfeso para colocar ordem nas igrejas daquela região: falsos ensinos e outros problemas eclesiásticos estavam ocorrendo lá. Paulo fez o mesmo com Tito, deixando-o em Creta (Tt 1:5). Essa carta de Paulo foi escrita para encorajar e auxiliar o jovem Timóteo no que fazer em meio às dificuldades das igrejas.

A exortação do capítulo 3 sobre a qualificação para os ofícios flui dos assuntos tratados em 2:8-13 sobre adoração no culto. Em 2:11-12 Paulo proibiu as mulheres de exercerem o papel de pregadoras-mestras nas igrejas e agora em 3:1-13 ele define quem são os líderes e quem são os responsáveis pela liderança na igreja. 

Divisão do Estudo:
I – o caráter do diácono (VS.8-10)
II – A esposa do diácono e a vida no lar (VS.11-12)
iii – a recompensa (v.13)

I – o caráter DO DiÁCONO (VS.8-10)
8 Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos. 9 Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa. 10 Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos.

IGUALMENTE” --- A palavra ‘igualmente’ nos leva aos primeiros versículos do capítulo 3, mostrando que Paulo está lidando com outro ofício permanente para a igreja. Nos primeiros sete versículos o apóstolo tratou sobre o ofício do epíscopo (que é o mesmo que pastor, presbítero e bispo).

OS DIÁCONOS IGUALMENTE” --- Aqui o termo ‘diáconos’ trata do ofício na igreja. Paulo está tratando dos dois ofícios permanentes para a igreja: Pastorado e Diaconato.

O TERMO DIÁCONO:
A palavra ‘diácono’ significa servo. Como foi dito no começo todo cristão é um diácono de Cristo. De uma forma geral todos os cristãos são diáconos. Mas o versículo 8 e Filipenses 1:1 nos mostram que a palavra ‘diácono’ também tem um sentido mais restrito que trata do ofício, ou seja o diaconato.

Apesar de todos os cristãos serem ‘diáconos’ (servos) alguns homens têm o chamado para servirem de forma oficial na igreja local. O ofício do diaconato tem por objetivo facilitar a propagação do Evangelho de forma bem prática.

DIÁCONO - διάκονος- alguém que serve, executa o comando de outra pessoa.

“diaconia” – serviço cristão, responsabilidade de todos os cristãos.
“diaconato” – ofício especial instituído na igreja.

Observações Importantes:
*O diaconato não é de maneira nenhuma inferior (nem superior) ao de pastor. Os dois ofícios complementam e completam um ao outro.
*O diácono não é um pastor em treinamento.
*O diácono não é colocado no ofício na tentativa de forçar a pessoa a servir ao Senhor.

II Tm 3:8-13: A lista de qualificações é basicamente a mesma que a de presbíteros! Veja como ele começa: “Os diáconos igualmente devem ser...” (v.8) – iguais aos presbíteros!

A grande semelhança de critérios para com os diáconos deve nos desencorajar a selecionar esses líderes com base nas aptidões práticas. Eles devem ser tão espirituais quanto os presbíteros.(Craig Blomberg, From Pentecost to Patmos, B&H, pg. 367).

“Qual a parte, se é que há alguma, que os diáconos deveriam ter em pastorear uma igreja? Fica claro pela lista em I Tm 3 que o ofício de diácono é perpétuo para o benefício do rebanho... Quando o material bíblico é levado em consideração, fica claro que a distinção pode ser feita entre o trabalho de um presbítero e o de um diácono. De forma ampla pode-se dizer que, o presbítero é responsável pela supervisão espiritual geral da congregação, enquanto os diáconos devem se preocupar primeiramente com as preocupações físicas e materiais do rebanho. Os ofícios de presbítero e diácono juntos representam o cuidado compreensivo que Cristo providenciou para o seu rebanho.” (Timothy Witmer, The Shepherd Leader, P&R, pg.208)

PROVÁVEL SURGIMENTO DO DIACONATO:
Em Atos 6 nós temos o princípio desse ofício. Apesar de que em nenhum lugar os sete homens são chamados de diáconos, essa história ilustra e aponta para a importância que teria o ministério dos diáconos. At 6:1-7 1 Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento. 2 Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir [διακονέω] às mesas.3 Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa 4 e nos dedicaremos à oração e ao ministério [διακονία] da palavra".5 Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia. 6 Apresentaram esses homens aos apóstolos, os quais oraram e lhes impuseram as mãos. 7 Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé.
                  
