quarta-feira, 25 de maio de 2011

III – DILIGÊNCIA NA CONSOLIDAÇÃO DA CERTEZA DA SALVAÇÃO NOS LEVA À SANTIDADE

Por Gustavo Barros


Veja Parte I Parte II 


II Pedro 1:1-11 - 1Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:2Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.3Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.4Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.5Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;6ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade;7à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.8Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.9Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados.10Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,11e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Como temos visto nesse curso, há 2 questões muito importantes para que possamos compreender uma das razões da crise no evangelicalismo atual e para trazer alegria e conforto aos cristãos genuínos.
As duas perguntas essenciais são: 1 – A salvação é eterna? Eu tenho vida eterna ou temporária? Eu posso perder a salvação? 2 – Eu posso ter a certeza de que eu sou salvo? Há como ter conhecimento de que tenho a salvação?
Para a 1ª pergunta, vemos que a Bíblia mostra que aqueles que foram comprados pelo sangue de Jesus, regenerados e selados pelo Espírito Santo – esses têm a vida eterna! Você não tem a vida eterna por alguns dias e depois perde a eternidade. Ver Jo 5:24 -Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.; 6:51 -Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo".; v.37 - Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.; 10:27-28 -As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.;I Ts 5:23-24 Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que os chama é fiel, e fará isso.
Isso é a SEGURANÇA da salvação! Fomos salvos pela obra redentora de Cristo e isso é o que nos assegura a salvação.
Para a 2ª pergunta, a resposta também é positiva – sim, eu posso e devo ter a certeza de que sou salvo!
Heb. 6:11- 10Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.11Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,; 10:22-23 - Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.
O objetivo desse curso é o terminarmos estando seguros e certos da nossa salvação para servir a Jesus com mais liberdade e menos temor!
Mas eu sei que há momentos em que todos se questionam. Às vezes é por alguns minutos que surge esse questionamento. Outras vezes a pessoa passa dias questionando-se se é salva, enquanto algumas pessoas passam anos sem ter a certeza da eleição.
A segurança da salvação é um dom de Deus e a certeza da salvação um dever do cristão. Mas por que tantas pessoas não têm a certeza da salvação?
O principal motivo das pessoas não acreditarem na certeza e na segurança da salvação é devido à soteriologia (estudo/doutrina da salvação) da grande maioria das igrejas.
Duas grandes escolas teológicas que dominam as igrejas são os Arminianos e os Católicos Romanos – eles acreditam que salvação depende do homem. E eu concordo que se a salvação depender do homem não é possível ter a segurança e nem a certeza. Mas como eu tenho a plena convicção de que a salvação é obra de Deus, então eu creio que é possível ter a segurança e a certeza da salvação.
Veja o que o Concílio de Trento (1647) diz sobre isso: Ninguém sabe, com a certeza da fé, que não pode estar sujeita a erro, que obteve a graça de Deus. Ninguém, além do mais, enquanto está nesta vida mortal, pode presumir, com respeito à divina predestinação, que pode determinar por certo que está entre os números dos predestinados... exceto por revelação especial, não se pode saber quem Deus escolheu para si mesmo. Se alguém diz que um homem, nascido de novo e justificado, é obrigado pela fé a crer que tem lugar assegurado no número dos predestinados: seja anátema.
Por que tão severa crítica à idéia de que é possível ter a certeza da salvação? Pois os católicos e os arminianos crêem que a salvação é uma obra sinergística – parte de Deus e parte do homem.
Essas pessoas acreditam que Deus não permite que alguém tenha a certeza da salvação, pois se a pessoa a tiver, ela irá viver em pecado – e sempre dará a desculpa: “Eu já sou salvo mesmo!”.
Mas além do problema teológico, há outros motivos pelos quais as pessoas não têm a certeza da salvação.
MOTIVOS QUE GERAM DÚVIDAS SOBRE A CERTEZA DA SALVAÇÃO:
1 – ESTAR SOB SÉRIA PREGAÇÃO DE PADRÕES BÍBLICOS – Quando a pessoa está sempre escutando sobre os altos padrões de Deus, sobre o preço do discipulado, quando os pecados e conforto são confrontados com as verdades da Palavra – pode gerar dúvidas em algumas pessoas.
Isso é bom! A Palavra deve nos confortar e nos restaurar, mas Ela deve nos santificar, confrontar os pecados e nos exortar a mudar de vida.
Isso é muito difícil de encontrar hoje em dia – ninguém é confrontado e quando alguém traz uma palavra mais dura, as pessoas se escandalizam.
