segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Três Ordenanças Essenciais do Senhor Jesus Para Sua Igreja Parte III - A Ceia do Senhor

Titulo: Três Ordenanças Essenciais do Senhor Jesus Para Sua Igreja
Parte III - A Ceia do Senhor
Pregado na manhã de Domingo, do dia 22 de Janeiro de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em Vídeo

Hoje nós chegamos à terceira ordenança essencial dada por Jesus para Sua igreja: a Ceia do Senhor. A Ceia é na verdade uma continuação da primeira e segunda ordenanças:
1 - A pessoa é evangelizada; 2 – Então ela deve ser batizada; 3 – e uma vez que ela faz parte do corpo, que ela tem comunhão com o Senhor e com o Seu corpo, ela deve participar da Mesa do Senhor.

Conversão --- Batismo --- Ceia
Enquanto batismo é o ritual introdutório, a Ceia do Senhor é o ritual que dá continuidade na igreja visível.” (Millard Erickson, Christian Theology, Baker, pg 1116)
INTRODUÇÃO:
Quase todo segmento das denominações cristãs praticam a Ceia do Senhor. É algo que praticamente une todos os segmentos. Mas ao mesmo tempo em que é algo que todos têm como um ritual de fundamental importância, o significado e a interpretação variam muito!
Basicamente nós temos seis pontos em que a maioria concorda:
1 – A Ceia foi instituída por Cristo Jesus.
2 – A necessidade de ser repetida.
3 – É uma forma de proclamação.
4 – Benefício espiritual para o participante.
5 – Restrições – somente discípulos de Jesus.
6 – A dimensão horizontal (importância da igreja toda [o corpo de Cristo]).
Mas há também três pontos que trazem muita discussão:
1 – A presença de Cristo.
2 – Quem pode administrar a Ceia.
3 – A eficácia do ritual.
Portanto nós olharemos para a Palavra de Deus para ver qual o significado real e qual a importância dessa ordenança de Cristo para a Sua igreja.
DIVISÃO DO ESTUDO:
I – OS DIVERSOS NOMES
II – DIFERENTES INTERPRETAÇÕES
III – O QUE É A CEIA DO SENHOR
IV – A ORIGEM HISTÓRICA
V – OS PARTICIPANTES
VI – OS ELEMENTOS
VII – OBSERVAÇÕES PRÁTICAS
I – OS DIVERSOS NOMES
É importante lembrarmos que a Ceia do Senhor recebe nomes diferentes:
1 – CEIA DO SENHOR (I Co 11:20)
2 – MESA DO SENHOR (I Co 10:21)
3 – PARTIR O PÃO (At 2:42,46)
4 – EUCARISTIA (Mt. 26:27; I Co. 11:24)
5 – FESTA DE AMOR (Jd 12) – festa que antecedia a Ceia.
6 – COMUNHÃO (I Co 10:16)
Todos esses nomes estão relacionados com a ordenança de Jesus.
II – DIFERENTES INTERPRETAÇÕES
Encontramos basicamente quatro interpretações diferentes para a Ceia do Senhor:
1 – INTERPRETAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA ROMANA:
Esses acreditam que o pão e o vinho se tornam literalmente o corpo e o sangue de Jesus. O termo usado é transubstanciação. Isso foi definido no Concílio de Trento (1545-1563). A transubstanciação ocorre com a benção dos ministros.
Eles afirmam também que toda vez que a Eucaristia é realizada há um novo derramar do sangue de Jesus (como se Ele morresse várias vezes).
Os problemas com esse tipo de interpretação são imensos! Se nós interpretarmos toda linguagem figurada de Jesus literalmente, então Ele seria uma vinha, uma porta, um pastor, uma estrada... Outro problema é que Jesus não pode estar fisicamente em vários lugares. E outra heresia encontrada nessa interpretação é que Jesus não morre várias vezes, pois Ele morreu uma única vez (Jo 19:30 e Hb 10:10-14).
2 – INTERPRETAÇÃO LUTERANA:
Martinho Lutero “manteve a concepção católica que o corpo e o sangue de Cristo estão presentes nos elementos” (Millard Erickson, Christian Theology, Baker, pg 1124).
Ele mudou a doutrina da transubstanciação para consubstanciação, segundo a qual o pão e o vinho permanecem presentes na ceia simultaneamente com o corpo e o sangue de Cristo. Os elementos não são transformados, mas há o acréscimo literal do corpo e sangue de Cristo nos elementos.
