terça-feira, 26 de junho de 2012

Por que ir à igreja? (Hebreus 10:19-31)

Sermão Especial
Passagem: Hebreus 10:19-31
Título: Por que ir à igreja?
Pregado na manhã de Domingo, do dia 24 de junho de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria, 
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Hebreus 10:19-31 19 Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, 20 por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. 21 Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. 22 Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. 23 Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. 24 E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. 25 Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia. 26 Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, 27 mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. 28 Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas. 29 Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça? 30 Pois conhecemos aquele que disse: "A mim pertence a vingança; eu retribuirei"; e outra vez: "O Senhor julgará o seu povo". 31 Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!

Introdução:
Se alguém lhe perguntasse: Um cristão precisa ir à igreja?, qual seria a sua resposta?
É possível uma pessoa ser cristã e não ser membra de uma igreja? (Sem levantar os problemas de saúde que limitam a locomoção de uma pessoa).

Cada dia que passa, mais cresce o número de pessoas de que se
dizem ‘cristãs’ mas que não acreditam na necessidade de irem ou serem membras de uma igreja! Já criaram a expressão ‘cristãos não-praticantes’, como se fosse possível ser um cristão ‘não-praticante’!
Os números impressionam:
Em seis anos, de 2003 a 2009, cinco milhões de evangélicos deixaram de ter vínculo com igreja. De 4%, esses evangélicos aumentaram para 14% em relação ao total dos crentes das diversas denominações -- um salto e tanto. O levantamento, ainda preliminar, é da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE. Ele foi feito com base em 56 mil entrevistas.(http://www.paulopes.com.br/2011/08/em-6-anos-5-milhoes-de-evangelicos.html)

Pessoas de grande influência na mídia professam essa terrível mentira de que o cristão não necessita estar na igreja:

Justin Bieber: Segundo o portal Terra o astro pop afirmou recentemente que não precisa ir à igreja para mostrar sua fé e que em vez disso, prefere conversar diretamente com Deus. “Muitas pessoas que são religiosas se perdem. Elas vão à igreja apenas para ir à igreja. Não as estou desrespeitando, mas para mim, o foco é a oração e falar com Ele. Não preciso ir à igreja para isso”, disse o cantor. (http://noticias.gospelmais.com.br/justin-bieber-diz-nao-precisa-igreja-para-ser-cristao-29124.html)

Caroline Celico (esposa do jogador Kaká – em entrevista ao Jô Soares): “A igreja é a minha casa... É onde a gente tem paz.” Ela afirmou em outra entrevista que não sente mais vontade de ir à igreja, pois já é seguidora e aprendeu o que fazer. Comentou que, agora, pensa em seguir com as próprias pernas. Na entrevista com o Jô Soares, ela mostra estar tão longe da Palavra que ela diz ser a pastora do Kaká. (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0V37rj-dLiM#!)

Mas o que a Palavra de Deus afirma? Hoje, nós olharemos para o livro de Hebreus para encontrarmos algumas razões importantes para os cristãos estarem nas igrejas locais! Razões essas que são muitas vezes ignoradas!

Contextualização:

O livro de Hebreus é uma obra incomparável sobre Jesus! Nenhum outro livro descreve e revela Jesus da forma que esse livro faz. O autor é desconhecido, muito provável que tenha sido Apólo (Atos 18:24-28 diz que ele era eloquente e conhecia muito o AT, passou muito tempo com Paulo e por isso conhecia a teologia do apóstolo).

Essa carta é, na verdade, um sermão exortativo pregado para uma audiência repleta de judeus, por isso o nome Hebreus (13:22). Esse livro é, portanto, um sermão escrito/pregado para exortar essas igrejas a se manterem firmes no cristianismo e não voltarem ao judaísmo devido à perseguição.
O que o autor da carta faz é mostrar a superioridade de Jesus sobre todo o Antigo Testamento, dessa forma os ouvintes são encorajados a se assegurarem em Cristo e a Ele somente (Solus Christus).
A carta não só encoraja, mas também adverte sobre as trágicas consequências para aqueles que negarem e abandonarem o cristianismo.

As perseguições e sofrimentos estavam fazendo com que muitos naquelas igrejas voltassem ao judaísmo. Outros pararam de ir à igreja enquanto alguns negaram de forma pública as verdades do cristianismo. O autor apela para a Cristologia, não para as emoções, para encorajar e exortar essas pessoas a correrem para Jesus (13:12-14)!

10:19-31 é a conclusão de toda a doutrina de Cristo fundamentada nos capítulos anteriores. O autor da carta chega ao fim da sua exposição sobre a superioridade de Jesus sobre o Antigo Testamento e faz o grande apelo (v.22). O apelo do autor é fundamentado em doutrina sólida, não em emoção momentânea como hoje em dia!

