sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Evangelho de Jesus

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 1:1 – O Começo do Evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus. 2.Conforme está escrito no profeta Isaías: “Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele preparará o teu caminho”— 3. “voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ ”.

Divisão do Estudo:

I) O que é o Evangelho

II) Onde Começa o Evangelho

III) De quem é o Evangelho

Introdução:

GOSPEL

* Muitos falam sobre o “EVANGELHO”, mas o que é realmente o EVANGELHO?

* Muitos falam de Jesus Cristo – mas o que significa Cristo? Quem é o Cristo?

I) O que é o Evangelho:

· O que você pensa quando ouve a palavra “EVANGELHO”?

Será que foi uma palavra criada pelos cristãos no 1° século, assim como “anticristo”?

EVANGELHO = BOAS NOTÍCIAS!

Como a audiência original entendeu aquela palavra?

Lembremos que os primeiros ouvintes eram de descendência Romana e Judaica.

a) PARA OS ROMANOS/GENTIOS:

EVANGELHO = a recompensa trazida por um mensageiro sobre a vitória numa guerra – essa era a boa nova já que a vitória trazia um refrigério!

Essas mensagens de vitória política eram vistas como vinda dos deuses.

Chegada de César Augusto ao trono era a boa noticia, pois o povo via sua chegada como vitória política, restauração e paz!

EVANGELHO = BOA NOTÍCIA --- sobre o nascimento de um imperador, uma conquista militar, quando havia a coroação de um rei!

b) PARA OS JUDEUS:

Para entendermos o que significa EVANGELHO para os Judeus, precisamos ir para o Antigo Testamento, ou seja para a Septuaginta, a versão grega da Bíblia Hebraica.

Isaias 40:1-10 – contexto de esperança, de libertação do cativeiro babilônico e chegada do Messias -- Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. 2 Falai benignamente a Jerusalém, e bradai-lhe que já a sua milícia é acabada, que a sua iniqüidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do SENHOR, por todos os seus pecados. 3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus. 4 Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. 5 E a glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do SENHOR o disse. 6 Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. 7 Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do SENHOR. Na verdade o povo é erva. 8 Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. 9 Tu, ó Sião, que anuncias boas novas(EVANGELHO) , sobe a um monte alto. Tu, ó Jerusalém, que anuncias boas novas(EVANGELHO), levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. 10 Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face.

Isaias 52:7-9 - Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas (EVANGELHO), que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! 8 Eis a voz dos teus atalaias! Eles alçam a voz, juntamente exultam; porque olho a olho verão, quando o SENHOR fizer Sião voltar. 9 Clamai cantando, exultai juntamente, desertos de Jerusalém; porque o SENHOR consolou o seu povo, remiu a Jerusalém.

No contexto de Isaias o EVANGELHO é a boa notícia de que um Novo Reino será estabelecido, e que o novo Rei governará com justiça. O povo de Deus não estará mais no exílio!

Aquele que traz o EVANGELHO/BOAS NOVAS anuncia uma nova era na história do mundo de PAZ e SALVAÇÃO para o povo de Deus!

Para os Judeus a palavra EVANGELHO também tinha um sentido político – a boa notícia de restauração da nação de Israel!

** Um aspecto importante é que o MENSAGEIRO também tem muito valor, tanto na cultura romana como na judaica!

Através da sua mensagem paz, salvação e redenção se tornam uma realidade – Isaias 61:1 - O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas (EVANGELHO) aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

COMO O NOVO TESTAMENTO INTERPRETA O EVANGELHO – QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA EVANGELHO NO N.T.?

No Novo Testamento a palavra EVANGELHO sempre se refere à mensagem de salvação – o impacto da vida, morte e ressurreição de Jesus na vida do ser humano!

EVANGELHO = é a boa notícia de que através da vida, morte e ressurreição de Jesus o homem pode obter a salvação tão esperada! Uma salvação não necessariamente política e econômica, mas salvação da condenação eterna, salvação das correntes do pecado e salvação da morte!

Romanos 1:1 - Paulo, escravo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

Romanos 1:14-17 - Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes. 15 Por isso estou disposto a pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma. 16 Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.17 Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé,como está escrito: “O justo viverá pela fé”

Romanos 2:15-16 - (De fato, quando os gentios, que não têm a Lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a Lei;15 pois mostram que as exigências da Lei estão gravadas em seu coração. Disso dão testemunho também a sua consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.) 16 Isso tudo se verá no dia em que Deus julgar os segredos dos homens, mediante Jesus Cristo, conforme o declara o meu evangelho.

