quinta-feira, 14 de julho de 2011

A ARMADURA DO CRISTÃO - Parte II – A LUTA (v.12)

Parte 1 


Por Gustavo Barros



EFÉSIOS 6:10-18 – 10Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.11Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,12pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.13Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.14Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça15e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.16Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.17Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.18Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
INTRODUÇÃO:
Como vimos no estudo passado é importante os cristãos entenderem que a partir do momento que somos tirados do Reino das Trevas e transportados para o Reino da Luz começa uma séria batalha – nós éramos aliados de satanás, mas agora nosso Rei é Jesus(Ef.2:2;Cl 1:3)!
É muito triste ver cirstãos vivendo sem preparação e sem ação – para luta que começa quando nós somos salvos.
“Muitos cristãos não sabem que há uma batalha, pois eles nunca chegam perto do campo de batalha. Eles se escondem nos seus ambientes santificados. Eu creio que muitos se acalmam com a mentalidade de que não há uma guerra. Enquanto isso, satanás vai vencendo as batalhas em suas vidas, por causa da indiferença e letargia. A maior tragédia que poderia acontecer para qualquer igreja seria as pessoas curtirem a comunhão e serem indiferentes para quanto a batalha. (John MacArthur’s Bible Studies – The Believer’s Armor – Moody, pg.43)
Devido a crise que existe hoje na igreja [muita enfase dada em batalha espiritual, mas sem fundamento bíblico] – muitos correm para o outro extremo: “não há batalha nenhuma, pois Jesus já venceu!”. Mas é isso mesmo o que a Bíblia diz?
A Bíblia mostra Deus como o Senhor dos Exércitos (Sl 46:11; 84:12).
Deus é revelado como um Deus que guerreia (Ex 17:16; Sl 76:3).
Apesar da vitória de Jesus na cruz, Ele ainda nos chama para guerrear!
Você não foi chamado, imediatamente após sua conversão, para triunfar sobre tudo e todos, mas você foi transportado para um campo de batalha, para encontrar e confrotar os inimigos do nosso Senhor.” (Gurnall, Willian - The Christian in Complete Armor – pg. 43)
Deus nos providencia o privilégio de pertencer e lutar pelo Reino de Seu Filho Jesus. A vitória é segura para aqueles que obedecem e seguem a Jesus por toda a estrada do campo de batalha, mas apesar da vitória ser garantida para aqueles que são fiéis, em nenhum lugar a Bíblia excluí os cidadãos desse Reino da luta constante que existe!
Paulo fala que a vida do cristão é como uma constante luta e batlha: I Co 9:24-27; I Tim 1:18 Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito, para que, seguindo-as, você combata o bom combate ; 6:12
VS.12-13 – UMA LUTA E UMA GUERRA: 12pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.13Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo
v.12 – POIS A NOSSA LUTA ὅτι οὐκ ἐστιν ἡμῖν πάλη
POIS --- explica o v.11, que nos ordena a vestir a armadura de Deus [devemos colocar a armadura de Deus – que é um ser espiritual – pois a nossa guerra é contra seres espirituais].
A NOSSA --- o pronome possessivo na primeira pessoa do plural indica que essa luta não é só para alguns, mas para a igreja toda! Todos estão envolvidos! Não são apenas pastores e minsitros, mas TODOS os cristãos!
LUTA ---gk. πάλη – essa palavra se refere ao tipo de luta que envolve agarramento – luta greco-romana. A palavra se refere a uma luta que tenha contato físico direto. A luta greco-romana era caracterizada por astúcia, manha e estratégia.
A grande diferença da luta greco-romana atual para com a dos dias de Paulo é que na Roma Antiga essa luta era muitas vezes caso de vida ou morte.
Esse tipo de luta requer preparo, treinamento, dedicação e aconselhamento técnico, por isso Paulo usa essa palavra para se referir a luta do cristão.
Nos versículos 11 e 13, Paulo se refere a um outro tipo de luta, nã a greco-romana, mas à guerra! Essas duas lutas requerem preparação pesada, atenção e cuidado!
A mudança da guerra no v.11 (onde Paulo usa a palavra πανοπλία – a armadura completa usada pelos soldados romanos) para a luta greco-romana no v.12 “serve para comunicar quão direta é essa luta.” (Zondervan Illustrated Bible Background Commentary on Ephesians). A imagem de guerra oferece uma certa medida de precaução (o soldado consegue se esconder atrás de algo), mas a imagem da luta greco-romana oferece nenhuma escapatória!
OBSERVAÇÕES PRÁTICAS DA LUTA GRECO-ROMANA:
1 – O lutador não pode oferecer lugar para pegada! Como cristãos, nós precisamos tomar todo cuidado para não dar lugar para a pegada de satanás!
O lugar mais frágil que nós temos é o “velho-homem”! Por isso Paulo nos exorta a despor do velho-homem – Ef 4:22-32.