A – O PROBLEMA: Uma séria acusação de que as viúvas gregas estavam sendo desprezadas. A igreja estava passando por uma profunda crise, com o risco de divisão por causa de favoritismo. Com isso os apóstolos não conseguiam mais se dedicarem ao estudo da Palavra e à oração (v.2).

B – A SOLUÇÃO: Escolher sete homens para fazer essa tarefa de cuidado físico e espiritual e distribuição de alimento (v.3). 

C – QUE TIPO DE HOMENS FORAM ESCOLHIDOS: (v.3)
1 – BOA REPUTAÇÃO; 2 – CHEIOS DO ESPÍRITO; 3 – CHEIOS DE SABEDORIA
Veja que não diz nada sobre aptidão financeira nem aptidão administrativa – o foco é todo no caráter cristão. Um caráter aprovado é muito mais importante que qualquer aptidão externa.

Essas qualidades são requeridas para todos os cristãos!

Essas 3 características são mais elaboradas em I Timóteo 3:8-13.

*As funções dos apóstolos de ensinar e orar foram transmitidas aos presbíteros e a função de servir as necessidades físicas foi incumbida aos diáconos.

** Os diáconos não servem aos pastores, mas a igreja! A função dos diáconos é servir a igreja da forma que eles foram chamados e os pastores da forma que foram ordenados.

“A continuidade dos ofícios de presbítero e diácono reflete essa divisão de serviços para o benefício do rebanho. A importância do ofício de diácono e a sabedoria requerida são aparentes não só das listas de qualificações encontrada em Atos 6, mas também da lista em I Timóteo 3:8-13, onde as qualificações são virtualmente idênticas para a qualificação de um presbítero, exceto que os presbíteros devem ser ‘aptos para ensinarem’ (ITm3:2)”  (Timothy Witmer, The Shepherd Leader, P&R, pg.208)

A IMPORTÂNCIA DO CARÁTER:
Atos 6 e I Timóteo 3 nos mostram que o foco está todo no caráter, no interior da pessoa.
Muitos acham que o diácono deve ser aquela pessoa que serve. Muitos homens são ordenados como diáconos simplesmente porque eles se assemelham as formigas – estão sempre trabalhando. Com certeza a disposição em servir e a vontade de por a mão na obra é fundamental para exercer tal ofício, mas a disposição de trabalhar e o dom de arrumar, organizar e servir não são tudo! O Senhor está preocupado 100% com o caráter da pessoa. A lista de qualificação não foca em nenhuma habilidade física – Deus não requer que a pessoa seja formada em administração, nem em contabilidade, não precisa ser engenheiro e nem ter nenhuma outra aptidão física. O foco está todo no caráter do diácono!

Por que Deus se preocupa com o caráter da liderança? Pois se a liderança é composta de homens autoritários, obcecados por posições de prestígio a igreja seguirá o mesmo caminho. Se há imoralidade na vida da liderança, com certeza haverá imoralidade na igreja. Se os pastores são servos, homens apaixonados pela Palavra, a igreja será marcada pelo serviço e paixão pela Bíblia. Presbíteros obcecados por milagres e prosperidade – a igreja seguirá o mesmo exemplo. Por isso o foco da lista é todo no caráter do homem que aspira por esse ofício!
De acordo com Atos 6:8- 7:60 nós vemos que o diácono tem toda a liberdade de ensinar a Palavra. Apesar do ensino não ser a responsabilidade primária dos diáconos, eles não são proibidos dessa tarefa (desde que sejam homens).

