quinta-feira, 28 de junho de 2012

Creio em Jesus – Parte III

F – “CREIO EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR, O QUAL FOI CONCEBIDO POR OBRA DO ESPÍRITO SANTO; NASCEU DA VIRGEM MARIA; PADECEU SOB O PODER DE PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO; DESCEU AO HADES; RESSURGIU DOS MORTOS AO TERCEIRO DIA;”

1 – DESCEU AO HADES – Essa declaração foi estudada no estudo anterior ( Creio em Jesus - Parte II).

2 – RESSURGIU DOS MORTOS AO TERCEIRO DIA --
Agora o credo declara que a morte não venceu Jesus. A morte de Jesus é de extrema importância no cristianismo e ela é enfatizada no credo (morto, sepultado e desceu a hades). A morte do nosso Senhor fala sobre a condenação que Ele recebeu em Seu corpo. O nosso Senhor tomou sobre Si o salário do pecado que era nosso!

Mas vamos supor que Jesus não tivesse ressurgido dos mortos [assim como Sócrates, Buda, Confúcio e todos os outros líderes religiosos]. Se Jesus não tivesse ressuscitado, qual seria o valor do cristianismo? Seria uma religião que vale à pena ser seguida?
A resposta que a Bíblia nos dá é que, se não houvesse a ressurreição de Jesus, então o cristianismo seria a religião mais digna de dó e a mais infeliz de todas as religiões!

I Co 15:17,19 E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados, 19 Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.

Paulo, em I Coríntios 15, nos dá 6 consequências desastrosas de não crer na ressurreição:
1 – A pregação do Evangelho não teria sentido (v.14)
2 – A nossa fé seria inútil (v.14)
3 – Todas as testemunhas e pregadores da ressurreição seriam mentirosos (v.15)
4 – Ninguém teria perdão dos pecados (v.17)
5 – Todos que morreram em Cristo estão perdidos (v.18)
6 – Os cristãos seriam os mais dignos de dó (v.19)

QUAL A IMPORTÂNCIA DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO?
É a ressurreição de Jesus que demonstra que o sacrifício dEle por nós, que a morte de Jesus no nosso lugar, foi aceita pelo Pai [Deus aceitou o sacrifício]. A ressurreição de Jesus mostra que o Servo Sofredor foi vindicado! Ela mostra o poder de Deus sobre a morte, Ele tem o poder de ressuscitar os mortos. Todos aqueles que morrem em Cristo receberão a mesma ressurreição.

A – A ressurreição é parte essencial da justificação do Servo Sofredor [Is 53:10-11; Rm 1:4]. O santo e justo Deus aceitou o sacrifício.
B – A ressurreição de Jesus nos assegura a certeza de vida após a morte – ressurreição para a vida ao lado de Jesus àqueles que creem e para julgamento a quem não crê [Jo 5:28-29].
C – A ressurreição de do nosso Senhor fala sobre a vitória sobre o salário do pecado – a morte!


AO TERCEIRO DIA
a)    Informa-nos da historicidade do evento. Pilatos ordenou a crucificação na sexta, por isso a ressurreição ocorreu no domingo.
b)   Cumpriu a profecia do Antigo Testamento – Oséias 6:2
c)    Explica a razão do cristão ter o domingo como o dia mais especial. Jesus foi morto na sexta e ressuscitou no domingo. Todo domingo os cristãos se reúnem para adorar e celebrar o Salvador que ressuscitou, venceu a morte e justificou Seu povo.

O sábado no AT era o dia de descanso, mas muito mais que apenas um dia de descanso, o sábado tinha o papel de apontar para um descanso salvífico. Ele apontava para o futuro descanso de redenção que Deus realizaria em favor de seu povo. O povo de Deus estava olhando para o “descanso”, a redenção que seria realizada pelo Messias no futuro. Trabalhavam seis dias da semana aguardando o “descanso” que no futuro desfrutariam. Pensavam na terra da promessa como o lugar onde eles entrariam no “descanso” de todos os fardos de sua vida. Mas agora a redenção já se realizou. Jesus veio para cumprir a profecia. Por meio de sua morte e ressurreição, trouxe seu povo ao seu “descanso” da redenção. Nós olhamos para trás, para a salvação consumada por Cristo. “Está consumado”, foi o clamor de Cristo na cruz, por isso sabemos que tudo foi realizado para libertar-nos do pecado, da morte e de todos os males deste mundo. Por conseguinte, o crente possui uma nova perspectiva sobre o descanso da redenção. A ressurreição de Cristo foi um acontecimento tão significativo quanto a criação do mundo. Por meio de sua ressurreição, a nova ordem de universo veio à existência. Os discípulos seguiram uma nova ordem em seus padrões de adoração e serviço para Deus. Eles começaram a semana reunindo-se com o Cristo ressurreto. Iniciavam a semana com uma celebração da redenção que fora realizada por Cristo.