A conclusão dele é que essa é a hora da decisão! “Vocês se aproximam de Deus por meio de Jesus. Façam o que Ele deseja ou vocês serão condenados eternamente!

Não existe neutralidade, eles ouviram a verdade – foram iluminados, provaram o dom celestial, experimentaram a bondade da Palavra de Deus e por isso eles são indesculpáveis. Se aproximem de Deus por meio do novo e vivo caminho, que é Jesus, ou sofram as consequências.

A partir do momento que você se aproxima de Deus, por meio de Jesus, você deve adorá-Lo da maneira que Ele ordena, não é do modo que você acha melhor (13:28-29)! Hoje, as pessoas acham que podem se achegar a Deus do modo que elas querem e adorá-Lo da maneira que elas acham melhor. O autor dessa carta nos mostra que não é assim!

Divisão do Estudo:
I – A INCOMPARÁVEL OBRA DE JESUS (VS. 19-21)
II – privilégios e deveres verticais (Vs. 22-23)
iii – privilégios e deveres horizontais (vs. 24-25)
iV – consequência da rejeição da obra, dos privilégios e DOS deveres (vs. 26-31)

I – A INCOMPARÁVEL OBRA DE JESUS (VS. 19-21)
19 Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, 20 por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. 21 Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.

portanto” – Essa é uma conjunção conclusiva (Gk. Οὖν). O autor está trazendo toda a doutrina ensinada até agora à sua implicação e aplicação final. Ele quer toda atenção, pois ele está prestes a trazer o resultado final.
IRMÃOS” --- Não significa que todos ali são cristãos, mas que eles são hebreus como o autor.

TEMOS PLENA CONFIANÇA PARA ENTRAR NO SANTO DOS SANTOS” --- Para os judeus, isso era algo totalmente estranho, um escândalo, pois só o sumo sacerdote tinha esse privilégio uma vez no ano.

Entrar no santo dos santos fala de acesso à presença de Deus. Fala do privilégio de ter comunhão com o Deus todo poderoso! O lugar do Trono de Misericórdia!

Mas essa plena confiança e esse acesso são cedidos por meio de um sacrifício – o de Jesus!
Essa confiança não é por causa de algo que eu fiz. Não é auto confiança, mas uma confiança na obra de Jesus!
PELO SANGUE DE JESUS” --- Assim como o precioso sangue de Jesus abriu o caminho para que Ele entrasse (9:12), esse caminho ficou aberto para todos os que confiam nEle!

Ninguém entra na presença de Deus por meio de esforço próprio, por obras ou por vontade própria, mas somente pelo sangue de Jesus! Só quem tem participação e comunhão com o corpo de Jesus, mediante a fé, pode ter acesso ao Santo dos Santos. De acordo com Jesus, as pessoas só vão até Ele quando o Pai, mediante a graça, arrasta a pessoa por meio da obra do Espírito Santo (Jo 6:44).

v.20POR UM NOVO E VIVO CAMINHO QUE ELE NOS ABRIU” --- O caminho pelo qual nos aproximamos de Deus, entramos no Santo dos Santos, é:

NOVO --- Diferente de todos os outros caminhos. Não existia nenhum caminho igual a esse. Isso implica exclusividade – os outros estão abolidos, Deus usa só desse novo caminho!
Não há nenhum outro caminho para a presença de Deus!

VIVO --- Esse caminho é vivo, pois Cristo vive! “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14:6). O caminho é vivo e concede vida aos que nEle andam!

ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo” --- O autor continua sua exposição no Antigo Testamento, principalmente focando no templo, agora mostrando que o véu do templo apontava para o corpo de Cristo. Quando o corpo de Cristo foi partido o véu do templo também foi, permitindo assim a entrada no Santo dos Santos.

O corpo e o sangue de Jesus são priorizados pelo autor. O acesso que temos à presença de Deus se deu porque Jesus viveu uma vida de total santidade e perfeição – no Seu corpo estava toda a justiça e no Seu sangue todo o preço.

v.21 –“Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.” --- Essa confiança é plena não só por causa do sacrifício de Jesus, mas porque Ele exerce o ofício de sumo sacerdote no Santo dos Santos.

O autor volta a falar do: 1) Sacrifício e do 2) Ofício de Jesus!

SOBRE A CASA/FAMÍLIA DE DEUS” --- Todos aqueles que entram no Santo dos Santos, todos aqueles que têm participação em Jesus (o irmão mais velho – 2:17), se tornam membros dessa família/casa!

A imagem é de uma casa, uma família na qual Deus é o dono e Jesus é o irmão primogênito que serve em nosso favor (2:17;3:6).

