terça-feira, 23 de outubro de 2012

Lucas 17:11-19 - Gratidão

Passagem: Lucas 17:11-19
Título: Gratidão
Pregado na manhã de domingo, do dia 21 de outubro de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Lucas 17:11-19 11 A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia. 12 Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância 13 e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós!" 14 Ao vê-los, ele disse: "Vão mostrar-se aos sacerdotes". Enquanto eles iam, foram purificados. 15 Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. 16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano. 17 Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? 18 Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?" 19 Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou".

Introdução:

** É dito que Andrew Carnegie, um dos maiores empresários que já viveu nos EUA, deixou US$ 1 milhão para um parente seu, esse em troca o xingou, pois Carnegie havia deixado milhões de dólares para algumas instituições de caridade pública e esse parente se sentiu desprezado com o mísero um milhão de dólares.

** Samuel Leibowitz, um advogado nova-iorquino famoso pelo caso do julgamento de 1931 quando nove negros foram acusados de estupro e sentenciados com a pena de morte, salvou mais de 75 homens da cadeira elétrica e nunca nenhum deles o procurou um dia para agradecê-lo da vitória.

** Uma jovem chamada Anee Steele encontrou várias tribulações em sua vida, mas o que marcou a sua vida era o coração que constantemente louvava e agradecia ao Senhor, em todos os momentos. Ela ficou noiva e aguardava ansiosamente o seu casamento. No dia do o casamento os convidados chegaram, mas o noivo estava desaparecido. Após uma hora de espera um mensageiro trouxe a notícia trágica de que o noivo de Anee havia se afogado. Mais tarde ela escreveu o hino, ‘Father, whate’er of earthly bliss’, no qual ela clama por um coração calmo, grato e sem murmuração!

O que une essas três histórias é a palavra gratidão! Alguns são ingratos, enquanto outros são gratos.

A Bíblia ordena que nós sejamos gratos por tudo e em todo tempo: I Ts 5:17-18 Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus; Sl 95:2 Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor; 28:7 O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças; 100:4 Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome; Fp 4:6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus; Cl 2:6-7 Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, 7 enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão; 3:15-16  Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. 16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Mas quão fácil é para que o nosso coração se endureça e nos faça cegos para ver que tudo o que temos e tudo o que somos vem exclusivamente da graça de Deus. Quão fácil é para nos tornarmos como Nabucodonosor e vermos tudo de forma egoísta e egocêntrica (ver Daniel 4:29-37).

INGRATIDÃO É PECADO: Visto que a Bíblia ordena as ações de graças e que sejamos gratos por tudo, sempre que negamos ações de graças, sempre que não agradecemos a Deus por tudo, sempre que não damos glórias e louvores ao Senhor nós pecamos e nos comportamos como animais do campo – seres irracionais!

Que o Senhor não nos deixe ser o parente ingrato do empresário Andrew Carnegie, nem os vários condenados que nunca voltaram para agradecer o advogado Samuel Leibowitz, tão pouco como Nabucodonosor e muito menos como os nove leprosos da história que iremos estudar.

Contexto:
O Evangelho de Lucas tem um foco nos fariseus maior que do que os outros evangelhos (ex. Mateus tem 12 passagens, Marcos tem 7, João 9 e Lucas 17 - http://paulbarnett.info/2011/05/luke%E2%80%99s-pharisees1/). Os fariseus faziam parte de um grupo religioso de Israel no qual eles eram famosos pela restrita observação das leis escritas e orais. O nome ‘fariseu’ deriva da palavra hebraica que significa ‘separados’.

Esse grupo religioso era completamente ignorante para com o entendimento bíblico da graça e misericórdia. Eles viam a prosperidade e a saúde como o salário necessário para a obediência deles. Os fariseus, que representam a maioria dos judeus, não entendiam o que era gratidão, pois para eles as bênçãos eram obrigações de Deus.

Quando chegamos ao capítulo 17 os versículos de 1 a 10 tratam do cuidado que os discípulos devem ter para não fazer com que outros tropecem, e quando alguém tropeçar deve haver arrependimento e perdão! Para isso os discípulos pedem por mais fé, isso é, eles querem ser mais fiéis, mais obedientes. Jesus os lembra que a vida de obediência e cuidado para com as coisas do Reino de Deus não faz dos discípulos ‘senhores’, mas a vida de humildade e amor é o dever de todo cristão.