Por que o Domingo e não o Sábado?
1 - Jesus entrou no “descanso” das obras não em um dia de sábado (o sétimo dia), e sim no domingo (o primeiro dia da semana). Visto que Jesus entrou em seu descanso no primeiro dia da semana, Ele nos encoraja a iniciar a semana “descansando” na confiança de que Ele suprirá, com apenas seis dias de trabalho, todas as nossas necessidades para os sete dias da semana.
2 - Jesus apareceu aos seus discípulos reunidos no primeiro dia da semana, bem como a Maria e aos dois discípulos na estrada de Emaús (Jo 20.10,14,19; Lc 24.13). Por meio dessas aparições no primeiro dia da semana, a ressurreição do Senhor estabeleceu um padrão para as reuniões dos discípulos. Esperavam ter comunhão com Ele no dia de sua ressurreição, que é o primeiro dia da semana.
3 - Uma semana depois, Jesus apareceu novamente aos discípulos reunidos no primeiro dia da semana, sem estar presente nessa ocasião o duvidoso Tomé (Jo 20.26). Um novo padrão de reunir-se para adorar o Senhor estava emergindo. O povo de Deus na nova aliança estava criando o hábito de reunir-se no primeiro dia da semana, o dia da ressurreição de Cristo. Jesus honrou essas reuniões, ao aparecer aos discípulos nessas ocasiões e fortalecer sua fé no Senhor ressurreto.
4 - O Senhor ressuscitado derramou seu Espírito exatamente cinquenta dias após o sábado da páscoa dos judeus, ou seja, aparentemente, no primeiro dia da semana (At 2.1; Lv 23. 15,16). O significado da palavra “pentecostes” é “cinquenta”, referindo-se aos cinquenta dias após o sábado da Páscoa. Quarenta e nove dias alcançariam sete sábados ou dias de descanso, e o quinquagésimo dia seria um domingo, o primeiro dia da semana. Desse modo, parece que o Espírito Santo foi derramado no primeiro dia da semana, quando o povo de Deus da nova aliança estava reunido para adoração.
5 - Paulo escreveu aos crentes de Corinto para estabelecer o padrão referente às suas ofertas para o serviço do Senhor. Paulo ordenou que os crentes daquela cidade seguissem o padrão que havia sido estabelecido na Galácia (1 Co 16.1). No primeiro dia da semana, eles deveriam consagrar suas ofertas ao Senhor (1 Co 16.2).

Bom artigo sobre porque adoramos no domingo: http://www.editorafiel.com.br/artigos_detalhes.php?id=78


G – “CREIO EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR, O QUAL FOI CONCEBIDO POR OBRA DO ESPÍRITO SANTO; NASCEU DA VIRGEM MARIA; PADECEU SOB O PODER DE PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO; DESCEU AO HADES; RESSURGIU DOS MORTOS AO TERCEIRO DIA; SUBIU AO CÉU; ESTÁ SENTADO À DIREITA DE DEUS PAI TODO-PODEROSO

Agora o Credo Apostólico nos mostra que a ressurreição de Jesus não foi tudo. A ressurreição era necessária, mas ela não completava toda a obra redentora de Cristo. Eram necessárias a ascensão e ressurreição do nosso Salvador. Hb 8:4 Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei.
O perfeito sacerdote precisava estar no perfeito tabernáculo!

O foco do credo passa para as duas ações decorrentes da ressurreição: 1 A ASCENSÃO; 2A EXALTAÇÃO. Da humilhação para a glorificação!
Muitos cristãos nunca ouviram esses dois termos, mas eles são repletos de importância teológica para as nossas vidas!

‘SUBIU AO CÉU’ -- O que é o ‘Céu’?
Aqui céu não se trata do lugar onde temos nuvens, pássaros voando, avião voando e nem a galáxia – onde encontramos os outros planetas. O lugar para onde Jesus foi levado é o lugar onde Ele se encontrava antes da encarnação. O céu é o lugar de habitação eterna (após a morte) para todos que foram justificados mediante a fé em Jesus. É um lugar onde não há pecado e, por isso, não há corrupção (I Co 15:50-54). Céu é o lugar onde os cristãos passarão a eternidade glorificando a Deus e ao Cordeiro de forma perfeita! Um lugar de alegria e plena satisfação ao lado do Salvador!

Atos 1:9-10  9 Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. 10 E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia.