A ‘Casa de Deus’ é definida como a Igreja. I Tm 3:15 Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

Se você se achega a Deus – e isso é só por meio de Jesus – você se achega à casa de Deus! O autor está mostrando a impossibilidade de alguém dizer pertencer a Deus e não pertencer à Igreja.

** O autor já começa a preparar a audiência para a exortação dos vs. 24 e 25. Aqueles que se achegam a Deus, por meio de Jesus, fazem parte de uma família!

II – PRIVILÉGIOS E deveres VERTICAIS (VS. 22-23)
22 Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. 23 Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

O caminho foi aberto para a presença de Deus e com isso há privilégios e deveres. A graça é de graça, mas ela não é barata!

SÉRIE DE EXORTAÇÕES (vs. 22-25):
O autor da carta faz agora o apelo dramático – essa é a hora! É a hora da decisão!

Todos esses privilégios e bênçãos trazidos por Jesus obrigam a pessoa a tomar algumas ações. A pessoa precisa ir até o fim desse novo e vivo caminho! A pessoa não pode começar e depois parar.

Todo esse conhecimento sobre o sacrifício e ofício de Jesus não são suficientes. A pessoa precisa colocar os pés no novo e vivo caminho. A pessoa precisa correr sobre esse caminho até o fim. Não basta só saber sobre esse novo e vivo caminho!

Todos aqueles que aceitam o convite têm privilégios e deveres verticais e horizontais! Obrigações para com Deus resultam em obrigações para com o povo de Deus.
Tem gente que acha que pode amar a Deus, mas não a igreja dEle. Há pessoas que acreditam que podem servir e amar a Deus sem servir e amar os membros da família dEle.
I Jo 4:20-21 Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.

Há privilégios e deveres horizontais, pois o nosso relacionamento com Deus (vertical) implica em um relacionamento horizontal.
v.22 – “Portanto, aproximemo-nos de Deus” --- Corram para Deus! Ele já deixou claro que o único caminho para se aproximar de Deus é por meio do novo e vivo caminho, que é Jesus!

Eles não conseguirão mais se aproximar de Deus por meio dos antigos rituais!
Vocês não conseguirão se aproximar do Trono de Misericórdia por meio dos antigos rituais, só por meio de Jesus. Terrível coisa é quando o esse novo caminho é desprezado!

Aqueles que se aproximam de Deus devem:
22 Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. 23 Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

COMO SE APROXIMAR DE DEUS / COMO VIR PARA A IGREJA:

1CORAÇÃO SINCERO/VERDADEIRO (Gk. ἀληθινῆς καρδίας) – O coração fala do ser interior, das vontades e desejos, dos pensamentos. Verdadeiro implica em algo sem falsidade, sem duplo comprometimento, sem uma mente dividida, sem hipocrisia.

Vir para a presença de Deus com anseio genuíno, com um desejo puro de estar na presença de Deus.

Deus busca adoradores que O adoram em verdade. A igreja deve ser um lugar de pecadores, salvos pela graça, cheios de vontade de adorar de forma genuína o único Senhor e Salvador, Jesus!

Nós nos achegamos com pecados, não escondemos isso. Hipocrisia é esconder os nossos pecados atrás de máscaras. Nós nos achegamos com o nosso ser ansiando verdadeiramente a Verdade libertadora de Deus!

Isso fala de chegar à igreja com um coração que anseia verdadeiramente cantar louvores ao único que é digno de todo louvor!

Você não vem à igreja pensando no almoço, no trabalho de segunda, na jogo de futebol, mas em Cristo!

Precisamos de um coração verdadeiro para adentrarmos e adorarmos no verdadeiro tabernáculo!

*** É preciso pedir para o Senhor nos vestir diariamente com o cinto da verdade!

O nosso coração só será sincero e verdadeiro se ele for aspergido com o sangue de Jesus!

TENDO OS CORAÇÕES ASPERGIDOS” --- Isso fala do nosso ser interior todo sendo santificado!
Os sacerdotes precisavam ser aspergidos exteriormente, como símbolo de pureza, para entrarem na presença de Deus. Nós somos aspergidos interiormente, não com sangue de animais, mas com o sangue de Jesus pelo Espírito Santo e isso nos purifica para entrarmos na presença de Deus.

Quão bom é saber que, quando nos achegamos à presença de Deus, nossos corações – o nosso ser interior – foi aspergido com o sangue de Jesus!
Hb 9:13-14 13 Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros, 14 quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!

Os nossos corações são aspergidos – isso é, o nosso ser interior, os nossos pensamentos, a nossa mente são aspergidos com o sangue precioso de Cristo.
Por isso:
Somos purificados “de uma consciência culpada / má consciência” --- O sangue de Jesus aspergido em nossos corações (mentes) nos purifica de uma mente culpada e cheia de maldade!