Olhe a lista de qualificação ministerial! “Quantas dessas qualificações estão relacionadas com a competência ministerial? Apenas ‘ser capaz de ensinar’ se relaciona com a aptidão ministerial. Todas as outras qualificações claramente refletem a importância de um caráter piedoso.” (Timothy Witmer, The Shepherd Leader, P&R, pg.208)
A lista de qualificação para os diáconos – assim como com os pastores – mostra que o Senhor está preocupado com o coração desses homens.

** Você tem se preocupado com o seu caráter? Você tem se esforçado para ter um caráter aprovado por Deus e homens? Isso lhe tira o sono? Você tem se preocupado mais com o seu caráter ou com as suas aptidões?

1devem ser dignos ou “SEJAM HONESTOS” --- (Gk. σεμνός - sério, dignificado e honrável). A vida desse homem deve ser marcada pela seriedade para com as coisas do Senhor. Todo trabalho sério e importante requer seriedade. Você não quer um médico que fica fazendo palhaçada na sala de cirurgia, quanto menos alguém que trata da sua vida espiritual.
 
O diácono deve ser uma pessoa admirada pelo seu temor, reverência e comprometimento com o servir ao Reino de Deus!
* A seriedade para com as coisas de Deus inspira e demanda honra. Ele não pede honra, mas a sua vida atrai a dignidade das pessoas.

-- Você não quer um médico palhaço para cuidar da sua leucemia, você não gostaria de um comediante fazendo o trabalho funerário da sua esposa – a seriedade de certos ofícios exige a seriedade daqueles que o exercem. Pastores e diáconos devem ser homens sérios.

Eles devem ser homens que por meio do sério estilo de vida inspiram o respeito.(Barnes’ Notes on the Bible)

Alegres? Lógico! Felizes? Claro! Mas a vida exala a seriedade em servir e viver o Evangelho da Graça.

As próximas três qualificações estão relacionadas ao domínio próprio. “Um diácono deve evidenciar o controle sobre pecados constantes, que incluem, assim como o presbítero, problemas relacionados à bebida, dinheiro e linguagem verbal.(George KnightIII, The New International Greek Testament Commentary – Pastoral Epistles, Eerdmans, pg 167)
2 – “HOMENS DE PALAVRAouNÃO DE LÍNGUA DOBRE – (Gk. μὴ διλόγους). No grego a frase diz que o diácono não pode ser uma pessoa de dupla fala. Essa pessoa não pode falar de um jeito dentro da igreja e de outro fora da igreja. Dentro da igreja fala sobre doutrina, canta louvores e ora, mas fora a pessoa fala um monte de besteira, piadas sujas. O diácono precisa ser consistente em sua fala, sem hipocrisia!

Uma pessoa que não muda a fala de acordo com a situação. A fala é sincera. Essa característica envolve fofoca também. Não pode ser alguém fofoqueiro e nem de intrigas.

O falar da pessoa deve mostrar que Jesus Cristo é o seu amado Senhor – Ef 4:29 Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem; 5:3-4 Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. 4 Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.

3 – “NÃO AMIGOS DE MUITO VINHO – (Gk. μὴ οἴνῳ πολλῷ προσέχοντας). Alguém que dá muita atenção a coisas como bebida alcoólica. A frase no grego tem o sentido de alguém que dá muita atenção, tempo e força ao vício. O diácono de Cristo deve ser marcado pela atenção total nas coisas que são importantes ao seu Senhor.

Poderíamos mudar para, ‘não amigo de muito futebol, TV, filmes, internet...’

Um servo fiel precisa ter sua mente sóbria a todo o momento para servir ao seu Senhor.
Ao invés de ser amigo de vinho o diácono precisa ser amigo do Espírito Santo (Ef. 5:18).

4 – “NÃO AMIGOS DE LUCRO DESONESTO ou “não cobiçosos de torpe ganância”- (Gk. μὴ αἰσχροκερδεῖς). O problema aqui não é lucro, pois lucro é bom se usado e adquirido de forma correta.

