segunda-feira, 16 de julho de 2012

Creio na Santa Igreja Universal

B – “CREIO NO ESPÍRITO SANTO; NA SANTA IGREJA UNIVERSAL / CATÓLICAsanctam ecclesiam catholicam

O credo já nos deu a oportunidade de estudarmos um pouco sobre a Teologia (estudo sobre Deus), Cristologia, Pneumatologia e agora estudaremos a Eclesiologia!

O Santo Espírito nos vivifica e nos leva a uma nova comunidade – a Igreja!

Há uma ligação lógica entre a obra do Espírito Santo e a constituição da Igreja. A palavra santo (Gk. hagios) tem o sentido de separado. Os cristãos ao nascerem e serem imersos no Espírito se tornam um povo separado.

1 Igreja: Gk. ἐκκλησίαek = fora + kaléō = chamar. A igreja é a assembleia daqueles que foram chamados para fora do mundo, para dentro do Corpo de Cristo.

O Parakletos [parakaleo] forma a Ekklesia [ekkaleo]!

A palavra inglesa ‘church’ é derivada da palavra grega kyrios (Senhor). Kyriakos = pertencente ao Senhor. A palavra escocesa kirk é a que mais se aproxima do original. Kurk (church) significa – aqueles que pertencem ao Senhor!

2 - SANTA: A igreja é santa, pois o Cabeça é Jesus! Ela é santa, pois ela é edificada por meio da Santa Palavra! Ela é santa, pois o Santo Espírito está agindo nela – santificando os cristãos! Ela é santa, pois foi o Santo Deus quem a instituiu!

Hoje, a igreja parece tudo [show, clube, empresa, circo, teatro] menos santa! E isso nos fala sobre duas coisas:
  1. A importância de nos esforçarmos em manter essa maravilhosa instituição santa e pura. Devemos nos esforçar mais para fazer brilhar a santidade da Noiva de Cristo.

  1. Nem todos os que confessam serem cristãos são realmente parte do povo de Deus! Há muitas igrejas que não são igrejas, são covis de ladrões e heresias. Nem todo lugar que tem uma placa com o nome de igreja é na verdade uma igreja de Cristo!

Chamamos a igreja de santa, pois ela é separada para o Noivo, Jesus (a palavra santa tem o sentido de separado) e porque o Santo Espírito está continuamente santificando e transformando os santos!

3 - IGREJA CATÓLICA?
O texto não diz Católica Romana, mas Católica! Católica significa universal! καθολικην εκκλησίαν -- do grego καθολικος = katholikos; com o significado de "geral" ou "universal".

A Igreja de Cristo é universal! Ela está em todos os lugares onde há cristãos! Há um contraste com Israel que era limitado a um território geográfico e um templo físico. A Igreja é universal, ela está presente em todo o mundo e é acessível a todos!

A igreja é católica pelo fato de não está restringida a nenhuma limitação de lugar e tempo. Na dispensação judaica, a igreja não era católica, mas local; seu centro estava em Jerusalém; ali tinha o seu templo, seu altar, seu sacerdócio. Porém, na nova dispensação a Igreja desborda toda a limitação local. “A hora vem, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade”. João 4.23. Em qualquer lugar da terra onde se encontra um crente, ali há um verdadeiro Templo do Senhor; ali pode Deus ser adorado em Espírito e em verdade.[J.C. Ryle – Igreja Segundo as Escrituras - http://bisporyle.blogspot.com.br/2010/06/igreja-segundo-as-escritura.html]

IGREJA LOCAL:
Não estamos falando da seita fundada por Witness Lee, mas da igreja local que vemos na Bíblia.
A Igreja é Universal (católica) por natureza, mas ela é manifestada em cada igreja local. Apesar da igreja ser universal, ela reflete sua vida e poder através das igrejas locais.
Gl 1:2 E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia: Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo; At 14:23 Paulo e Barnabé designaram-lhes presbíteros em cada igreja; 15:41 Passou, então, pela Síria e pela Cilícia, fortalecendo as igrejas; Rm 16:5 Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles (Áquila e Priscila); I Co 16:19 As igrejas da província da Ásia enviam-lhes saudações. Áqüila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles; Cl 4:15 Saúdem os irmãos de Laodicéia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa.