Transubstanciação x Consubstanciação:
Transubstanciação: é a crença católica-romana de que uma vez que um sacerdote ordenado abençoe o pão da Ceia do Senhor, este é transformado literalmente na carne de Cristo; e quando ele abençoa o vinho, este é transformado literalmente no sangue de Cristo. Baseiam-se em textos como: João 6:32-58; Mateus9 26:26; Lucas 22:17-23; e I Coríntios 11:24-25.
Consubstanciação: é a crença na presença espiritual de Jesus nas espécies do pão e do vinho. E significa que Jesus se encontra presente COM a substância do pão e do vinho sem modificá-las / transformá-las. Na consubstanciação, o Corpo e o sangue se juntam ao pão e vinho, porém a substância do pão permanece juntamente com sua aparência.
3 – INTERPRETAÇÃO CALVINISTA:
Essa interpretação também é conhecida como ‘Reformada’, mas como nem todos reformadores mantiveram essa interpretação eu prefiro chamá-la de Calvinista, pois o grande propagador foi João Calvino.
Calvino ensinou que Jesus estava espiritualmente presente nos elementos. Essa interpretação diz que os elementos vão além de uma mera simbolização ou representação, sugerindo que Jesus está presente espiritualmente na Ceia e nos elementos, selando a comunhão com os crentes – há uma graça especial durante a Ceia e os cristãos têm uma participação especial com Cristo durante a Ceia.
4 – INTERPRETAÇÃO ZUINGLIANA:
Para Úlrico Zuínglio a Ceia era uma comemoração. “O que é proeminente na visão de Zuínglio é a sua forte ênfase no papel do sacramento em trazer à mente a morte de Cristo e a sua eficácia para os que creem. Assim, a Ceia do Senhor é essencialmente uma comemoração da morte de Cristo” (Millard Erickson, Christian Theology, Baker, pg 1128).
Charles Hodge em sua teologia sistemática afirma que há pouca diferença entre as interpretações de Zuínglio e Calvino.
Para a interpretação zuingliana, a Ceia é uma das maneiras dos cristãos receberem as bênçãos de Cristo.
Alguns alegam que Zuínglio tinha uma visão seca e sem importância da Mesa do Senhor, mas isso não é verdade. Zuínglio enfatizou bastante o papel da Ceia ser um memorial devido à séria controvérsia com Lutero. Zuínglio não via a Ceia só como um mero ritual, ele via na Ceia a presença espiritual de Cristo, mas sem misticismo.
O QUE PODEMOS CONCLUIR SOBRE A PRESENÇA DE CRISTO?
As interpretações Católica e Luterana são claramente contraditórias e sem fundamento algum na Palavra. O corpo de Jesus está nos Céus, à direita do Pai. Não há nenhuma passagem na Bíblia que diz que os elementos se transformam no corpo e no sangue de Jesus.
A visão de que Cristo está presente de uma forma especial e diferente na Ceia se baseia no desejo de alguns teólogos em manter as tradições da Igreja Católica Romana. “Outra fonte da interpretação que Cristo está presente espiritualmente era a tendência ao misticismo.” (Millard Erickson, Christian Theology, Baker, pg 1130)
Jesus prometeu estar presente com Seus discípulos em todos os lugares e em todos os tempos (Mt28:20; Jo 14:23) – principalmente no contexto de disciplina na igreja (Mt 18:20). Para Paulo a Ceia é um tempo em que o corpo de Cristo lembra, proclama e celebra a morte do nosso Salvador (I Co 11:24-26).
Precisamos tomar cuidado para não irmos para outro extremo de negarmos por completo a presença do Cordeiro em Sua Mesa, pois muitas vezes no zelo de evitar o conceito da presença mágica e mística de Jesus na Ceia muitos vão para o extremo de tirar Cristo totalmente desse ato de adoração – o que é um erro fatal tirar a espiritualidade de qualquer ato de adoração!
Através do Espírito Santo, Jesus tem comunhão com a Sua igreja toda vez que nos reunimos, e, sempre que obedecemos a Seus mandamentos, Ele nos recompensa com bênçãos espirituais. Sempre que há disciplina na igreja para purificá-la, sempre que a Palavra é pregada, sempre que há verdadeira comunhão entre os irmãos, sempre que a Ceia do Senhor é celebrada - há bênçãos espirituais. Durante a Mesa do Senhor Ele está presente no nosso meio através do Espírito Santo e quando participamos desse banquete espiritual de forma correta, nós somos alimentados espiritualmente, pois somos lembrados da morte de Jesus e todos os benefícios que isso nos traz!