I Coríntios 15:1-11 - Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes.2 Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.3 Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, segundo as Escrituras...10 Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo. 11 Portanto, quer tenha sido eu, quer tenham sido eles, é isto que pregamos, e é isto que vocês creram.

Efésios 1:13-14 - Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa, 14 que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.

Efésios 3:6 - mediante o evangelho, os gentios são co-herdeiros com Israel, membros do mesmo corpo, e co-participantes da promessa em Cristo Jesus

Colossenses 1:3-6 – 3 Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês, 4 pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor que têm por todos os santos, 5 por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho 6 que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade

Colossenses 1:15-23

O EVANGELHO de Jesus é o poder da salvação! Somente as Boas Novas a respeito de Jesus é que podem trazer salvação verdadeira e eterna!

Marcos quer mostrar que seu livro fala da Boa Notícia da chegada de um Novo Reinado e de um novo Rei. As palavras, a vida e a morte desse Rei que foi desprezado, não foi reconhecido e veio para sofrer é o EVANGELHO da PAZ e da SALVAÇÃO!

A vida, sofrimento e morte do Filho de Deus numa cruz romana são as Boas Novas – EVANGELHO!

Por isso Marcos enfatiza tanto no Evangelho:

1:14 – Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando o evangelho de Deus.

1:15 – “O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam no evangelho!”

8:35 – Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.

10:29 – Respondeu Jesus: “Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho,30 deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.31 Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros”.

13:10 – E é necessário que antes o evangelho seja pregado a todas as nações.

14:9 – Eu lhes asseguro que onde quer que o evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado em sua memória.”

16:15 – E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Para uma audiência romana esse novo Evangelho foi um choque!

Hoje a Igreja Parou de Pregar o Evangelho – um grande contraste com os cristãos em Atos que sempre pregavam o Evangelho de Jesus Cristo.

O Evangelho não é mais pregado, por quê:

1) Proclama como verdade absoluta que Jesus, o Deus encarnado se fez homem e morreu por nossos pecados.

2) Há condenação eterna para os que não aceitam a mensagem.

3) Pois as pessoas não gostam de falar que Jesus realmente ressuscitou dos mortos.

4) Pois o Evangelho de Jesus envolve sofrimento e dor!

** O Evangelho é um estilo de Vida!

Filip. 1:27 - Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,28 sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus; 29 pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,30 já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento

II) ONDE COMEÇA o Evangelho:

Marcos diz, “O Começo do Evangelho de Jesus Cristo” – mas onde começa a Boas Novas da salvação do homem e da vinda de Jesus?

Nos versículos 2 e 3, Marcos cita duas profecias de Isaias e Malaquias, veja: 2 Conforme está escrito no profeta Isaías: “Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele preparará o teu caminho” 3 “voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ ”.

Marcos quer mostrar a seus leitores que esse Evangelho não havia sido criado naqueles dias – há centenas e milhares de anos antes, Deus já havia falado dessa Boa Notícia!

Contextualmente Marcos quer mostrar que Isaias já havia falado desse Evangelho, e que para ele começar com a profecia de Isaias e a vinda de João Batista já seria o suficiente!

O Evangelho foi pregado no Jardim do Éden – na Queda de Adão e Eva, quando Ele promete que a semente da mulher destruiria a serpente – Gen. 3:15 - Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Veja o que Paulo fala aos Gálatas em Gálatas 3:8 - Considerem o exemplo de Abraão: “Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”. 7Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão. 8 Prevendo a Escritura que Deus justificaria os gentios pela fé, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: “Por meio de você todas as nações serão abençoadas”.9 Assim, os que são da fé são abençoados junto com Abraão, homem de fé.

*Paulo fala que a primeira vez que o Evangelho da Justificação pela Fé foi pregado foi para Abraão!

O Evangelho de Jesus Cristo não foi uma nova invenção de um monte de esquizofrênicos do 1° século – mas já havia sido criado desde a eternidade!

