terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sermão 6 - Em sua Teologia estará sua Ênfase


Série de Sermões Sobre o Livro 9 Marcas 
Passagem: 2 Timóteo 4. 1 - 4
Título: Sermão 6 - Em sua Teologia a estará sua Ênfase
Pregado na manhã de domingo, do dia 16  de Dezembro 2012.
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Oberdan Siqueira

                Versão em Vídeo           Link


Introdução

Dando continuidade à série de pregações baseadas no livro as Nove Marcas de Uma Igreja Saudável, vimos anteriormente os seguintes tópicos:

- A Introdução:
Que abordou a importância de entender o que o Senhor deseja para sua igreja.

- Marca 1 - Pregação Expositiva:
Sua importância vital, para o bom entendimento da fé e alimento para o corpo.

- Marca 3 - Uma Compreensão Bíblica quanto às Boas Novas:
Que falou sobre o evangelho e o pecado.

- Marca 4 - Uma Compreensão Bíblica quanto à Conversão
Abordando o real conceito de conversão bíblica.

- Marca 5 - Uma Compreensão Bíblica sobre o Evangelismo
Que mostrou a maneira correta de levarmos o evangelho à todo o mundo.

Hoje vamos voltar para o segundo pilar do estudo, e entender a Marca 2 - Teologia Bíblica e como ela torna a igreja saudável.

 “A forma que entendemos Deus molda nosso pensamento e se não o entendermos de forma correta, fatalmente teremos complicações.” – Joshua Harris.

No livro as Nove Marcas de Uma igreja Saudável, Mark Dever aborda o capitulo de Teologia Bíblica da seguinte maneira:

Creio que não haja texto mais apropriado, para conduzir este estudo, do que 2ª. Timóteo 4:1-4:
1- Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente:
2- Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
3- Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
4- Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

Aqui Paulo ordena a Timóteo que ele e nós, devemos estar preparados para pregar a verdade do Senhor, sempre! Devemos corrigir nossos irmãos com graça e amor, pois todo o ensinamento que vem de Deus é bom.
Como vemos em nossos dias o evangelho puro e simples, é uma abominação nos dias de hoje.
Como vimos no domingo passado o evangelho deve ser pregado por todos nós e a rejeição dele pelo homem é exatamente para levar mais condenação ao que rejeitou.


Este estudo está divido em três partes:
1 – Desvio doutrinário na história;
2 – O púlpito de hoje;
3 – Como ser fiéis para com a Palavra?

1 – Desvio doutrinário na história
Eclesiastes 1:9-10
09 - O que foi tornará a ser, o que foi feito se fará novamente; não há nada novo debaixo do sol.
10 - Haverá algo de que se possa dizer: "Veja! Isto é novo"!? Não! Já existiu há muito tempo; bem antes da nossa época.

Idade Antiga (igreja Primitiva)
- Corinto
Na igreja de Corinto vemos uma grande ênfase na busca dos espirito santa e na experiência individual.

Não é estranho que uma igreja tão sobrenatural, tenha tido tantos problemas, inclusive se imoralidade?
Os dons do Espírito, ao invés de trazer união ao corpo Cristo, trazia divisões dos mais e menos crentes.


- Montanismo
No passar do tempo, o exercício dos ministérios e dons carismáticos entrou em declínio na vida da igreja, dando maior espaço para o estudo e exposição da palavra e uma das razões principais foi ha luta contra as heresias que caracterizou os primeiros séculos do cristianismo (nós já vimos o papel fundamental dos pais da igreja e dos apologistas no primeiro sermão da nossa série.)

Por volta do ano 157 na Frígia, uma província da Ásia Menor, surgiu um homem chamado Montano que dizia-se inspirado pelo Espírito Santo.

Ele profetizava e era seguido por mais duas profetizas, Priscila e Maximila.
Os três afirmavam que era os últimos de uma linhagem de profetas e convocaram os crentes a se prepararem para a descida da Jerusalém Celestial.

Os profetas montanistas afirmavam receber comunicações diretas de Deus, e as suas profecias ou oráculos eram considerados como normativos pelos seguidores, praticamente no mesmo nível das Escrituras.

Seu método usava o emocionalismo, a desobediência às autoridades da igreja e revelações extra bíblicas.


