sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A ARMADURA DO CRISTÃO parte VII – O CAPACETE DA SALVAÇÃO (v.17)


Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6
clip_image002
EFÉSIOS 6:10-18 – 10Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.11Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,12pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.13Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.14Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça15e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.16Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.17Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.18Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
INTRODUÇÃO:
Uma das coisas que mais apavora e aterroriza as pessoas é o medo da morte! A grande maioria das pessoas evita o assunto e tenta evitar a morte em si com “unhas e dentes”. Esse medo da morte escraviza as pessoas! Pois esse é o temor que fundamenta todos os outros temores! As pessoas passam a correr atrás de riqueza, status, amigos e prazeres para trazer algum tipo de segurança a uma existência que está minada pela sepultura!
A maioria das pessoas corre para as riquezas materiais como forma de segurança, como se a riqueza fosse livrá-las da morte (Sl. 49).
Sêneca, filósofo estóico (63 d.C.) na carta a Lucílio ---- “Não é da morte que temos medo, mas de pensar nela.
Muito desse medo se dá pela insegurança e incerteza da vida após a morte. Quando a pessoa não tem certeza do que lhe acontecerá quando ela morrer, ela vive escravizada pelo medo de morrer (ou quando a pessoa tem certeza de que irá para o inferno).
O temor da morte é tão sério que isso paralisa o “soldado” ou faz com que ele perca a coragem!
Uma poderosa arma que satanás usa contra os cristãos é fazer com eles se esqueçam da esperança que eles têm: a esperança de passar a eternidade ao lado de Jesus.
A partir do momento que a pessoa perde a esperança da salvação ela passa a viver como o mundo – escravizada pelo medo da morte, pois não há esperança.
Heb. 2:14-15 - 14Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, 15 e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.
A certeza da esperança da salvação – que a morte não tem mais domínio sobre nós - é um capacete que protege a vida do cristão!
EXPOSIÇÃ0 DO VERSÍCULO 17:
V.17 Usem o capacete da salvação
I – O CAPACETE:
O capacete tem a função de proteger a vida da pessoa. Ele serve para proteger de coisas lançadas (como pedras) e pancadas com bastão, espada ou martelo – que eram usados nas guerras antigas. O capacete e a couraça são proteções vitais na vida do soldado.
Os capacetes eram feitos de metal/bronze e serviam para proteger os crânios de serem partidos ao meio pelos soldados da cavalaria que avançavam com a rhomphaia (espada grande).
II – SALVAÇÃO:
Salvação é a reconciliação do homem pecador com o todo santo e justo Deus mediante a fé em Jesus Cristo. Salvação é a libertação do homem do julgamento justo e severo de Deus.
Salvação é a segurança de que o homem está livre da condenação do pecado – morte = separação da presença de Deus por toda eternidade.
Salvação é a certeza de passar toda a eternidade ao lado do Cordeiro – Jesus!
Salvação é a certeza de que a morte espiritual não tem mais domínio sobre você.
Salvação é passar da esfera do reino das trevas para servir ao Senhor dos senhores no Reino da Luz!
Salvação é do que o ser humano mais carece !
A salvação tem 3 esferas:
1 – Salvação no Passado --- quando fomos justificados - justificação. Livres da condenação do pecado = morte.
2 – Salvação no Presente --- estamos sendo salvos – santificação. Somos livres do domínio do pecado (I Jo 1:9).
3 – Salvação no Futuro --- quando seremos salvos por completo da presença e da consequência do pecado - glorificação. Livres do pecado.
A salvação necessita esses 3 aspectos.
III – O CAPACETE DA SALVAÇÃO:
Para entendermos melhor o que significa o “capacete da salvação” precisamos olhar uma outra carta de Paulo:
“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.” (I Tess 5:8)
Esse é o capacete da esperança da salvação.
ESPERANÇA: É um dom sobrenatural dado por Deus para os cristãos, com o qual eles esperam com expectativa todas as coisas prometidas por Deus para todos os que crêem; coisas que ainda não foram recebidas, ou que ainda não foram recebidas por completo.
Só Deus pode conceder esse dom – a esperança: (Rm 15:13 Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.)
Não ter Cristo é o mesmo que não ter esperança: (Ef. 2:12 naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.)
