domingo, 31 de março de 2013

Sermão Graça Irresistível ou Chamado Eficaz

 

Série: Doutrinas da Graça
Título: Sermão Graça Irresistível ou Chamado Eficaz
Pregado na manhã de domingo, do dia 31 de Março de 2013,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Ricardo Marcondes

Antes de iniciarmos gostaria de compartilhar com a igreja a importância de estudarmos a doutrina da graça, é um grande privilegio termos a oportunidade de conhecer os fundamentos da nossa fé.

Infelizmente muitos dos evangélicos não sabem nada a respeito das doutrinas básicas da fé cristã, são totalmente alienadas as verdades das sagradas escrituras. Compreender os cinco pontos do calvinismo (Digo isso porque é o tema proposto, pois acima de tudo estamos estudando a bíblia) nos faz compreendermos melhor quem somos quem Deus é, e Sua graciosa obra através de Jesus Cristo.

1- Quando estudamos sobre a depravação total, podemos observar nossa condição perante um Deus infinitamente Santo e nossa total incapacidade de nos voltarmos para ele mediante nossos esforços.

2- Quando vimos à eleição incondicional, observamos que em nós não há nenhum mérito para que Deus nos escolha, entendemos que Deus não exige de nós nenhum pré-requisito para nos salvar.

3- Quando vimos sobre a expiação limitada, entendemos que Deus escolheu um povo desde antes da criação do mundo para desfrutar do Seu favor.

4- Hoje veremos o tema sobre graça irresistível, o qual ira nos mostrar o agir do Espirito Santo na vida de toda a humanidade, em algumas pessoas em menor grau em outras em maior grau, isto é, agindo eficazmente.

5- Posteriormente veremos a doutrina da perseverança dos santos, que iremos observar que somente os genuínos crentes perseverarão até o fim.

Aplicação dos Cinco Pontos

Em toda historia da igreja sempre existiram crentes orgulhosos cheios de si mesmo, porque não entenderam nada a respeito da doutrina do pecado, isto é, a depravação total.

Muitos dizem que Deus é mal e arbitrário por eleger pessoas, mas esses não entendem nada a respeito da doutrina da eleição.

Outros afirmam que o Espirito Santo pode ser resistido ou rejeitado segundo a vontade do homem, esses não tem uma compreensão correta a respeito da obra do Espirito Santo.

A grande maioria dos crentes tenta angariar sua salvação por meio de obras e o resultado disso são pessoas infelizes e tristes, pois no fundo sabem que suas obras não são suficientes para obter e assegurar sua salvação, e se não trabalham pensam que podem perder a salvação. Esses não compreendem a doutrina da perseverança dos santos (Afirmo isso considerando o contexto geral das escrituras, que boas obras são frutos de uma fé genuína e que o verdadeiro crente não tem prazer no pecado, a doutrina da perseverança dos santos considera todos esses pontos).

Falar sobre o que é a igreja

Falar sobre os cinco pontos do calvinismo, pra mim é um perfeito mecanismo teológico cada ponto é fortemente ligado ao outro. Da massa da humanidade apostata Deus em teu sábio conselho segundo o beneplácito da sua vontade, incondicionalmente escolhe alguns homens para desfrutar do seu favor, a partir de hoje vamos conseguir enxergar com mais clareza o trabalho de Deus na vida dos Seus eleitos, na doutrina do chamado eficaz vamos conseguir enxergar a forma no qual Deus chama Seus eleitos e posteriormente veremos que nem todos os chamados são os escolhidos e isso implicara fatalmente na doutrina da perseverança dos santos (ficara nítida a questão de muitos que se dizem cristãos se apostatarem da fé).

Para entendermos melhor a doutrina da graça irresistível temos que ter em mente que existem dois tipos de chamados a raça humana, seguem eles: O chamado externo e o chamado interno.

Chamado externo

A bíblia distingue claramente entre o chamado interno ou eficaz e o chamado externo dirigida na palavra de Deus a todos a quem se faz conhecida, nesse sentido, muitos são chamados porem poucos escolhidos.

O chamado externo inclui:

Uma declaração do plano de salvação, a promessa de Deus de salvar a todos os que atendem aos termos desse plano, a ordem, a exortação e o convite para que todos aceitem a misericórdia oferecida, uma exibição das razões que devem constranger os homens a arrepender-se e a crer, e assim escapar da ira vindoura, em suma pregar o evangelho.