Idade Moderna
- Quakers
Os quakers surgiram na Inglaterra, no século 17, sob a liderança de George Fox (1624-1691), que pregou a mensagem da “nova era do Espírito”.

O movimento enfatizava a “luz interior,” ou comunicações diretas do Espírito, que eram tão importantes quanto as Escrituras. Em suas reuniões, os quakers aguardavam que o Espírito Santo falasse a eles e através deles.



Idade Contemporânea
- Edward Irving
Considerado um dos precursores do moderno movimento carismático; pastor da Igreja Presbiteriana da Escócia. Ele passou a fazer parte de um grupo que se reunia para estudar escatologia. Convicto da iminente volta de Cristo, o grupo passou a orar por um derramamento do Espírito.

Irving foi afastado do pastorado da igreja, sendo acompanhado por cerca de 600 seguidores.
Afirmava que Cristo havia nascido com uma natureza humana pecaminosa, que foi, todavia, preservada sem pecado e incorruptível graças à atuação do Espírito Santo.

---- Essa afirmação é muito perigosa, pois coloca em xeque a divindade de Cristo e o conceito de santidade do seu povo, pela atuação do Espirito Santo.

No final de 1834, Irving veio a falecer com apenas 42 anos, vitimado pela tuberculose.
Nos seus últimos meses de vida, ele estava convicto de que seria curado da sua enfermidade; porém, a cura não veio e ele deixou de tomar precauções que talvez pudessem ter evitado sua morte prematura.

----- O baixo conhecimento bíblico pode-se levar a ruina, no caso dele a morte, pois ele poderia ter feito o tratamento para a cura da tuberculose.


No Brasil
- Miguel Vieira Ferreira
Antigo membro da Igreja Presbiteriana do Rio Janeiro, mas antes de ingressar na Igreja Presbiteriana, havia tido contatos com o espiritismo.

No início, teve um comportamento incomum; certa vez, terminado o culto, permaneceu cerca de meia hora totalmente imóvel, sem poder mover as mãos ou os pés e abrir os olhos.

Muito mais tarde, foi eleito presbítero e acompanhou o Rev. Blackford em viagens evangelísticas.
Como pastor-auxiliar da Igreja do Rio, passou a ocupar o púlpito da igreja, e começou a fundamentar o seu ensino em sonhos e visões, pretendendo ter revelações diretas do céu (“Deus fala e quer falar de viva voz aos homens”). Em 1879, foi suspenso da comunhão, porém deixou a igreja presbiteriana com outros 27 membros e fundou a Igreja Evangélica Brasileira, que perdura até os dias atuais.


Notem que nos exemplos citados, vemos problemas diferentes, que estão ligados pelo baixo nível de conhecimento bíblico, que levou ministérios e pessoas a ruina.

Portanto para finalizar este ponto, quero compartilhar um trecho do artigo de RC Sproul que trata, sobre o falar de Deus.

Trecho do Artigo: Deus realmente fala conosco? Como? – R. C. Sproul
... Quando as pessoas me dizem: "O Senhor me disse para fazer algo," eu desejo perguntar a elas: "Com que se parece a voz de Deus?" Você está me dizendo que ouviu uma voz do céu tão audível quanto a voz que falou no batismo de Jesus dizendo: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3.7), ou a voz que falou com Saulo no caminho de Damasco?...
Nas vidas dos grandes santos, esses incidentes são excessivamente raros. Entretanto, não existe maneira mais fácil de fazer com que as pessoas concordem com aquilo que desejo fazer, nem de afastar qualquer crítica possível, do que prefaciar minhas idéias dizendo: "O Senhor me disse para fazer isso." Em essência, estou afirmando que qualquer um que questionar o que estou dizendo, estará argumentando com o próprio Deus...
Infelizmente foi exatamente isso que estes homens fizeram.
Falaram em nome do Senhor, mostraram novas revelações e levaram muitos a ruina.

Hebreus 1:1-3
Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,
- mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.
 O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

Nada mais é revelado em nossos tempos, pois se fosse, a bíblia ainda estaria sendo escrita.
Quando alguém traz uma revelação ou profecia de “deus”, estamos afrontando diretamente a revelação bíblica dada por ELe.
 Afirmamos que a bíblia não é suficiente, que ela não é a única revelação de Deus.
Isso é muito sério!

