sábado, 26 de novembro de 2011

A ARMADURA DO CRISTÃO parte VIII – A ORAÇÃO


clip_image002

EFÉSIOS 6:18-20 –18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. 19 Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, 20 pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer.

INTRODUÇÃO:
Chegamos ao final desse maravilhoso estudo sobre a armadura de Deus dada aos cristãos em Efésios 6. Paulo conclui a armadura não mais com uma peça, ou parte da armadura em si, mas com algo que fará a armadura toda ter eficácia – a oração!
Após toda a armadura, agora você necessita da presença e da voz do seu General, daquele que é o dono da batalha e da armadura!
A oração é a grande tarefa do soldado. Veja que ela é ordenada assim como todas as outras partes da armadura! Essa é a tarefa mais básica e necessária do soldado - de todo cristão!
A oração é como o trompete de prata que alarma os Céus e chama o Senhor (dos Exércitos) para te resgatar. Os inimigos não cairão até que Deus se levante. E Deus espera para se levantar até que as nossas orações cheguem a Ele” (Gurnall – The Christian in Complete Armor – pg. 452-453).
Sl 3:7 Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! Quebra o queixo de todos os meus inimigos; arrebenta os dentes dos ímpios; 7:6 Levanta-te, Senhor, na tua ira; ergue-te contra o furor dos meus adversários. Desperta-te, meu Deus! Ordena a justiça! Por isso, William Cowper disse, “Satanás treme quando vê o mais fraco dos cristãos de joelhos”.
É interessante notarmos que Paulo finaliza a carta aos Efésios com o chamado à oração. A epístola aos Efésios é uma maravilhosa lembrança de tudo o que os cristãos têm e são em Cristo Jesus: 1:3- abençoados; 1:4-6 – amados; 1:7 – perdoados; 1:8 – cheios de sabedoria; 1:11 – ricos espiritualmente; 1:13 – seguros e selados; 2:4-6 – vivificados da morte; 2:7 – objetos da graça; 2:10- feituras de Deus; 2:13-18 – unidos em Cristo e em seu corpo; 2:19 – adotados em uma família; 2:22 – templos do Espírito... e tantas outras bênçãos que temos nas regiões celestiais em Cristo Jesus!
A oração é importante nessa carta e é algo que Paulo faz (1:18;3:16-17).

O PERIGO: Uma vez que temos tanto, nós corremos o risco de nos tornarmos orgulhosos espiritualmente. Pessoas com grande conhecimento doutrinário correm um grande risco de passarem a colocar a dependência no conhecimento ao invés de em Deus.
Muitas pessoas ficam satisfeitas com o que sabem da verdade de Deus e se distanciam de uma vida de oração fervorosa e constante. “Isso é uma tragédia. É por isso que Efésios começa nas regiões celestiais e termina nos colocando de joelhos. Nossos recursos em Cristo dependem da oração.” (John MacArthur – The Believers Armor – pg. 192)
CONHECIMENTO X ORAÇÃO
A nossa posição final como cristãos é testada pelo caráter da nossa vida de oração” (Lloyd-Jones – The Christian Soldier – pg. 342). Todo o conhecimento, todo estudo, todas as horas de culto só terão valor quando tudo isso te direciona a ter um relacionamento verdadeiro e diário com Senhor, e isso se dá através da oração. “Não há aprendizado suficiente que compense a falta de oração. Não há seriedade, nem dom, nem diligência, nem estudo o suficiente que compensem a falta de oração” (E.M. Bounds).
Toda armadura depende do seu dever de orar. E oração nada mais é do que adoração. Você adora ao Senhor através da sua comunhão com Ele - isso ocorre na oração.
A triste realidade é que muitos cristãos negligenciam tamanho dever.
A pouca prioridade que damos a oração é prova de quão pouco oramos” (E.M. Bounds) – veja como as pessoas desprezam as reuniões de oração.
Quanto menos oração, menor é o poder da igreja de vencer as batalhas - Spurgeon disse, “Eu preferiria ensinar um homem a orar do que dez homens a pregar”.
A oração é tão fundamental que Jesus, que era Deus, passou grande tempo do Seu ministério em oração (Lc 3:21-22; 6:11-13; 9:28-29; 11:1; 22:39-45; Mc 1:35-37;6:46; Jo 17:9).
