terça-feira, 9 de abril de 2013

Série Doutrinas da Graça | Perseverança dos Santos: Um Chamado à Esperança

Passagem: Filipenses 1:6
Título: Série Doutrinas da Graça | Perseverança dos Santos: Um Chamado à Esperança
Pregado na manhã de domingo, do dia 7 de Abril de 2013,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Oberdan Siqueira

Introdução / Revisão

Hoje estudaremos o ultimo ponto das doutrinas da graça, que é: a Perseverança dos Santos.

Antes de iniciarmos esse estudo, quero relembrar os pontos anteriores, para tirar qualquer resquício de dúvida e expor a total harmonia entre os cinco pontos dessas doutrinas bíblicas; e como uma depende da outra.

1 - Depravação Total

Todos os homens são pecadores.

Portanto ninguém pode fazer o bem aos olhos de Deus, ainda que algumas ações humanas possam parecer boas diante dos homens. A vontade humana foi afetada, e ninguém pode escolher ser salvo sem a graça de Deus.

Salmo 51.5

"Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe."

Provérbios 20.9

"Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado?"

Jeremias 13.23

"Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal."

Marcos 7.21-23

"Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem."

Romanos 5.12

"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram."

2 - Eleição Incondicional

A eleição é chamada de incondicional porque ela não é baseada em nada presente nos próprios eleitos, como fé, boas obras ou perseverança que tenham sido previstas, mas é baseada totalmente na soberana vontade e amor de Deus. Deus não apenas escolheu os eleitos para a vida eterna, mas preordenou todos os meios pelos quais isso seria possível: a expiação de Cristo, o chamado eficaz do Espírito Santo produzindo fé para justificação, adoção e santificação, e a preservação dos eleitos até o fim.

Êxodo 33.18-19

"Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer."

Salmo 65.4

"Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo."

Mateus 11.27

"Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar."

Atos 13.48

"E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna."

Romanos 11.5-6

"Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra."

3 - Expiação Limitada

Jesus se ofereceu como o único e perfeito sacrifício pelos pecados, para satisfazer a justiça de Deus, sofrendo a ira divina, tornando-se maldição e morrendo no lugar de pecadores.

Por ser verdadeiro Deus, tal sacrifício oferecido por Cristo é de valor e dignidade infinitos, plenamente suficiente para expiar os pecados do mundo inteiro. No entanto, esta expiação é limitada no sentido de que o propósito de Deus com o sacrifício de Cristo foi expiar apenas os pecados dos eleitos. Portanto, Jesus não morreu por todos os seres humanos literalmente, mas apenas pelos Seus escolhidos, que pelo Seu sangue são purificados de todos os pecados, tanto do pecado original quanto dos pecados atuais, cometidos antes e depois da conversão.

Isaías 53.4-12

"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele à iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores."

Mateus 26.28

"Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados."

Gálatas 3.13

"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro."

II Coríntios 5.18-21

"E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pós em nós a palavra da reconciliação. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus."

4 - Graça Irresistível

Aqueles que Deus escolheu antes da fundação são chamados eficazmente por Sua Palavra e Seu Espírito no tempo determinado por Ele, tendo suas mentes iluminadas para compreenderem o evangelho, nascendo de novo para que possam ver o reino de Deus e tendo suas vontades renovadas para que, livre e voluntariamente, venham a Cristo, através do arrependimento e fé, que são dons de Deus. Essa graça é chamada de irresistível porque é impossível a um eleito resistir ao chamado do Espírito Santo em seu coração, sendo ela o único motivo pelo qual alguns pecadores recebem o evangelho e outros não. Mesmo que apenas os eleitos sejam chamados eficazmente, o evangelho deve ser pregado a todos os homens, para testemunho a todas as nações.

Ezequiel 36.26-27

"E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis."

João 1.12-13

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus."

Atos 5.31

"Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados."

Romanos 8.28-32

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?"

Gálatas 1.15-16

"Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue."

Filipenses 2.13

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."

>> Divisão do Estudo:

1) A nossa garantia, foi a Cruz;

2) Um Chamado à perseverança e a esperança;

3) Conclusão.

1) A nossa garantia, foi a Cruz;

5-  Perseverança dos Santos

Filipenses 1:6

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;

A doutrina da perseverança é uma conclusão lógica dos quatro pontos anteriores.

Se o homem é totalmente depravado e não pode fazer nada para ajudar a si mesmo no que diz respeito às coisas espirituais; se Deus é absolutamente soberano na questão da eleição, fundamentada tão-somente em sua própria vontade; se a morte de Cristo realizou-se em favor dos eleitos, assegurando-lhes a salvação; e se Deus chama os eleitos de maneira irresistível, conclui-se que Deus assegurará a salvação final destes eleitos, ou seja, eles perseverarão até o fim.

