terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Três Ordenanças Essenciais do Senhor Jesus Para Sua Igreja Parte II - Batismo Nas Águas

Titulo: Três Ordenanças Essenciais do Senhor Jesus Para Sua Igreja
Parte II - Batismo Nas Águas
Pregado na manhã de Domingo, do dia 15 de Janeiro de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em Vídeo
A semana passada nós vimos a primeira ministração da série de três sobre as ordenanças essenciais do nosso Senhor para a igreja. Hoje estudaremos a segunda ordenança da nossa série: o batismo nas águas! E esse mandamento de Jesus é consequência do primeiro estudado (evangelismo). O próximo passo na jornada cristã após a evangelização é o batismo.
Mateus 28:16-20 Os onze discípulos foram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes indicara. 17 Quando o viram o adoraram; mas alguns duvidaram. 18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".
INTRODUÇÃO:
Hoje há uma séria crise nessa área tão fundamental da igreja. Muitas pessoas não entendem a importância desse ato e desconhecem a obrigatoriedade dessa ordenança. Três fatores têm contribuído para essa ignorância invadir a igreja:

A – EVANGELISMOS EM MASSA: A grande maioria das campanhas de evangelismo em massa negligencia a importância das pessoas se tornarem membras de igrejas e serem batizadas. A preocupação maior é com a decisão no momento. Geralmente o foco está nas curas, milagres e apelos, e a doutrina do batismo nem sequer é mencionada.

B – TELE-EVANGELISMO: Os ministérios de TV são outro fator para a crise atual do batismo. Eles falam de prosperidade, bênçãos, curas, empregos, mas nunca sobre a importância do batismo nas águas. Como conseqüência, nós temos uma multidão de pessoas que se dizem cristãs, mas nunca foram batizadas e não pertencem a nenhuma igreja.
C – NEGLIGÊNCIA DOS PASTORES: Muitos pastores preferem não pregar sobre o batismo com medo de trazer divisão ou a saída de membros que não desejam ser batizados.
É seguro dizer, também, que há no presente o maior número de pessoas não batizadas que professam o cristianismo na história da igreja. E a maioria delas não está muito preocupada com esse assunto.
(John MacArthur - http://www.gty.org/Resources/Articles/A360_Case-for-Believers-Baptism-The-Credo-Baptist-Position)
Basicamente nós encontramos cinco tipos de pessoas na igreja, COM RELAÇÃO AO BATISMO NAS ÁGUAS:

1 – Aquelas que foram salvas verdadeiramente – ouviram a mensagem, se arrependeram dos pecados e foram batizadas obedecendo conscientemente à ordenança de Jesus.

2 – Aquelas que nunca foram salvas, mas foram batizadas por acharem, talvez, que o batismo é um ato nobre, bonito, ou foram batizadas para agradar alguém ou por obrigação dos pais. Mas elas nunca foram regeneradas e nunca entenderam verdadeiramente a importância e o significado do batismo, tratando-o como apenas um ritual qualquer.

3 – Aquelas que são ignorantes sobre a importância do batismo – nunca foram ensinadas sobre a ordenança do batismo, por isso nunca foram batizadas.

4 – Pessoas desobedientes devido ao orgulho – elas acham que não precisam ser batizadas, por isso são indiferentes quanto ao batismo, não vendo a importância e necessidade desse ato.
5 – Pessoas desobedientes por causa do medo de homens – elas não são batizadas por temerem a ira e o desprezo da família e amigos.
Se você tem ido à igreja, tem professado ser cristão, mas ainda não foi batizado nas águas, então você precisa se arrepender e obedecer ao mandamento de Jesus.
FACILIDADE NO OCIDENTE:
O tempo e lugar em que nós vivemos não requer muito sacrifício da nossa parte para sermos batizados. Mas no começo do cristianismo e em países onde o cristianismo é proibido, o batismo era e é realmente um teste de fé. Jesus deu grande ênfase ao batismo nas águas, pois ele é realmente o primeiro passo na demonstração de quanto você está disposto a tomar a sua cruz e sofrer por Jesus. Quando a pessoa era batizada na igreja primitiva, estava demonstrando publicamente que ela pertencia totalmente a Jesus e isso acarretava em desprezo familiar, perda de bens, abandono de amigos e todo tipo de perseguição.
A maioria das pessoas ocidentais não compreende quão radical é o batismo. Para muitos no mundo, esse ato exige imensa coragem. Em países como o Nepal, o batismo pode representar prisão. Para os crentes soviéticos,chineses ou do bloco oriental o batismo era e é como assinar a sua própria sentença de morte.” (Charles Colson and Ellen Santilli Vaughn, The Body: Being Light In Darkness, Word Publishing, pg. 137)
O que eu desejo com esse estudo é mostrar a beleza, a importância e a grandeza desse ato quando realizado de acordo com a Palavra de Deus.