Os versículos 9 e 10 são chaves para nós entendermos o restante da história. Nós somos ‘servos inúteis’ (Gk. δοῦλοι ἀχρεῖοι --- escravos inúteis/sem dignidade). Quando entendemos que Deus é o Senhor e nós somos escravos inúteis nós seremos rápidos no perdoar, rápidos no buscar ajudar os irmãos e rápidos no agradecer! A partir do momento que paramos de nos ver como escravos inúteis nós nos tornamos arrogantes, nos tornamos egocêntricos e assim como os fariseus nos achamos dignos de louvor e que as bênçãos não passam de obrigações de Deus.

É com esse contexto que entramos na história de nove leprosos que se achavam úteis e um leproso que se viu inútil! Nove dos dez leprosos não se viam como ‘escravos inúteis’, por isso nunca voltaram para adorar, glorificar e agradecer o Senhor dos senhores!

Divisão do Estudo:
I – O CLAMOR DE DEZ LEPROSOS (VS.11-13)
II – A MISERICÓRDIA DO SENHOR (V.14)
iii – a GRATIDÃO DE UM (vs. 15-16)
IV – A INGRATIDÃO DE NOVE (VS. 17-18)
v – A SALVAÇÃO DE UM E A PERDIÇÃO DE NOVE (V.19)

I – O CLAMOR DE DEZ LEPROSOS (VS.11-13)
11 A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia. 12 Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância 13 e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós!"

v.11 – “A caminho de Jerusalém” --- A jornada até Jerusalém demorou alguns meses. Lucas 9:51nos relata de quando o tempo chegou para que Jesus partisse para o local da Sua morte. A jornada até a cidade de Jerusalém levou alguns meses, durante esse tempo Jesus continuou curando, pregando, salvando e julgando.

Muitos comentários acreditam que essa cura dos dez leprosos ocorreu após a ressurreição de Lázaro (Jo 11:54 E daquele dia em diante, resolveram tirar-lhe a vida. Por essa razão, Jesus não andava mais publicamente entre os judeus. Ao invés disso, retirou-se para uma região próxima do deserto, para um povoado chamado Efraim, onde ficou com os seus discípulos).

Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia” --- Os judeus não viajavam pela Samaria. Eles odiavam tanto os samaritanos que eles andavam muito mais para não pisar em território samaritano.

SAMARITANOS X JUDEUS:
Após a queda do Reino do Norte em 722 a.C. para os assírios aquela região foi tomada pelo sistema assírio de governo. Muitos dos judeus que viviam naquele local foram levados e os que ficaram casaram com mulheres de outras religiões e localidades. Isso gerou ódio e rejeição da parte dos judeus. Problemas durante a construção dos muros e do templo em Jerusalém após o exílio babilônico também ajudaram para aumentar a hostilidade entre as duas raças. Os samaritanos não aceitavam Jerusalém e nem a adoração no templo, para eles a adoração deveria ocorrer no Monte Gerizim, isso era blasfêmia para os judeus. Ver João 4 (v. 9).

Jo 4:4 Era-lhe necessário passar por Samaria.
A necessidade não era geográfica, mas sim soteriológica! Ele precisava salvar samaritanos!

AS TRÊS GRANDES CIDADES:
Já no versículo 11 nós encontramos os três grandes locais geográficos do ministério de Jesus. Samaria = lugar de ódio e desprezo (9:51-56 e 10:25-37); Galiléia = a região da base ministerial de Jesus; Jerusalém = a cidade mais importante para os judeus e o local da crucificação de Jesus.

Jesus se encontra na ‘divisa’ entre Samaria e Galiléia e caminhando para Jerusalém. É através da morte e da ressurreição dEle em Jerusalém que Jesus faz dos povos inimigos um só povo. Jesus é quem traz salvação e união entre os que viviam em inimizade.

NÃO É POR ACASO: Jesus não está passando por acaso, não existe ‘por acaso’ com Jesus! Jesus não errou o caminho, Jesus não se perdeu e de repente caiu em uma aldeia de leprosos, Jesus não teve um problema com o GPS – o nosso amado Senhor tinha planejado desde a eternidade passar por aquele local.