A igreja primitiva se reunia para orar (At 1:14; 2:42).
Por isso, uma pessoa que se diz ser cristã, mas não ora (não tem uma vida de oração) está negando algo básico e essencial da fé cristã. “Um homem que não respira é o mesmo que um cristão que não ora” (Matthew Henry) – isto é, a pessoa está morta!
É triste ver tantos cristãos no chão, derrotados por causa da indiferença e negligência para com o maior de todos os deveres!
Uma palavra para aqueles que vivem em total negligência para com esse dever (orar)... Há aqueles que passam os seus dias como os suínos. Eles nunca olham para o Céu até que Deus os coloque de costas; ou não clamam em oração até que a Sua faca esteja nas gargantas deles... Como muitos Nabucodonosores metamorfoseados, eles perderam o coração de homem, e vivem como bestas. Até mesmo quando eles se alimentam, não se apercebem dAquele que veste o campo com grama para eles” (Gurnall, pg. 462).

v.18 – (NVI) Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
(ACF) Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos {διὰ πάσης προσευχῆς καὶ δεήσεως προσευχόμενοι ἐν παντὶ καιρῷ ἐν πνεύματι, καὶ εἰς αὐτὸ ἀγρυπνοῦντες ἐν πάσῃ προσκαρτερήσει καὶ δεήσει περὶ πάντων τῶν ἁγίων}
DIVISÃO DO ESTUDO:
I – QUANDO ORAR
II – TIPOS DE ORAÇÕES
III – O MODO DE ORAR
IV – CONTEÚDO DA ORAÇÃO
I – QUANDO ORAR:
v.18 - (ACF) Orando em todo o tempo ou (NVI) Orem no Espírito em todas as ocasiões
O cristão tem o dever de orar em todo o tempo!
Tem gente que acha que só porque orou de manhã ou a noite já foi o suficiente. O cristão deve ter uma vida de oração.
‘Orar em todo o tempo’ é fazer da oração um padrão de vida.
Lc 18:1 Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar; Rm 12:12 Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração
Cl 1:9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Fp 4:6 Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus; I Tm 2:8 Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem discussões; II Tm 2:3 Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações; I Ts 5:17 Orai sem cessar
Jesus e Paulo viam o quão crucial e fundamental é a oração na vida do cristão. Por isso, eles convocam os cristãos a orarem sempre.
COMO ISSO OCORRE NA VIDA DE UMA PESSOA:
1 – Conscientização da onisciência, onipotência e total soberania da graça de Deus.
Isso se dá pela conscientização de que Deus está ao seu lado em todo o momento. Para isso, é necessário uma consciência da onipresença de Deus. Entender que o Espírito Santo está sempre com você.
Como está a sua consciência nessa área? Quando você liga a TV ou o computador, quando entra no Facebook, quando come algo, você está consciente da presença do Espírito Santo em você?
2 – Conscientização de que estamos em uma guerra até morrermos.
Se o cristão não entender que está em uma guerra, ele jamais vai entender o significado dessas palavras.
Lc 21:36 Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem
Mc 13:37 O que lhes digo, digo a todos: Vigiem!
Um soldado em guerra está sempre vigiando, acordado e atento, mas hoje os cristãos estão dormindo, se divertindo e brincando. O reflexo desse estilo de vida que não está constantemente vigiando é claramente demonstrado no falso cristianismo que nós temos presenciado e vivido!
As pessoas pararam de vigiar e orar, por isso, pensam e vivem como o mundo (o mesmo estilo de vida, o mesmo padrão, o mesmo modo de pensar, os mesmos programas assistidos...)
Você ora em todas as ocasiões? Na adversidade e na prosperidade? Na felicidade e na tristeza? Na dor e no conforto? Com muito e com pouco?
Há muitos cristãos que precisam, como Gurnall disse, ser colocados de costas ou ter a faca enfiada na garganta para começarem a orar. Isso é lamentável!
O que orar na prosperidade? O que orar na adversidade? Um bom exemplo de oração é encontrado em Provérbios 30:9.
Como está a sua vida de oração?
Oração não é uma opção, mas uma obrigação. Ela reflete como você tem andado com Deus e como você realmente vê a onipresença de Deus.