O problema é como você tem tirado lucro das coisas? Sonegando imposto? Roubando? As pessoas querem fazer negócio com você?

Isso é de muita importância, pois muitas vezes os diáconos são responsáveis por lidar com as finanças.” (MacArthur)

Qual o remédio? I Tm 6:5-10: contentamento e gratidão!

5v.9APEGAR-SE AO MISTÉRIO DA FÉ COM A CONSCIÊNCIA LIMPA [ou Guardando o mistério da fé numa consciência pura ACF] – (Gk. ἔχοντας τὸ μυστήριον τῆς πίστεως ἐν καθαρᾷ συνειδήσει).
APEGAR” --- Tem sentido segurar com força, ter posse.
AO MISTÉRIO DA FÉ” --- O diácono deve ter posse do entendimento do Evangelho da Graça. Esse servo deve conhecer o seu Senhor. O termo ‘mistério da fé’ não se trata de algo místico, mas da revelação já dada pelo Espírito Santo aos regenerados por Ele sobre o Evangelho de Jesus (3:16; Ef 5:32).

Diáconos devem ser estudantes da Palavra. Eles devem ter a sã doutrina apegada ao seu ser.

Apesar da tarefa principal do diácono não ser o ensino da Palavra, mas os ministérios de misericórdia... há muitas ocasiões em que os diáconos instruirão as pessoas. Ele sem dúvida se apoiará na sabedoria e nos princípios das Escrituras... Se você deseja ser um diácono ou ter qualquer outro ministério na igreja, a sua preocupação primária deve ser com o conhecimento da Verdade e não com aptidões de administração.(Tabletalk Magazine, Junho de 2009, pg 40)

COM A CONSCIÊNCIA LIMPA” --- A sã doutrina e o mistério da fé devem ser colocados em práticas. Uma vez que eles se apegam à sã doutrina, eles devem colocar em prática! Quando a sã doutrina é aplicada, a consciência se torna limpa!

A confissão de um diácono não deve ser apenas um culto labial, mas algo que ele agarra com força tanto com a mente como com o coração. O diácono sem uma consciência limpa não tem a integridade necessária para fazer o seu trabalho bem feito.(Tabletalk Magazine, Junho de 2009, pg 40)

** A sua consciência está limpa? A sua consciência te traz alguma acusação?

II Co 1:12 Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

A consciência é limpa devido:
- ao estilo de vida. Uma pessoa que anda em santidade não se sentirá culpada.
- ao entendimento do perdão em Jesus e do arrependimento na caminhada cristã. O diácono se arrepende diante de Deus e homens e toma proveito do perdão na cruz.

6v.10DEVEM SER PRIMEIRAMENTE TESTADOS/EXPERIMENTADOS E DEPOIS, SE NÃO HOUVER NADA CONTRA ELES, QUE ATUEM COMO DIÁCONOS[ACF 10 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.] – O homem deve ser testado para ser aprovado.

DEVEM SER PRIMEIRAMENTE TESTADOS” --- O diácono não é colocado no ofício para que então ele comece a servir. O diaconato não é um teste para liderança! O homem que é colocado como diácono tem sido avaliado e aprovado.

O verbo no presente passivo implica em uma constante provação. O diácono deve ser constantemente testado!

Como um diácono é testado? A vida dele deve refletir uma vontade crescente em servir ao Senhor.

** Vejamos que Deus não estabelece um tempo, pois cada caso será diferente.

Todo cristão deve estar continuamente testando e examinando o seu próprio caráter (II Co 13:5)!

O TESTE PARA O DIACONATO:
1 – A pessoa deve demonstrar a todos um crescimento na fé e na graça. Esse homem deve demonstrar frutos de arrependimento e mudança. O caráter deve estar sendo transformado.

2 – Quão disposto esse homem está para servir ao Senhor? Quão cedo ele se levanta? Que horas ele chega e sai da igreja? O que ele faz para servir a igreja?