Nada foi, é ou será por acaso com Jesus! Desde a eternidade Ele já sabia que passaria por aquela região e encontraria dez leprosos e que a cura deles serviria de lição para a Sua igreja.

v.12Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele” (Gk. δέκα λεπροὶ) --- O povoado (Gk. κώμη – vila, povoado, cidade pequena e sem muros) não é descrito se ficava na Galiléia ou em Samaria. Lucas está interessado nos habitantes desse povoado/vilarejo.

LEPRA: Muitos acreditam que essa doença surgiu no Egito e foi levada para a Palestina no Êxodo. As palavras hebraica (sara’at) e grega (lepros) envolvem uma série de doenças de pele. A lepra no Antigo Testamento (sara´at) não se referia somente ao atual Mal de Hansen, mas também a várias doenças de pele – incluindo bolor e fungo em roupas e objetos. Veja Levítico 13-14. Tudo o que tirava a integridade e a perfeição das coisas era considerado como lepra.
Nesse caso é muito provável que a doença seja a atual hanseníase. Doença essa que afeta a pele e vários outros órgãos do corpo.

Um aspecto importante que deve ser notado é que a lepra era vista como uma maldição de Deus. Muitos judeus viam os leprosos como pessoas amaldiçoadas.

Essa era a única doença que expulsava as pessoas do acampamento.

“’Lepra’ era um termo usado para designar várias doenças de pele, portanto o problema fundamental desses dez homens, com toda certeza, não é a doença física que traz risco de morte. Ao invés disso, eles possuem um mal social debilitante. Considerados como pessoas que vivem sob a maldição e impuros ritualmente, eles haviam sido relegados para as margens da sociedade.” (Joel Green, The New International Commentary on the New Testament – Luke, Eerdmans, pg 623)

-A descrição desses homens: - estavam em uma aldeia/povoado; - ficaram a certa distância; - tinham lepra - tudo isso indica que esse era um caso sério de lepra.

DEZ LEPROSOS” --- O número dez simboliza algo completo (ex. Os 10 Mandamentos). Essa é uma imagem da humanidade completa, todos como esses leprosos estão destituídos de um relacionamento com o Senhor e impossibilitados de adorar no templo de Deus!

FICARAM A CERTA DISTÂNCIA” --- Lv 13:46 Quem ficar leproso, apresentando quaisquer desses sintomas, usará roupas rasgadas, andará descabelado, cobrirá a parte inferior do rosto e gritará: ‘Impuro! Impuro!’ Enquanto tiver a doença, estará impuro. Viverá separado, fora do acampamento.

Essa doença que simboliza tão bem o pecado nos mostra como o pecado distancia o homem de Deus, o impuro e do puro.

v.13e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós!"

GRITARAM EM ALTA VOZ” --- Uma das características da hanseníase é que ela pode afetar as cordas vocálicas. Esses leprosos fazem uma força tremenda para conseguir a atenção de Jesus.

** É importante notarmos que quando as pessoas encontram tribulações e sofrimentos é muito fácil vermos essas pessoas clamando em ‘alta voz’ pelas misericórdias de Cristo. Quando a tempestade chega, as pessoas ‘gritam em alta voz’.

Que todos clamem como esses leprosos clamaram. Que prestemos atenção no clamor desses homens, pois esse é modo de nos aproximarmos de Cristo!

JESUS, MESTRE, TEM PIEDADE DE NÓS!” ---- Esses leprosos assim como todas as pessoas daquelas regiões já haviam escutado sobre Jesus. O nome e a reputação de Jesus haviam se espalhado por todos os lugares (Mc 3:8-10).

Jesus = Refere-se à pessoa, o nome daquele estava caminhando naquele povoado.
Mestre = (Gk. ἐπιστάτης – comandante, chefe) Esse termo fala do entendimento do poder e da autoridade de Jesus. Eles sabiam que Jesus poderia libertá-los.
Tem Piedade/Misericórdia de Nós = Mas o poder dependia da misericórdia de Jesus.

Por um momento esses homens conseguem ver o estado deplorável que eles se encontram e se colocam sob a autoridade de Jesus.

Essa é a frase que todos nós devemos clamar. Que esse seja o clamor diário do seu coração, ‘Jesus, meu Mestre, tem misericórdia de mim!’.

LIÇÃO SOBRE ORAÇÃO E SÚPLICAS: Esses homens nos ensinam o poder da súplica e da petição!

