domingo, 21 de agosto de 2011

A ARMADURA DO CRISTÃO parte VI – O ESCUDO DA FÉ (v.16)



Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5
Por Gustavo Barros
clip_image002

EFÉSIOS 6:10-18 – 10Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.11Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,12pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.13Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.14Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça15e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.16Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.17Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.18Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
INTRODUÇÃO:
Os ataques de satanás são intensos e terríveis. Terríveis, não no sentido de que o cristão pode perder a salvação, pois a salvação é obra de Deus, por isso é impossível de perdê-la. Mas terríveis no sentido de que quando um cristão perde as batalhas – ele perde a alegria da salvação, perde a alegria de servir e morrer por Jesus, perde a alegria de vender tudo para ter o tesouro do evangelho. As batalhas perdidas fazem com que você passe mais tempo sendo disciplinado pelo Senhor, por isso devemos nos conscientizarmos da realidade e da seriedade da guerra que estamos. Apesar de já sermos vencedores na perspectiva eterna, o Senhor quer que coloquemos nossa salvação em ação em um mundo de trevas e constantes ataques.

Não há campo neutro no universo; cada centímetro quadrado, cada fração de segundo que é reivindicado por Deus é reconvencionado por Satanás.” (C. S. Lewis)
EXPOSIÇÃ0 DO VERSÍCULO 16:
V.16 – Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno ἐν πᾶσιν ἀναλαβόντες τὸν θυρεὸν τῆς πίστεως, ἐν δυνήσεσθε πάντα τὰ βέλη τοῦ πονηροῦ τὰ πεπυρωμένα σβέσα
Já vimos que para nós, cristãos, resistirmos no dia mau, ficarmos inabaláveis e mantermo-nos firmes para vencer as batalhas, é necessário:
1 – Cingir os lombos com a verdade --- comprometimento genuíno e verdadeiro em lutar com o exército do Senhor. Compromisso com a verdade. Dedicação e vontade genuína de combater o bom combate. Cingir os lombos com a verdade é o oposto de servir com hipocrisia, é o oposto de falsidade e falta de vontade em tomar a cruz e seguir a Jesus.
2 – Colocar a couraça da justiça --- Paulo fala de uma vida justa/santa. Uma vida justa/santa irá te proteger e te dar coragem! Pv 28:1 – O ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão. Ef. 4:22-24; 5:9. Uma vida de santidade te protege de falsas acusações e de tentações.
3 – CALÇAR OS PÉS COM O EVANGELHO DA PAZ --- Isto é, nós precisamos estar firmes e estabelecidos na verdade de que agora nós temos paz com Deus; nós somos amigos do Senhor dos Exércitos. O cristão precisa estar certo de que nós temos nada menos que o Criador de todas as coisas e o Grande Conquistador – Christus Victor – do nosso lado! Essa verdade dá estabilidade, firmeza e base para nós ficarmos inabaláveis!
Agora Paulo descreve mais uma parte essencial para um soldado em guerra: O ESCUDO DA FÉ!
I – O ESCUDO:
Havia diferentes tipos de escudos usados pelos soldados romanos. Havia um pequeno e redondo usado principalmente pelos gladiadores – usado em lutas de combate onde as pessoas ficavam próximas uma das outras.
O outro tipo de escudo era conhecido como SCUTUM (latim para escudo). Esse escudo era grande e retangular, tinha 1,5 metros de altura e pesava entre 5-7 kg. Esse escudo era feito de madeira dura com metais nas bordas e grossas camadas de couro na frente. Antes de marcharem para a batalha os escudos eram molhados para que os dardos inflamados fossem extintos.
O exército romano usava uma tática na qual os soldados com os escudos iam à frente, formando um muro, e atrás deles iam os arqueiros. Dessa forma eles conseguiam proteger o maior número de soldados e matar o maior número de adversários até o combate chegar no um-a-um.
Os escudos romanos foram de extrema importância:
* De acordo com Políbio ‘o escutum deu aos soldados romanos uma vantagem sobre seus inimigos cartagineses durante as Guerras Púnicas: "Seus braços também dão aos homens tanto a defesa como a confiança devido o tamanho do escudo."
Vários relatos históricos mostram a importância do escudo no exército romano. Não só servia para defesa como também amedrontava os inimigos.
