quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A ARMADURA DO CRISTÃO - Parte V – A SANDÁLIA DO EVANEGLHO (v.15)

 
Parte 1      Parte 2     Parte 3     Parte 4
Por Gustavo Barros

clip_image002

EFÉSIOS 6:10-18 – 10Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.11Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,12pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.13Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.14Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça15e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.16Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.17Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.18Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
INTRODUÇÃO:
Uma vez que somos salvos, as batalhas são inevitáveis. Nós somos inimigos territoriais, pois estamos em território inimigo, por isso é necessário vestir toda a armadura de Deus!
Nós temos sim o melhor Comandante e o melhor exército, mas mesmo assim nós precisamos nos revestir da armadura!
Apesar de nós sermos novas criaturas em Jesus, nós ainda carregamos nossos corpos caídos! A nossa carne guerreia contra as coisas do Espírito, e o mundo, que está sob o domínio de satanás, bombardeia a nossa carne constantemente. Hoje, mais do que nunca, a mídia invade todos os lugares promovendo sensualidade, sexualidade, cobiça material... As pessoas podem assistir programas pornográficos e cheios de violência dos celulares, em qualquer lugar. A batalha é séria e pesada!

Muitos homens estão caçando camundongos, enquanto leões devoram a terra. (Leonard Ravenhill)
EXPOSIÇÃ0 DO VERSÍCULO 15:
V.15 – tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz καὶ ὑποδησάμενοι τοὺς πόδας ἐν ἑτοιμασίᾳ τοῦ εὐαγγελίου τῆς εἰρήνης
lteus
Como já vimos o cristão deve:
1 – Cingir os lombos com a verdade --- comprometimento genuíno e verdadeiro em lutar com o exército do Senhor. Compromisso com a verdade. Dedicação e vontade genuína de combater o bom combate. Cingir os lombos com a verdade é o oposto de servir com hipocrisia, é o oposto de falsidade e falta de vontade em tomar a cruz e seguir a Jesus.
2 – Colocar a couraça da justiça --- Paulo fala de uma vida justa/santa. Uma vida justa/santa irá te proteger e te dar coragem! Pv 28:1 – O ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão. Ef. 4:22-24; 5:9. Uma vida de santidade te protege de falsas acusações e de tentações.
Agora Paulo exorta os cristãos a calçarem o Evangelho da paz!
I – A IMPORTÂNCIA DAS SANDÁLIAS:
Hoje em dia tênis, sapatos e sandálias têm uma função muito mais estética do que de proteção, mas não era assim na antiguidade. Nos tempos antigos as ruas/estradas eram cheias de pedras, pedregulhos, paralelepípedos e espinhos, por isso as sandálias eram de extrema importância. Por exemplo, se você for fazer uma escalada ou caminhada na mata, você verá a importância do tênis.
NOS ESPORTES: Podemos ver a importância do calçado certo nos diferentes esportes.
PARA OS SOLDADOS ROMANOS: As sandálias eram de fundamental importância. Imagina um soldado com seu cinto, a couraça, a espada, o capacete, mas descalço! A sandália era vital. Um soldado sem o calçado correto era presa fácil!
O CALÇADO SERVIA PARA:
A – PROTEÇÃO: As longas caminhadas, as diversas temperaturas e os diferentes solos requeriam proteção aos pés. Muitos inimigos colocavam lanças no chão para que os soldados pisassem e ficassem feridos.
B – ESTABILIDADE: Os soldados romanos usavam sandálias que pareciam uma bota. Elas tinham várias tiras que eram amarradas ao redor do tornozelo e canela do soldado. Na sola eles colocavam tachas que serviam como cravos de chuteiras para dar controle no caminhar. Esse tipo de sandália dava firmeza no pé para que o soldado ficasse firme de pé.
A imagem é de um soldado firme e capaz de se movimentar com agilidade sem escorregar e cair.
*O cristão também deve estar calçado. Para não cairmos é preciso uma base sólida nos pés!
O que vai dar estabilidade e firmeza para os cristãos se manterem firmes?