O livro de Apocalipse, capítulos 1-3, nos mostra como cada igreja local (cada candelabro) tem a sua importância e cuidado! O Senhor Jesus tem todos os candelabros em Sua mão e Ele anda entre eles, mostrando o zelo e cuidado para com cada igreja.

É impossível uma pessoa dizer que faz parte da igreja universal, mas não ter membresia em uma igreja local!


IGREJA CATÓLICA/UNIVERSAL
IGREJA LOCAL
COMPOSTA POR TODOS OS CRISTÃOS
COMPOSTA POR CRISTÃOS EM UMA LOCALIDADE
HÁ SÓ UMA
HÁ VÁRIAS
MEMBRESIA É CONCEDIDA POR MEIO
DO CHAMADO E ESCOLHA DIVINA
MEMBRESIA É CONCEDIDA POR
HOMENS
SÓ OS SALVOS POR DEUS FAZEM
PARTE
HÁ PESSOAS NÃO SALVAS
NÃO PODE SER DIVIDIDA
PODE SER DIVIDIDA
MORTE NÃO AFETA A MEMBRESIA
MORTE AFETA A MEMBRESIA
O MEMBRO NÃO PODE MUDAR PARA
OUTRA
O MEMBRO PODE MUDAR PARA
OUTRA
ORGANIZAÇÃO CELESTIAL – JESUS
GOVERNA
ORGANIZAÇÃO TERRENA – HOMENS
GOVERNAM



Sobre a Igreja Católica Ryle diz, “Esta é a única Igreja que possui verdadeira santidade. Seus membros são todos santos. Santos não meramente por terem professado a religião, ou santos no nome, ou no sentido de exercerem a caridade. Mas santos em ações e obras, em vida, realidade e verdade. São todos, mais ou menos, semelhantes ao grande Chefe. Esta é a única Igreja verdadeiramente católica. Não a Igreja de uma certa nação ou povo. Seus membros encontram-se por toda a parte, no mundo onde o Evangelho é recebido e crido. Não se encerra dentro dos limites de qualquer país, em formas particulares ou em regras de governo. Nesta Igreja não há diferença entre judeu e grego, preto e branco, episcopal e presbiteriano, mas a fé em Jesus Cristo é que é tudo. Seus membros virão reunir-se do norte, do sul, do oriente e do ocidente, no último dia e serão de todas as nações, nomes e reinos, povos e línguas, mas todos serão um em Jesus Cristo. Esta é a única Igreja verdadeiramente apostólica, pois foi edificada sobre o fundamento dos apóstolos e guarda a doutrina que eles pregaram. Os dois grandes pontos que seus membros conservam sempre diante dos olhos, são a fé apostólica e a prática apostólica. E a todo homem que fala em seguir os apóstolos, sem possuir estas duas coisas, consideram eles como o metal que soa ou o sino que tine. (J.C.Ryle – Que é a Igreja - http://bisporyle.blogspot.com.br/2011/03/que-e-igreja.html)

4NA SANTA IGREJA / EM UMA SANTA IGREJA:
O Credo foca em UMA igreja santa e universal. Ela é UMA, pois a igreja tem um só fundamento e cabeça – Jesus Cristo!
Ef 2:19-21 Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus (uma família), 20 edificados sobre o fundamento (um fundamento) dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular (uma pedra), 21 no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário (um santuário) santo no Senhor.

As igrejas, por mais diversidade que haja, se elas estão fundamentadas no Jesus revelado na Santa Palavra de Deus isto é, no Jesus pregado pelos apóstolos, apesar de serem várias elas são UMA só! Apesar das diferentes formas de governo, todas estão sob o governo do Grande Pastor, Jesus! Apesar das diferentes músicas, todas as igrejas verdadeiras cantam e exaltam o mesmo Cordeiro de Deus! Apesar das diferentes formas de batismo, todos os cristãos receberam um único batismo. Apesar de expressarmos nossa fé de formas diferentes, todos têm a mesma fé.
I Co 12:11-13 11 Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. 12 Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 13 Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito; Ef 4:4-6 Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6 um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.