Entramos na presença de Deus e do nosso Sumo Sacerdote sem culpa ou condenação!

A culpa geralmente trava a pessoa. O sentimento de culpa imobiliza a pessoa de caminhar. A culpa é como uma corrente que prende os pés da pessoa para ela não se achegar a Deus! A culpa é como um muro que nos impede de achegar com confiança ao Trono de Misericórdia.

Mas a Bíblia nos declara que toda a culpa vai embora no perdão de Jesus!

Os atos que levavam à morte (9:14) foram lavados no sangue de Jesus!

Não só o nosso ser interior, mas todo o nosso ser!
tendo os nossos corpos lavados com água pura” --- A imagem dada pelo autor é de uma lavagem interior. Diferentemente dos sacerdotes, que se lavavam exteriormente com água, nós somos lavados com água pura, que é um símbolo do Espírito Santo.

** Quando nos aproximamos de Deus no culto de domingo (e nas devoções pessoais), nós nos aproximamos com sinceridade, com um coração que anseia estar na presença de Deus, e essa sinceridade se dá por causa da obra redentora de Jesus na cruz e da obra regeneradora do Espírito Santo, que asperge em nosso ser o sangue de Cristo e nos faz nascer da água regeneradora, purificando nossas mentes e lavando nossos corpos!

2PLENA CONVICÇÃO DE FÉ --- Nos aproximamos com total convicção de fé. Nos achegamos a Deus, vamos ao culto, não em superstição e ignorância, mas com total convicção.
Fomos feitos convictos da verdade revelada em Jesus!
Essa plena convicção nos leva à fé, que é a certeza e a segurança das promessas de Deus (11:1-2).
Fé é o alicerce para essa caminhada, pois é ela que garante a nossa chegada na presença de Deus (11:6). Devemos nos achegar a Deus com total certeza de que Ele nos recebe e nos ouve por causa da obra e do mérito de Jesus!

A nossa plena convicção de fé está totalmente alicerçada na obra de Jesus! Ver Ef 3:8-12.

Nós devemos nos reunir como igreja com a plena convicção, com a certeza de que Deus está recebendo a nossa adoração, as nossas orações e a nossa comunhão, por causa da obra de Jesus!

A ‘plena convicção de fé’ enfatiza que é somente quando confiamos em Cristo, que realizou a obra sumo sacerdotal que dá acesso a Deus, nós podemos nos aproximar de Deus.(Zondervan NIV Bible Commentary, Vol 2, pg 988)

3Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel
Os cristãos são exortados a agarrarem com toda força a esperança professada!
O autor já havia exortado isso (3:6,14;4:14), agora ele volta a enfatizar essa ação que é de fundamental importância na nossa jornada!

Em meio as perseguições e aflições, é fácil para uma pessoa abandonar a esperança uma vez professada, por isso o autor de Hebreus os lembra da fidelidade de Deus e da importância da perseverança!

Toda vez que nos reunimos como igreja, nós somos incentivados e encorajados a segurarmos com força essa esperança que professamos! Um ‘bando de loucos’ motivando um ao outro a segurar com força essa esperança!

O alicerce foi lançado. A profunda cristologia foi ensinada. O caminho para Deus foi aberto.
O apelo foi feito (v.22 ).
Aqueles que vão para esse novo e vivo caminho têm o dever de:
1 – Se achegarem com sinceridade; 2 – ter plena convicção de fé; e 3 – se apegar com firmeza à esperança professada!
Essas 3 exortações de como devemos nos achegar a Deus são todas, de um certo modo, vertical. Elas estão relacionadas ao Dono da casa (v.21).

Por isso eu chamei essa parte de ‘Como Ir à Igreja’! Pois está relacionada à nossa atitude diante do Pai, diante do Pater Familias.

Nós vamos para a casa dEle, que é a igreja de acordo com I Tm 3:15, com sinceridade de coração – nossos corações e mentes desejando verdadeiramente adorá-Lo. Dormimos mais cedo no sábado, acordamos mais cedo no domingo, nos preparamos em casa para o culto, pois nossos corações anseiam estar na casa de Deus! Nos achegamos convencidos e convictos das promessas e da fidelidade do nosso Pai e se apegando com toda nossa força à esperança que professamos!

Os privilégios são muitos: o acesso à presença de Deus, um coração limpo e uma mente purificada! Nada nesse mundo pode providenciar esses 3 privilégios!


Agora o autor dessa maravilhosa carta nos lembra das nossas responsabilidades para com os outros membros da casa. Nossos deveres dentro da igreja. Somos exortados de que a caminhada não é sozinha!