A Mesa do Senhor é um tempo de comunhão especial com o Espírito Santo, pois é um tempo separado em especial para trazer às nossas mentes e corações a redenção que tivemos por meio do sangue de Jesus. Sempre que separamos um tempo específico para que como um corpo todos relembrem e reflitam nas consequências da morte de Jesus (como é a Ceia), e ao mesmo tempo em que somos lembrados nós também proclamamos publicamente a morte do nosso Salvador, há com certeza uma nutrição e um crescimento espiritual especial em nossas vidas!
III - O QUE É A CEIA DO SENHOR
A Ceia do Senhor é uma ordenança de Cristo para a Sua igreja na qual o participante, pela fé [fé é essencial, pois sem fé é impossível agradar a Deus], lembra, proclama e celebra a morte de Jesus. A Ceia é um tempo especial quando os cristãos lembram e proclamam a morte do único Salvador, Jesus. A Ceia é um tempo quando os cristãos são obrigados a refletirem sobre a unidade que deve haver no corpo de Cristo, visto que o corpo dEle foi quebrado para nossa união. A Ceia é quando separamos um tempo para sentarmos à mesa do nosso Senhor e participarmos dos Seus sofrimentos e morte.
I Coríntios 11:23-26 -- 23 Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão 24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória (gk. ἀνάμνησις – anamnēsis –lembrança, memorial) de mim”.25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória (gk. ἀνάμνησις – anamnēsis—lembrança, memorial) de mim”.26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
Lucas 22:19 -- Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória (gk. ἀνάμνησις – anamnēsis - –lembrança, memorial) de mim”.
1 – A CEIA É UMA ORDENANÇA:
Jesus ordena a Ceia à Sua Igreja. “façam isto” – o verbo no imperativo mostra ser uma ordem. Não praticar e não participar da Ceia é desobediência!
2 - A CEIA É UM MEMORIAL:
“em memória (gk. ἀνάμνησις – anamnēsis –lembrança, memorial) de mim”.
Para o hebreu, lembrar significava muito mais do que simplesmente trazer algo à mente, apenas para lembrar que algo ocorreu. Lembrar verdadeiramente é voltar na mente e recuperar o máximo possível da realidade e da importância de um evento ou de uma experiência. Lembrar-se de Jesus Cristo e de Seu sacrifício na cruz é reviver com Ele a sua vida, agonia, sofrimento e morte, o máximo que for possível humanamente. Quando participamos da Ceia do Senhor, nós não oferecemos um sacrifício novamente; nós lembramos o sacrifício dEle por nós que foi uma vez só.” (John MacArthur - http://www.gty.org/resources/bible-qna/BQ63011/The-Lords-Supper-Symbolic-or-Literal)
Como um memorial, a Ceia nos traz de volta a cruz, e foi lá, através da graça do Pai, que recebemos perdão e fomos salvos da justa ira de Deus.
Como um memorial, a ceia deve gerar:
- agradecimento; alegria; exortação à santidade; exortação à unidade; a alegria de participar dos sofrimentos de Jesus; alegria do banquete que teremos ao lado de Jesus na eternidade.
Todas essas memórias devem gerar ações em nossas vidas!
3 – A CEIA É UMA PROCLAMAÇÃO:
I Coríntios 11:26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
ANUNCIAR – gk. καταγγέλλω – declarar ou pregar algo, o prefixo kata – pregar de forma precisa!
A Ceia é uma pregação/proclamação de todo o corpo de Cristo, não através de palavras faladas, mas através de uma encenação!
A Ceia diferencia o cristianismo de outras religiões, pois celebramos e proclamamos a morte do nosso Salvador!
A Ceia deve ser vista pelas pessoas, pois é um precioso momento em que a igreja de Cristo proclama que a redenção dos pecados só vem através do corpo e sangue de Jesus que são simbolizados no pão e no cálice!
4 – A CEIA É UM TEMPO DE REFRESCAR NOSSA ESPERANÇA DA SEGUNDA VOLTA DE CRISTO:
I Coríntios 11:26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
Durante a Ceia é alimentada a nossa esperança de que Aquele que veio na primeira vez irá voltar para nos buscar e Reinar nos novos céus e na nova terra!
Nós somos lembrados de que a morte não foi o fim de Jesus, mas que Ele ressuscitou, ascendeu aos céus e voltará!
Podemos concluir que a Ceia é um tempo de nós olharmos!
