segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Autoridade de Jesus é Questionada – Marcos 11:27-33

 

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: A Autoridade de Jesus é Questionada – Marcos 11:27-33

Pregado na manhã de Domingo, do dia 28 de Agosto de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 11:27-33 27 Chegaram novamente a Jerusalém e, quando Jesus estava passando pelo templo, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos e perguntaram.28 "Com que autoridade estás fazendo estas coisas? Quem te deu autoridade para fazê-las?"29 Respondeu Jesus: "Eu lhes farei uma pergunta. Respondam-me, e eu lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas. 30 O batismo de João era do céu ou dos homens? Digam-me! " 31 Eles discutiam entre si, dizendo: "Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele?’32 Mas se dissermos: ‘dos homens’... " Eles temiam o povo, pois todos realmente consideravam João um profeta. 33Eles responderam a Jesus: "Não sabemos". Disse então Jesus: "Tampouco lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas".

Introdução e Contextualização:

Hoje começaremos o terceiro dia da última semana de Jesus em Jerusalém. Logo pela manhã, no caminho para Jerusalém, Ele ensinou sobre fé, oração e perdão. Agora, Marcos nos relata o que aconteceu dentro do Templo nesse terceiro dia.

O que nós veremos é uma série de tentativas da parte dos líderes religiosos de Israel para achar um ‘deslize’ nas palavras de Jesus para que eles consigam condená-Lo.

A primeira tentativa de pegar Jesus está nos versículos 27-33; a segunda em 12:13-17 com a questão dos impostos feita por fariseus e herodianos; a terceira tentativa está em 12:18-27 com a questão sobre o casamento após a ressurreição; e a última tentativa que Marcos relata está em 12:28-34, quando um dos mestres da lei questiona Jesus sobre o mais importante dos mandamentos.

Em todas essas situações, as questões direcionadas a Jesus não são feitas com o propósito de aprender a verdade com aquele que é a Verdade encarnada, mas com o propósito de ‘apanhar’ Jesus – 12:13 - ἀγρεύω – caçar Jesus. Eles querem apanhar Jesus de alguma forma para matá-Lo.

Sl 140:5 1Livra-me, Senhor, dos maus; protege-me dos violentos,2que no coração tramam planos perversos e estão sempre provocando guerra.3Afiam a língua como a da serpente; veneno de víbora está em seus lábios.4Protege-me, Senhor, das mãos dos ímpios; protege-me dos violentos, que pretendem fazer-me tropeçar. 5Homens arrogantes prepararam armadilhas contra mim, perversos estenderam as suas redes; no meu caminho armaram ciladas contra mim.

A ira contra Jesus está chegando ao nível máximo; os líderes religiosos que já odiavam Jesus desde o começo do seu ministério (Mc. 3:22) agora já não conseguem mais suportá-Lo, principalmente depois de entrar em Jerusalém como um rei-messiânico e, pior de tudo, amaldiçoar o templo.

Então eles começam a procurar alguma forma para matar Jesus – Lc. 19:47 Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo.

A autoridade de Jesus é o ‘dedo na ferida’ desses homens. Eles estão se queimando de inveja e ciúme de Jesus, pois eles não possuem a autoridade que Jesus possui e as pessoas estavam maravilhadas com isso:

Veja Marcos 1:22 , 27; 2:10; 3:14-15 e também João 2:18 ; 5:27; 10:18

Os líderes de Israel acham que com a ‘maravilhosa sabedoria’ deles, irão conseguir apanhar Jesus de forma astuta. Eles se acham mais sábio que Jesus. Creio que I Co 1:19 resume muito bem essa história:19 Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes"

Continue a Leitura Aqui