SE NÃO HOUVER NADA CONTRA ELES [se forem irrepreensíveis], QUE ATUEM COMO DIÁCONOS” --- Isso não quer dizer perfeição, de modo algum! Não existe líder perfeito, o único que existiu morreu para nos justificar – Jesus.

** Isso não é perfeição, mas alguém que não tenha acusação séria contra ele.

Perfeição não é o padrão, pois se fosse, nenhum homem estaria qualificado para servir a igreja de Cristo (I Jo 1:8-9). Ao invés disso, o presbítero ou diácono potenciais ao ofício tem uma vida de arrependimento, sem pecados graves e sem a tendência para com comportamentos pecaminosos que ele não esteja buscando corrigir.(Tabletalk Magazine, Junho de 2009, pg 45)

A questão é o coração do homem. Ne 9:8 [o chamado de Abraão] Viste que o coração dele era fiel.

Se não houver nenhuma falha grave ou pecado que desqualifica esse homem, em vista das qualificações já mencionadas, então que o deixem atuar como um diácono!

Se a pessoa não tem um estilo vida marcada pelo hábito dos pecados condenados, se esse homem tem sido transformado aos olhos da família dele e da igreja e se há a disposição em servir e ele já tem servido que ele atue como um diácono!

Todos nós deveríamos estar vivendo vidas que nos qualificam para servir o rebanho de Deus, independente se somos aceitos para a ordenação ou não.(Tabletalk Magazine, Junho de 2009, pg 45)

II – A ESPOSA DO DIÁCONO E A VIDA NO LAR (VS.11-12)
11 As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo. 12 O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa.
11 Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. 12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.

Há muita discussão sobre a quem Paulo está se referindo aqui. Há basicamente 3 interpretações: a) Paulo está falando sobre as mulheres que exercem o ofício de diaconisa; b) Trata de mulheres que ajudavam/assistiam os diáconos; c) Paulo está tratando das mulheres dos diáconos.

A melhor interpretação é que Paulo está falando sobre as mulheres dos diáconos. Para um forte argumento em favor dessa interpretação ver, Greorge W. Knight III, The New International Greek Testament Commentary – The Pastoral Epistles, Eerdmans, pgs. 170-172.

Como esposas dos diáconos elas também devem estar envolvidas com seus maridos à medida que eles buscam cumprir o serviço diaconal... Se as esposas são mencionadas por Paulo, então esse versículo se encaixa aqui como outra qualificação necessária para aquele que aspira ser um diácono e conduzirá sua vida com a assistência da sua esposa. Portanto as qualificações da esposa são partes e parcelas da qualificação dele como um διάκονος.” (Knight, p. 171)


7AS MULHERES DOS DIÁCONOS:
A – DIGNAS – Assim como os maridos, elas devem ser sérias, reverentes. Mulheres que são visivelmente cristãs e que inspiram outras mulheres.

Essas mulheres inspiram outras mulheres a serem santas!
A vida delas requer e exige respeito, pois elas são temerosas a Deus!

Você é vista com respeito? As pessoas admiram o seu modo de falar e comportar?

         B – NÃO CALUNIADORAS (Gk. μὴ διαβόλους). Não seja diabólica. Não podem ser mulheres que falam demais; fofocam. Fofoca e palavras inconvenientes fazem da pessoa uma pessoa diabólica.

Essa característica é de extrema importância, pois a esposa do diácono ouvirá e verá coisas pessoais sobre os membros da igreja e a última coisa que você quer é essas informações sendo passadas, ‘twitadas’ e reveladas.  

         C – SÓBRIAS – no vestir, no agir. O pensamento dela deve ser sem a intoxicação do mundo. Uma mulher de pensamento bíblico.

As roupas demonstram que ela não foi intoxicada com a sensualidade e a sexualidade brasileira e da cultura. As suas vestes revelam que você não está intoxicada com a sociedade?

As palavras da sua boca demonstram que você não está bêbada com o vinho mundano?

