quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Contemplando a Glória de Deus – Texto: Êx.33.18-23

Estudo para a Igreja Reformada em Campinas: Soli Deo Gloria

Pr. Valdir – prvaldiroliveira@ig.com.br dia: 05/12/2010

Contemplando a Glória de Deus – Texto: Êx.33.18-23

18. “Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. 19. Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha BONDADE diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR; terei MISERICÓRDIA de quem eu tiver misericórdia e me COMPADECEREI de quem eu me compadecer. 20. E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. 21. Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; e tu estarás sobre a penha. 22. Quando passar a minha glória, eu te porei numa fenda da penha e com a mão te cobrirei, até que eu tenha passado. 23. Depois, em tirando eu a mão, tu me verás pelas costas; mas a minha face não se verá”.

Contexto:

O capítulo 33 de Êxodo começa com uma grande incerteza na mente de Moisés, servo de Deus que tinha a grande responsabilidade de guiar o povo à terra prometida. Será que Deus continuará andando conosco? Conduzindo-nos até à terra prometida. Afinal o povo havia pecado grandemente contra o Senhor. Eles anularam a Aliança que Deus acabara de lhes dar no monte Sinai. Eles tinham acabado de ouvir as palavras de Deus anunciadas através de Moisés. (Êx.20). O Deus que os tirou da escravidão do Egito, lhes havia dado a Sua Lei, separando-os para ser seu povo exclusivo. Porém, eles quebraram o mandamento de Deus, pois não esperaram Moisés descer do monte e fizeram um bezerro de ouro e o adoraram.

Ø Êxodo 32.1-4: “Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão e lhe disse: Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; pois, quanto a este Moisés, o homem que nos tirou do Egito, não sabemos o que lhe terá sucedido. 2 Disse-lhes Arão: Tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos filhos e vossas filhas e trazei-mas. 3 Então, todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão. 4 Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito”.

Naquele momento o Senhor resolveu destruir o povo e começar uma nova nação da descendência de Moisés. “Agora, pois, deixa-me, para que se acenda contra eles o meu furor, e eu os consuma; e de ti farei uma grande nação”. (v.10). Moisés, intercedeu pelo povo e o Senhor os perdoou, mas não deixou de exercer a Sua justiça (“O salário do pecado é a morte” Rm.6.23). Cerca de três mil pessoas morreram naquele dia. Deus é amor, mas também é justiça. Ele ama a sua justiça e não divide a sua glória (Is.42.8). Tudo o que Ele faz e para exaltar a sua bondade e para o louvor da sua Glória. Deus é perfeitamente bom. Por isso Deus diz que por amor, não irá com o povo, para não destruir o povo.

clip_image001 Enviarei o Anjo adiante de ti; lançarei fora os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Sobe para uma terra que mana leite e mel; eu não subirei no meio de ti, porque és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho”.

VEJA AS PALVRAS DO PRÓPRIO DEUS SOBRE A CONDIÇÃO DO POVO:

clip_image001[1] “Vocês são um povo obstinado. Se eu fosse com vocês, ainda que por um só momento, eu os destruiria” 33.5 (NVI).

Deus se refere ao seu próprio povo como: “este povo”; “teu povo”; e não como “meu povo”. Deus não poderia andar no meio de um povo que idólatra que tinha um coração obstinado a praticar o mal. O episódio do bezerro de ouro mostra que as pessoas não querem obedecer ao Deus verdadeiro, elas preferem uma religião, seja qual for, desde que esta resolva os seus problemas de forma imediata e que não interfira em sua maneira pecaminosa de viver. Querem um deus que lhes sirva.

O PEDIDO DE MOISÉS:

clip_image002 “Peço-te que me mostres a tua glória”.

Esse é um pedido pessoal. Agora ele não pede pelo povo, mas pede para si. Ele deseja mais de Deus. Ele quer desfrutar de íntima comunhão com Deus.

Por que Moisés queria ver a Glória de Deus se o verso 11 afirma que Deus falava com Moises face a face?

clip_image002[1] “O SENHOR falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo”. 33.11

HÁ QUATRO RAZÕES PRICIPAIS PORQUE MOISÉS PEDIU PARA DEUS MOSTRAR-LHE A SUA GLÓRIA:

1. Moisés queria ver mais manifestações poderosas e sobrenaturais de Deus.

2. Moisés queria ver o brilho intenso da presença de Deus;

3. Moisés queria ter certeza de que Deus continuaria se manifestando a ele. E que o relacionamento íntimo que eles tinham (v.11) não seria prejudicado por causa do grande pecado cometido pelo povo.

4. Moisés queria conhecer mais da beleza e da majestade de Deus.

O QUE É A “GLÓRIA” DE DEUS?