II – CALÇANDO A PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ: A palavra ‘preparação’ [ἑτοιμασία] tem o sentido de “estar pronto”, “equipado” ou “firme”. Os nossos pés devem estar equipados com o Evangelho da Paz!
Uma outra maneira de ler essa frase é: e tendo os pés calçados (ὑποδέω) não em sandálias de couro feitas por homens, mas com o firme fundamento do Evangelho da paz (καὶ ὑποδησάμενοι τοὺς πόδας ἐν ἑτοιμασίᾳ τοῦ εὐαγγελίου τῆς εἰρήνης).
O que traz firmeza e estabilidade para o cristão na batalha, o que irá ajudá-lo a não escorregar e cair, é o Evangelho da Paz.
** Muitos cristãos falam que Paulo se refere ao evangelismo, como se Paulo estivesse ordenando os cristãos a evangelizarem. Apesar do evangelismo ser um mandamento bíblico e uma arma de guerra, provavelmente Paulo não está falando sobre isso aqui. Pelo contexto, Paulo se refere ao calçar o Evangelho como uma maneira de estar de pé e firme. Paulo está falando de estabilidade e firmeza.
I Co 16:13 Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes
Veja Efésios 6:11, 13-14 - ἵστημι – tem o sentido de estar de pé.
“Visto que nossos pés estão firmemente amarrados com o Evangelho da Paz, nós podemos manter-nos firmes – sem o risco de escorregar e cair, mesmo sob ataque” (MacArthur – The Believer’s Armour – pg.106).
O EVANGELHO DA PAZ:
O ‘Evangelho da Paz’ é a mesma coisa que o ‘Evangelho’, o ‘Evangelho de Cristo’ e o ‘Evangelho de Deus’.
O que é o Evangelho? A palavra εὐαγγέλιον significa ‘boas novas/notícias’.
Qual é a boa notícia? Através de Jesus, por meio da fé, o homem tem paz com Deus!
Rm 5:1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo
Antes nós éramos inimigos de Deus!
Cl 1:21 Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.
Rm 5:10 Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!
Terrível coisa é ser inimigo de Deus:
Sl 37:20 Os inimigos do Senhor murcharão como a beleza dos campos; desvanecerão como fumaça
Sl 68:21 Certamente Deus esmagará a cabeça dos seus inimigos, o crânio cabeludo dos que persistem em seus pecados.
Uma vez que somos salvos da ira de Deus, uma vez que Jesus apaziguou a ira de Deus, nós, agora, temos paz com Deus e nos tornamos amigos-filhos dEle!
Rm 3:23-25 pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.25 Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação (gk. hilasterion – apaziguar a ira)mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça.
Paulo já havia falado sobre isso antes em Efésios – ver 1:2; 2:14-15,17.
Não há fundamento melhor para nos colocarmos de pé do que a verdade de que somos amigos de Deus, de que temos paz com o Senhor dos Exércitos!
** Mas ser amigo de Deus implica em fazer as vontades de Deus! Amizade com Deus requer fidelidade para com Deus. Fidelidade para com Deus é demonstrada em uma vida que busca a vontade dEle.
Tg 4:3-4 Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.
Antes de irmos para a batalha não existe coisa mais segura do que saber que você tem paz com o Deus que governa todas as coisas!
Estabilidade e firmeza diante do inimigo, estão na verdade de que Deus te ama e tem como amigo e filho.
Foi essa segurança que levou Pedro a atacar o exército que veio buscar Jesus (João 18). Quando ele viu os homens se prostrando diante do Senhor dos senhores, teve tanta coragem que atacou um exército! Quando ele viu o poder de Jesus, Pedro perdeu todo medo!
** Quando entendemos a verdade de que mediante a fé em Jesus nós temos paz com Deus e somos reconciliados com o Senhor dos Exército, o Todo Soberano, o que poderá nos derrubar?
Ver Romanos 8:28-39!