“Como pode alguns cristãos nunca orarem? Como pode ser que muitos se contentam com a mera repetição de palavras, mas nunca oram com entusiasmo? Como pode homens e mulheres que estão morrendo, com as suas almas perdidas conhecerem tão pouco sobre a oração? A resposta para essas perguntas é curta e simples. A maioria da humanidade não tem entendimento do pecado. Elas não sentem a sua doença espiritual. Elas não estão conscientes de que estão perdidas, são culpadas, e que pairam sobre a beira do inferno. Quando um homem descobre a doença de sua alma, ele logo aprende a orar. Como o leproso, ele encontra palavras para expressar sua necessidade. Ele clama por ajuda.
Como é que pode, mais uma vez, tantos crentes verdadeiros, muitas vezes orarem tão friamente? Qual é a razão para que suas orações sejam tão fracas, errante, e mornas? A resposta mais uma vez é muito simples. Seu senso de necessidade não é tão profundo como deveria ser. Essas pessoas não estão verdadeiramente vivas para entenderem suas próprias fraquezas e desamparo, e por isso elas não clamam fervorosamente por misericórdia e graça. Vamos lembrar dessas coisas. Vamos procurar ter um sentimento constante e permanente de nossas reais necessidades. Se os santos pudessem ver suas almas como os dez leprosos aflitos viram seus corpos, eles orariam muito melhor.”  (J.C. Ryle)

Que clamemos por misericórdia e compaixão todos os dias e horas de nossas vidas! Que supliquemos por graça e compaixão!

II – A MISERICÓRDIA DO SENHOR (V.14)
14 Ao vê-los, ele disse: "Vão mostrar-se aos sacerdotes". Enquanto eles iam, foram purificados.

AO VÊ-LOS, JESUS DISSE” --- Jesus olhou para esses homens com muita atenção. O nosso Senhor contemplou a situação desses homens. Mesmo na sua marcha para a morte o Senhor Jesus continua demonstrando compaixão, misericórdia e dando atenção aos desprezados.Toda a intensidade da certeza da sua morte não impediu Jesus de mostrar compaixão e não tirou a sua atenção da situação dos pecadores.

No meio das tempestades, em meio às aflições eu tenho demonstrado compaixão e dado atenção aos que estão ao meu redor?

Jesus tem seus olhos sobre todos, principalmente sobre as Suas ovelhas!

VÃO MOSTRAR-SE AOS SACERDOTES” --- Jesus comanda que esses homens façam o que a Lei Mosaica requeria de acordo com Levítico 13:2-3 [Quando alguém tiver um inchaço, uma erupção ou uma mancha brilhante na pele que possa ser sinal de lepra, será levado ao sacerdote Arão ou a um dos seus filhos que seja sacerdote. 3 Este examinará a parte afetada da pele, e, se naquela parte o pêlo tiver se tornado branco e o lugar parecer mais profundo do que a pele, é sinal de lepra. Depois de examiná-lo, o sacerdote o declarará impuro]. Os sacerdotes agiam como agentes da saúde.

O mandamento de Jesus implica que a cura já estava ocorrendo.

Agora, imaginemos a cabeça daqueles sacerdotes que tanto odiavam a Jesus. Eles declararão como puros esses leprosos que foram curados por Jesus.

Enquanto eles iam, foram purificados” --- O poder e a compaixão de Jesus. Esses homens foram totalmente curados da lepra e purificados cerimonialmente.

Imaginemos a alegria desses homens caminhando em direção ao sacerdote e respirando um novo ar, vendo as mãos e as manchas da pele desaparecendo.

purificados -- Esses homens receberam a cura física que consequentemente trouxe a purificação religiosa. A palavra καθαρίζω foca no aspecto da pureza religiosa.

SÓ DEUS CURAVA A LEPRA:
As pessoas sabiam que somente Deus tinha o poder para restaurar um leproso. Só Deus tinha poder para salvar alguém da lepra. Que vejamos nesse milagre de Jesus a divindade do Filho do Homem! Muito mais do que mostrar a ingratidão de muitos e a gratidão de poucos essa história revela Jesus como o Deus todo poderoso.

Essa é uma cena maravilhosa de Deus visitando os condenados com misericórdia e refrigério através da pessoa de Jesus.

III – A GRATIDÃO DE UM (VS. 15-16)
15 Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz. 16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano.  