Visto que a salvação engloba tudo o que nós mais esperamos (alegria plena, eternidade ao lado de Deus, livramento de doenças e toda outra maldição do pecado), ela é chamada “a esperança da salvação”!
A salvação deve ser o que mais esperamos!
Se salvação é o que o homem mais carece, então ela é a maior esperança do cristão! Toda a nossa esperança deve estar na salvação que nos aguarda!
Ao se referir ao “capacete da salvação” Paulo mostra que satanás tenta de todas as formas matar a segurança, a certeza e a esperança da salvação. Muitos cristãos são esmagados por satanás mediante a dúvida e a falta da esperança da salvação.
COMO ELE ATACA:
Satanás ataca o cristão com desencorajamento e dúvidas.
1 - Desencorajamento: Ele traz acusações como: “Você tem passado todo esse tempo se dedicando a Deus e a sua vida continua a mesma coisa. Olha as pessoas ao seu redor, como estão progredindo” ou “Você tem sido fiel todos esses anos e mesmo assim você continua desempregado/solteiro (a) /filhos sem servir ao Senhor” e assim o inimigo vai gerando desencorajamento em servir e viver para Deus.
2 – DÚVIDAS: Satanás traz acusações como: “Você nunca foi salvo, você continua sendo a mesma pessoa” ou “Jesus não te ama. Você acha que se Ele te amasse permitiria que isso acontecesse com você?”.
O desencorajamento vem, por isso precisamos ter o capacete da salvação:
Ef. 3:13 Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.
Gl 6:9 E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.
O grande assalto de satanás vem quando o cristão está passando por aflições e sofrimentos – esse é o tempo preferido de satanás para atacar as mentes dos cristãos com dúvidas e desencorajamento!
Sem esperança, a pessoa não tem paz nem descanso! Por isso devemos vestir o capacete da esperança da salvação:
Sl 43:5 Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.
Lm 3:24-26 Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor.
Esperança nunca dá mais alegria do que quando alguém está aflito, pois a esperança irá dizer, “Eu posso lhe assegurar que o Senhor tem o melhor propósito em tudo isso para sua vida”. Apesar das ações de Deus parecerem ser tristes e sem amor exteriormente, sabemos que os planos de Deus são planos bons para os seus filhos.
Jr 29:11 Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro
Rm 5:1-5 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, 2por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.3 Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;4 a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.5 E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.
Assim como o capacete protege a vida, a “esperança da salvação” protege o espírito do homem!
Uma alma sem a esperança da salvação é presa e instrumento do inimigo! Quando não há mais esperança da salvação, então nada mais importa: só resta desencorajamento e descontentamento!
· ILUSTRAÇÃO: Golias tinha total confiança em seu capacete de bronze . Ele tinha toda a esperança dele na sua habilidade em lutar e na armadura. Ele foi confiante, pois achava que sua cabeça jamais seria atingida (I Sm 17). A esperança dele fez com que ele se dirigisse bravamente para a batalha, mas o problema é que a esperança de Golias estava no lugar errado. Diferente de Davi que vestia o capacete da esperança da salvação, que fez com ele fosse bravamente para a batalha e vencesse.
O capacete da esperança da salvação é a ancora para a alma do cristão (Hb 6:19 Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura,).
Um cristão sem a certeza da salvação é um soldado medroso, pois não sabe que a vitória está garantida!
O capacete da esperança da salvação, da certeza da salvação, tem uma implicação profunda na nossa santidade:
I Jo 3:3 Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.
Visto que temos a garantia de que veremos a Jesus, é nosso dever nos purificarmos para estarmos ao lado do santo Cordeiro!
Essa é a nossa esperança: a certeza de que o Senhor é fiel e irá nos levar para passar a eternidade ao Seu lado – sem dor, lágrimas e sofrimentos! E os sofrimentos momentâneos que passamos aqui, servem para fortalecer a nossa esperança!
Esse é o nosso capacete – a certeza de que estaremos ao lado de Jesus! Jo 6:37 Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei. Jo 10:27-28 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. [Se uma ovelha de Jesus for para o inferno, então Ele será um mentiroso, mas como sabemos, é impossível que Deus minta]
Coloque o capacete e jamais o tire. Deixe que o Senhor o tire no último dia (I Pe 1:13 Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.)!
** Soldados livres do temor da morte, com a plena certeza da salvação – valentes e corajosos!