- Se os eleitos não perseverassem, a eleição eterna de Deus falharia;

- Se os eleitos não perseverassem, a morte de Cristo seria uma falha, porque o seu desígnio era garantir a salvação dos eleitos;

- Se os eleitos não perseverassem, a graça de Deus seria resistível pelos salvos- eles poderiam rejeitá-la de uma maneira final, depois de estarem salvos;

Ainda que os eleitos não percam a salvação, eles podem cair em graves pecados, desagradando a Deus, entristecendo o Espírito Santo, escandalizando os outros e atraindo sobre si juízos temporais.

A sua comunhão com Deus será restaurada através do arrependimento e confissão de pecados.

Romanos 8:30

“E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.

Quando Paulo fala de glorificação, ele não está se referindo ao presente, mas o que virá, ou seja, nossa salvação e eternidade.

Comentário Notas Teológicas da Bíblia Estudo de Genebra:

Ao declarar-se a eterna segurança do povo de Deus, talvez seja mais claro falar de sua preservação que como se costuma fazer de sua perseverança. Perseverança significa contínuo apego a uma crença apesar do desencorajamento da oposição. A razão por que os crentes perseveram na fé e na obediência, contundo, não está na força de sua própria dedicação, mas em que Jesus Cristo, através do Espírito Santo, que os preserva.

João nos diz que: Jesus Cristo se comprometeu com o Pai (Jo 6.37-40) e diretamente com seu povo (Jo 10.28-29), no sentido de guardá-lo, de modo que esse povo nunca perecerá. Na sua oração por seus discípulos, depois de terminar a Última Ceia, Jesus pediu que aqueles que o Pai lhe tinha dado (Jo 17.2, 6, 9, 24) fossem preservados para a glória. Cristo continua a interceder por seu povo (Rm 8.34; Hb 7.25), e é inconcebível que sua oração em favor deles [nós] fique sem resposta.

Paulo celebra a presente, e futura segurança dos santos no amor onipotente de Deus (Rm 8.31-39). Ele se regozija na certeza de que Deus completará a boa obra que começou na vida dos crentes (Fp 1.6; conforme 1Co 1.8-9; 1Ts 5.23-24, 2Ts 3.3; 2Tm 1.12; 4.18).

A Confissão de Westminster diz:

Os que Deus aceitou em seu Bem-amado, eficazmente chamados, e santificados pelo seu Espírito, não podem cair do estado de graça, nem total nem finalmente; mas, com toda certeza, hão de perseverar nesse estado até o fim e estarão eternamente salvos (XVII.1).

Os regenerados são salvos perseverando na fé e na vida cristã até o fim (Hb 3.6; 6.11; 10.35-39). Esta doutrina não significa que todos aqueles que já professaram ser cristãos serão salvos.

Os que tentam viver a vida cristã baseados em sua própria capacidade decairão (Mt 13.20-22). A falsa profissão de fé por parte de muitos que dizem a Deus - Senhor, Senhor não será reconhecida (Mt 7.21-23).

Os que buscam a santidade do coração e o amor ao próximo e, assim, mostram terem sido regenerados por Deus, adquirem o direito de se considerarem crentes seguros em Cristo. A crença na perseverança propriamente entendida não nos leva a uma vida descuidada e à presunção arrogante.

Os regenerados podem mostrar-se relapsos e cair em pecado. Quando isso ocorre, eles se opõe à sua nova natureza e o Espírito Santo os convence do seu pecado (conforme Jo 16.8) e os compele a arrepender-se e a serem restaurados à sua condição de justificados. Quando os crentes regenerados mostram o desejo humilde e grato de agradar a Deus, que os salvou, o reconhecimento de que Deus se comprometeu a guardá-los salvos para sempre aumenta esse desejo.

Salmos 37.28

"Porque o SENHOR ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada."

Jeremias 32.40

"E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim."

Ezequiel 11.19-20

"E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus."

Mateus 18.12-14

"Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou? E, se porventura achá-la, em verdade vos digo que maior prazer tem por aquela do que pelas noventa e nove que se não desgarraram. Assim, também, não é vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca."

Lucas 22.32

"Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos."

João 5.24

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."

João 10.26-29

"Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai."

Romanos 8.1

"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."

I Tessalonicenses 5.23-24

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará."

II Tessalonicenses 3.3

"Mas fiel é o Senhor, que vos confirmará, e guardará do maligno."

II Timóteo 4.18

"E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém."

I Pedro 1.3-5

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo."

Judas 1.24-25

"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém."

2) Um Chamado à Perseverança e a esperança;

Como pudemos notar, a perseverança dos eleitos é a garantia de que a obra vicária de Cristo na cruz foi perfeita. A sua morte e ressurreição, nos imputou a justiça necessária para a nossa futura glorificação.