Há privilégios e responsabilidades para com a casa de Deus!
III – PRIVILÉGIOS E DEVERES HORIZONTAIS (VS. 24-25)
24 E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. 25 Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.

Assim como quando Jesus foi questionado sobre o maior dos mandamentos Ele deu o segundo maior, pois o primeiro e o segundo andam juntos e são inseparáveis, aqui o autor de Hebreus nos mostra que temos deveres para com Deus e para com os membros da família em Cristo!

Veja que o v. 24 é uma continuação das prévias exortações [v. 22 – aproximemos, v. 23 apeguemos, v. 24 consideremos e v. 25 não deixemos, mas encorajemos].

Assim, chegamos à terceira das 3 grandes esferas inseparáveis da vida cristã: I Co 13:13 Assim, permanecem agora estes três: a , a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor; I Ts 1:3 Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da , o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo; 5:8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da e do amor e o capacete da esperança da salvação.

Alguém pode tentar praticar a fé e a esperança sozinho, mas não o amor!(Zondervan NIV Bible Commentary, Vol 2, pg 989)

1 - v.24E CONSIDEREMO-NOS UNS AOS OUTROS” --- Como foi dito, isso é um mandamento de Deus!
A palavra ‘considerar’ (Gk. κατανοέω) tem o sentido de prestar muita atenção, notar a situação da pessoa, estudar a situação de cada um na igreja!

Tantas pessoas vão à igreja há anos e nunca prestam atenção nas pessoas da igreja.

Outras pessoas ficam por um tempo na igreja e saem reclamando que não receberam atenção, mas será que essa mesma pessoa prestou atenção nas pessoas ao seu redor, será que ela procurou saber as necessidades dos outros naquela igreja?

Jamieson diz, “O texto ordena um contemplar que leva em consideração continuamente o caráter e querer dos nossos irmãos, para assim rendermos ajuda e conselho mútuo”.

** Veja que o autor da carta não diz isso aos líderes da igreja, ele não diz para você procurar o pastor para ele te encorajar, mas para todos os que aceitaram o chamado de se aproximarem de Deus por meio de Jesus – ‘um ao outro’ implica todos!

Muitos acham que isso é uma responsabilidade exclusivamente pastoral. O pastor tem sim a responsabilidade de procurar e prestar atenção na sua congregação, mas o dever é geral, o dever de prestar atenção é para todos!

Ef 4:11-13 11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, 13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

A minha grande responsabilidade como pastor dessa igreja é preparar vocês para a obra do ministério (serviço). E eu faço isso transmitindo a Verdade de Deus! Hoje, você está sendo equipado, recebendo as ferramentas, para fazer a obra do ministério!

*** Quando foi a última vez que você veio a igreja pensando sobre como ser mais atento às necessidades das pessoas?

*** A nossa sociedade odeia esse mandamento, pois somos ensinados a buscar satisfazer as nossas necessidades e as nossas vontades! O individualismo é uma doença que tem afetado todas as ramificações da sociedade. As pessoas só estão preocupadas com o ‘eu’. Esse pecado do egocentrismo é visto claramente nas igrejas, ou melhor, na ausência das pessoas nas igrejas: ‘eu não vou, pois não me sinto bem’, ‘eu não vou, pois não recebo nada’, ‘eu não vou, pois não tem as atividades que eu quero’... sempre o ‘eu’. As pessoas não se importam com os outros.

Muitos saem das igrejas porque sua igreja não satisfez suas vontades, se esquecem que o foco não está neles, mas nos outros!

Ah, eu achei que eu tinha que ir para glorificar a Deus!” alguns dirão, mas Deus será glorificado quando você se preocupar com o que Deus se preocupa!

Por que eu devo ir à igreja?
Para procurar saber como estão meus irmãos!
I Jo 4:20-21 Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 21 Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.

2 – “E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras
Nessa nova casa na qual você faz parte, você tem o papel de prestar muita atenção nas vidas dos seus irmãos para incentivá-los a amar e a fazer o bem!

para incentivar-nos” (Gk. παροξυσμός) --- a palavra tem o sentido de irritar ou provocar no sentido negativo. Aqui ela significa estimular ou provocar de forma positiva.

Você tem o dever de incentivar os seus irmãos a amarem e fazerem o bem para a igreja!
Você presta atenção nos membros da igreja (a casa de Deus) com o propósito de motivá-los e provocá-los a:

AMAR” (Gk. ἀγάπη) --- É o dever de cada um motivar, incentivar e acender o amor na vida dos outros irmãos. É seu dever vir à igreja e acender o fogo do amor por Deus e pelas vidas nos irmãos! E o amor falado aqui é de um amor incondicional, o tipo de amor que é usado para Deus, para Jesus e que deve marcar os seguidores de Cristo. Amor genuíno e que sacrifica o próprio bem.