Apesar de dúvidas que podem surgir – “Nossa, eu estou tão longe dos padrões de Deus!” – o cristão genuíno vai usar isso para clamar por misericórdia, por mudança e vai buscar relacionamento com o Espírito Santo.
2 – NÃO CONSEGUE ACEITAR PERDÃO – A pessoa não consegue entender e compreender que Deus pode perdoar as piores pessoas e os piores pecados.
Há 4 coisas que impedem a pessoa de aceitar o perdão de Deus através da obra de Cristo:
A – Consciência; B – Santidade; C – Lei de Deus; E – Justiça --- esses 4 aspectos são totalmente contrários à noção do PERDÃO! Uma pessoa que tem um foco total na santidade, na Lei e na justiça jamais entenderá o perdão. É necessário GRAÇA E MISERICÓRDIA!
A consciência precisa ser protegida, caso contrário sempre que a pessoa pecar achará que já está condenada.
Ef. 6:17 - Usem o capacete da salvação. A mente precisa ser protegida com o entendimento da salvação!
A pessoa precisa parar de conversar com satanás [que está sempre acusando] e passar a conversar mais com Jesus para entender o perdão e a graça [Rm 8:15-16 - Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.]
Ver Isaias 43:25; 44:22; 53:5
3 –TEOLOGIA POBRE – Quando alguém tem um entendimento errado do Evangelho, pode ser levado a não ter certeza da salvação. Essas pessoas não entenderam o Evangelho da Graça – não entendem graça, misericórdia, a obra de Jesus. Essas pessoas baseiam a certeza da salvação em emoções. Se hoje ela está feliz, ficou arrepiada durante o louvor, chorou, então ela está segura. Mas se amanhã ela não sente nada então passa a duvidar da segurança. Pois acredita que a salvação é obra dela e não de Deus.
Deus passa a ser arbitrário – um dia você está salvo, no outro não! Rm 11:29 – o chamado de Deus é irrevogável. Ele nos chamou, nos elegeu, nos predestinou e nos selou!
4 – NÃO LEMBRA O DIA E A HORA DA SALVAÇÃO – Muitas pessoas que cresceram na igreja têm esse problema.
Hoje em dia, o ‘dia’ e a ‘hora’ da ‘decisão’ é tão especulada, que se a pessoa não se lembra, ela se sente culpada e chega a acreditar que não foi salva.
O grande problema é que nas igrejas a salvação está ligada a aceitação do apelo ou convite de um pregador. Mas isso não é bíblico! Eu mesmo não lembro o dia e a hora da minha salvação! Não é porque você não se lembra, que você não pode ter a certeza da salvação. A marca da salvação não está ligada a um local ou tempo, mas à uma vida que coloca o Senhor Jesus acima de todas as coisas! Se sua vida está sendo marcada por uma paixão pelas coisas do Reino de Deus e frutos – então você não precisa se lembrar do ‘dia’, ‘hora’ e local!
5 – TRIBULAÇÕES/AFLIÇÕES – Há pessoas que passaram por um grande momento de dor e sofrimento, e por causa disso acreditam que Deus não as ama. “Como posso ter a certeza da salvação se Deus me deixou sofrer tudo aquilo?!” – A verdade é que o Senhor purifica a fé dos seus escolhidos através do sofrimento!
Rm 5:1-5 - Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. Tg 1:2-3 - Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
As aflições e tribulações são partes do processo que gera a certeza da salvação – Paulo usou as dores, tristezas, tribulações e períodos difíceis para provar e ter a plena certeza da segurança da salvação (Rom 8:35-39)!
6 – FALTA DE COMUNHÃO VERDADEIRA COM O ESPÍRITO SANTO – Quando uma pessoa não tem andado ‘no’ e ‘com’ o Espírito sérias dúvidas que surgem!
Rm 8:14-16 - 14porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.15Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai"16O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
Como o Espírito testifica? Com uma voz audível? Não! Mas Ele testifica:
AI Cor 2:9-10 - Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam"; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus.- Ele ilumina nossa mente para entender e ansiar pela Palavra de Deus.
BGl 4:6 - E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: "Aba, Pai"- O Espírito Santo gera em nós intimidade com o Pai. Você passa a ter intimidade com Deus – suas orações, suas conversas.
CGl 5:22 - Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.- Ele testifica gerando fruto em nossas vidas.
DAt 1:8 - Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra - Ele testifica gerando em nós uma paixão por servir a Cristo e proclamar o Evangelho.
O remédio é disciplinar-se para passar mais tempo em oração, leitura e estudo da Palavra, comunhão com os irmão – desligar a TV, o computador - para poder andar e ser guiado pelo Espírito!
Essas são algumas razões para as pessoas duvidarem da certeza da salvação. As dúvidas e questionamentos são bons quando eles nos levam a correr para Jesus e para a Bíblia! Que a segurança e a certeza da salvação sejam realidades em nossas vidas!
E satanás quer que os cristãos não tenham a CERTEZA e a SEGURANÇA da salvação. Por que o inimigo não quer nós tenhamos a certeza de que somos salvos?
Pois a certeza e a segurança da salvação afetam o modo de viver das pessoas. Por isso Pedro nos exorta a nos empenharmos mais e mais para consolidarmos esse chamado em nossas vidas:

II Pedro 1:1-11 - 1Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:2Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.3Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.4Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.5Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;6ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade;7à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.8Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.9Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados.10Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,11e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
II Pedro foi uma carta escrita com o objetivo de combater os falsos “pastores” e os falsos eninos que vinham infiltrando-se naquelas igrejas.
O capítulo 2 fala muito dos falsos mestres. Pedro exorta os cristãos a entenderem 3 coisas:
1 – Entender a Salvação (cap.1) ---- vs.12-21 – conhecer a Palavra
2 – Entender quem são os falsos mestres (cap.2)
3 – Entender a santidade e a volta de Jesus (cap. 3)
ENTENDENDO A SALVAÇÃO:
v.1-4 – Pedro mostra que a fonte da nossa salvação é o Senhor Jesus e Deus. E Eles nos providenciaram tudo o que precisamos (v.3).
v.5-11 – Visto que Deus e Jesus nos deram tudo o que precisávamos – agora entra a nossa parte: “Por isso empenhem-se em...”
** A certeza da salvação leva a empenharmo-nos ainda mais na busca da santidade!
Por termos a plena certeza de que temos TUDO o que precisamos – nós nos esforçamos ainda mais!
Bem diferente do que as pessoas pensam. Muitos acreditam que se você tem a certeza da salvação, você irá relaxar e fazer ‘tudo’ o que quer, pois você já está salvo.
Pedro mostra que:
Por que temos a certeza – já que vem de Deus - temos tudo o que precisamos para nos esforçarmos ainda mais em sermos mais semelhantes a Jesus!
A gente não diminui o empenho de operar a salvação com temor e tremor só por que tem a certeza, mas pelo contrário – nos empenhamos ainda mais diligentemente!
vs.8-9 – AUMENTO DAS VIRTUDES MORAIS = CERTEZA DA SALVAÇÃO
DIMINUIÇÃO DAS VIRTUDES = INCERTEZA
v.10 - Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,11e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo -
“PORTANTO” = com base em tudo que foi dito anteriormente: que o cristão tem tudo o que precisa e por isso deve desenvolver os atributos morais que Deus requer.
“EMPENHEM-SE [sejam diligentes] AINDA MAIS PARA CONSOLIDAR [andar onde é sólido, seguro] O CHAMADO E A ELEIÇÃO”
Pedro está exortando os cristãos a se empenharem em provar para eles mesmos, em assegurar, que eles foram eleitos e salvos por Deus.
Como você assegura e consolida isso? Empenhando-se em colocar em prática diariamente os atributos morais que Deus nos providenciou. Isso é sinônimo de dar o fruto do Espírito.
Todo dia você deve empenhar-se em ter esses frutos em sua vida!
“Um cristão que cresce na graça se torna certo de ter sido chamado e eleito por Deus.” (Zondervan NIV Bible Commentary)
“pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão”- segurança e certeza! Aqueles que dão prova da fé não deixarão de perseverar.
v.11 - e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Quando o cristão empenha-se em consolidar o seu chamado, ele é santificado, ficando ricamente provido quando entrar no Reino do nosso Jesus!
A certeza da salvação leva o cristão à santidade!
Não existe essa de que “todo mundo acha que eu não sou salvo, mas eu sou!”. O fruto do Espírito é visível e prático!
Somos justificados pela fé sozinha (sola fide) – mas essa fé não é uma fé solitária!
Não somos salvos por obras – MAS a fé salvífica é sempre acompanhada de ações - frutos!
FIDES VIVA (veja Tiago) – a fé verdadeira tem vida, ela é manifestada e revelada em obras!