DIVISÃO DO ESTUDO:
I – O QUE É O BATISMO NAS ÁGUAS
II - O MODO DE REALIZAR O BATISMO
III –O BATISMO INFANTIL
IV – A IMPORTÂNCIA DO BATISMO
V– CONCLUSÕES FINAIS
I – O QUE É O BATISMO NAS ÁGUAS:
O batismo nas águas é uma ordem de Jesus na qual o discípulo de Cristo – através de um ato de obediência - confessa publicamente por meio do seu batismo nas águas que ele foi morto e sepultado com Jesus (simbolizado na imersão nas águas) e ressuscitou com o Senhor para uma nova vida (quando a pessoa se levanta das águas). Ao mesmo tempo em que o candidato confessa seu amor e fé pelo Senhor no batismo, Deus fala ao público do seu amor para com o perdido ao enviar Jesus! São dois testemunhos: do batizado e de Deus!
O BATISMO COMO UM SINAL/TESTEMUNHO:
Podemos definir o batismo como um sinal ou um testemunho (como vimos na ministração passada, o Senhor usa Suas ordenanças como testemunho para as pessoas).
Um sinal é um símbolo apontando para uma realidade ou ideia ainda maior. Batismo é uma luz de neon brilhando ‘Evangelho, Evangelho, Evangelho.’ Quando a igreja pratica o batismo, ela testifica a morte, o sepultamento, e a ressurreição de Jesus Cristo e sinaliza a união do pecador com Cristo em tudo o que Ele realizou em nosso lugar.” (Thabiti Anyabwile and LigonDucan, Baptism and the Lord´s Supper, The Gospel Coalition Booklets, pg.8)
O batismo nas águas é um sinal do nosso amor por Cristo e do amor de Deus por nós em enviar Jesus para viver, sofrer, morrer e ressuscitar por nós.
A Confissão de Fé Batista de Londres de 1689 (essa é a confissão que a nossa igreja segura) define o batismo como: “O Batismo é uma ordenança do Novo Testamento, instituída por Jesus Cristo, para ser, para a pessoa batizada, um sinal de sua comunhão com Cristo, na sua morte e ressurreição; de sua união com Ele; da remissão dos pecados; da consagração da pessoa a Deus, através de Jesus Cristo, para viver e andar em novidade de Vida.” (http://www.monergismo.com/textos/credos/1689.htm)
No batismo nas águas, no momento da imersão você proclama para todos que pela fé em Jesus, Ele que foi imerso e sepultado em todos os sofrimentos e angústias, você é imerso e sepultado com Ele nos sofrimentos, angústias e em sua morte.
A – JESUS E O BATISMO:
Apesar do batismo que Jesus recebeu e os que foram realizados por Seus discípulos não serem o mesmo que o batismo realizado hoje pela igreja, seria incoerente negarmos que há semelhanças importantes entre eles.
1–O BATISMO DE JESUS:Mt 3:13-17 Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. 14 João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: "Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?" 15 Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". E João concordou. 16 Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. 17 Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado".
Jesus não foi batizado por que a mãe dEle queria isso, nem por que Ele tinha pecado, mas ‘cumprir toda a justiça’. O batismo de João era para os que criam na mensagem e se arrependiam. Jesus era a mensagem e não precisou se arrepender. O batismo de João era preparatório para um batismo maior do que o realizado por ele.
Quando Jesus desceu às águas para ser batizado por João, Ele estava continuando a Sua missão de cumprir toda a justiça em obediência às ordenanças de Deus. Não só isso, mas Ele também já estava apontando para a Sua morte e ressurreição, que são os dois grandes elementos da nossa justificação. O batismo de Jesus já sinalizava a Sua morte e ressurreição onde toda a justiça de Deus foi completamente cumprida e assim foi possível justificar os injustos.
O testemunho dado por João no quarto Evangelho, de que Jesus era o Cordeiro, aparentemente proferido no mesmo momento (Jo 1.29), também o apresenta como aquele que cumpriria a vontade de Deus, ao expiar os pecados da humanidade.” (Craig Blomberg, Jesus e os Evangelhos, Vida Nova, pg. 289)
O batismo de Jesus já apontava para o batismo de Sua morte, quando Ele seria batizado com todo tipo de sofrimento, sepultado e ressuscitaria – representando e identificando Cristo com o Seu povo.
** Nesse contexto o βάπτισμα de Jesus não pode significar ‘purificação’ e nem ‘lavagem’, pois Ele não estava se purificando. O sentido é de imersão sinalizando Sua morte!
2 – O BATISMO DEFINIDO: Mc 10:38-39 Disse-lhes Jesus: "Vocês não sabem o que estão pedindo. Podem vocês beber o cálice que eu estou bebendo ou ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado? "Podemos", responderam eles. Jesus lhes disse: "Vocês beberão o cálice que estou bebendo e serão batizados com o batismo com que estou sendo batizado;
Que batismo é esse? É a imersão por completo nos sofrimentos!
Lc12:50 Mas tenho que passar por um batismo, e como estou angustiado até que ele se realize!
Nesse contexto é impossível falar que a palavra βάπτισμα significa ‘lavagem’ ou ‘purificação’ como alguns teólogos dizem ser o significado da palavra ‘batismo’.