Tem gente que conversa sobre cozinha, e a pessoa é tão saturada e tão cheia de vontade de falar sobre o assunto que gera em você vontade de cozinhar.
As suas conversas e seu comportamento devem causar nas pessoas uma vontade amar mais a Deus!

Paulo disse em I Coríntios 13:5 que o amor não é provocado facilmente (ou irrita/ira - παροξύνω), mas nós temos o dever de provocar, com o sentido de estimular e incentivar, o amor na vida dos irmãos da igreja!

O modo que você se preocupa com os membros da casa de Deus deve motivá-los e incendiá-los a amarem a Deus, a amarem a mensagem da cruz e o nosso Senhor

Amor por Jesus e pelas vidas só pode ser incentivado na igreja! Não existe outro lugar para ter o seu amor por Cristo e pelos irmãos incentivado e motivado. Seu amor por Jesus não será estimulado ficando em casa assistindo Fórmula 1, Faustão, futebol ou novela. Seu amor pelo Reino de Deus só pode ser estimulado na casa de Deus!

E esse amor deve levar às BOAS OBRAS” (Gk. καλῶν ἔργων) --- Somos chamados a provocar/estimular nossos irmãos a fazerem boas obras!

Essas boas obras não são estimuladas para trazerem justificação, pois ninguém é justificado por boas obras. Essas boas obras devem ser estimuladas e provocadas para que Deus seja glorificado, para que a sua fé seja comprovada (Mt 3:8; Ef 2:10).

As boas obras que fazemos fluem do nosso amor por Deus! As boas obras adornam a nossa salvação! Elas comprovam a nossa fé! Boas obras refletem um coração cheio de agradecimento pela maravilhosa obra da salvação (Tg 2:14-18)!

Como todos nós precisamos ser frequentemente estimulados e provocados a operarmos boas obras!

É tão estimulante conversar com certos irmãos e saber o que eles têm feito para o Reino de Deus, e sempre enquanto eu escuto meu coração arde de amor por Deus e vontade de fazer mais para que Cristo seja glorificado em nossas boas ações!

A última coisa que o mundo/sociedade incentiva é a você praticar boas obras – boas obras requerem de você sacrifício próprio, requer que você gaste seu tempo e seu dinheiro, que você use seus bens, e isso ninguém incentiva. É só na igreja que você vai ser estimulado a fazer isso.
Precisamos fazer isso, pois essa foi a atitude de Cristo!

Por que eu vou à igreja?
Eu vou para prestar atenção nos meus irmãos!
Eu vou para saber como eles estão!
Eu vou para estimular e provocar meus irmãos a amarem a Deus e outras pessoas!
Eu vou para estimular, incentivar e provocar meus irmãos a fazerem obras que glorificam a Deus e comprovam a fé deles!
[o benefício] Eu vou para ser estimulado a amar mais ao meu Senhor e meus irmãos!

Assim nós glorificamos a Deus!

Consideremo-nos uns aos outros para estimularmos o amor e as boas obras. Este deve ser o objetivo da Igreja quando ela exercita a comunhão. Tudo o que pode impedir o amor deve ser sacrificado e separado do nosso meio. Tudo o que promover, provar, e provocar o amor nas vidas deve ser realizado e enfatizado.” (Andrew Murray)

O amor e as boas obras são estimuladas nas vidas das pessoas:
- Quando você presta atenção nas vidas. Quando você considera cada membro!
- Quando você passa da superfície e vai para o intimo da pessoa!
- Quando você demonstra carinho e cuidado!
- Quando um membro falta e você procura a pessoa durante a semana!
- Quando um membro está doente e você o procurar para saber se ele precisa de algo!
- Quando as suas conversas são sobre as coisas do Reino de Deus! Falando das maravilhas de Jesus [não vai ser falando de novelas e filmes e nem de futebol].
- Quando você procura alguém para orar.
- Até mesmo quando disciplinamos em amor nós mostramos e estimulamos amor! Correções e exortações em amor demonstram e estimulam o amor!
--- Estimulamos o amor e as obras através do nosso próprio exemplo!

Para estimular e incentivar nossos irmãos a amarem a Deus e, como consequência desse amor, agir de forma sacrificial, fazendo boas obras, o modo mais prático é através de nossas próprias vidas!
Eu não sei como podemos fazer isso, se não além de nossas próprias vidas estarem cheias de amor e boas obras. Um bom exemplo é muitas vezes melhor do que boas palavras” (Spurgeon)

3 – Nós vamos à igreja, pois Deus ordena!
v.25Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vEem que se aproxima o Dia
Ou “não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”

É um mandamento de Deus! E os mandamentos de Deus não nos trazem peso, e sim alegria. I Jo 5:3 Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.