É a demonstração majestosa da sua Pessoa. É O AMOR RADINTE DE DEUS. É a manifestação do brilho da sua Santidade. Isaías, depois de ter uma visão do Deus Santíssimo no templo, afirmou: “E clamavam (os serafins) uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”. A glória de Deus é o que existe de mais valioso e mais belo em todo o Universo. Deus zela por sua glória. Quando Lázaro estava enfermo, Jesus disse: “Esta enfermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o Filho do Homem seja glorificado por meio dela”. (João 11.4).

Ele é chamado de o Deus da Glória: “O Deus da glória apareceu a Abraão”. At.7.2

“Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou (manifestou) assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele” João 2.11 (NVI)

Jesus começou a demonstrar a sua glória através dos seus milagres.

Deus começa a responder a oração e o pedido de Moisés, revelando-se através dos seus atributos: Mostrando o seu caráter. Como ele age. (v.19).

v DIANTE DE VOCÊ, farei passar toda a minhaBONDADE – AMOR - GRAÇA”.

v DIANTE DE VOCÊ, proclamarei o meu nome: O SENHOR – “YAVE”.

v DIANTE DE VOCÊ, mostrarei a minha MISERICÓRDIA;

v “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e me compadecerei de quem eu quiser me compadecer”. – Deus diz: EU SOU SOBERANO.

v DIANTE DE VOCÊ, mostrarei a minha COMPAIXÃO;

v DIANTE DE VOCÊ, mostrarei a minha FIDELIDADE;

Deus se revela através dos seus atributos. Conhecemos a Deus através do seu caráter e não através de experiências. As experiências não servem para autenticar a nossa fé. A confiança em Deus vem através do conhecimento de Deus.

v “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver a minha face e continuar vivo”. Nem mesmo Moisés poderia ver a face de Deus.

v Êxodo 33.9-11 – veja a intimidade de Moisés com Deus – a nuvem e a tenda:

v Abraão – foi chamado de Amigo de Deus: (Gênesis 17.1; cf. Tiago 2.23).

Moisés experimentou a glória de Deus ao vê-lo parcialmente – “pelas costas” – coberto pela mão de Deus. v. 22 “Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar. 23. Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver”.

AS TÁBUAS DA LEI SÃO REESCRITAS POR DEUS: Êxodo 34.4-5

“Assim Moisés lavrou duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras e subiu ao monte Sinai, logo de manhã, como o SENHOR lhe havia ordenado, levando nas mãos as duas tábuas de pedra. 5 Então o SENHOR desceu na nuvem, permaneceu ali com ele e proclamou o seu nome: o SENHOR.

DEUS SE REVELA EM SUAS AÇÕES: 34:6-9

E passou diante de Moisés, proclamando:SENHOR, SENHOR, Deus COMPASSIVO e MISERICORDIOSO, PACIENTE, cheio de AMOR e de FIDELIDADE, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações. E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou; e disse: Senhor, se, agora, achei graça aos teus olhos, SEGUE EM NOSSO MEIO CONOSCO; porque este povo é de dura cerviz. PERDOA A NOSSA INIQÜIDADE E O NOSSO PECADO E TOMA-NOS POR TUA HERANÇA”.

ENTÃO DEUS RESTAURA A SUA ALIANÇA COM O POVO: 34:10-17

Então, disse: EIS QUE FAÇO UMA ALIANÇA; diante de todo o teu povo farei maravilhas que nunca se fizeram em toda a terra, nem entre nação alguma, de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do Senhor; porque coisa terrível é o que faço contigo. 11 Guarda o que eu te ordeno hoje: eis que lançarei fora da sua presença os amorreus, os cananeus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. 12 Abstém-te de fazer aliança com os moradores da terra para onde vais, para que te não sejam por cilada. 13 Mas derribareis os seus altares, quebrareis as suas colunas e cortareis os seus postes-ídolos 14 (porque não adorarás outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; sim, Deus zeloso é ele); 15 para que não faças aliança com os moradores da terra; não suceda que, em se prostituindo eles com os deuses e lhes sacrificando, alguém te convide, e comas dos seus sacrifícios 16 e tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com seus deuses, façam que também os teus filhos se prostituam com seus deuses. 17 Não farás para ti deuses fundidos.

A linguagem que Deus usa é a metáfora do casamento. Deus se apresenta como o esposo fiel que guarda a sua aliança. E Israel deveria manter a sua integridade diante de Deus não se prostituindo (não praticando adultério) adorando outros deuses. O adultério espiritual também é descrito no NT, em Tiago.

Tiago 4.4-5

“Infiéis, (adúlteros) não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?”

