quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Curso: A ARMADURA DO CRISTÃO - Parte IV – A COURAÇA DA JUSTIÇA (v.14)

 
  Parte 1          Parte 2         Parte 3

clip_image002

EFÉSIOS 6:10-18 – 10Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.11Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,12pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.13Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.14Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça15e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.16Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.17Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.18Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
INTRODUÇÃO:
Como temos visto nesta série de estudos em Efésios 6, o cristão está em uma constante guerra. Estamos sempre lutando em algum tipo de batalha. A partir do momento que somos tirados do Reino das Trevas e transportados para o Reino da Luz, começa uma séria batalha: nós éramos aliados de satanás, mas agora nosso Rei é Jesus (Ef. 2:2;Cl 1:3)!
É muito triste ver cristãos vivendo sem preparação e sem ação para a luta que começa quando nós somos salvos.
“Nós estamos trancados numa batalha. Isso não é uma discussão amigável e gentil. É um conflito de vida e morte entre os exércitos espirituais da iniquidade e aqueles que professam o nome de Jesus Cristo. (Francis A. Schaeffer)
EXPOSIÇÃ0 DO VERSÍCULO 14:
V.14 – Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça
Como nós vimos no último estudo, Paulo exorta os cristãos a cingirem os lombos com a verdade.
A “verdade” tem dois significados importantes:
1 – A mente do cristão deve estar cingida nas verdades da sã doutrina. Visto que satanás é o pai da mentira, nada é mais importante do que estarmos fortalecidos na verdade.
2 - Cingir os lombos com a verdade simboliza a prontidão do cristão de servir ao Senhor com toda sinceridade de coração. O cristão deve ter um coração que busca servir ao Senhor de forma verdadeira. Ele deve ter comprometimento genuíno! Sinceridade irá te proteger de ser envergonhado e exposto pelo diabo (II Co 1:12 Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.). Isso é o oposto de hipocrisia!
Agora Paulo fala de uma outra parte da armadura de Deus:
VESTINDO A COURAÇA DA JUSTIÇAκαὶ ἐνδυσάμενοι τὸν θώρακα τῆς δικαιοσύνης

1 – A JUSTIÇA - Qual justiça é essa?
Paulo não está falando de:

A – JUSTIÇA PRÓPRIA --- Justiça própria é a atitude orgulhosa de vangloriar-se e achar-se importante devido às suas obras. Justiça própria traz mais espaço para satanás te destruir. Justiça própria ao invés de te defender irá auxiliar na sua derrota.
B – JUSTIÇA IMPUTADA/JUSTIÇA LEGAL --- Essa justiça é aquela que requer que a pessoa tenha uma obediência absolutamente perfeita para com a lei de Deus. Justiça pela qual o homem é justificado diante de Deus. Essa justiça só foi obtida por Jesus Cristo e é imputada pela fé naqueles que creem (Rm 3:20-28). Paulo não está falando da justiça de Cristo que foi imputada em nós na salvação. Ele não está falando da justiça que nos justifica diante de Deus, pois essa nós temos a partir do momento que somos salvos e é impossível retirá-la (Rm 4:6-7; 5:1).
PAULO ESTÁ FALANDO DA JUTIÇA PRATICADA – AÇÕES DE JUSTIÇA E SANTIDADE!
“A justiça imputada de Deus é o alicerce da nossa vida cristã e do nosso modo de viver. Ela nos protege do inferno, mas não nos protege dos ataques presentes de satanás. A couraça da justiça que nós vestimos é a justiça prática de uma vida vivida em obediência à Palavra de Deus.” (MacArhtur, John – The MacArthur New Testament Commentary Ephesians – Moody, pg.352)
“A ‘justiça imputada’ de Cristo é que torna a ‘justiça prática’ possível, mas somente obediência à Palavra faz a justiça prática uma realidade.” (MacArthur, pg. 352)
Paulo está falando de justiça ética. Assim como ele exortou os cristãos a serem verdadeiros – sinceros - agora ele nos exorta a sermos justos.
A justiça imputada deve se transformar em justiça praticada. Visto que fomos justificados por Jesus, devemos colocar nossa justificação em ação: Fp 2:12 ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor.
A justiça da qual Paulo está falando é um estilo de vida de santidade:
Ef 4:22-24 22 Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,23 a serem renovados no modo de pensar e24 a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.
“O cristão, embora passivo na produção [da disposição de amar a Deus e buscar a santidade], é ativo e co-operante com o Espírito Santo em todas as ações de santidade; não como um instrumento sem vida nas mãos de um músico, mas como uma criança viva nas mãos de um pai.” (Gurnall – The Christian in Complete Armour – pg.214).
Por isso Paulo fala que Deus nos deu vida (Ef.2:1)! Antes estávamos mortos, mas agora temos vida e podemos operar nossa salvação andando em justiça e santidade!
JUSTIÇA = atos justos aos olhos de Deus; retidão; atos de santidade!