         D – CONFIÁVEIS/FIÉIS EM TUDO – elas devem ser fiéis em casa, na igreja – dignas de confiança. Uma mulher em quem se pode confiar.

** Você é uma pessoa confiável? As pessoas na igreja podem confiar em você?
Você é vista como uma pessoa fidedigna?
-- Os seus filhos confiam em você?
-- O seu marido confia em você, ou tem assuntos que ele evita por medo que caia em outros ouvidos?
-- As pessoas na igreja podem confessar as falhas para você?

A esposa é de extrema importância, pois assim como o presbítero (ou diácono? Ou ambos?), ela irá saber informações pessoais de membros da igreja; ela deve servir o marido para que ele possa servir no ofício que Deus o chamou na igreja!

Todos devem buscar o papel de um diácono, independente se ele servirá em um ofício ou simplesmente como um servo do Corpo de Cristo. As qualificações de I Timóteo 3 devem ser o objetivo e a diretriz de todo cristão.” (John MacArthur)


8 - MARIDO DE UMA SÓ MULHER – Assim como o presbítero, ele deve ser fiel à sua esposa: em ações, olhar e palavras! Ele deve refletir a fidelidade de Cristo para com a sua noiva. O diácono deve tratar a esposa com amor, carinho e prioridade.

9 – GOVERNAR BEM A CASA – O homem deve ser respeitado dentro de casa. Governar de forma bíblica a sua família.
A esposa e as crianças devem estar na igreja. Ele deve liderar devocionais em família!

O lar é o campo de treinamento para o homem que ministrará ao povo de Deus. Isso faz sentido, pois Paulo no versículo 15 nos lembra que a igreja é a ‘casa/família de Deus’. O homem que controla a sua casa e lidera a sua família com piedade pode fazer o mesmo para a família de Deus.(Tabletalk Magazine, Junho de 2009, pg 47)

III – A RECOMPENSA (V.13)
13 Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação/confiança na fé em Cristo Jesus.

 OS QUE SERVIREM BEM” --- Não é uma questão só de servir, mas servir com excelência! Ele não só serve, mas serve com toda força e amor!

A pessoa limpa, conta o dinheiro, direciona as pessoas, organiza a igreja com toda a força e zelo para que o Senhor seja glorificado.

ALCANÇARÃO UMA EXCELENTE POSIÇÃO” --- Quando você é um servo fiel e dedicado você tem a mais excelente posição!

O grego dessa sentença diz que o homem que serve com excelência conquista (adquirem como um bem) o lugar mais alto no pedestal.

Mc 10:42-45 -Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.43Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo [diakonos];44e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.45Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

A excelente posição vem com o excelente serviço. Você se humilha e o Senhor te exalta!

Os homens que servem bem ganham também ‘grande determinação na fé’. Quando alguém, independente se ele é um diácono, serve as pessoas com um amor por Cristo, a fé dele é fortalecida, ajudando o a proclamar com ousadia e intrepidez o Evangelho aos amigos e familiares.(Tabletalk)

Aos olhos do mundo a posição de servo é desprezada, vista como inútil e sem prestígio, mas aos olhos do Servo Sofredor aqueles que seguem os Seus passos conquistam a mais desejada posição!

CONCLUSÃO:

Que todos busquem essas qualificações. Independente se você aspira ou não o ofício, todo cristão é chamado a servir e ter essas características!

O ‘Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir’ (Mt.20:28) e por isso ser chamado para servir a igreja como um diácono é um dos maiores chamados que Cristo pode nos fazer. Mas mesmo aqueles entre nós que não são ordenados como diáconos devem sempre estar procurando por oportunidades para servir o povo de Deus e os seus vizinhos se devemos imitar a Jesus. Qual é a carência na sua igreja que você foi equipado de forma singular para supri-la? Você tem buscado suprir as necessidades das quais você foi capacitado por Deus para supri-las?(Tabletalk Magazine, Junho de 2009, pg 37)