2 – Os lutadores passavam óleo no corpo para dificultar a pegada. Os cristãos devem passar o “óleo” do Espírito – assim como no A.T. a unção com óleo representava consagração e capacitação para servir ao Senhor - I Jo 2:20, 27 – o cristão é chamado a se encher diariamente do Espírito Santo – Ef. 5:18-21.
3 – O grande objetivo é conquistar o adversário! Toda a preparação é focada na vitória, por isso não podemos hesitar em vencer.
Despir do velho homem (4:22); abandonar a mentira (4:25); Livrem-se da amargura (4:31) – palavras fortes para ensinar quão radical deve ser o caminhar cristão!
Aplique a “chave” que for necessária para conquistar o adversário! Estrangulê-o, caso contrário é o pecado quem irá te estrangular – Hb 12:1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve ; Mc 4:7 Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto.19quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera.
Seja radical - Mc 9:43-48!
4 – O lutador deve estar de pé! Uma das marcas da luta greco-romana é força que lutador faz para permanecer de pé. Uma vez caído o lutador se torna presa fácil. Por isso Paulo nos exorta a ficarmos firmes (vs.11 e 13). O único jeito de ficarmos firmes de pé é nos enchendo diariamente do Espírito – fortalecendo no Senhor – Ef. 6:10 – isso ocorre quando nós esvaziamos de nós mesmos, quando nós negamos as nossas vontades e seguimos o caminho da cruz e sofrimento.
CUIDADOS NA LUTA:
1 – Cuidado para não lutar contra Deus e achar que é contra o inimigo!
Como que um cristão luta contra Deus:
A – quando fica bravo por ser confrontado pela verdade da Palavra – a pessoa briga com quem trouxe a Palavra ou fica chateada com modo que a Palavra trouxe convicção do pecado.
B – quando a pessoa briga contra a providência divina – geralmente uma situação de sofrimento ou perda. Muitos cristãos começam a lutar contra os sofrimentos como se eles não fizessem parte das bençãos de Deus.
O que fazer para não lutar contra Deus:
1 – Gaste tempo em oração, leitura da Palavra e comunhão com irmãos mais maduros na fé.
2 – Ore para que a vontade de Deus seja feita – veja o exemplo de Jesus em Mc 14:36
Quanto você tem investido em preparação para as lutas? Como você tem se preparado?
*A triste realidade é que muitos que professam ser cristãos estão cada vez mais dominados por satanás – o modo de pensar, falar, agir, reagir – cada vez mais semelhante com o mundo [que é o grande campo de batalha do inimigo].
CONTRA QUEM LUTAMOS:
V12 - não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais
A nossa luta não é só contra a nossa CARNE e satanás, mas também todo o exército de demônios – anjos que se rebelaram contra o Senhor.
Veja que a nossa luta não é primariamente contra homens, mas contra quem domina esses homens!
Os homens não passam de “cavalos” pelos quais o nosso adversário cavalga contra nós.
Quando você for perseguido, açoitado e zombado olhe além do homem que te faz isso. Não gaste a sua ira no seu perseguido, no agente humano, pois ele é apenas um instrumento na mão de satanás. Guarde sua ira para satanás!
A estrutura do Reino das Trevas é semelhante a estrutura do governo humanos (compare com Tito 3:1) – mostrando que eles são organizados!
Satanás é um escravo de Deus, que foi entregue como senhor dos homens depravados por causa do pecado.
Sãos essas forças malignas que pelejam contra os cristãos.
Paulo não está interessado em ensinar uma profunda aula em demonologia, mas simplesmente mostrar que há uma estrutura grande e organizada de satanás e seus demônios e são eles que lutam contra nós.
Por que ainda temos que lutar mesmo com a vitória de Jesus?
1 – Pois esse é o plano perfeito de Deus!
2 – Nós apreciamos muito mais a vitória de Cristo e o futuro Céu!
v.13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo

POR ISSO --- A razão do cristão ter que se revestir com toda a armadura de Deus é dada novamente por Paulo: Precisamos da armadura de Deus, pois essa luta é espiritual e só Jesus tem a vitória.
Como vimos a palavra-chave é “resistir”! O cristão não é chamado a sair por ai expulsando demônios e “amarrando” satanás, mas a resistí-lo!
Você não precisa sair por ai procurando ele, a partir do momento que você se despoja do velho homem e passa a negar a si mesmo e tomar a sua cruz – satanás virá em sua direção! Ele virá te atacar!
II Tm 3:12 - De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
Todo dia é um dia mau para o cristão -- somos atacados constantemente por todos os lados!
Por isso o que precisamos fazer é RESISTIR - ἀνθίστημι – se levantar contra – termo militar usado para o soldado resistir fortemente ao adversário
Tg 4:7 – Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.
I Pe 5:8-9 – Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.
Que possamos ficar firmes, resistindo ao inimigo através:
1 – da armadura de Deus
2 – submissão a vontade de Deus – revelada em Sua Palavra