Deus ordena, portanto é bom! Deus ordena, portanto Ele é glorificado!

As pessoas ignoram esse mandamento de Deus!
Muitos acham que são eles quem decidem se vão ou não à igreja. Deixar de se reunir como igreja é pecado! Comparem as declarações da esposa do Kaká e do Justin Bieber com a declaração da Palavra de Deus!

É pecado quando faltamos os cultos por causa de preocupações egocêntricas!

** A audiência da carta de Hebreus estava sofrendo sérias perseguições (10:33-34), por isso muitos estavam com medo e começaram abandonar os cultos. Muitos pararam de ir à igreja por medo de sofrer e, como consequência, falsos ensinos de que não havia necessidade de estarem reunidos como igreja surgiram. O autor da carta, inspirado pelo Espírito Santo, os avisa que isso não é uma possibilidade. Eles devem estar juntos nos cultos.

E se com perseguição e aflição o Senhor ainda assim ordena que os cristãos estejam reunidos, quanto mais em um país sem aflição e perseguição como o nosso!

segundo o costume de alguns”--- O que estava acontecendo não era um domingo e uma quarta ou outra que alguns faltavam, mas o abandono havia virado um hábito. Virou o costume de alguns naquelas igrejas não irem mais à igreja!

Assim como muitos, em nossos dias, que se dizem cristãos e estão fazendo o abandono do corpo local um estilo de vida.
** Todo hábito começa com pequenas ações. Pequenas ações são repetidas. Quando a pessoa percebe, ela está presa ao hábito.

A pessoa falta um culto, falta outro e de repente ela acha que não precisa ir mais à igreja. “Deus fala comigo em casa!”, é o que muitos desses que abandonam a igreja alegam. Isso revela o egoísmo das pessoas.

Ah, eu assisto o pastor fulano na TV”. Não importa quantas pregações você escuta na internet ou no rádio, você é ordenado por Deus a ser membro de uma igreja.

A pessoa que vai verdadeiramente para Jesus, vai consequentemente para o corpo de Cristo, e o corpo de Cristo é a igreja: Cl 1:24 Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

Não tem como uma pessoa alegar estar em Cristo Jesus e não estar no corpo dEle. Você manifesta e revela que pertence ao corpo universal, à igreja universal, estando no corpo local – na igreja local!

Prestemos atenção em nossas próprias vidas para as desculpas dadas para não estarmos reunidos adorando a Jesus!

A escritora de poemas e letras de hino Frances Ridley Havergal escreveu (por volta de 1860) uma série de motivos pelos quais ela sempre estava presente nos cultos – principalmente em dias chuvosos:
  1. Deus abençoou o Dia do Senhor, e Ele não fez exceções de dias chuvosos.
  2. Eu espero meu pastor estar lá. Seria uma surpresa desagradável se ele ficasse só porque estava chovendo.
  3. Eu perderia todos os benefícios das orações, louvores e da pregação da Palavra que me fazem tão bem.
  4. Para encontro de negócios importantes, a chuva não me prende em casa; e a igreja, aos olhos de Deus, é o que há de mais importante.
  5. O dia chuvoso provará o quanto eu amo meu Senhor. Amor verdadeiro está sempre presente.
  6. Aqueles que ficam em casa no domingo por causa da chuva frequentemente ficam em outros domingos. Eu não quero tomar o menor passo que seja nessa direção.
  7. Eu não sei quantos domingos mais o Senhor me dará. Seria uma péssima preparação da minha parte para o meu primeiro culto celestial ter faltado o meu último na terra.

Eu acrescento mais uma: Eu vou à igreja em dias chuvosos para edificar meus irmãos em Cristo!

Vejamos como o foco é tirado do ‘eu’. O foco de ir à igreja está nos outros!

4 - “mas encorajemo-nos uns aos outros” --- Você deve ir à igreja, pois ali é um lugar de encorajamento!
ENCORAJAR --- Gk. παρακαλέω = É dessa palavra que tiramos parakletos, o nome dado ao Espírito Santo, alguém que chega ao lado para confortar, encorajar e até mesmo exortar!

mas encorajemo-nos uns aos outros” – O autor da carta nos dá o oposto de abandonar a igreja. Ao invés de você parar de ir à igreja, uma vez que você se aproximou de Deus pelo novo e vivo caminho, você deve ir à igreja e encorajar os irmãos que lá estão!

Como precisamos de encorajamento! Coragem é oposto de medo!
** Você será encorajado a fazer o certo!

Um dos modos de incentivar e incendiar o amor nas vidas dos irmãos é edificando cada um.
A edificação é feita de várias maneiras:


Não podemos deixar de reunirmos como igreja, pois:
A – Oramos uns com os outros: Tg 5:16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

B – Aconselhamos e somos aconselhados: Rm 15:14 Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros.