A IMPORTÂNCIA DA ASCENSÃO DE JESUS:
1 – Mostra que a vida e a morte de Jesus foram aceitas pelo justo Juiz. A ‘nuvem’ que levou Jesus fala da glória de Deus levando Seu Filho Amado à Sua presença!

2 – Prefigura a nossa ascensão à presença de Deus com os corpos glorificados! Ele é a nossa garantia (Hb 6:20-21 A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu, 21 Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque)

3 – Fala da vinda do Consolador! É depois da ascensão que a presença de Deus permanece no meio de Seu povo como nunca antes – através do Espírito Santo (Jo 16:7  Todavia, digo-vos a verdade: Convém que eu vá, porque se eu não for, o Consolador não virá para vós; mas, se eu for, eu o enviarei). Ver Jo 14:12 [maiores em longitude, expansão por causa do Espírito que é onipresente].

4 – Confirmou as Suas próprias palavras (Jo 3:13;6:62;14:28).

5 – Jesus ascendeu para preparar um lugar para o Seu povo (Jo 14:2) – Ele subiu para assegurar lugares na ‘casa’ (céu) do Pai para todos os Seus discípulos!

6 – Ele assegura moradas para nós, pois na ascensão Jesus se tornou o nosso perfeito sumo sacerdote (Hb 8:1-4).

7 – É cumprimento da profecia do Antigo Testamento (Sl 110:1 O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”). Ver Atos 2:32-35.

Mas Jesus não ascendeu aos céus para ficar assistindo as coisas e nem para ficar dançando em ruas de ouro como muitos gostam de pensar. Jesus ascendeu com um grande objetivo – o objetivo de reinar e servir como sacerdote!
O propósito da ascensão era a exaltação, por isso o Credo Apostólico diz:
SUBIU AO CÉU; ESTÁ SENTADO À DIREITA DE DEUS PAI TODO-PODEROSO
Jesus ascendeu para Se assentar à direita de Deus Pai!

ASSENTAR À DIREITA’ – Assentar fala de autoridade e domínio.  Assentar à direita de um rei era o lugar de maior honra e prestigio que alguém poderia receber (I Re 2:12,19)
Sentar-se à direita de Deus é obter o lugar de maior glória, poder e satisfação.”
(http://www.reformed.org/documents/index.html)

A palavra "assentou-se" indica que a obra do sacrifício de Cristo está completa. ‘Assentar’ tem o sentido de completar uma obra!  (Hb 1:3 Depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se á direita da majestade nas alturas)

Jesus subiu aos céus para reinar, governar e receber toda a glória! Filipenses 2:9-11 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Ao assentar à direita de Deus, nosso Senhor recebeu o nome de Senhor! Ele se tornou o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Por isso nós chamamos esse evento de exaltação ou coroação de Jesus.
Hb 1:3 O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas, 4 tornando-se tão superior aos anjos quanto o nome que herdou é superior ao deles; 10:12 Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus. 13 Daí em diante, ele está esperando até que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos seus pés; 12:2 corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Ele não só é rei como também sacerdote! Ao assentar-se à direita de Deus, Jesus se tornou Rei e Sacerdote, e hoje Ele intercede por nós. A intercessão não é uma mera petição, mas sim uma intervenção em nosso favor.
Rm 8:34 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós; Hb 7:25  Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles. 26 É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

Implicações Práticas:
1 – Jesus é o Senhor! Apesar dos sofrimentos e tristeza desse mundo que jaz no maligno, nós temos a confiança e esperança de que Jesus reina sobre tudo e todos, e está preparando um lugar para nós. É nessa verdade que despejamos toda a nossa esperança!

2 - Estamos assentados com Cristo. A nossa vida está escondida em Cristo nas regiões celestiais, por isso devemos nos comportar como cidadãos celestiais (Ef 2:4; Cl 3:3)!

Por ter sido dado por ninguém menos que o Deus Pai Todo Poderoso, – o Criador dos céus e da terra – ninguém e nenhuma força têm o poder de tirar o nosso Senhor do Seu trono!
Esta palavra ‘Todo Poderoso’ garante o que o texto declara, que o Filho, ao assentar-se à direita do Pai, passou a possuir poder absoluto e universal, e que ao executar Seu ofício como Mediador, ninguém pode resistir ou se opor a ele.(http://www.reformed.org/documents/index.html)

Quem deu o trono a Jesus foi  o Dei Patris omnipotentis! Ou como o texto grego diz, ‘θεου πατρος παντο δυνάμου!
Não há ninguém com o poder do Deus Pai, por isso o reinado de Cristo é eterno!