Esse chamado é universal no sentido em que se dirige indiscriminadamente a todos os homens a quem o evangelho é enviado, portanto as escrituras ensinam nos termos mais explícitos que o chamado externo do evangelho se dirige a todos os homens. O mandamento de Cristo a sua igreja foi o de pregar o evangelho a toda criatura.

Ordena-se que apresentemos a oferta de salvação, através de Jesus, a cada ser humano sobre a face da terra, não temos o direito de excluir ninguém; e ninguém tem o direito de se excluir. Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. A predição e promessa de Joel 2.32: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”, é reiteradamente renovada no novo testamento, como em Atos 2.21 e Rm.10.13. Disse Davi no Salmo 86.5: “Pois tu, Senhor, és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos o que te invocam”. O profeta Isaias em 55.1 apresenta o mesmo convite geral: “Ah! Todos vós, os que tende sede, vinde as aguas e vós os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei, sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”. O chamado do Senhor é igualmente ilimitado como diz (Mt. 11.28).

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.

E o cânon sagrado se completa com as mesmas palavras cheias de graça: “O espirito e a noiva dizem: Vem! Aquele ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a agua da vida” (Ap.22.17).

Essa necessidade de conhecimento do evangelho é expressa de maneira explicita nas escrituras. Nosso Senhor não só declara que ninguém pode ir ao Pai senão por Ele; que ninguém conhece o Pai, se não o Filho, e aquele a quem o filho quiser revelar, mas diz expressamente: “O que não crer será condenado” (Mc. 16.16; Jo. 3.18). Mas a fé sem conhecimento é impossível. O apostolo João disse: O que tem o filho tem a vida, e o que não tem o Filho de Deus não tem a vida (1 Jo 5.12). O conhecimento de Cristo não é só a condição da vida, mas é a própria vida; e sem esse conhecimento, a vida em questão não pode existir. Conhece-lo é ter a vida. Portanto, Paulo disse: “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus” (Fp.3.8). Cristo não é só o doador, mas também o objeto da vida. Esses exercícios que são as manifestações da vida espiritual terminam n’Ele; sem o conhecimento d’Ele, pois, não pode haver tais exercícios, bem como sem o conhecimento de Deus não pode existir religião. Consequentemente, é como ensina o apostolo, através do conhecimento de Cristo que Deus nos chamou para glória e virtude (2Pe.1.3). Viver sem Cristo é viver sem esperança e sem Deus (Ef. 2.12). O apostolo Paulo, ao expressar a vocação geral dos homens, dizendo: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”, imediatamente acrescenta: “Como porem, invocarão aquele que não creram? E como crerão Naquele de que nada ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue?" (Rm. 10.14). Invocação implica fé; fé implica conhecimento; conhecimento implica ensino objetivo. “A fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Deus”.

Portanto, não existe fé onde o evangelho não é ouvido; e onde não há fé, também não há salvação.

Terrível é a realidade que encara cada pessoa de frente, de que a grande maioria, inclusive dos que ouvem o evangelho, rejeita seu oferecimento de misericórdia.

Sendo assim fica a pergunta: Porque uma pessoa se arrepende e crê no evangelho, enquanto a outra permanece impenitente? A reposta é, porque Deus faz a diferença, Ele da a um o que não da a outro.

GRAÇA EFICAZ OU IRRESISTIVEL

A doutrina do chamado eficaz é a afirmação de que o Espírito Santo age de forma invencível, ao trazer à salvação aqueles pecadores que ele chama para Cristo.

O Pai escolheu aqueles que iriam ser salvos e deu-os ao Filho para serem seu povo. O Filho veio ao mundo e assegurou a redenção desse povo. Completando a eleição e a redenção, o Espírito Santo opera de forma renovadora, aplicando os benefícios da obediência e da morte de Cristo ao povo eleito.

