segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jesus Condena a Figueira – Marcos 11:11-14, 20

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus Condena a Figueira – Marcos 11:11-14, 20

Pregado na manhã de Domingo, do dia 17 de Julho de 2011,

na igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 11:11-14, 20 11Jesus entrou em Jerusalém e dirigiu-se ao templo. Observou tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Betânia com os Doze.12No dia seguinte, quando estavam saindo de Betânia, Jesus teve fome.13 Vendo à distância uma figueira com folhas, foi ver se encontraria nela algum fruto. Aproximando-se dela, nada encontrou, a não ser folhas, porque não era tempo de figos.14 Então lhe disse: "Ninguém mais coma de seu fruto". E os seus discípulos ouviram-no dizer isso. 20De manhã, ao passarem, viram a figueira seca desde as raízes.

Introdução e Contextualização:

Os últimos dias de Jesus e de Israel se aproximam. Essa é, talvez, a semana mais importante na história da redenção da humanidade. Hoje começaremos a caminhar com Jesus no seu segundo dia da sua última semana.

Como vimos na história anterior o Rei chegou à Jerusalém (11:1-11). Ele veio como profetizado por Zacarias (9:9) – montado em um jumentinho e cheio de humildade. Aclamado por uma multidão que não entendia que tipo de Messias era Ele – as pessoas estenderam as roupas pelas ruas alegando submissão a Jesus. As pessoas esperavam um rei militar que fosse satisfazer as vontades carnais delas – isso fica claro pelo vocabulário usado por eles (reino, Davi, nos salva). O que marcou essa entrada foi a soberania de Jesus em todos os detalhes: vimos como Jesus já havia pré-arrumado o jumentinho – demonstrando todo Seu poder em organizar e planejar a sua própria morte, e vimos também a soberania de Jesus em elevar a euforia das pessoas e assim aumentar o ódio dos líderes de Israel para com Ele – Jesus começa a encher o cálice da ira desses líderes religiosos para que na sexta o cálice transborde e eles o matem no dia perfeito.

Começamos, então, o segundo dia da última semana de Israel (v.12). Essa semana será marcada por uma série de conflitos com os líderes de Israel – eles irão tentar pegar Jesus de várias formas e Jesus irá falar abertamente da corrupção que há na religião de Israel.

A grande condenação publicada e proclamada por Jesus para com a nação de Israel é a de hipocrisia (Mt.23:13-29) - ποκριτής = essa palavra era usada para atores que usavam máscaras. Aparentavam ser outras pessoas. Eles só encenavam – uma linda demonstração exterior – ótimos artistas.

A história da figueira é uma grande lição do que acontece quando alguém aparenta algo exteriormente, mas não consegue oferecer nada de bom quando é examinado de perto. Muitas pessoas se frustram quando conhecem atores de filmes e novelas, pois vêem que a beleza deles só é encontrada no palco – pois fora dele esses atores e atrizes estão perdidos em drogas, vícios, divórcios, homossexualismo e depressão. Assim também era a religião de Israel, ela aparentava ser bela e cheia de frutos, mas na verdade não passava de uma religião infrutífera!

Zelo, paixão, comprometimento, conhecimento e dedicação [as folhas belas] sem um relacionamento sincero com Deus – relacionamento esse marcado por frutos de arrependimento [mudança de vida] e santidade – é abominável para o Senhor.

O que o Senhor deseja: FRUTOS - coisas verdadeiras, visíveis, que alimentam e nutrem vidas.

Lc. 3:7-8 – João dizia às multidões que saíam para serem batizadas por ele: "Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima? Dêem frutos que mostrem o arrependimento. E não comecem a dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

Mt. 7:15-20 – Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.

Tg 3:17 - Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera.

Cl 1:10 – E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus

A Bíblia compara uma pessoa que não reflete mudanças verdadeiras no caráter com uma árvore má. E toda árvore ruim será queimada – amaldiçoada no fogo do inferno.

Lc 3:9 - O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo".

Mt.7:19 – Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

Esse segundo dia é marcado por duas ações proféticas/parabólicas da parte de Jesus:

1 – Jesus condena a figueira

2 – Jesus condena o Templo

As duas ações são muito importantes e elas devem ser interpretadas uma com a ajuda da outra. Essas duas histórias mostram que o Templo, assim como aquela figueira, só é belo por fora. Exteriormente, o Templo [que representa toda a nação e religião de Israel] é como uma saudável figueira – promete frutos, refrigério e satisfação. Mas por dentro há apenas podridão – e já que não há nada de bom, só resta uma coisa: ser amaldiçoado!

Continue a leitura aqui