QUATRO ‘OLHARES’ QUE ENVOLVEM A CEIA:
1 – OLHAR PARA TRÁS!
I Coríntios 11:23-25 -- 23 Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão 24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim”.
Ao fazer da Ceia um memorial, o cristão olha para trás, ele olha para o passado, olha para a cruz de Cristo onde o sangue dEle foi derramado e seu corpo quebrado.
Essa dimensão tem o propósito de ‘relembrar’ a paixão de Cristo de tal forma que Ele se torna presente para o cristão. É um momento sagrado para agradecer a Deus pela obra redentora de Cristo.” (Arthur Patzia, The Emergent of the Church, IVP, pg 229)
2 – OLHAR PARA FRENTE!
I Coríntios 11:26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
Ao olharmos para o futuro, somos lembrados que existem coisas por vir. Muitas vezes vivemos como se não houvesse um futuro escatológico. A Ceia nos lembra de viver como peregrinos nesta terra temporária!
Com essa perspectiva, marana tha (I Co 16:22) seria um modo prático de se começar ou terminar a celebração.” (Arthur Patzia, The Emergent of the Church, IVP, pg 230).
3 – OLHAR PARA SI MESMO!
I Co 11:28 Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.
A participação na Mesa do Senhor requer uma autoavalição. A pessoa tem o dever de se examinar.
Jamais se assente à Mesa do Senhor de forma superficial! Jamais coma o pão e beba o cálice de forma superficial!
Olhe para si mesmo, questione o seu modo de viver. Como é que eu estou celebrando e proclamando a morte de Cristo?
** Esse olhar interno tem o propósito de te trazer para a Mesa do Senhor, e não de te afastar! Não tem o objetivo de tirar da Comunhão, pelo contrário, o autoexame tem o objetivo de fazer com que você lembre-se das ramificações da morte de Jesus e se arrependa e seja lavado e se aproxime da Mesa.
** Se você tem amargura no seu coração então peça perdão! Se você tem pecado escondido, confesse os pecados!
4 – OLHAR AO SEU REDOR!
I Co 11:29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.
I Co 10:17 Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.
Esse aspecto revela a dimensão horizontal que há nessa ordenança. Muito além de um mero pedacinho de pão e um copinho de suco de uva, a Ceia deve ser um momento de comunhão entre os irmãos.
O cristão é chamado a ‘discernir o corpo’. O corpo de Cristo foi quebrado para que nós pudéssemos ser um só corpo. Como pode alguém se achegar à Mesa do Senhor sem se preocupar com as necessidades dos irmãos?
A Mesa do Senhor envolve a comunhão de todos. Esse era o grande problema nas igrejas em Corinto. Os cristãos estavam divididos, o corpo que deveria ser um estava todo repartido. Os ricos desprezavam os pobres, comiam toda a comida e como consequência muitos estavam sem alimentação sadia e estavam ficando doentes e até morrendo.
Podemos concluir que a Ceia do Senhor é um tempo de extrema importância, pois é quando os cristãos separam um tempo em especial para lembrar, proclamar e celebrar a morte de Jesus e todas as consequências disso em nossas vidas.
IV – A ORIGEM HISTÓRICA
A Ceia do Senhor foi instituída pelo próprio Jesus durante a Sua última ceia com Seus discípulos, antes de Sua morte. Isso é relatado por Mateus (Mt 26:26-29), Marcos (Mc 14:22-25), Lucas (Lc 22:14-20) e Paulo (I Co 11:23-25).
Portanto o que celebramos não é um mero ritual religioso criado por homens, mas sim algo instituído e ordenado pelo nosso Senhor Jesus.
Lucas 22:13-20 13Eles saíram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Então, prepararam a Páscoa. 14 Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. 15 E disse-lhes: "Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer. 16 Pois eu lhes digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus". 17 Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: "Tomem isto e partilhem uns com os outros. 18 Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus". 19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". 20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.”
O contexto histórico é de fundamental importância. A Ceia do Senhor foi estabelecida no contexto da celebração da Páscoa. Jesus usa essa ocasião para mostrar que Ele é a verdadeira redenção. O que ocorreu naquele dia no Egito apontava para esse momento – Jesus é o Cordeiro Pascal!
V – OS PARTICIPANTES
Quem pode e deve participar da Ceia?
Ao estudarmos principalmente as instruções de Paulo sobre a Ceia em I Coríntios 11, podemos observar algumas instruções sobre quem deve participar:
1 - I Co 11:26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
A Ceia do Senhor deve ser celebrada pelos discípulos de Jesus! Pessoas que não têm Jesus como único Senhor e Salvador não devem participar. Isso fica claro pela repetição do uso da palavra ‘Senhor’ - a pessoa precisa ter Jesus como único Senhor de sua vida.