A maioria dos teólogos acredita que Jesus se refere ao Salmo 69 (principalmente versículos 14-15 -14Tira-me do atoleiro, não me deixes afundar; liberta-me dos que me odeiam e das águas profundas. 15Não permitas que as correntezas me arrastem, nem que as profundezas me engulam, nem que a cova feche sobre mim a sua boca!) que fala do batismo - a imersão como sinônimo de sofrimento, morte e sepultura.
Nesse salmo sobre a Paixão, o Messias está pavoroso do batismo da morte iminente, no qual Deus virou a sua face... A Sua morte é o Seu batismo...” (Peter Bolt, The Cross from a Distance, IVP pg. 69)
Para Jesus, batismo está totalmente relacionado com imersão em sofrimentos, morte, sepultamento e ressurreição. Em nenhuma de Suas menções à palavra ‘batismo’, Ele refere-se à ‘purificação’ – ela sempre simboliza imersão em sofrimentos e morte.
B – A DEFINIÇÃO DE PAULO SOBRE O BATISMO:
A mesma ideia de morte e ser sepultado, com a palavra ‘batismo’, foi empregada por Paulo.
Rm 6:1-81Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? 2De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? 3Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.5 Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. 6Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; 7 pois quem morreu, foi justificado do pecado. 8Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.
Paulo, como um excelente professor, usa o que aconteceu com eles no batismo físico para ensinar uma verdade espiritual de extrema importância: a morte e ressurreição deles em Cristo e por causa de Cristo, deve levá-los à uma vida de santidade. Paulo os lembra da teologia por trás do batismo nas águas para exortá-los à uma vida de santidade.
(Uma ótima análise desse texto pode ser encontra em Douglas Moo, NICNT The Espistle to the Romans, Eerdmans)
Veja que Paulo não diz que fomos sepultados com ele na morte por meio da aspersão, pois é a imersão (baptizō) que verdadeiramente dá o sentido da nova vida – o batismo por imersão reflete de modo fiel o que ocorreu na esfera espiritual – morte, sepultamento e ressurreição com Cristo. Se tentarmos traduzir essa palavra por ‘lavagem’, perderemos todo o sentido da verdade declarada por Paulo.
Cl 2:8-15 Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. 9 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, 10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude. 11 Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. 12 Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. 13 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, 14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, 15 e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.
Mais uma vez Paulo usa o batismo como ferramenta para encorajar a santidade. “Em Colossenses 2:8-13 ele argumenta que porque nós fomos sepultados e ressuscitamos com Cristo no batismo, nós não podemos cair em uma religião, natural, mundana e sem Cristo, com legalismo e superstição, mas sim devemos permitir que a vida sobrenatural e ressurreta de Cristo ache sua expressão em nós por meio do desligamento dos maus hábitos e do martelar de um novo caráter semelhante ao de Cristo.”(J.I. Packer, Growing in Christ, Crossway, pg. 99)
Veja que Paulo liga o batismo à fé (Ef 4:5) e ao nosso sepultamento!
3 ILUSTRAÇÕES:
A - BATISMO E A CERIMÔNIA DE CASAMENTO:
O batismo nas águas pode ser melhor entendido quando olhamos para a cerimônia de casamento. “Deus é o nosso noivo, que nos escolheu, pagou o preço, e nos deu o anel para que todos saibam que nós pertencemos a Ele. E mais, Ele fez isso para mostrar de forma explícita a nós que nós somos dEle. A cerimônia do batismo assegura que o amor de Deus por nós não é um sonho, mas uma realidade.”(ThabitiAnyabwile and LigonDucan, Baptism and the Lord´s Supper, The Gospel Coalition Booklets, pg.11)
A cerimônia de casamento é o momento em que os noivos declaram publicamente o que já está no coração de cada um. No batismo, o batizado testemunha seu amor por Cristo e Deus testemunha do Seu amor para com o batizado, e o ‘anel’ que representa, simboliza e testifica essa aliança é o batismo.
B - BATISMO E O VELÓRIO:
Ao mesmo tempo em que o batismo tem suas semelhanças com uma cerimônia de casamento, ele nos lembra o nosso velório, o nosso enterro! O batismo nas águas proclama nossa morte com Cristo!
Cl 2:12 Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
Rm 6:1-83Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? 2De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? 3Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo


C - BATISMO E O NOVO NASCIMENTO:
Não somos somente lembrados da cerimônia de um casamento e de um velório, mas somos também lembrados do nosso novo nascimento! Quando uma pessoa é batizada há imensa alegria, assim como quando um bebezinho nasce. Mas a alegria no batismo é ainda maior, pois a pessoa nascida tem vida eterna ao lado do Cordeiro.
O batismo proclama que em Cristo Jesus, nós que antes estávamos mortos em pecados, agora temos uma nova vida, pois ressuscitamos com Jesus!
Cl 2:12-14 Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. 13 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, 14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária
Rm 6:3Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.5 Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. 6Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; 7 pois quem morreu, foi justificado do pecado. 8Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.
