quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A ARMADURA DO CRISTÃO parte VIII– A ESPADA DO ESPÍRITO - II (v.17)


image EFÉSIOS 6:10-18 – 10Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.11Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,12pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.13Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.14Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça15e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.16Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.17Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.18Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

6 – A IMPORTÂNCIA DE TREINAR O USO DA ESPADA:
“A machaira era a espada comum usada pelos soldados. Mas fica claro que era necessário usá-la de maneira precisa para ter o efeito certo. Pedro simplesmente cortou uma orelha com ela. Tenho certeza que se ele tivesse usado uma rhomphaia (a espada grande – espata), ele teria cortado muito mais que só a orelha do servo. A machaira tinha que ser usada de forma precisa. E é essa a espada que Paulo tinha em mente” (The Believer’s Armor – pg 175).
É importante notar que Paulo descreve a espada do Espírito como sendo a ‘PALAVRA DE DEUS’.
Veja que Paulo não usa a palavra grega logos, mas ῥῆμα θεοῦ.
Rhema tem o sentido de uma palavra específica para um momento específico!
O cristão precisa saber usar a espada para aplicar a Palavra de Deus em cada momento específico.
Mt 4:4 Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’"
Você precisa saber os detalhes específicos da Palavra de Deus para usá-la ofensivamente e defensivamente. A tragédia das tragédias é alguém ser cristão por um longo tempo e não ser capaz de usar a incomparável espada que Deus graciosamente te deu. Você talvez diga, ‘Eu já tentei, mas não consigo entender.’ Não me diga isso, pois Deus não só te deu o Livro, mas também plantou em seu coração o professor de toda a verdade. Ele te ensinará se você se submeter a Ele” (John MacArhtur – The Believer´s Armour – pg. 183)
O cristão precisa saber como usar a Palavra de Deus em diferentes situações.
Quando em combate com uma pessoa que é testemunha de jeová, com um mórmom, com um espírita, etc. o cristão deve saber como usar a espada! I Pe 3:15 Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.
Por isto, não somente é importante ler e conhecer a Palavra, mas saber aplicá-la!
Sl 119:130 A explicação das tuas palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes.
Como cristãos precisamos: LER – CONHECER – SABER USAR
II Tm 2:15 Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente[ὀρθοτομοῦντα– cortar de forma reta] a palavra da verdade.
Para cortar algo reto é preciso saber usar a faca.
Em um dos confrontos de Jesus com os Saduceus, Jesus os acusou de estarem ‘enganados’ (lit. perambulando no erro), pois eles não conheciam as Escrituras e nem o poder de Deus (Mc 12:24). A verdade é que eles liam e tinham um conhecimento da Palavra, mas esse conhecimento era superficial, pois a leitura era superficial e, consequentemente, eles nunca conheceram realmente a Deus. Por isso não basta só ler, é preciso aplicar a Palavra em cada esfera da nossa vida.
Leia a Palavra, estude as Escrituras, medite no que foi lido, procure entender como pode ser aplicado cada passagem e o Senhor, através do Espírito Santo, te abençoará – II Tm 2:7 Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo.
7 - COMO MANEJAR CORRETAMENTE:
Aqui vão algumas dicas básicas de como manejar corretamente a Espada do Espírito.
A – Por ser uma espada espiritual, você precisa do Espírito. Isso parece lógico, mas muitas pessoas tentam manejar a Palavra sem estar cheio do Espírito. Não pense que após horas de TV, vídeo-game, computador e outras coisas você vai conseguir abrir a Bíblia, ler e entendê-la simplesmente. É preciso uma vida espiritual saudável para usar a Espada do Espírito.
B – É importante sempre antes de estudar, ler e meditar na palavra, que você clame pelo Espírito Santo de Deus para te capacitar a entender de forma profunda o que você está lendo. Oração antes mesmo do estudo é de fundamental importância.
Sl 119:18 Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei, 27Faze-me entender o caminho dos teus preceitos
CDedicação e Diligência! Você precisa se disciplinar e se dedicar a leitura da Palavra.
Hb 5:12-14 12De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!13 Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.14 Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.
O ‘exercício constante’ no qual o autor de Hebreus menciona é um exercício árduo. A palavra grega gymnázō – era a palavra usada para os atletas gregos que treinavam nus até exaustão.
Pv 10:4 As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza
I Tm 4:15 Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso
Seja um bereano! At 17:11 Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo
D – Use boas ferramentas. Tenha uma boa bíblia de estudo. Tenha pelo menos duas versões diferentes. Tenha uma concordância bíblica. Invista nisso! As Bíblias de estudo têm passagens paralelas que trazem mais luz à sua leitura.
E – Interprete a passagem! Leia e busque a aplicação prática dela. Toda passagem tem alguma aplicação prática – II Tm 3:16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
De nada adianta ler e não entender! A Bíblia não é um mantra, mas uma espada que precisa saber ser usada!
F - Sempre tenha um papel e caneta para anotar as coisas que o Espírito te ilumina a entender e praticar.
G – Ore durante ou após a leitura para que o Senhor te dê entendimento, caso você esteja tendo dificuldade.
H – Procure ajuda de alguém com mais conhecimento, caso a dúvida persistir.
I – Ensine a Palavra! Não fique guardando o tesouro só para você, passe para as pessoas ao seu redor.
Que maravilhosa arma é a Espada do Espírito. Ela vem pela graça de Deus, só pode ser entendida através da obra da salvação(que vem do Espírito), mas requer todo o nosso esforço para manejá-la de forma correta.
Essa é a última parte da armadura do cristão!