sábado, 23 de junho de 2012

Marcos 15:1-5 - O Julgamento de Jesus: Parte IV - A Admiração de um Incrédulo

Série de Sermões em Marcos 
Passagem: Marcos 15:1-5
Título: O Julgamento de Jesus: Parte IV - A Admiração de um Incrédulo
Pregado na manhã de Domingo, do dia 17 de junho de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria, 
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 15:1-5 1 De manhã bem cedo, os chefes dos sacerdotes com os líderes religiosos, os mestres da lei e todo o Sinédrio chegaram a uma decisão. Amarrando Jesus, levaram-no e o entregaram a Pilatos. 2 "Você é o rei dos judeus?", perguntou Pilatos. "Tu o dizes", respondeu Jesus. 3 Os chefes dos sacerdotes o acusavam de muitas coisas. 4 Então Pilatos lhe perguntou novamente: "Você não vai responder? Veja de quantas coisas o estão acusando". 5 Mas Jesus não respondeu nada, e Pilatos ficou impressionado/admirado.

Contextualização:
Um dos personagens principais na história do ministério de Jesus saiu de cena: Pedro! Pedro não estará mais presente no palco da trama da crucificação de Jesus.

Vários personagens tiveram importantes papéis nesse pedaço do Evangelho – vimos Judas, Simão – o leproso, Maria que ungiu Jesus, um discípulo que cedeu a casa para a última ceia, um discípulo que fugiu nu, o sumo sacerdote Caifás e uma jovem escrava. Agora conheceremos um novo personagem, que terá fundamental importância na morte de Jesus – Pilatos! Pedro saiu de cena, agora entra Pilatos! Mas todos esses são atores coadjuvantes nessa trama. Os holofotes estão em um Homem só: Jesus! E é nEle que nós devemos ter nossos olhos!

Para uma pessoa desatenta, Jesus parece ser uma vítima, como Albert Schweitzer acreditava! Mas, para uma audiência atenta, tudo está sendo cumprido de forma perfeita, de acordo com a soberania de Deus.
Aqueles que acreditam estar julgando Jesus estão, na verdade, se auto condenando! Todos que rejeitam Jesus como único caminho para ter reconciliação com Deus, assim como os líderes de Israel e os líderes dos gentios, estão na verdade trazendo condenação para si próprios!

Divisão do Estudo:
I – o terceiro julgamento (V. 1)
II – o primeiro julgamento perante os gentios (V. 2-4)
III – a reação de pilatos (v. 5)

Clique aqui para continuar a leitura.