‘ORAR EM TODO O TEMPO’:
Isso não quer dizer que você deve passar o dia inteiro orando em voz alta e em um lugar solitário, mas que você tenha uma atitude mental de oração – consciente de que você tem um relacionamento com esse Pai que está o tempo todo ao seu lado. Em todas as situações, os seus pensamentos e palavras devem ser levados ao Senhor em primeiro lugar.
Quando você se machuca, quando um desastre acontece, quando alguém te rouba, quando alguém te fecha no trânsito, quais são as palavras que saem da sua boca?
Orar em ‘todo o tempo’ ou em ‘todas as circunstâncias’ é muito além de separar 10 minutos do dia com uma lista de pedidos (essas coisas são boas, mas não são tudo!). Isso fala de um relacionamento com Deus, onde tudo o que acontece você leva a Ele!
Mas esse estilo de vida de oração NÃO despreza e não cancela a oração íntima – quando o cristão se fecha em um quarto, coloca seus joelhos no chão e consagra um tempo em oração – orar em todo o tempo flui desse tempo a sós com o Senhor (Mt 6:6). Conheço muito cristão que não separa um tempo a sós com Deus diariamente, pois diz que já ora no trabalho, no carro, cozinhando...
Orar em todo o tempo e em todas as circunstâncias significa:
Orar todo dia --- Sl 145:2 Todos os dias te bendirei e louvarei o teu nome para todo o sempre!; Mt 6:11 Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia
A comunhão de ontem não supre o dia de hoje! As misericórdias do Senhor são novas a cada manhã, por isso, também é necessário que nossas orações se renovem a cada dia!
Se um bebezinho passar um dia inteiro sem chorar por leite, a mãe pensará que a criancinha está doente. Então, você pode concluir que a sua alma não está bem se você pode passar um dia inteiro sem ansiar pelo leite espiritual que Deus nos dá através da oração” (Gurnall, pg. 501).
‘Orar em todo o tempo’ é semelhante à exortação de Paulo em I Tessalonicenses 5:17 – ‘Orai sem cessar’!
O que significa isso? (as 3 respostas são baseadas no livro de John Piper – When I don´t Desire God, pg. 157)
1 – Significa ter um espírito de total dependência em tudo o que fazemos. Mesmo quando não estamos falando conscientemente com Deus, há uma profunda dependência de Deus.
2 – Significar orar repetidamente e frequentemente (Rm 1:9).
3 – Significa não desistir e não desanimar de orar nunca! É uma exortação a nunca chegar a um ponto de sua vida que você não ora mais.
Ore pela manhã (abra o dia com oração), ore à noite (feche o dia com oração) e ore durante todo o dia! Ore na reunião de oração e culto ao Senhor!
Quando você vir algo triste – ore, peça ao Senhor que te use, ou que Ele venha agir!
Quando você vir algo bom – ore agradecendo a Deus!
Quando você ouvir sobre desastres – ore!
Quando você for comer algo – ore agradecendo a Deus!
Quando você não tiver nada para comer – ore pedindo ao Senhor!
Quando você praticar um esporte – ore agradecendo a saúde!
Quando uma ‘surpresa’ acontecer em casa – ore pedindo paciência!
Sl 16:8 Sempre tenho o Senhor diante de mim
II – TIPOS DE ORAÇÃO:
(NVI) Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
(ACF) Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos
Aqui, Paulo mostra a grande variedade de orações que os cristãos têm para adorar a Deus.
ORAÇÃO – Gk. προσεύχομαι (proseuchomai) 85x no N.T.– refere a pedidos gerais. Tem um sentido de troca de desejos entre o homem e Deus. O homem conversa com o Senhor expondo as suas vontades e Deus expõe as vontades Dele. Tem um sentido de troca de pedidos.
SÚPLICA – Gk. δέησις – tem o sentido de uma necessidade específica. Petições específicas.
“O uso das duas palavras aponta para a ideia que nós devemos estar envolvidos com todos os tipos de orações.” (John MacArthur, The MacArthur New Testament Commnetary in Ephesians – pg. 379).
Com ‘toda oração e súplica’ está ligado ao ‘orar em todas as ocasiões’. Cada ocasião irá requerer um tipo de oração.