Quero concluir este ponto com uma citação:

“Nós não temos inspiração divina, porque tudo já foi revelado nos tempos bíblico. Hoje temos iluminação, através da já foi revelação pelo Senhor.”
 Reverendo Augustus Nicodemus.

 2 – O púlpito de hoje
Minha intenção não é atacar denominações ou movimentos, mas sim trazer a luz, alguns desvios bíblicos no púlpito contemporâneo.


- O século XX, O pentecostalismo.
Teve sua explosão, através do avivamento da Rua Azusa em 1906 em Los Angeles - Califórnia.
As reuniões eram caracterizadas por experiências de êxtase espiritual acompanhadas por falar em línguas estranhas, cultos de adoração.

A busca de avivamento e de santificação, ao lado de uma forte expectativa do final dos tempos, levou muitos cristãos à convicção de que haveria um derramamento especial do Espírito Santo, evidenciado pela ocorrência de manifestações sobrenaturais semelhantes àquelas mencionadas no Novo Testamento em:


Atos 2:16-21
Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel:
‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.
Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.
Mostrarei maravilhas em cima no céu e sinais em baixo, na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça.
O sol se tornará em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.
E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo! ’

As principais características do movimento são:
- Ênfase nos dons espirituais, especialmente os mais extraordinários (línguas, profecias, curas);
- Ênfase à pessoa e atividade do Espírito Santo, deixando Cristo em segundo plano;
- Pouca pregação ou nenhuma, tendo mais espaço ao mover do “espirito”.
- Grande foco no conceito de “ser cheio do poder”;
- Ênfase na experiência: quando a experiência pessoal se torna um critério de verdade, a Escritura tende a ficar em segundo plano; se, por exemplo, uma determinada prática produz resultados ou faz a pessoa sentir-se bem, isso é o que importa.

Na famosa Igreja do Aeroporto de Toronto, no Canadá, despertou muita curiosidade e influenciou o movimento pentecostal nos anos 90.

A chamada “bênção de Toronto” incluía práticas como gargalhadas incontroláveis (o “riso santo”), cair no Espírito, ficar estendido no carpete, emitir sons de animais (urros, latidos), tudo supostamente como consequência da presença do Espírito Santo.

Qual é a diferença visual de um culto deste e um culto de candomblé?


Romanos 12:1
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. 
Observe como a imagem de desordem está associada ao evangélico.
O pessoal que nos alugou essa sala tinha muito medo do barulho que poderíamos fazer. Hoje eles gostam da nossa presença, porque não gritamos.

O Neopentescostalismo
Talvez essa seja o desvio mais serio em nossos tempos.
Essa doutrina é fundamentada no sucesso dos heróis da fé, principalmente em Abraão.
Eles usam versículos isolados que remetem ao sucesso e a barganhas com Deus, para afirmar os seus ensinamentos.

A precursora mais importante, deste movimento, foi a Igreja de Nova Vida, fundada pelo canadense Robert McAlister, que rompeu com a Assembleia de Deus em 1960.

Ela foi pioneira no pentecostalismo de classe média, menos legalista, e investiu fortemente na mídia. Trabalha com homens um pouco mais cultos e conhecedores do mundo que os líderes do pentescostalimo tradicional.

Segundo um ex-pastor, “a primeira coisa que aprendi na Nova Vida foi como levantar uma boa oferta”.
Em sintonia com isso, a mensagem devia ser sempre positiva. Era o transplante do que havia de mais recente na religião americana, no estilo dos novos pregadores televisivos.

A Vida Nova foi berço de três grupos: a IURD, a Igreja Internacional da Graça de Deus (fundada por Romildo R. Soares, cunhado de Edir Macedo, após um cisma na IURD) e a Igreja Cristo Vive, Igreja Mundial e etc.