A GLÓRIA DO SENHOR NA FACE DE MOISÉS – Êx. 34:29-35:

“Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o SENHOR. 30 Quando Arão e todos os israelitas viram MOISÉS COM O ROSTO RESPLANDECENTE, tiveram medo de aproximar-se dele. 31 Ele, porém, os chamou; Arão e os líderes da comunidade atenderam, e Moisés falou com eles. 32 Depois, todos os israelitas se aproximaram, e ele lhes transmitiu todos os mandamentos que o SENHOR lhe tinha dado no monte Sinai. 33 Quando acabou de falar com eles, cobriu o rosto com um véu. 34 Mas toda vez que entrava para estar na presença do SENHOR e falar com ele, tirava o véu até sair. SEMPRE QUE SAÍA E CONTAVA AOS ISRAELITAS TUDO O QUE LHE HAVIA SIDO ORDENADO, 35 ELES VIAM QUE O SEU ROSTO RESPLANDECIA. Então, de novo Moisés cobria o rosto com o véu até entrar de novo para falar com o SENHOR.

A glória de Deus e a revelação progressiva de Deus na Bíblia:

1. Salmo 19.1 – Na Criação:

Ø “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”.

2. Romanos 1.19-23 – Os homens mudaram a gloria de Deus:

Ø “...porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; 21 porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. 22 Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos 23 e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis”.

3. Mateus 17.1-9 – A Glória de Jesus no Monte da Transfiguração:

Ø “Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, Tiago e João e levou-os sós, à parte, a um alto monte. Foi transfigurado diante deles; 3 as suas vestes tornaram-se resplandecentes e sobremodo brancas, como nenhum lavandeiro na terra as poderia alvejar. 4 Apareceu-lhes Elias com Moisés, e estavam falando com Jesus. 5 Então, Pedro, tomando a palavra, disse: Mestre, bom é estarmos aqui e que façamos três tendas: uma será tua, outra, para Moisés, e outra, para Elias. 6 Pois não sabia o que dizer, por estarem eles aterrados. 7 A seguir, veio uma nuvem que os envolveu; e dela uma voz dizia: Este é o meu Filho amado; a ele ouvi. 8 E, de relance, olhando ao redor, a ninguém mais viram com eles, senão Jesus”.

4. João 1.14 – Deus manifesta a sua glória em Jesus: Deus Homem:

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. (v.17-18) “Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”.

5. João 12.43 – Muitos não confessam Jesus como Senhor e Salvador por que amam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

Ø “Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus”.

6. João 17.3-5 – Jesus tem plena comunhão com o Deus Eterno e Glorioso:

Ø “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo”.

Ø João 14.7-10 – “Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. 8 Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9 Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras”.

7. Filipenses 2.5-11 – A encarnação e a Glorificação de Jesus:

Ø “...pois ele, (Cristo) subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. 9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”.

8. Colossesnses 1.13-20 – A Supremacia de Cristo sobre toda a Criação:

Ø “ELE (Cristo) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. 15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 pois, NELE, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. TUDO FOI CRIADO POR MEIO DELE E PARA ELE. 17 ELE é antes de todas as coisas. NELE, tudo subsiste. 18 ELE é a cabeça do corpo, da igreja. ELE é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, 19 porque aprouve a Deus que, NELE, residisse toda a plenitude 20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus”.

9. Efésios 1.4-7 – Deus nos salvou para o Louvor da sua Glória:

Ø “...assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor 5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, 7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça”.

Ø “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”. 2 Pedro 1.3-4 (leia – Hebreus 12.10).

10. Hebreus 1.1-3 – Deus nos fala agora pelo Filho – Pela Sua Palavra:

Ø “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. 3 Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas”.

11. Estêvão – Servo Fiel que viu a glória de Deus antes de morrer – Atos 7.51-57

Ø “Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis. 52 Qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram os que anteriormente anunciavam a vinda do Justo, do qual vós agora vos tornastes traidores e assassinos, 53 vós que recebestes a lei por ministério de anjos e não a guardastes. 54 Ouvindo eles isto, enfureciam-se no seu coração e rilhavam os dentes contra ele. 55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita, 56 e disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus. 57 Eles, porém, clamando em alta voz, taparam os ouvidos e, unânimes, arremeteram contra ele”.

12. Apocalipse 7.9-12 – Todos os Povos da terra adoram a Jesus é o Cordeiro Glorioso. A Ele seja toda a glória e todo louvor:

Ø “Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; 10 e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação. 11 Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus, 12 dizendo: Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!”

Ø “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Romanos 11.36

A glória de Deus foi demonstrada na cruz de Cristo:

Ø “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido”. Gálatas 3.13-14

Ø “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. 2 Coríntios 3.18. “...o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”. 2 Co.4.4