Há orações públicas (na igreja, em casa, em lugares públicos...), orações pessoais (só você e Deus no seu quarto), orações de gratidão, de petição, algumas vezes você estará de joelhos, outras vezes de pé, às vezes com as mãos estendidas, outras com choro e lágrimas, às vezes com sorriso e alegria, outras vezes triste.
Às vezes você ora de forma geral por cada pessoa, outras vezes você sabe a necessidade específica. Muitas vezes precisamos contar nossos problemas para que os irmãos e irmãs da igreja supliquem por nós, pois para suplicar é necessário saber os problemas específicos.
Oração não é algo chato e nem formatado por homens.
Orar com súplicas --- saber as necessidades específicas para podermos orar.
Existe um tipo de oração que todos devem fazer todos os dias: oração de agradecimento!
Sl 30:12 Senhor, meu Deus, eu te darei graças para sempre;35:18 Eu te darei graças na grande assembléia; no meio da grande multidão te louvarei;119:62 À meia-noite me levanto para dar-te graças pelas tuas justas ordenanças;136:3 Dêem graças ao Senhor dos senhores. O seu amor dura para sempre! Ap 11:17 Os vinte e quatro anciãos que estavam assentados em seus tronos diante de Deus prostraram-se sobre seus rostos e adoraram a Deus,dizendo: "Graças te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar.
I Ts 5:17-18 Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus
III – O MODO DE ORAR
(NVI) Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
(ACF) Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos
Já sabemos que o cristão deve orar em todo tempo, em todas as circunstâncias, com todos os tipos de oração, agora Paulo mostra como o cristão deve orar.
A Bíblia deixa claro que existe um modo para que nossa adoração agrade ao Senhor, por isso existe um modo de orar.
COMO ORAR?
1 – NO ESPÍRITO (ἐν πνεύματι,) –- Muitos cristãos pentecostais irão dizer que ‘orar no Espírito’ é orar em línguas, mas não existe nada de línguas nesse contexto.
O contexto fala da armadura de Deus, que é espiritual. Paulo falou da espada do Espírito e agora ordena que oremos no Espírito.
O que é orar no Espírito?
a) Orar no Espírito é orar de acordo com o Espírito Santo. Orar de forma consistente com o Espírito Santo que habita em você. É o mesmo que orar ‘no nome de Jesus’ – é orar de acordo com o caráter de Jesus.
Romanos 8:26-27 Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.27 E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus. [por isso todas as coisas operam para o nosso bem]
Paulo nos chama a alinharmos nossas orações com o Espírito Santo. Isso ocorre quando:
“Quando sua vida é cheia do Espírito, quando você anda em obediência ao Espírito, quando você está constantemente em comunhão com Deus, daí o Espírito de Deus governará seus pensamentos para que suas orações estejam em harmonia com as dEle” (MacArthur, The Believer´s Armor – Pg. 201). Ver Gl 5:16; Ef 5:18
Zc 12:10 E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas.
Orar no Espírito é orar de acordo com as vontades e o caráter do Espírito Santo – orar por santidade, orar pela vontade do Pai, orar por mais amor a Cristo, orar por mais amor pelo perdido, orar por anseio em ser santo.
b) Orar no Espírito significa orar com todo o seu ser! Sem rituais e formas de homem (como adorar em Espírito). Orar de forma real sem hipocrisia.
RESUMINDO: Orar no Espírito é orar de forma verdadeira, sem hipocrisia, é orar de forma dependente e consistente com o Espírito Santo que habita em nós. Oração genuína e de acordo com a vontade de Deus só pode ocorrer com a ajuda do Espírito!
2 – VIGIANDO E PERSEVERANDO (ἀγρυπνοῦντες – sem dormir):
O cristão deve orar em todo o tempo, com toda oração e súplica, no Espírito e com toda perseverança e vigiando!
VIGIANDO COM TODA PERSEVERANÇA – essa é a ideia de batalha, um soldado acordado e vigiando tudo.
O propósito é que todo o exército seja beneficiado pela sua vigília. Você e seus irmãos são abençoados pela sua perseverança!
Por que VIGIANDO:
a – Você ora com atenção.
b – Você enxerga as necessidades das outras pessoas e suplica por elas.
c – Você fica atento aos ataques que podem atrapalhar suas orações.