As principais características do movimento são:
- Curas, exorcismo, batalha espiritual e ênfase na experiência pessoal (herança pentecostal);
- Crença na Maldição hereditária;
- Forte apelo no “Evangelho” da prosperidade e nas promessas deixadas por Deus, para Israel;
- Pregação deve ser sempre positiva;
- Usam o termo a fé como palavra chave, para as conquistas;
- Criatividade e capacidade de inovação, para manter o interesse dos fiéis e evitar a rotina, usando slogans, ensinos e práticas. Ex. “fogueira santa de Israel”;
- Cristianismo egocêntrico.
Certa vez estava conversando uma pessoa da IURD e ela me dizia que como Deus é bom e como ELe, a prosperou devido a sua fé e seus sacrifícios na fogueira santa de Israel.
Todo anos ela dava uma boa oferta para a fogueira e ano anterior ela tinha dado um carro.

Confesso que aquilo me deixou surpreso, porem fui “puxando papo” e perguntei como ela tinha conseguido tanto dinheiro, para morar num lugar legal e ter um carro que saia da linha popular.
Antes da resposta, pensei até na possibilidade de um anjo ter posto uma mala de dinheiro na porta dela.

Mas para minha surpresa ela disse que era tudo financiado.

Aquilo me chocou mais ainda, pois não era o sacrifício responsável pela prosperidade dela, mas sim a fácil acesso ao credito do nosso país. Ou seja quem ajuda os neopentescostais foi primeiro o FHC, depois o Lula e agora a Dilma.

Embora pareça engraçado, chega a ser lastimável, pois esse tipo de apelo é usado diariamente e leva milhões ao engano.

Em outra conversa com a mesma pessoa, ela me disse uma frase que nunca esqueci:
- Não saiu de manhã para fazer amigos, saiu para ganhar dinheiro!

Essa frase ela ouviu na reunião de empresários da mesma igreja.
Como um cristão pode sair de casa e não dar um bom testemunho?


Filipenses 4:12
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

Mark Dever diz o seguinte sobre o cristianismo atual:
Atualmente a nossa cultura freqüentemente nos encoraja a transformarmos o evangelismo em propaganda e explica a obra do Espírito em termos de marketing.

O próprio Deus às vezes é moldado à imagem do homem. Em tempos assim, uma igreja saudável deve ter um cuidado especial em orar por líderes que tenham uma compreensão bíblica e experimental da soberania de Deus e um compromisso com a sã doutrina, em sua absoluta glória bíblica. Uma igreja saudável é marcada pela pregação expositiva e por uma teologia bíblica.


 3 – Como ser fiéis para com a Palavra?

Antes de tudo é crer que na inerrância das escrituras, pois a teologia bíblica é a sã doutrina, e a sã doutrina nos leva ao pensamento certo sobre Deus, que dá a crença que acordo com as Escrituras. - Está tudo ligado.

Como os bereianos, devemos ser críticos e não ter medo de questionar o pregador.
- O sermão está em harmonia com toda a Palavra de Deus? É coerente com a verdade?
Caso a resposta seja não, é teologia humana, ou invenção humana.

As músicas que ouvimos, estão dentro da verdade do evangelho?

Nunca podemos esquecer que o ensino saudável inclui um compromisso claro com doutrinas frequentemente negligenciadas, porém claramente bíblicas.

Pois:
"Para que possamos aprender a sã doutrina da Bíblia, nós precisamos encarar doutrinas que podem ser difíceis, ou até mesmo potencialmente divisionistas, mas que são fundamentais para compreendermos o trabalho de Deus entre nós”. – Mark Dever

Alguns exemplos:
Doutrina do Pecado; Doutrina da Salvação; Soberania de Deus; Responsabilidade do Homem e etc.

A teologia bíblica é ensino que emana da Bíblia, ou seja da sã doutrina; tal ensino deve confrontar o pecador,  e trazer arrependimento e esperança que da vida que virá.

Conclusão:
Quero encerrar falando do meu primeiro dia de seminário na aula do Prof. Pr. João Rodrigues, na matéria de introdução à teologia. Um homem de no máximo 1,60m, sorridente, mas de aparência firme.

Ele ora agradecendo ao Senhor pela aula, pelos alunos e logo após o Amém, ele diz a frase que cortou o meu coração e me faz refletir sempre.

- Em sua teologia estará a sua ênfase!
Que nossa ênfase, seja a sã doutrina que o Senhor nos revelou.


Fontes:
Nove Marcas de Uma Igreja Saudável – Mark Dever