UM DELES, QUANDO VIU QUE ESTAVA CURADO” --- Apenas um homem ‘viu’ que ele estava ‘curado’. As palavras ‘viu’ e ‘curado’ são muito importantes. Um homem teve seus olhos abertos pela misericórdia de Deus para ver que ele tinha tido não só a cura física, mas, mais importante, a cura da alma.

Todos os outros viram fisicamente a cura em seus corpos, mas esse homem viu a cura dos pecados. O Senhor não só lhe curou a lepra, mas também a cegueira espiritual. Ao ver que ele havia sido curado, esse leproso entendeu o poder da salvação de Jesus. Ele não só viu os benefícios da cura, mas ele viu quem era Jesus. Esse homem viu quem estava diante dEle. Ele não foi para o templo, pois ele viu Deus presente em Jesus.

Todos os outros foram embora curados da lepra, mas cegos espiritualmente e impuros diante de Deus.

** Você tem contemplado a sua cura da alma? Você tem tido olhos para ver o tanto que o Senhor fez por você naquela cruz?

QUANDO UM DELES VIU QUE ESTAVA CURADO, VOLTOU, LOUVANDO A DEUS EM ALTA VOZ” --- Como prosseguir caminhando diante de tão grande benção? Como não voltar?

4 AÇÕES DE AGRADECIMENTO (vs.15-16):

1 -  Ele Volta --- Ele não consegue caminhar mais sem se prostrar diante desse Jesus. Ele não quer ir pelas próprias forças.

Enquanto os outros vão para um tempo abandonado por Deus e para um sistema vão, esse leproso vai até Jesus o verdadeiro templo, o verdadeiro Sumo Sacerdote!

2Louvando a Deus Alta Voz --- Assim como ele havia clamado em alta voz (v.13), esse homem louva no mesmo tom. Ele quer que as pessoas vejam e escutem quem foi o autor da restauração dele.

“Aqueles que receberam misericórdia de Deus devem proclamar isso a todos, para que os outros louvem a Deus também.” (Matthew Henry)

Como não cantar em alta voz? Como não louvar em alta voz?

Louvar a Deus em alta voz fala da vontade de expressar a gratidão. Demonstra que ele não estava com vergonha de ninguém.

** Esse samaritano entendeu a Lei melhor do que os judeus. Levítico 14:3-7 fala dos sacríficos que devem ser ofertados pelo que foi curado da lepra. Esse homem trouxe a oferta a Deus, ao invés de duas pombinhas e um pedaço de pano ele trouxe o seu louvor, adoração e agradecimento como os sacríficos verdadeiros.

3v.16PROSTROU-SE AOS PÉS DE JESUS” --- “Trata de um ato de submissão no qual se reconhece a autoridade do outro; simboliza reverência.” (Joel Green, The New International Commentary on the New Testament – Luke, Eerdmans, pg 623)
Ele não tem vergonha de se humilhar diante de Jesus.

Não há lugar melhor do que aos pés de Jesus!

4 – “E AGRADECEU” --- As ações não são suficientes para ele, esse homem profere palavras de agradecimento.

Ele entendeu o quanto foi perdoado, por isso ele demonstra tamanha gratidão. Creio que muitos perderam o entendimento de quanto foram perdoados e por isso vivem na ingratidão.

AGRADECIMENTO PÚBLICO:
Quão triste é ver cristãos que não oram em restaurantes e perante pagãos por causa da vergonha de Jesus! Muitos têm vergonha de agradecer até mesmo na igreja.

Como se envergonhar de quem passou a pior de todas as vergonhas por minha causa? Como posso me envergonhar dAquele que providencia o ar que eu respiro e o alimento que eu ingiro?

** A atitude desse leproso deve ser o nosso estilo de vida! Cada um que foi salvo por Jesus deve ter uma vida marcada pelos altos louvores, pelas incansáveis palavras de agradecimento e pela eterna reverência aos pés de Cristo.

ESTE ERA SAMARITANO” --- Aqui Lucas joga a bomba. A informação de que esse único homem que foi grato era um samaritano é um escândalo!

Cadê os judeus? Onde estão os religiosos?

Muitas vezes a religiosidade caleja o coração de tal forma que as pessoas começam a não se verem como ‘escravos inúteis’ e isso é a destruição de um espírito de gratidão!