Mc 14:38 Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.
Lc 18:1 Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.
I Pe 4:7 E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.
“Para orar de maneira correta é necessário orar com atenção, com nossas mentes e o nosso entendimento assim como com nosso coração e espírito” (MacArthur, T.M.N.T.C.E. – Moody, pg. 381).
A oração requer perseverança e atenção!
** O cristão tem o chamado a orar:
Todo o tempo e em todas as circunstâncias; com TODA oração e súplica – mas isso deve ser feito:
No Espírito (com o auxílio do Espírito para que seja de acordo com caráter dele) e com toda perseverança e atenção – cuidando da sua vida e dos seus irmãos! Só assim a oração se torna uma verdadeira parte da adoração genuína!
IV – CONTEÚDO DA ORAÇÃO
(NVI) Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
(ACF) Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos
Em meio a toda essa batalha, o conteúdo da oração não é só a sua própria vida, mas todo o exército de Cristo.
Bem diferente das orações atuais cujo foco é o ‘meu próprio bem estar’, o ‘eu’ [veja os grandes livros de oração hoje em dia, estão todos voltados para a satisfação pessoal], Paulo foca nos outros!
Devemos orar por nós mesmos? Claro que sim. Mas Paulo nos mostra que o conteúdo das nossas orações deve ser a preocupação para com TODOS os santos.
A Bíblia mostra que devemos orar:
a – pelos inimigos – Mt 5:44-45 Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus.
* “É mais fácil dar um prato de comida ou uma moeda do que dar nossa alma em oração!... Com certeza qualquer um que deseja o bem só para a sua própria vida deve ser considerado entre os maiores dos não regenerados” (Gurnall, pg. 501)
b – pelos pagãos – I Tm 2:1-4 Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens;2 pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.3 Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador,4 que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.
Somos chamados a orar pelos outros, pela misericórdia de Deus na vida de outras pessoas. Abraão orou por Sodoma, por que você não ora pela sua cidade, país, vizinhança?
A Bíblia mostra claramente que a grande preocupação dos cristãos deve estar nas outras vidas. Por isso, Paulo mostra quão importante e fundamental é que o cristão ore por outros cristãos.
ORAR POR TODOS OS SANTOS – Por que Paulo ordena que oremos pelos ‘santos’ (outros irmãos e irmãos, não são os santos da igreja católica romana)?
Gl 6:10 Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.
A igreja de Deus, os irmãos e irmãs são prioridades na vida de qualquer cristão. Por quê? Pois eles são o objeto especial do grande amor de Deus. Você deve priorizar aqueles que Cristo priorizou.
Você deve ter como foco das suas orações aqueles que são o foco das orações de Jesus.
Jo 17:9 Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.
Rm 8:34 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós
Rm 8:7 E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.
Se Jesus e o Espírito Santo intercedem pelos cristãos, por que você não tem feito isso?
Com Jesus no céu orando pelo seu irmão, o Espírito Santo e os irmãos orando e intercedendo aqui na terra, o que lhe faltará?
Você não pode orar em fé por você mesmo, se você só ora por você mesmo. Nós vivemos por fé e fé opera através do amor. E amor não é amor se não engloba os seus irmãos... O que podemos fazer para aqueles que Deus tanto os ama (os cristãos)? Nada menos do que orar” (Gurnall, pg.576)
Dizer que você ama seus irmãos e irmãs da igreja, mas nunca orar por eles é uma grande mentira. Pois aqueles que você ama, você leva ao tabernáculo de Deus constantemente.
Não ore por apenas alguns do seu círculo de amizade, mas ore pelo máximo possível de cristãos!
O EXEMPLO DE PAULO:
Paulo é um grande exemplo de pessoa que constantemente orava por todos os santos, mais do que orava por si mesmo!

Rm 1:9 Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês 10 em minhas orações
Ef 1:16-18 não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.17 Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. 18 Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos
Cl 1:9 Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.
II Tm 1:3 Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações.
SEJA PRÁTICO:
- faça uma lista de nomes de pessoas da igreja e outros irmãos (na minha lista eu tenho irmãos da Indonésia, China, Coréia do Norte, EUA).
- procure saber coisas específicas para orar (não ore, ‘Jesus abençoe todos, amém!’).