II – O MODO DE REALIZAR O BATISMO
A palavra ‘batizar’ é uma transliteração da palavra grega ‘βαπτίζω’.
No grego secular baptō significa mergulhar, banhar. Baptizō é uma forma intensiva de baptō, que significa mergulhar, fazer alguém perecer (através de afogamento ou afundando um navio). Para rituais religiosos de lavagens normalmente era usado luo lavagem (do corpo todo), niptō, lavar ou enxaguar (partes do corpo), e rhaino, aspergir... Parece que baptizō, tanto no judaísmo como no cristianismo, normalmente significava imergir e mesmo quando ela se tornou um termo técnico para batismo, a ideia de imersão permaneceu.”(The NIV Theological Dictionary of New Testament Words, Zondervan, pg.202)
Baptizō, com o final intensivo (-izō) era usado em contextos onde havia o afogamento de uma pessoa, ou o afogamento de um navio; isto é, ser afogado por uma imensa quantidade de águas. Era usado metaforicamente com o sentido de ser afogado por uma enchente de sofrimentos... ou imerso em dívidas.” (Peter Bolt, The Cross from a Distance, IVP, pg. 67)
O modo mais claro biblicamente de se batizar alguém é através da imersão. Todas as vezes que a palavrabaptizō aparece no N.T. ela tem o sentido de mergulhar ou imergir algo ou alguém.
Se Jesus quisesse que as pessoas fossem aspergidas, Ele teria usado a palavra ῥαντίζω- que significa purificar cerimonialmente através da aspersão (Hb9:21;10:22;12:24).
Sem sombra de dúvida, o batismo por imersão era a forma praticada pela igreja primitiva.
Veja o que o Didaque (escrito no primeiro século) diz no capítulo 7:
A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA CAPÍTULO VII – 1Quanto ao batismo, faça assim: depois de ditas todas essas coisas, batize em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 2 Se você não tiver água corrente, batize em outra água. Se não puder batizar com água fria, faça com água quente. 3 Na falta de uma ou outra, derrame água três vezes sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” (http://www.monergismo.com/textos/credos/didaque.htm)
As pinturas antigas mostram os cristãos nus sendo batizados por imersão seguindo o exemplo de Jesus. Outras fotos de batistérios.
image image
image image
image image
O batismo de Jesus com certeza foi semelhante ao de João Batista. O batismo realizado por João era um batismo de imersão:
Jo3:22-24 Depois disso Jesus foi com os seus discípulos para a terra da Judéia, onde passou algum tempo com eles e batizava. 23 João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e o povo vinha para ser batizado.24 Isto se deu antes de João ser preso.
O povo ia às águas... e aonde tinha ‘muitas águas’!
Atos 8:36-39 –36Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?" 37 Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus". 38 Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho.
1 - Se o batismo fosse simplesmente por aspersão, eles não precisariam encontrar água, pois com certeza o eunuco tinha água em sua carruagem.
2 – Eles descem à água, pois eles entraram na água.
3 – A CONDIÇÃO DO BATISMO: v.36 “O que me impede de ser batizado?”
v.37 – “Se crê de todo o coração”. Fé!
Em todos os relatos de batismo, é sempre as pessoas quem vão às águas.
Imersão se manteve como a norma por muitos séculos e até hoje é mantida na Igreja Ortodoxa Oriental, tanto para como batismo de bebês como para o de adultos.” (Arthur Patzia, The Emergence of the Church, IVP, pg.240)
III – O BATISMO INFANTIL
Um dos grandes slogans da reforma protestante era o Semper Reformanda, isto é, a igreja necessita estar sempre reformando de acordo com os padrões bíblico. O batismo e a ceia foram duas áreas onde Lutero e Calvino não continuaram reformando, pois eles mantiveram o padrão da Igreja Católica Romana.
Agostinho cria no batismo regenerativo. Lutero manteve uma posição semelhante. Calvino também não se afastou completamente e alegou que o batismo não salva, mas ajuda na regeneração.
A ALEGAÇÃO PARA O BATISMO INFANTIL:
Há basicamente duas alegações para o pedobatismo: 1) o batismo serve para regenerar a criancinha ou o bebezinho; 2) o batismo serve para selar a admissão do bebezinho na igreja do Senhor.
A grande maioria dos reformados (ainda há alguns que creem em ‘regeneração presumível’) prega que o batismo infantil é uma continuação da circuncisão da Antiga Aliança. A alegação é essa: ‘Já que as crianças recebiam o sinal da aliança na Antiga Aliança, portanto as crianças na Nova Aliança também devem receber o sinal’.
Problemas com essa lógica:
1 – O cristão não se encontra na Antiga Aliança, mas sim na Nova; 2 – Se o batismo é a continuação da circuncisão então as meninas não podiam ser batizadas, pois só os meninos eram circuncidados; 3 –Como alguém faz parte do Reino de Deus na Nova Aliança? Nascendo de pais naturais como era com Israel?