C – Servimos nossos irmãos: Rm 12:10 Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Gl 5:13 Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

D – Falamos a verdade: Ef 4:25 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.

E – Perdoamos e suportamos: Cl 3:13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

F – Fazemos o bem aos nossos irmãos: Gl 6:10 Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.

Tanta coisa boa nós somos chamados a fazer na igreja! Como não desejar e ansiar estar na casa de Deus toda semana?

Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia” --- Os dias estão piorando. Injustiça, imoralidade e maldade aumentam a cada minuto em nossa sociedade e quão importante é para os cristãos estarem juntos na igreja (II Tm 3:1-5)!

A mensagem da cruz é loucura para o mundo. O Evangelho de Jesus é odiado e repudiado pela nossa sociedade. As coisas só têm piorado [divórcio estimulado, imoralidade é promovida, homossexualismo é exaltado, aborto é tratado como assunto de saúde e não moral...], por isso não há lugar melhor para estar do que na igreja!

É na casa de Deus que nos reunimos, cantamos louvores a Deus e a Cristo (assim como é feito no Céu – Ap 4-5), a santidade é promovida, o pecado é removido, a Palavra de Deus é proclamada e explanada, há comunhão entre os santos --- tudo isso mostra como a igreja é uma representação, mesmo que imperfeita, do Céu.

É na igreja que temos uma visão celestial das coisas que estão ocorrendo no mundo. É na igreja que vemos o que é verdadeiramente bom!

Você não será encorajado a viver em santidade, a cantar louvores a Cristo, a ajudar os irmãos e a perseverar na fé na escola, no trabalho, no futebol e nem sozinho em casa, você precisa estar na igreja!

Com dias ficando cada vez piores, a igreja de Cristo, mesmo com todas as imperfeições, é o lugar para sempre estarmos e sempre ansiarmos de estar!

Todo domingo e toda quarta reunidos para glorificarmos nosso Senhor através do cuidado amoroso para com cada membro, através do encorajamento.

IV – resultados da rejeição (Vs. 26-31)
26 Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, 27 mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. 28 Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas. 29 Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça? 30 Pois conhecemos aquele que disse: "A mim pertence a vingança; eu retribuirei"; e outra vez: "O Senhor julgará o seu povo". 31 Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!

Aqueles que rejeitaram o convite, aqueles que professaram estar nesse Novo e Vivo Caminho, Jesus, mas abandonaram o corpo de Cristo – esses receberão severa condenação!

Tantas pessoas têm abandonado a igreja. Você abandona a igreja, que é o corpo, você abandona o cabeça, que é Cristo.

Satanás dá mil motivos para abandonar o corpo: 1) É muito longe; 2) É muito grande; 3) É muito pequena; 4) Não tem atividade para minha avó; 5) A pregação é longa demais; 6) Não tem ar condicionado...

Todas essas são desculpas superficiais.

Esse é o pecado da apostasia. A pessoa experimentou, professou e depois abandonou!

Se você realmente se entregou a Jesus, então você precisa estar entregue ao corpo dEle!

A oferta e a exortação são feitas!

Hb 4:7 "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração".

Hoje é dia de decisão. Hoje você ouviu a voz de Deus por meio de Sua Palavra.

Se aproxime de Deus por meio da justiça de Cristo. Se aproxime de Deus pelo novo e vivo caminho. Caminho esse que é estreito, mas é vivo e dá vida eterna.
Aqueles que não querem esse caminho estão nas mãos do Deus vivo que providenciou o vivo caminho – Jesus!

Aqueles que aceitam o convite devem caminhar do modo que Deus ordena, não é do modo que você acha que deve caminhar!

Você deve se aproximar com um coração sincero, plena convicção da sua fé e apegando com toda força a esperança que você professou.
E você vai caminhar por esse novo e vivo caminho cuidando dos seus irmãos, prestando atenção na vida de cada um e incentivando o amor e as boas obras.
E você vai caminhar se reunindo como igreja e encorajando os membros da sua família!

CONCLUSÃO:

Assim como o autor de Hebreus chamou a audiência para uma decisão, eu, apoiado na Palavra do meu Senhor, chamo cada um à mesma decisão.

Fuja desse individualismo doente da nossa sociedade.
Examine a sua fé!

Você não tem vida fora do corpo de Cristo. Você não tem relacionamento com o cabeça do corpo, Jesus, se você não estiver no corpo dEle.

Como você pode se dizer comprometido com Jesus, mas não estar comprometido com o que Ele tanto ama – a Sua igreja?!” (Steve Lawson)

É hora de decisão! Se comprometa com o corpo de Cristo!