É importante salientar que essa maravilhosa doutrina, rejeita a possibilidade de alguém professar ser crente e viver em um suposto estado de afastamento de Deus por muitos anos. O afastamento de Deus pode ocorrer entre os crentes; todavia, a doutrina da perseverança diz que o verdadeiro crente não ficará permanentemente nesse estado.

Portanto é perigoso afirmarmos que um crente que viveu afastado do evangelho durante toda a vida, em seu leito de morte se arrepende de seus pecados e morre, será salvo.

A doutrina da perseverança dos santos, também rejeita a ideia do “crente carnal”, que por definição: é um crente que foi verdadeiramente salvo, mas está vivendo como um perdido, porém se mantem na igreja e na comunhão dos santos.

Destaco que o ensino de “uma vez salvo, sempre salvo” é apenas um dos lados da moeda e, sendo apenas um dos lados da moeda, tal doutrina pode ser perigosa.

A doutrina da perseverança dos crentes, em conformidade com a bíblia, tem dois lados — segurança e perseverança. Um não pode existir sem o outro. A doutrina da eterna segurança (uma vez salvo, salvo para sempre) tende a desprezar e negligenciar a necessidade de perseverança como prova da verdadeira salvação.

Deste modo, se ensinarmos a segurança de salvação para um crente e não lhe ensinarmos a realidade da perseverança como prova da salvação, poderemos produzir o mesmo resultado da doutrina do “crente carnal” — pessoas que pensam ser salvas, mas não o são.

A doutrina da segurança eterna sem a outra metade da moeda torna-se uma permissão de pecar para aqueles que apenas professam ter fé em Cristo, mas que nunca foram verdadeiramente salvos. A doutrina correta da perseverança dos santos oferece conforto ao crente (ele está eternamente seguro).

Notem que no novo testamento, há diversas referencia, sobre a importância do crente, em perseverar na sua fé. Seja nas palavras do próprio Cristo, através dos evangelhos, ou pelas cartas, esse tema foi amplamente difundido na igreja primitiva. Mas, por quê?

O cristianismo sempre foi perseguido no decorrer na historia, ora pelos: judeus, depois pelo império romano, mais tarde pelos bárbaros, pela igreja romana; hoje pelo Islã, comunismo, movimentos sociais e etc.

A perseverança do crente, não é apenas para a salvação, mas é um chamado necessário, para que o trabalho de expansão do evangelho seja feito.

Porque um missionário vai se arriscar na Coreia do Norte, sem a certeza da salvação?

Embora essa pergunta seja retorica – darei a reposta. É por ter certeza da salvação. Sem tal convicção ele não sairia do seu bairro para pregar o evangelho.

Outra pergunta retorica: Porque um terrorista islâmico coloca bombas no corpo e se explode?

Pelo mesmo motivo do missionário que foi pregar na Coreia do Norte. A diferença entre eles, é que um morre pela verdade e o outro não.

A certeza absoluta e inabalável da nossa salvação deve trazer um sentimento obsessivo, sobre a nossa santidade; a expansão do evangelho; e de que estaremos ao lado do nosso Senhor por toda a eternidade.

Somente com a certeza da nossa salvação, podemos ter convicção e entender de forma plena o que Paulo, quis dizer em:

Romanos 5:2-5

por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.

E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

Não há como o coração humano, produzir tal sentimento. E glória a Deus por isso, pois eu sinceramente não conseguiria ter tamanha esperança e perseverança.

>>> Conclusão

A doutrina da perseverança dos santos deixa claro, a passagem de:

2 Coríntios 12:9

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

Portanto não temos e não devemos nunca ter a pretensão de que temos qualquer influencia na obra regeneradora de Cristo, bem como sua obra de redenção.

Fomos eleitos desde a eternidade, para a sua gloria, portanto é certo que seremos preservados até o fim.

A doutrina da perseverança dos santos traz o equilíbrio, nos afasta do medo de cair da graça, mas deve nos manter atentos, a displicência com a nossa santidade.

Vimos também o ensino de que “uma vez salvos, salvos para sempre", é errado. As pessoas que propagam essa heresia, não entenderam que o verdadeiro salvo é aquele que tem prazer na lei de Deus e na comunhão dos santos. Assim como cães andam em matilhas, lobos em alcateias e abelhas em colmeias; assim também os salvos alegram-se na companhia de outros salvos.

Aquele que, nomeando-se salvo, passou a vida inteira dizendo à sua alma: "coma, beba e divirta-se". Inutilizou a graça de Deus em sua vida. Esse jamais foi cristão.

Devemos pedir para que o Senhor renove dia a dia, a esperança, para que como Paulo, possamos dizer:

2 Timóteo 4:7-8

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.

Amém.