V.16 – Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno
I – O QUE SÃO AS SETAS INFLAMADAS DO MALIGNO:
Muitos exércitos na antiguidade usavam as flechas como uma grande arma de ataque contra os inimigos. As flechas tinham pedaços de panos banhados em piche que eram acesas antes de serem lançadas. Essas flechas inflamadas causavam sérios estragos nos corpos e em locais aonde havia algo inflamável. Essa é a imagem que Paulo está usando.
As flechas/setas inflamadas do maligno são as tentações com que ele bombardeia o cristão a todo momento. Ele constantemente atira as flechas inflamadas contra nós:
Tentações para cairmos em pecados sexuais, imoralidade, cobiça, egoísmo, ciúmes, inveja, orgulho, medo, desespero e muitos outros pecados.
Satanás literalmente bombardeia o cristão com setas inflamadas de tentações que seduzem o cristão a responder de forma impiedosa e pecaminosa.” (MacArthut – The Believer’s Armor – Moody, pg.121)
Toda tentação tem por objetivo fazer com que você duvide ou desacredite das promessas de Deus! Foi assim que aconteceu no Éden!
Quando nós pecamos, estamos dizendo que não havia prazer e alegria o suficiente nas promessas de Deus.
II – COMO FUNCIONA O ESCUDO DA FÉ:
Fé é a plena certeza, a garantia da fidelidade de Deus para com suas promessas. Essa plena certeza se torna uma convicção tão séria e tão profunda que passa a ser o que guia os seus passos. Fé é não duvidar da fidelidade Deus!
Você tem a plena certeza de que Ele é o maior tesouro, que nEle há o maior prazer e por isso você não mais procura alegria em outros lugares.
Fé é um escudo que cobre todo o nosso ser – assim como o escudo cobria todo o corpo!
Satanás está constantemente lançando seus dardos inflamados contra nós, querendo fazer com que nós acreditemos que há mais prazer nas coisas que ele oferece, nas mentiras e cobiças. Foi assim que ele atacou Jesus – prometeu coisas grandes, mas Jesus usou o escudo da fé e se defendeu crendo nas promessas de Deus (Mt.4:1-11)!
Toda vez que nós pecamos, cremos na mentira do maligno de que Deus não é verdadeiro.
I Pe 5:8-9 Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.
Gn 15:1 Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: "Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!
II Sm 22:31 Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é escudo para todos os que nele se refugiam.
Sl 18:30 Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é um escudo para todos os que nele se refugiam.
Sl 5:12 Pois tu, Senhor, abençoas o justo (aquele que anda por fé e veste a couraça da justiça); o teu favor o protege como um escudo.
I Jo 5:4 O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
Fé nas promessas de Deus por meio de Jesus é o que nos dá a salvação (a vitória final e total) e nos garante as vitórias sobre todas as batalhas!
O escudo não só defende o soldado como também protege a armadura toda!
É a fé que nos proporciona a defesa de Deus, pois através da fé nós temos paz com Deus!
Rm 5:1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo.

Como a fé é um escudo para o cristão:
1 – O cristão, através da fé, tem o escudo que lhe protegerá do julgamento final. A fé nos proporciona a segurança de que temos a vitória final e não seremos atingidos de forma fatal pela ira de Deus no julgamento final. Através da fé, a justiça de Cristo é imputada em nós e essa justiça se torna nosso escudo.
Rm 3:21-22 Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem.
2 – A fé se torna um escudo no dia-a-dia do cristão, pois quando temos a plena certeza de que as promessas de Deus são amém e amém, quando pela fé nós vivemos uma vida que é andada pela convicção e garantia que Deus é a nossa maior alegria e satisfação, então quando satanás nos ataca com as mentiras de que há mais prazer nas coisas oferecidas por ele, nós não acreditamos nele, mas sim em Deus e assim extinguimos os dardos inflamados!
Hb 11:24-26 24 Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó,25preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado [dardos inflamados] durante algum tempo.26Por amor de Cristo, considerou a desonra riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa[escudo da fé].