A Igreja é santa, pois ela é consagrada a Deus; ela é católica, pois agrupa todos os cristãos de todos os lugares; ela é apostólica, pois ela busca manter a doutrina dos apóstolos pura.(J.I. Packer, Growing in Christ, Crossway, pg 76)

Confissão Batista de Fé de 1689 - CAPÍTULO 26 - A IGREJA

1. A Igreja universal (ou católica), que com respeito à obra interna do Espírito, e da verdade da graça, pode ser chamada invisível, consiste no número total dos eleitos que já foram, estão sendo, ou ainda serão chamados em Cristo, o Cabeça de todos. A Igreja é a esposa, o corpo e a plenitude daquele que é tudo em todos (Hebreus 12:23; Colossenses 1:18; Efésios 1:10,22-23; Efésios 5:23,27,32).

2. Todas as pessoas ao redor do mundo, que professam fé no evangelho e obediência a Deus, mediante Cristo, de acordo com o evangelho, e que não destroem o seu testemunho com alguma doutrina fundamentalmente errada ou conversão profana: esses podem ser chamados de os santos, (I Coríntios 1:2; Atos 11:26) de que se compõe a igreja visível; e todas as congregações deviam ser constituídas de pessoas assim (Romanos 1:7; Efésios 1:20-22).

3. Mesmo as igrejas mais puras sobre a terra estão sujeitas a erros doutrinários e a comprometimentos (I Coríntios 5:1-13; Apocalipse 2:1-23; Apocalipse 3:1-22). Algumas se degeneraram tanto, que deixaram de ser Igrejas de Cristo, e passaram a ser sinagogas de Satanás (Apocalipse 18:2; II Tessalonicenses 2:11-12). A despeito disso, porém, Cristo sempre teve e sempre terá um reino neste mundo, até o fim dos tempos. Esse reino é formado dos que nEle crêem e confessam o se nome (Mateus 16:18; Salmo 72:17; Salmo 102:28; Apocalipse 12:17).

4. O Senhor Jesus Cristo é o Cabeça da Igreja. Por determinação do Pai, de uma maneira suprema e soberana, nEle está investido o poder de chamar, instituir, ordenar e governar a Igreja (Colossenses 1:18; Mateus 28:18-20; Efésios 4:11-12). O papa de Roma não pode, em qualquer sentido, ser o cabeça da Igreja; ele é o anticristo, o homem da iniquidade e filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra Cristo e contra tudo que se chama Deus, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, como se fosse o próprio Deus. O Senhor Jesus o matará com o sopro da sua boca (II Tessalonicenses 2:2-9).

5. No exercício desse poder de que está investido, o Senhor Jesus chama a si aqueles que deste mundo lhe foram dados pelo Pai (João 10:16; João 12:32), através do ministério da Palavra, e por seu Espírito, a fim de que possam caminhar diante dEle, em todos os caminhos que Ele lhes prescreve na Palavra (Mateus 28:20). E manda que as pessoas assim chamadas caminhem juntas, formando sociedades locais, as igrejas, para a edificação mútua e a devida execução do culto público que Ele requer dos seus neste mundo (Mateus 18:15-20).

6. Os membros dessas igrejas são santos por chamamento, manifestando visivelmente e evidenciando a sua obediência ao chamado de Cristo (Romanos 1:7; I Coríntios 1:2), tanto por confessarem a Cristo, como, também, pelo seu modo de vida. Os chamados consentem voluntariamente em ter comunhão uns com os outros, de acordo com o mandato de Cristo; e, por vontade de Deus, entregam-se uns aos outros e ao Senhor, submetendo-se às ordenanças do evangelho (Atos 2:41-42; Atos 5:13-14; II Coríntios 9:13).

7. De acordo com a mente de Cristo, declarada na Palavra, Deus deu a cada uma dessa igrejas todo poder e autoridade necessários ao desempenho da forma de adoração e de disciplina por Ele instituídas para a observância na igreja, com mandamentos e normas para a aplicação devida e o emprego correto desse poder (Mateus 18:17-18; I Coríntios 5:4-5; I Coríntios 5:13; II Coríntios 2:6-8).