2 - A COURAÇA:
As couraças eram usadas para cobrirem as partes vitais do soldado – coração, pulmão e intestinos.
Elas eram feitas de materiais duros e pesados – algumas couraças eram feitas de couro, outras de ferro, algumas de pano duro costurado com pedaços de chifres de animais.
A couraça tem dois simbolismos importantes:
I – DEFESA: Sem a couraça, um soldado estaria clamando por sua morte, pois qualquer ataque poderia ser fatal. Um soldado pode receber golpes na perna, no braço ou até na mão e ainda sobreviver, mas não se o golpe com a espada, flecha ou lança for no coração/intestinos/pulmão! A caixa torácica é uma couraça criada por Deus.
*Assim também justiça e santidade preservam a vida do cristão (ver Prov. 6-7).
II – CORAGEM: Uma vez que o soldado tem proteção, ele tem coragem de ir para a batalha. “Um soldado morto que está consternado, com temor, seu coração é morto enquanto ele ainda vive. E um peito despido expõe o coração medroso do soldado desarmado... Então justiça, defendendo a consciência, enche a pessoa de coragem.” (Gurnall, pg.217)
Pv 28:1 – O ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão
I Jo 3:21 - Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus
“Jamais poderemos recuperar nossa coragem até nós recuperarmos nossa santidade” (Gurnall, pg 217)
O SIMBOLISMO DOS ÓRGÃOS:
O CORAÇÃO --- a vida toda. O que move a pessoa! “A palavra coração é frequentemente usada para coisas como personalidade e intelecto, memória, emoção, desejo e vontade.” (Dictionary of Biblical Imagery – IVP, pg. 368) – ver Sl 37:4; 27:3; 28:7; Mt 15:19
OS INSTESTINOS --- as emoções. A palavra “compaixão” no grego (σπλαγχνίζομαι) refere-se ao movimento dos intestinos. “Para os autores bíblicos e seus contemporâneos, o chamado ‘assento das emoções’ era as entranhas/vísceras/intestinos.” (Dictionary of Biblical Imagery – IVP, pg. 424) – ver Ap 2:23; Jr 31:20; Fm 1:20
Essas duas áreas (pensamentos e emoções) são seriamente atacadas pelo diabo! Ele traz acusação, culpa e usa o ambiente sensual para despertar emoções e desejos pecaminosos, por isso a couraça da justiça é de extrema importância! Uma vida reta e santa que se alegra em obedecer aos mandamentos do Senhor é uma ótima defesa para os ataques sujos do inimigo!
Rm 6:12-13 – Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.
Uma das coisas que mais irá preservar nossas vidas são as nossas atitudes que refletem frutos de justiça e santidade. Uma vida justa é como uma couraça que protege nossos corações de ataques de acusações e tentações do inimigo.
Pv 11:4 De nada vale a riqueza no dia da ira divina, mas a retidão (justiça) livra da morte.
Pv 10:2 Os tesouros de origem desonesta não servem para nada, mas a retidão/justiça livra da morte.
Pv 12:28 No caminho da justiça está a vida; essa é a vereda que preserva da morte.
Mt 5:6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
I Tm 6:11 Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. 12 Combata o bom combate da fé
II Tm 2:22 Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
Ver Efésios 4:22-32; 5:9 (esp. V.24) – Justiça e verdade andam juntas!
O cinto da verdade está junto com a couraça da justiça!
1 – Não basta só ter a verdade das doutrinas. É necessário colocá-la em prática!
2 – Não basta só ter um coração que anseia verdadeiramente e com toda sinceridade. É necessário andar pelo caminho certo – caminho de santidade. O inferno terá várias pessoas de sinceras intenções.
3 – Uma vida que cinge os lombos com a verdade – uma vida que anseia de forma sincera e verdadeira lutar, sofrer e morrer por seu Comandante - irá colocar a couraça da justiça e santidade com toda disposição.
Que possamos vestir diariamente a couraça da justiça – uma vida de retidão, que busca a santidade, e assim ela irá proteger o seu coração dos ataques de satanás! Uma vida que anda em retidão e santidade é a melhor defesa para os ataques do inimigo! Que possamos colocá-la toda manhã e mantê-la durante todo o dia, sem perdê-la devido à negligência e sem destruí-la com pecados.