Não! Jesus deixa bem claro que só quem nasce do Espírito pode ver e entender as coisas do Reino de Deus (Jo 3:3-8). Quem nasce da carne é carne, a pessoa necessita nascer do Espírito para fazer parte verdadeiramente da igreja de Cristo.
Diferentemente da Antiga Aliança a Nova é definida pela vida espiritual e fé. Ter essas coisas é o que significa pertencer à Igreja. Portanto, colocar o sinal da aliança, o batismo, naqueles que são simplesmente filhos da carne, que nunca deram evidências do novo nascimento, evidências da presença do Espírito Santo, ou da lei escrita em seus corações, ou evidências da fé vital em Cristo, é contradizer o significado da comunidade da nova aliança e ir para trás (andar de ré) na história da redenção. A Igreja não é um replay de Israel. É um avanço em Israel… Nós não batizamos nossos bebezinhos nascidos da carne, não porque nós não os amamos, mas porque queremos preservar para eles a pureza e o poder da comunidade espiritual que Deus ordenou para a igreja que crê no Cristo vivo”(http://www.desiringgod.org/resource-library/sermons/how-do-circumcision-and-baptism-correspond)
** A refeição da Páscoa era comida por toda a família, mas o N.T. deixa claro que para participar da Ceia do Senhor é preciso crer na mensagem de Jesus, pois a Ceia é uma proclamação, e é preciso discernir o Corpo fazendo com que os participantes sejam pessoas maduras o bastante para ter discernimento – desqualificando a participação de bebezinhos. O mesmo ocorre com o batismo. A mudança de Aliança trouxe mudanças nas administrações litúrgicas!
Qual é o simbolismo do batismo de acordo com JESUS E Paulo (Rm 6:3-4; Cl 2:12)?
O batismo simboliza nossa morte, sepultamento e ressurreição com Cristo mediante a fé. Então, como o batismo de um bebezinho pode representar essa verdade tão importante? É impossível!
O batismo era originalmente administrado através da imersão, e muitas das comparações de Paulo aludem à essa forma de administração: a imersão é um símbolo da morte e do sepultamento com Cristo. A saída da água é um símbolo da ressurreição com Cristo, e, juntos, representam o segundo nascimento... Uma exceção só ocorria no caso de pessoas doentes que necessitavam do batismo por aspersão... É certo que Cristo não ordenou o batismo de bebês... Não podemos provar que os apóstolos ordenaram o batismo de bebês...” (Dr. Augustus Neander, The History of Christian Religion and Church, pg. 198)
A ordem de Jesus em Mateus 28 é ‘ir’ e: 1°) fazer discípulos/evangelizar; 2°) batizar.
Pedobatistas mudam a grande comissão do Senhor Jesus!
Esse é o padrão que encontramos em Atos. Todas as vezes que o batismo ocorre houve antes a evangelização, a pregação e a crença:
Atos 2:38-42 = fé + arrependimento + batismo
Atos 8:14-24 = fé + batismo
Atos 10:44-49 = fé + batismo
Atos 19:1-7 = fé + batismo
A fé sempre antecede o batismo:
Romanos 5:1 (justificados pela fé) --- 5:20-21 (justiça) ---- 6:1-4 (analogia do batismo)
Colossenses 2:12 (fé -- batismo)
De repente os pedobatistas mudam para: batismo + (?) = fé
Packer diz, “os batizados devem buscar a conversão” (Growing in Christ, pg. 125)
Alegação semelhante encontramos no livro O Batismo Infantil, “O batismo de vocês quando crianças é um chamado de Deus a virem a Cristo.” (John Sartelle, John Evans, Paulo Anglada, Joseph Pipa, o Batismo Infantil, editora Os Puritanos,pg. 28)
Desde quando o batismo é um chamado à conversão? Onde podemos encontrar tal afirmação na Palavra?
4 PASSAGENS USADAS PELOS PEDOBATISTAS:
1 – Marcos 10:13-16 – JESUS ABENÇOA AS CRIANÇAS
B.B. Warfield disse, “Ninguém suponha que Jesus e seus discípulos tinham o hábito de batizar criancinhas” (Studies in Theology, pg. 399)
Jeremy Taylor – “A atitude de Cristo em abençoar as criancinhas nada demonstra para inferirmos que, em seguida, elas eram batizadas.” (LibertyofProphesying, pg.327)
Como Watson coloca, “o fato de que muitos têm apelado ao incidente de Cristo abençoando as criancinhas como um argumento em favor do batismo de bebês é um indicativo da ausência de uma prova mais convincente.” (T.E.Watson, Bebês Devem Ser Batizados, pg.23)
2 – Atos 16:13-15 - LÍDIA
Muitos pedobatistas alegam que havia bebezinhos na casa de Lídia. Em nenhum momento há a menção de criancinhas e provavelmente ela não estaria fora de casa se ela tivesse bebezinhos.
3 – Atos 16:33 – O CARCEREIRO:
At 16:31-34 31Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". 32 E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. 33 Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados. 34 Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus.