Berkhof nota que “a vocação externa e a interna são essencialmente uma só; todavia, podem e devem ser distinguidas cuidadosamente”. O chamado externo é realizado mediante a pregação do evangelho, que consiste na oferta da salvação em Cristo aos pecadores, para que os pecadores recebam a Cristo pela fé, obtendo o perdão dos pecados e a vida eterna. Este chamado externo é o convite a todos os homens para que recebam a salvação. No próprio evangelho é prometida a redenção a todos que se arrependerem e crerem. Como os Cânones de Dort (2.5) afirmam: “A promessa do Evangelho é que todo aquele que crer no Cristo crucificado não pereça, mas tenha a vida eterna. Esta promessa deve ser anunciada e proclamada sem discriminação a todos os povos e a todos os homens, aos quais Deus, em seu bom propósito, envia o Evangelho com a ordem de que se arrependam e creiam”. Os elementos deste chamado externo são: a apresentação da verdade do evangelho (At 20.27), um convite para que o pecador creia em Cristo e se arrependa de seus pecados (Ef 3.7-11; Ez 33.11; Mc 1.15; Jo 6.29; 2Co 5.20) e uma promessa de perdão e salvação (Jo 3.16-18, 36; 5.24, 40). Sobre a seriedade deste chamado, os Cânones de Dort dizem (3-4.8): “Tantos quantos são chamados pelo Evangelho, o são seriamente. Porque Deus revela séria e sinceramente em sua Palavra o que lhe agrada, a saber, que aqueles que são chamados venham a ele. Ele também seriamente promete descanso para a alma e vida eterna a todos que a ele vierem e crerem”. Devemos notar que esse chamado externo não trará os pecadores a Cristo, porque estes estão, por natureza, mortos em pecado e são escravos de seu poder. O pecador é incapaz de abandonar os seus pecados e se voltar a Cristo, para receber graça. Consequentemente, o pecador não responderá ao chamado externo do evangelho, para que se arrependa e creia. Como Steele e Thomas afirmam, “nenhuma quantidade de ameaças ou promessas externas fará um pecador cego, surdo, morto e rebelde se curvar perante Cristo como Senhor e confiar somente nele para a salvação”. Como já vimos, responder com fé e arrependimento ao evangelho é algo contrário à natureza de pecadores. Para trazer os eleitos à salvação, o Espírito Santo estende-lhes um chamado especial, interno, junto com a pregação do evangelho, o chamado externo. “A aplicação da redenção inicia-se com a convocação soberana e eficaz, pela qual o povo de Deus é introduzido na comunhão de Cristo e na união com ele, para que eles possam ser participantes de toda a graça e virtude que residem nele como Redentor, Salvador e Senhor”. Este chamado é realizado pela Palavra de Deus, aplicada salvadoramente ao eleito, pela ação do Espírito Santo. Através desse chamado eficaz, o Espírito Santo realiza uma obra graciosa no pecador, trazendo-o eficazmente a Cristo, em fé e arrependimento. A mudança interna operada no pecador eleito o capacita a entender e crer na verdade do evangelho. Os Cânones de Dort (3-4.11) afirmam:

Deus realiza seu bom propósito nos eleitos e opera neles a verdadeira conversão da seguinte maneira: ele faz com que ouçam o Evangelho mediante a pregação e poderosamente ilumina suas mentes pelo Espírito Santo, de tal modo que possam entender corretamente e discernir as coisas do Espírito de Deus. Mas, pela operação eficaz do mesmo Espírito regenerador, Deus também penetra até os recantos mais íntimos do homem. Ele abre o coração fechado e enternece o que está duro, circuncida o que está incircunciso e introduz novas qualidades na vontade. Esta vontade estava morta, mas ele a faz reviver; era má, mas ele a torna boa; estava indisposta, mas ele a torna disposta; era rebelde, mas ele a faz obediente, ele move e fortalece esta vontade de tal forma que, como uma boa árvore, seja capaz de produzir frutos de boas obras.

O Espírito renova a vontade do pecador nesse processo, de forma que o pecador recebe voluntariamente a Cristo. Pelo fato de receber uma nova natureza que o habilita a contemplar a beleza da obra de Deus em Cristo, e porque sua mente é iluminada de forma a capacitá-lo a crer no evangelho, o pecador renovado volta-se para Cristo, livremente, como seu Salvador. Como Murray disse, “a soberania e eficácia da vocação não anulam a responsabilidade humana, antes fundamentam e confirmam essa responsabilidade”. Assim, o pecador, que antes estava morto, é atraído a Cristo pelo chamado eficaz do Espírito, o qual o regenera e gera nele a fé e o arrependimento. Embora o chamado externo do evangelho possa ser rejeitado, o que ocorre frequentemente, o chamado interno e especial do Espírito nunca deixa de produzir a conversão naqueles em quem é realizado. Esse chamado especial não é feito a todos os pecadores, mas somente aos eleitos. O Espírito não depende da ajuda ou cooperação dos pecadores para ter sucesso em sua obra de trazê-los a Cristo. A graça que o Espírito Santo estende aos eleitos os traz eficazmente à fé em Cristo. E este chamado interno do Espírito para salvar pecadores é eficaz, invencível e irresistível.