Para anunciar/proclamar a morte do Senhor é preciso crer nEle, e não só crer, pois até os demônios creem, mas ser um discípulo!
2 – A pessoa precisa ser batizada nas águas!
Se o batismo é o primeiro passo em anunciar e testemunhar sua união com Cristo e Seu corpo e a Ceia é uma continuação nesse testemunho publico da nossa união e comunhão com Cristo e Seu corpo, então o batismo é um pré-requisito.
A ordem é lógica. A pessoa crê, depois ela é batizada (testemunhando a sua fé e participação no corpo de Cristo) e só então ela proclama sua comunhão através da Ceia.
3I Co 11:25-26 25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim". 26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
A Ceia do Senhor é um memorial e uma proclamação da morte de Jesus. O participante deve ter maturidade para compreender o que ele está fazendo, por isso crianças não devem participar.
4 - I Co 11:29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação.
Os participantes devem ter discernimento espiritual para poderem discernir o corpo (a igreja).
CONCLUSÃO:
A Ceia deve ser celebrada pelos discípulos de Jesus que já professaram publicamente, por meio do batismo, sua morte e ressurreição com Jesus Cristo. Incrédulos e crianças não devem participar. É ótimo que eles vejam e assistam, pois é uma linda proclamação da nossa comunhão com Jesus e com Seu corpo, mas eles não devem participar.
** Nada é dito sobre quem pode distribuir. Em nenhum lugar a Palavra ordena um grupo de pessoas em específico.
VI – OS ELEMENTOS
Os dois elementos principais são o pão e o fruto da vinha (vinho?).
Lucas 22:17-20 17 Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: "Tomem isto e partilhem uns com os outros. 18 Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus". 19 Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". 20 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.”
O PÃO:
O pão simboliza o corpo de Jesus (v.19). O pão não é o corpo, mas um símbolo!
A grande importância dada por Jesus não estava no tipo de pão, mas no que ele representava. Jesus deu os novos significados dos elementos usados na Páscoa.
O pão simboliza o corpo de Cristo que foi quebrado por nós; o corpo dEle que foi despedaçado em nosso lugar.
O tipo de pão não é o que deveria prender nossa atenção (se é integral, sem fermento, de hambúrguer...). A nossa mente deve estar no simbolismo daquele pão, que é o corpo do nosso Senhor sendo quebrado pelos nossos pecados para que por meio dele nós pudéssemos ser um só corpo em Jesus!
O CÁLICE:
O cálice representa o sangue de Jesus derramado na cruz para ratificar a Nova Aliança.
O cálice nos lembra do sangue do Cordeiro que foi morto para que nós pudéssemos ter a verdadeira redenção. Não mais uma redenção física como foi com a nação de Israel, mas uma redenção espiritual.
Jesus usa a palavra ‘fruto da videira’. Alguns alegam que a igreja deve usar vinho na Ceia, mas em nenhum momento a Bíblia dá ordens clara sobre o que deve ser servido. O que o Senhor realmente quer, é que os elementos nos levem a refletir sobre as verdades por trás do pão e do cálice e não sobre os tipos de pães e vinhos.
Creio que o importante é que nós usemos o pão e o fruto da vinha. Se é sem fermento ou se é suco de uva isso não é importante.
** Hoje em dia há pessoas usando Fanta Uva e Doritos na Ceia para inovar - isso é desviar-se totalmente dos princípios básicos da Palavra.
A Ceia é algo muito sério para as pessoas brincarem com ela! Paulo nos informa sobre o julgamento de Deus nas igrejas em Corinto (I Co 11:29-32 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. 30 Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. 31 Mas, se nós nos examinássemos a nós mesmos, não receberíamos juízo. 32 Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo).
Hoje em dia há um grande número de cristãos voltando às raízes judaicas – enfatizando a importâncias das festas e principalmente a celebração da Páscoa. O grande problema com isso é que a Páscoa apontava para Cristo; a Ceia instituída por Jesus é a celebração cristã do que seria a Páscoa para os judeus!
VII – CONCLUSÃO E OBSERVAÇÕES PRÁTICAS:
Seguem algumas conclusões práticas sobre a importância dessa maravilhosa ordenança do nosso Senhor Jesus para a Sua igreja:
1 – A FREQUÊNCIA DA CEIA:
Algumas igrejas celebram todos os dias, outras celebravam uma vez por mês, outras a cada duas semanas...