A promessa de salvação deve ser entendida no contexto de crer na mensagem. A casa seria salva, se a casa toda cresse. Em nenhum lugar do N.T. a fé de um traz salvação espiritual para outro. Outro detalhe, v.34 – os que foram batizados creram e se alegraram.
4 – Atos 18:8 – A CASA DE CRISPO:
At 18:8Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor, ele e toda a sua casa; e dos coríntios que o ouviam, muitos criam e eram batizados
A casa ouviu a mensagem, creu e depois eles foram batizados!
Ver também:
Atos 8:12 [Filipe pregando em Samaria] No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres.
Veja que Lucas faz questão de mencionar as mulheres, mas não diz nada sobre bebezinhos, pois os bebezinhos não criam, por isso não eram batizados.
Atos 22:16 [o relato do batismo de Paulo] E agora, que está esperando? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados, invocando o nome dele’.
Para Ananinas, o batismo proclamava a nova vida de Paulo por meio do perdão de Cristo através da fé. Como colocar o sinal de perdão de pecados se o bebezinho nunca demonstrou ter tido fé?
CONTRADIÇÃO ENTRE OS TEÓLOGOS PEDOBATISTAS:
Uma das características mais marcantes entre os teólogos pedobatistas é a contradição.
B.B. Warfield: “É verdade que não existe, no Novo Testamento, nenhum mandamento claro para batizarmos crianças, nenhum relato evidente desse tipo de batismo ou passagens convincentes sugerindo que delas temos de inferir que os infantes foram batizados... O fundamento para o batismo infantil não deve ser procurado nas páginas do Novo Testamento e sim nas do Antigo Testamento.” (Warfiel, Studies em Theology 1932, pg. 399)
Calvino também disse: “Visto que Cristo os exortou a ensinarem, antes de batizarem, e deseja que somente os crentes sejam admitidos ao batismo, parece que o batismo é propriamente administrado apenas quando precedido pela fé” (HarmonyoftheEvangelists, Vol. 3, pg.386)
À luz de nosso exame da comissão outorgada por Cristo, que é a única norma explícita conferida a nós referente à administração do batismo, torna-se evidente que, nas palavras de Louis Berkhof: ‘Na Bíblia, não existe um mandamento explícito para batizarmos crianças’ [SystematicTheology – pg.632]” (Watson, pg.30)
Louis Berkhof - teólogo, defensor do pedobatismo, afirma claramente que, “Podemos dizer de início que não há nenhum mandamento explícito para batizarmos crianças e que não há uma única instância em que somos informados plenamente de que crianças foram batizadas” (SystematicTheology – pg. 632)
John Owen: “Qualquer coisa que pretenda ultrapassar a orientação da Palavra precisa ser rejeitada com firmeza, visto que não pode ser admitida com certeza.” (John Owen, Onthe Person ofChrist, pg. 170)
Por que eles não rejeitam o batismo de bebês visto que não está claro o seu ensino?
O conceito do batismo de bebês foi desenvolvido mais tarde e não pode ser achado no primeiro século. A maioria dos teólogos que apoiam o batismo de bebês na igreja admite que essa prática não pode ser defendida com os ensinos do Novo Testamento. Por exemplo, Dunn: ‘Pois é preciso ser reconhecido que o batismo infantil não pode achar uma base verdadeira na teologia do batismo encontrada no Novo Testamento’” (Arthur Patzia, The EmergenceoftheChurch, IVP, pg.236)
POR QUE NÃO BATIZAMOS BEBÊS?
1 – Não é bíblico! Os pedobatistas seguem tradições de homens (Agostinho, Lutero e Calvino) ao invés do princípio do Sola Scriptura. Em nenhum lugar há menção de bebês sendo batizados e as referências de batismo sempre envolvem fé ou arrependimento. O que os pedobatistas fazem é inegese e não exegese!
2 – O batismo de bebês é contrário ao significado principal do batismo que é a proclamação pública de que pela fé o cristão morreu, foi sepultado e ressuscitou com Cristo para uma nova vida.
3 – O pedobatismo declara que os filhos da carne são membros do Reino de Deus, e esse ensino é contrário ao ensino do Novo Testamento. Sendo assim, o pedobatismo nega a justificação pela fé, pois basta você nascer de uma família cristã que você já faz parte da comunidade da aliança.
Qual é a benção que um bebezinho batizado tem, que as minhas filhas que não foram batizadas não possuem?
** Minhas filhas são bênçãos do Senhor e elas são privilegiadas e santificadas em crescer em um lar cristão, mas isso em nada afeta a salvação delas. Elas nasceram em pecado e carecem da misericórdia de Deus, elas precisam ser regeneradas pelo Espírito para serem membras da comunidade da Aliança.
IV - A IMPORTÂNCIA DO BATISMO
Uma coisa que é incontestável quando estudamos a Palavra de Deus é a importância dos cristãos serem batizados.Mt 28:18-20 18Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.19Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,20ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos"; Mc 16:15-16E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. 16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado; At 2:37-38Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, que faremos?" 38 Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
O batismo nas águas está totalmente ligado à conversão da pessoa ao cristianismo. É o primeiro passo na vida do cristão – proclamar publicamente sua união com Cristo.