- ore por irmãos que são perseguidos (leve a revista do Portas Abertas ou Voz do Mártires para casa).
- separe um tempo específico do seu dia (5, 10, 15 min.).
- peça a Deus que Ele aumente o tamanho do seu coração para você amar mais aqueles que Ele tanto ama.
A pessoa que é saudável espiritualmente tem grande devoção para com o bem dos outros, especialmente de outros cristãos. Por outro lado, a raiz da doença psicológica e espiritual é a preocupação consigo mesmo. Ironicamente, o cristão que é consumido por seus próprios problemas – até mesmo problemas espirituais – que exclui a preocupação com os outros cristãos, sofre de um egoísmo destrutivo que não é só a causa, mas a maior barreira para solucionar seus próprios problemas” (MacArthur, T.M.N.T.C.E. – Moody, pg. 383).
A ILUSTRAÇÃO
19 Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, 20 pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer 21Tíquico, o irmão amado e fiel servo do Senhor, lhes informará tudo, para que vocês também saibam qual é a minha situação e o que estou fazendo. 22 Enviei-o a vocês por essa mesma razão, para que saibam como estamos e para que ele os encoraje.
2 OBSERVAÇÕES:
1 – Paulo não pede dinheiro, saúde, bênçãos materiais, mas pelo espiritual. Ele sabe que a batalha é mais profunda.
2 – Paulo mostra que todos necessitam de orações. Pastores e ovelhas necessitam da oração dos outros. Ele envia Tíquico para que eles tenham informações mais específicas sobre o que orar. Hoje muitos cristãos não se abrem e acham que não precisam de oração. Se o apóstolo Paulo precisava de oração, quanto mais você?
O QUE ORAR PELOS SERVOS QUE MINISTRAM:
II Ts 3:1-2 Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a hora merecida, como aconteceu entre vocês. 2 Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos; Colossenses 4:3-4 Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso. 4 Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo.
- que preguem sem temor
- para que o Santo Espírito ilumine as palavras
- proteção espiritual
COMO SATANÁS COMBATE:
Essa é uma das áreas mais atacadas por satanás, pois ele sabe de quão fundamental importância é a oração. Portanto, precisamos vigiar!
Como o diabolos ataca:
1 – Desencoraja --- situações, pensamentos. Ele ataca a mente dos cristãos. Por isso, o cristão deve PERSEVERAR na oração juntamente com o capacete da salvação!
2 – Ocupações --- O mundo bombardeia as pessoas com tantas ocupações que, quando a pessoa percebe, ela já não ora mais. Muitas vezes a pessoa se ajoelha com os olhos no relógio como se o tempo em oração fosse tempo perdido. Os minutos investidos em oração é o melhor lugar para investir o seu tempo.
3 – Mentiras --- O inimigo fala que você não é capaz de orar, que você não pode orar, que você não sabe orar. Todos que são nascidos do Espírito são capacitados a orar.
Lembre-se que não há condenação para os que em Cristo estão.
[Fique atento, pois talvez seja o próprio Senhor te incomodando para que você se reconcilie com uma pessoa para que suas orações sejam ouvidas]
Outra mentira: “Aqui não é lugar e nem o momento adequado” – lembre que devemos orar em todo o tempo e em todas as circunstâncias, por isso, todo lugar é adequado.
4 – Interrupções – assim que você se fecha no quarto, o telefone toca ou batem na porta. Lembre-se de fazer desse tempo o melhor de todos os investimentos. Não atenda a porta e nem o telefone.
5 – Esquecimento – a pessoa esquece sobre o que ela precisa orar. Faça uma lista e tenha tudo escrito!
Que, como cristãos, nós possamos orar:
- em todo o tempo e circunstância.
- com toda oração e súplica.
- com toda perseverança e vigiando.
- por todos os santos.
- no Espírito Santo.
A oração é como o trompete de prata que alarma os Céus e chama o Senhor (dos Exércitos) para te resgatar. Os inimigos não cairão até que Deus se levante. E Deus espera para se levantar até que as nossas orações cheguem a Ele” (Gurnall – The Christian in Complete Armor – pg. 452-453). Por isso, William Cowper disse, “Satanás treme quando vê o mais fraco dos cristãos de joelhos”.