A Gratidão (vs.15-16):
a – Vê tudo o que o Senhor tem feito por você (v.15). Você tem visto o que Deus tem feito por você, ou você só vê o que você não recebeu?

b – É demonstrada através de ações. Você demonstra gratidão através de ações (louvores, humildade, reverência). Suas ações demonstram um coração humilde e grato.

c – É demonstrada através de palavras. Você precisa abrir a sua boca e demonstrar agradecimento. Você precisa falar, ‘Muito obrigado por...!’. Gratidão nunca é demonstrada através de silêncio.

IV – A INGRATIDÃO DE NOVE (VS. 17-18)
17 Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? 18 Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?"

v.17Jesus perguntou: Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? --- Jesus sabia muito bem qual era a resposta. Jesus sabia antes mesmo da cura que os nove não voltariam.

Os outros nove representam os judeus da época e muitos cristãos hoje em dia que só buscam as bênçãos, mas estão muito longe de reconhecerem o senhorio de Jesus sobre as suas vidas.

Notemos como Jesus Cristo presta atenção naqueles que são gratos! Gratidão captura os olhos e a atenção de Jesus.

ONDE ESTÃO OS OUTRO NOVE?” --- Quão rápido somos em demonstrar ingratidão! Jesus sabia onde eles estavam e o que eles estavam pensando, mas o nosso Senhor pergunta para que todos meditem na resposta.

Eles estão ocupados com a nova vida deles. Eles estão preocupados com os novos afazeres.

Será que eu me encaixo nesses outro nove? Será que o Senhor tem perguntado, ‘Onde está o Guga’?

Os outros noves estão indo para o templo, estão indo cumprir as atividades religiosas, estão ‘cumprindo o mandamento de Jesus’!

“É importante notarmos que mais pessoas obedecem a rituais religiosos do que louvam a Deus de coração.” (Spurgeon)

UM DE DEZ:
De dez homens apenas um voltou para agradecer e adorar. Assim aprendemos que:
A – Há mais pessoas que clamam e oram do que pessoas que adoram e louvam de forma genuína. Poderíamos esperar que todos os que clamam e oram também louvassem e adorassem, mas não é assim.
** Que não sejamos como a maioria!

”Prestemos atenção nesses versículos em quão raro é a gratidão. É relatado que dos dez leprosos que foram curados por Jesus, houve apenas um que voltou para agradecer. As palavras de Jesus são extremamente solenes, ‘Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove?’. A lição diante de nós é humilhante, e profundamente instrutiva. Os melhores entre nós são muitos semelhantes a esses nove leprosos. Somos mais rápidos em clamar do que louvar, e estamos mais dispostos a pedir por aquilo que não temos do que agradecê-Lo pelo que Ele nos tem dado. Murmurações, reclamações e descontentamento abundam por todos os nossos lados. A excessiva ingratidão dos crentes é uma verdadeira desgraça para a nossa época. É a prova clara da pouca humildade.” (J.C. Ryle)

B – As petições são temporárias, mas o louvor e ações de graças são eternos! Passaremos a eternidade toda louvando e agradecendo a Deus (Ap 4:9 ;11:16-17)!
** Pratique tudo, mas foque no que será eterno!

C – Há mais pessoas examinando as ‘próprias peles’ e cumprindo rituais religiosos do que adorando e se prostrando verdadeiramente diante de Jesus. Gastemos nossas energias louvando em alta voz e caindo aos pés de Cristo!

A HUMILDADE DESSE LEPROSO:
Quero que notem mais uma característica desse homem. Prestemos atenção no seu silêncio em censurar os outros. Quando o Salvador perguntou, ‘onde estão os outros?’ esse homem não respondeu. Esse adorador estrangeiro não se levantou e disse, ‘Oh Senhor, eles foram todos para os sacerdotes. Estou espantado que eles não voltaram para louvá-Lo!’. Oh irmãos, nós temos o bastante para cuidar das nossas próprias vidas, quando sentimos a graça de Deus em nossos próprios corações.” (Spurgeon)

v.17Jesus perguntou: ‘Não foram purificados todos os dez?’”  --- Notemos a bondade de Deus. Todos esses homens foram beneficiados da graça de Deus.
Lc 6:34-36 E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral. 35 Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. 36 Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso".