“Mateus 28:19 claramente liga batismo com o ensino, como padrões no processo de se fazer discípulos. ‘Fazer discípulos’ é o mandamento do Cristo ressurreto. ‘Batizando e ensinando’ são os dois procedimentos associados com o cumprimento do mandamento.”(Reid, Daniel,The IVP Dictionary of the New Testament, IVP, pg.99)
Apesar do batismo ser unânime entre as igrejas cristãs (evangélicas-prostestantes) o significado do batismo pode variar. Basicamente há três interpretações sobre o significado do batismo:
1 – Batismo Como Meio de Salvação --- Essa posição ensina que o ato de ser batizado nas águas claramente transmite graça para a pessoa que está sendo batizada. Também conhecido como batismo regenerador – o batismo traz transformação e regeneração. Esse ensino é encontrado nas igrejas luteranas e católicas romanas. Eles veem o batismo como um sacramento – meio pelo qual Deus concede graça salvífica. Luteranos e Católicos se diferenciam um pouco. Os luteranos creem que é necessário fé para que o sacramento exerça seu devido papel, enquanto os católicos creem na ex opere peratio – o sacramento opera sozinho. Só o sacramento já basta. Por isso batizam crianças, pois a água tem poder para regenerar.
Agostinho foi o principal defensor desse ensino. “Agostinho parece ter considerado o batismo ex opere operato no caso de crianças. Ele considerava o batismo totalmente necessário e assegurava que as crianças que não foram batizadas estavam perdidas. De acordo com Agostinho o batismo cancela a culpa original, mas não remove totalmente a corrupção da natureza.” (Louis Berkhof, SystematicTheology, Eerdmans, pg.626)
Lutero seguiu os passos de Agostinho. “Lutero não considerava a água do batismo como uma água comum, mas como uma água que havia se tornado, através da Palavra com seu poder divino, uma água graciosa da vida, um lavar regenerador. Através dessa eficácia divina da Palavra, o sacramento opera regeneração.” (Berkhof, pg.627)

2 – Batismo Como Selo da Aliança --- Essa posição é assegurada por muitas igrejas reformadas. O foco desse conceito está nas alianças de Deus. “Eles consideram os sacramentos, sendo o batismo um deles, como sinais e selos da graça de Deus... A aliança, a promessa da graça de Deus, é a base, a fonte da justificação e salvação; batismo é o ato de fé pelo qual nós somos trazidos para essa aliança e assim experimentamos os seus benefícios. O ato do batismo é tanto o meio de iniciação como o sinal da salvação.” (MillardErickson, Christian Theology, Baker, pg.1102)
A criancinha recebe o selo da aliança, o batismo, pois eles acreditam que assim como com a nação de Israel o bebezinho faz parte da comunidade da aliança.
3 – BATISMO COMO SINAL/TESTEMUNHO DA SALVAÇÃO --- A terceira interpretação do batismo vê o ato “como um símbolo, um sinal ou indicação externa de uma mudança interna que ocorreu no crente. Serve como um testemunho público da fé de uma pessoa em Jesus Cristo.” (Erickson – pg. 1105)
O batismo foi ordenado por Jesus (Mt 28:19). Por ter sido ordenado, ele é visto como uma ordenança e não sacramento – visto que ele não produz nenhuma mudança espiritual na pessoa batizada. O ato do batismo não dispensa nenhuma graça especial sobre a pessoa que recebe o batismo. Ele é um testemunho que a pessoa foi morta e ressuscitou com Jesus mediante a fé. E também um testemunho do amor de Deus para com Seu povo.
Qual a importância do Batismo nas Águas?
1 – É UMA DEMONSTRAÇÃO DE AMOR:
Demonstra seu amor por Jesus ao obedecer a Seus mandamentos (Jo 14:15). Ao mesmo tempo em que demonstra o seu amor, o batismo testa a sua conversão!
O batismo também testemunha para todos o amor de Deus para com o homem pecador, pois no batismo vemos claramente o Evangelho sendo proclamado através de uma ação (como na Ceia).
2 –É UMA PROCLAMAÇÃO DA VIDA CRISTÃ:
Você proclama publicamente que pela fé você morreu, foi sepultado e ressuscitou com Cristo. Ele é um testemunho público de uma verdade espiritual que já ocorreu (Rm 6:3-4; Cl 2:12).