III) DE QUEM É o Evangelho:

O Evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus

No grego a frase tem dois significados – o evangelho SOBRE ou DE (PROCLAMADO).

Marcos identifica sobre quem é o conteúdo das Boas Notícias:

JESUS = Josué em hebraico – Yahweh (Senhor) Salva!

Mateus 1:21 – “Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.

CRISTO = Não é o sobrenome, mas o título real que Ele recebe.

O verbo “Chrio” significa “espalhar”, “esfregar”.

Corresponde ao Messias no hebraico = UNGIDO!

Messias = alguém que foi ungido cerimonialmente para um cargo!

O Cristo/Messias passou a ser a expectativa de um rei que viria livrar o povo de Deus e estabelecer um novo reinado!

As Boas Novas são sobre Jesus, o Rei/Cristo – o tão esperado Messias do Antigo Testamento chegou!

Mas diferente do Cristo esperado pelos judeus, Jesus vem como o Servo Sofredor – (o rei tinha o papel de servo) profetizado por Isaias (42:1-4; 52:13-53:12).

CRISTO = MESSIAS = UNGIDO = REI = SERVO

Para as pessoas do 1° século, a morte na cruz teria desqualificado Jesus totalmente de ser o tão esperado Messias – mas é exatamente o contrário, a sua morte na cruz é a prova de que Ele realmente era o Cristo, o Filho de Deus – Marcos 15:39

FILHO DE DEUS = esse título dado Marcos relata o papel e a identidade divina de Jesus.

· PARA OS ROMANOS = Cesar Augusto foi o primeiro Imperador a ser considerado Filho de Deus (divi filius). A partir de então os imperadores passaram a ser considerados Filhos de Deus.

· PARA OS JUDEUS = a nação de Israel era considerada “Filho de Deus” (Ex. 4:22-23; Os. 11:1).

* Para Marcos, Jesus é o Filho de Deus! O único que tem a mesma autoridade e poder que Deus!

Ele é igual a Deus em todos os atributos!

· O Filho tem a essência de Deus – 7:37 (ele faz o que é bom) – 10:18 (ninguém é bom senão Deus) =Ele é bom e é Deus!

· Se só Deus pode perdoar e Jesus perdoa, então Ele é Deus (2:5).

· Na tempestade em 4:41, só YHWH podia acalmar (Salmos 65:7;89:9) – Jesus é Deus!

A IMPORTÂNCIA DOS DOIS TÍTULOS:

Salmos 2:2 e 7,12 - Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? 2 Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido/cristo, dizendo: 3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. 4 Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. 5 Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará. 6 Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião. 7 Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. 8 Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão. 9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro. 10 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra. 11 Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor. 12 Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.

II Samuel 7:12-16 - Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. 13 Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. 14 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens. 15 Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. 16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.

Marcos 1:10-11--- O Batismo

v.10 – Ungido como Rei

v.11 – Declarado Filho de Deus

Esses dois títulos são usados nos momentos mais cruciais do livro:

Mc. 8:29-30 – Jesus e os seus discípulos dirigiram-se para os povoados nas proximidades de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou: “Quem o povo diz que eu sou?” 28 Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, um dos profetas”.29 “E vocês?”, perguntou ele. “Quem vocês dizem que eu sou?”

Pedro respondeu: “Tu és o Cristo”.

Mc. 14:62 - Outra vez o sumo sacerdote lhe perguntou: “Você é o Cristo, o Filho do Deus Bendito?” “Sou”, disse Jesus. “E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso vindo com as nuvens do céu.”

Mc. 15:39 - Quando o centurião que estava em frente de Jesus ouviu o seu brado e viu como ele morreu, disse: “Realmente este homem era o Filho de Deus!”

Marcos demonstra que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus:

Caps. 1-13 – com seus ensinos e obras.

Caps. 14-16 – com seu sofrimento, morte e ressurreição.

Esse é o Evangelho – a maravilhosa notícia sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus – o tão esperado Rei, o tão ansiado Messias, que não era apenas homem, mas era o Filho de Deus – tendo toda a divindade Nele!

“Espírito Santo, ajude-nos a viver de forma digna desse evangelho, ajude-nos a pregá-lo sem medo das conseqüências. Obrigado Jesus, por sua obra, por sua morte e seu sofrimento – ajude-nos a viver sob o seu senhorio!”