Sejamos gratos pela bondade de Deus até mesmo quando somos ingratos!

v.18“Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?” --- Ingratidão é algo que chama a atenção do nosso Senhor!

Ingratidão chama a atenção do nosso Senhor de forma negativa, pois:
a – É uma declaração de que Deus não fez o que é certo. Quando não agradecemos estamos dizendo que Deus não fez o que é bom e perfeito.
b – É uma declaração de que o que foi feito não foi bom o suficiente para mim. ‘Eu mereço!’.

“Existem três cachorros perigosos: a ingratidão, a soberba e a inveja. Quando mordem deixam uma ferida profunda.” (Martinho Lutero)

Deus ordena que você se afaste de pessoas ingratas: II Tm 3:1-2, 5 1 Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. 2 Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, 5 Afaste-se também destes.

Deus ordena que as pessoas se afastem dos ingratos, pois é uma característica de uma pessoa perversa: Rm 1:18-21 Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, 19 pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; 21 porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

V – A SALVAÇÃO DE UM E A PERDIÇÃO DE NOVE (V.19)
19 Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou".

Os dez receberam cura física, mas apenas esse samaritano recebeu a cura espiritual. Os nove voltaram leprosos de espírito – separados de Deus, mas esse homem recebeu vida eterna!

Jesus declara que a fé dele era uma fé diferente das dos outros nove. Os outros nove tinha a fé para receber um benefício, a cura, mas esse homem recebeu misericórdia e fé para crer.

Até mesmo a fé desse leproso foi um dom de Deus, a fé salvífica desse homem é obra da misericórdia e piedade de Deus: Ef 2:8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus.

** Que imagem maravilhosa da nossa salvação. Assim como esse leproso samaritano nós estávamos mortos, separados e distantes de Deus. Mas Deus, em Seu grande amor, nos resgatou por meio de Jesus.

CONCLUSÃO:

Que todos nós tenhamos o entendimento claro de que somos ‘escravos inúteis’! Somos escravos e como escravos nós não temos direito algum. Somos inúteis e única utilidade em nossas vidas se dá devido à graça e misericórdia de Deus.

Quando entendemos essas verdades se tornam realidades práticas em nossas vidas a humildade começa a nutrir a nossa fé e a gratidão se torna uma obsessão. Começamos a ver tudo com olhos de gratidão.

“Oremos por um espírito de gratidão diariamente... Acima de tudo, oremos por um entendimento mais profundo da nossa pecaminosidade, culpa e inutilidade. Este, afinal, é o segredo verdadeiro de um espírito de gratidão. É o homem que, diariamente, sente que a sua dívida para com a graça, e diariamente se lembra de que, na realidade, ele não merece nada, mas o inferno - este é o homem que estará sempre bem-dizendo e louvando a Deus. A gratidão é uma flor que nunca florescerá de forma completa sem a raiz de profunda humildade!” (J.C. Ryle)

I Ts 5:17-18 Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus

Deus ordena que sejamos gratos em todos os momentos, pois isso reflete um entendimento de que Deus sabe o que é melhor para a minha vida. Diferente da ingratidão que é uma declaração de que Deus não sabe o que é melhor para minha vida.
Que como esse leproso nós possamos render graças aos pés de Jesus!


** Que sejamos gratos pela salvação! Cl 1:12 Dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz; Hb 12:28-29 Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, 29 pois o nosso "Deus é fogo consumidor!

** Que sejamos gratos pelas nossas famílias!

** Que sejamos gratos pelas refeições! I Tm 4:2-5 Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada 3 e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade. 4 Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, 5 pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração.

** Que sejamos gratos por nossa saúde!

** Que sejamos gratos por tanta misericórdia! I Cr 16:34 Rendam graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor/misericórdia dura para sempre.

** Que sejamos gratos pela igreja que o Senhor nos deu! 100:2-4 2Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres. 3 Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio 4 Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome

** Que sejamos gratos pelas tribulações e tempestades que o Senhor envia!

** Que sejamos gratos por cada ano de nossas vidas!

Cl 2:6-7 Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, 7 enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão; 3:15-16  Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. 16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Que essa igreja seja uma igreja de escravos que transbordam de gratidão por tudo que o Senhor tem feito, de gratidão pela vida de cada um, um povo que canta e vem a casa do Senhor cheio de gratidão! Uma igreja de escravos que estão aos pés de Jesus louvando e agradecendo por tudo!