H – “CREIO EM JESUS CRISTO, SEU ÚNICO FILHO, NOSSO SENHOR, O QUAL FOI CONCEBIDO POR OBRA DO ESPÍRITO SANTO; NASCEU DA VIRGEM MARIA; PADECEU SOB O PODER DE PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO; DESCEU AO HADES; RESSURGIU DOS MORTOS AO TERCEIRO DIA; SUBIU AO CÉU; ESTÁ SENTADO À DIREITA DE DEUS PAI TODO-PODEROSO, DONDE HÁ DE VIR PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS.

O Credo Apostólico nos disse sobre o que Jesus fez (seu nascimento, sofrimentos, morte e sepultamento – a obra redentora na cruz), o que Ele está fazendo (reinando assentado à direita de Deus), e agora o que Ele fará quando voltar pela segunda vez.
Ele não só foi o Servo Sofredor, Ele não só se tornou Rei e Sacerdote, mas Ele também recebe a função de Juiz!

‘DONDE HÁ DE VIR’ -- Fala da segunda vinda de Jesus! At 1:10-11 E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, 11 que lhes disseram: "Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir".
Jesus virá dos céus, onde Ele está agora! Ele virá para concretizar e finalizar o Seu reinado!
Jo 14:2-3 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. 3 E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver; Ap 1:7 Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém; I Ts 4:16-17 Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

Por que Jesus voltará?
‘PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS’

Jesus não voltará apenas para agrupar e levar os Seus eleitos, mas para julgar!
Poucas pessoas pensam em Jesus como um Juiz, mas esse é um dos ofícios do nosso Salvador.
Juiz At 10:42 Ele nos mandou pregar ao povo e testemunhar que este é aquele a quem Deus constituiu juiz de vivos e de mortos; Jo 5:22 E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; II Tm 4:1 Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente; II Co 5:10 Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

Será um julgamento duro, mas justo, pois Ele é justo! II Tm 4:8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda; Rm 2:5-8 Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento. 6 Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento". 7 Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. 8 Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça [através de Jesus].

Como o Justo Juiz, Ele condenará os culpados e perdoará os fiéis! A imagem de Jesus como um Juiz nos fala sobre o decreto de condenar alguns e o de absolver outros!
A Sua Palavra será o alicerce do julgamento – Jo 12:48 Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

A segunda volta de Jesus, com a sentença de julgamento para os seus inimigos e absolvição para seus amigos, é a âncora da esperança do cristão. Em um mundo totalmente sem esperança, o cristianismo oferece esperança inigualável!
Tito 2:13 enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Por que não temos a volta de Jesus como bendita esperança?

Muitos cristãos não têm a volta de Jesus como a ‘bendita esperança’. Muitos estão focados e preocupados com afazeres do dia a dia, estão tão preocupados com as coisas do mundo que eles oram para que Jesus não volte agora.
Essa falta de zelo e de anseio pela volta de Jesus mostra quão longe o Senhor está de ser o maior tesouro de muitos que se dizem cristãos.
Paulo é um grande exemplo de quem desejava fortemente a volta de Jesus, ‘Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata (vem Senhor)!(I Co 16:22).
Muitos cristãos não querem a volta do Senhor, pois o mundo tem sido mais valioso e precioso!
Que a oração de Paulo e a declaração do Credo Apostólico sejam a nossa oração!


Conclusões Finais Sobre a Volta de Jesus:

Para muitos, é realmente difícil de imaginar Jesus voltando por diversos motivos, mas devemos lembrar que a mente e a imaginação do homem não são as medidas do poder e da fidelidade das promessas de Deus.

Não sabemos quando Jesus virá (por isso devemos estar prontos), nem como Ele virá (por que não no explodir de uma bomba?) – mas ‘sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é’ [I Jo 3:2] – e esse conhecimento é mais que suficiente! ‘Amém. Vem, Senhor Jesus!’ [Ap 22:20](J.I. Packer, Growing in Christ, IVP, pg.68)

Como Packer disse, não sabemos quando Jesus voltará. Não foi da vontade de Deus estabelecer uma data conhecida por nós. Muitos tentaram e ainda tentam fazer cálculos baseados em passagens que nada falam sobre o assunto – e só trazem humilhação sobre si mesmos.
Deus quer que Sua igreja saiba que Jesus voltará, essa é a nossa esperança – a Palavra de Deus é verdadeira e não falha. Com base nessas verdades, a igreja tem o dever de vigiar, orar e esperar com ansiedade pela volta de Jesus. Ao invés de perder tempo tentado calcular quando Jesus voltará, nós devemos estar com nossos joelhos no chão em oração, pés ativos na prática da nossa salvação e os corações e mentes nos lugares celestes, aguardando a nossa bendita esperança!
Que o lema dos escoteiros seja o nosso lema, ‘Sempre Alerta’!