O batismo dá forma à conversão. Do simbolismo do batismo nós aprendemos que se tornar um cristão significa aceitar a morte com Cristo (separação total do mundo), ser lavado por meio de Cristo (completo perdão para com o passado), e identificação com a vida ressurreta de Cristo (total consagração para o futuro)”. (J.I. Packer, Growing in Christ, Crossway, pg. 109)
Ao levar o candidato momentaneamente sob as águas, o batismo significa não apenas o lavar da culpa dos pecados, mas o morrer e ressuscitar com Cristo que traz a liberdade do domínio do pecado... Se alguém deseja saber a natureza e a essência do cristianismo, que essa pessoa olhe para o batismo.” (J.I. Packer, Growing in Christ, Crossway, pg. 121)
3 – A TRINDADE É PROCLAMADA:
Jesus nos ensinou a batizar os discípulos “em nome do Pai, do Filho e do Espírito” (Mt. 28:19). Batizar alguém “em nome” de uma pessoa tinha o sentido de posse (I Co1:12-13). O cristão agora pertence ao Deus triúno, mostrando que todas as pessoas da Trindade estão envolvidas na salvação (O Pai escolheu, o Filho pagou o preço, e o Espírito regenera). “A formula de batismo ensinada por Jesus, afirmando a tri-unidade de Deus a quem nós somos dedicados, protege o evangelho de maneira fundamental” (Packer, pg. 128)

4 – O BATISMO TESTEMUNHA O DESPIR DO VELHO HOMEM E O VESTIR DO NOVO HOMEM:
As ações de tirar as roupas para o batismo e colocá-las após o batismo proporcionam o símbolo de ‘despir’ a vida velha sem Cristo e ‘vestir’ a vida nova em Cristo, e até mesmo vestir Cristo.”(Dictionaryof Paul and His Letters, IVP, pg. 61)

Gl3:26-27 Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, 27 pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram; Cl 3:9-10 Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas 10 e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.
O batismo proclama que, pela fé, o velho homem juntamente com os velhos hábitos pecaminosos foram despidos e agora está vestido de Cristo!
5– PROCLAMA A NOSSA REDENÇÃO ATRAVÉS DE CRISTO:
O batismo nas águas por imersão proclama de forma clara a glória de Deus na cruz de Jesus. Quando somos imersos nas águas lembramos e proclamamos o batismo de Jesus em sofrimentos e morte na cruz. Quando levantamos das águas proclamamos nossa ressurreição com Cristo triunfando sobre a morte!
Cl 2:8-15 Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. 9 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, 10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude. 11 Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. 12 Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. 13 Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, 14 e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, 15 e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.
6– O BATISMO PROCLAMA NOSSA UNIÃO COM CRISTO:
O batismo representa a união do homem pecador com Jesus em Sua morte, sepultamento e ressurreição.
Rm 6:1-81Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? 2De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? 3Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?4 Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.5 Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. 6Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; 7 pois quem morreu, foi justificado do pecado. 8Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com eleviveremos.
7 – O BATISMO PROCLAMA NOSSA UNIÃO COM A IGREJA (O CORPO DE CRISTO):
O batismo não só testemunha nossa união com Jesus, mas também nossa união com Seu corpo, a igreja. “Atos mostra que aqueles que receberam o Senhor foram batizados e acrescentados ao número de crentes (At 2:41,47). Dessa forma os novos crentes se identificavam com os outros e se comprometiam com a igreja local em adoração e serviço, tanto em Jerusalém, Corinto, Colosso, Roma como em qualquer outro lugar. Batismo era o ritual de entrada na igreja. Para os primeiros cristãos isso era uma decisão séria e monumental, pois separavam eles dos incrédulos e os identificavam com a comunidade cristã.” (Arthur Patzia, The EmergenceoftheChurch, IVP, pg.241)
I Co12:13Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito; Ef 4:4-6á um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6 um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.
V – CONCLUSÕES:
1 – O BATISMO SALVA?
Não! Somos salvos pela graça mediante a fé em Cristo Jesus. A salvação vem do Senhor que regenera seus escolhidos por meio do Espírito.
O batismo é um grande indicador da sua salvação, pois ele mostra o quanto você ama a Jesus e está disposto a se identificar com Ele publicamente em Sua morte, sepultamento e ressurreição.
2 – POR QUE SER BATIZADO?
1 – Por obediência ao Senhor Jesus; 2 – Para proclamar publicamente sua identidade em Cristo; 3 – Para oficializar sua membresia na igreja visível.
3 – É NECESSÁRIO DIVISÃO POR CAUSA DO MODO DO BATISMO?
De maneira nenhuma! A igreja já fez muita coisa errada por causa disso. Por causa do Evangelho de Jesus tanto pedo como credobatistas podem e devem servir o Reino juntos!
O batismo nas águas é um maravilhoso sinal da glória de Deus demonstrada na cruz de Cristo. Quando o discípulo de Cristo desce às águas ele proclama a todos que pela fé em Jesus (não por obras) ele morreu, foi sepultado e aceita os sofrimentos de Cristo. E quando este cristão se levanta das águas ele proclama a todos que agora ele possui uma nova vida, a vida de Cristo, livre do domínio do pecado. Ao mesmo tempo todos podem ver o amor de Deus para com Seu povo. O batismo é uma lindíssima proclamação do Evangelho da Cruz!

Bons Materiais para Leitura:
T.E. Watson, Bebês Devem Ser Batizados, Fiel.
W. Gary Crampton, From Paedobaptism to Credobaptism, Reformed Baptist Academic Press.
Jeffrey D. Johnson, The Fatal Flaw of the Theology Behind Infant Baptism & Covenantal Dichotomism, Free Grace Press.