I Co 11:25-26 25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, sempre que o beberem, em memória de mim". 26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
Nada é ordenando sobre a frequência. Nós somos informados que alguns celebravam toda vez que se encontravam e outros no primeiro dia da semana:
At 2:46-47 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.
At 20:7 No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até à meia-noite.
O Didaque diz que eles realizavam a Ceia todo domingo.
2 – REFEIÇÃO E CEIA:
A Bíblia não ordena que haja uma refeição com a Ceia. O costume da igreja primitiva era de celebrarem essa ordenança juntamente com uma ceia. A ceia era comida antes da celebração da ordenança (ver I Coríntios 11).
Nós temos uma refeição, pois creio ser um tempo especial para a igreja criar comunhão verdadeira entre os membros do corpo.
É importante estabelecer a Ceia do Senhor no contexto das refeições no Antigo Oriente. ‘Para a pessoa no oriente’ diz Joachim Jeremias, ‘toda refeição é uma garantia de paz, confiança e irmandade. Comer com alguém é uma comunhão de vida’. Assim, comer ou compartilhar uma refeição com alguém tinha muito mais importância do que apenas satisfazer o próprio apetite. Até hoje, o convite ‘vem jantar em casa’ ou ‘vamos sair para comer’ inclui um desejo de curtir a refeição e a amizade também... Em contextos religiosos a refeição ligava os participantes a Deus (Ex. 18:12; 24:11) e ratificava alianças – Isaque e Abimeleque (Gen. 26:26-30), Jacó e Labão (Gen. 31:54) e Davi e Abner (II Sam. 3:20).” (Arthur Patzia, The Emergence of the Church, IVP, pg 216).
3 – A CEIA E NOSSA UNIÃO COM CRISTO:
I Co 10:16 Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?
Durante a Ceia nós celebramos nossa união com Jesus. Essa união é que nos justifica diante de Deus, por isso é um momento de extrema alegria para o cristão!
Celebramos nossa comunhão com os sofrimentos de Cristo também!
4 – A CEIA E A NOSSA UNIÃO COM O CORPO DE CRISTO:
I Co 10:17 Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão.
Nós celebramos nossa união com a igreja – o corpo de Jesus! É um momento para examinarmos nossas vidas dentro do corpo: nosso amor, nosso serviço, nossa comunhão, nosso cuidado.
Não participe da Ceia brigado ou amargurado com irmãos da igreja, pois é contrário à proclamação dessa celebração!
5 – ALERTA CONTRA A IDOLATRIA:
I Co 10:21 Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
A celebração da Ceia é um ótimo tempo para examinarmos nossos corações e verificarmos se não há ídolos no lugar do Senhor.
Não podemos nos assentar à mesa do nosso Senhor com outros senhores reinando sobre nossa vida.
Não se achegue à mesa do Senhor Jesus pensativo e com o coração cheio de outras preocupações.
6 – A CEIA E O TESTE INTERIOR:
I Co 11:28 Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.
O cristão é convocado a examinar-se e avaliar a sua fé. É um tempo em que somos sondados pelo Espírito Santo e confrontados para que possamos nos arrepender.
Que jamais participemos da Ceia do Senhor de forma superficial!
É um ótimo tempo para confessarmos nossos pecados!
Jamais participe sem se importar com os irmãos ao seu redor!
7 – A CEIA E A PROCLAMAÇÃO:
I Co 11:26 Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha.
Todo o corpo de Cristo participa dessa maravilhosa proclamação do Evangelho quando participamos da Ceia. É de extrema importância que os incrédulos vejam nossa participação na Mesa do Senhor, pois isso é uma pregação coletiva do Evangelho.
CONCLUSÃO:
Quão maravilhoso é participar dessa extraordinária ordenança dada por Jesus. Quão preciso é podermos separar um tempo todo mês para juntos olharmos para o pão e para o cálice e lembrarmo-nos do corpo de Cristo que foi quebrado naquela cruz para que nós pudéssemos ser unidos ao Pai. Juntos olhamos para o cálice e lembramos daquele sangue escorrendo por todos os lugares daquela cruz – sangue que nos trouxe a liberdade da escravidão do pecado e da morte. Quão maravilhoso é separarmos um tempo todo mês para sentarmos à Mesa do nosso Senhor e proclamar nossa comunhão em Seus sofrimentos. Quão precioso é podermos, juntos, como um só corpo, proclamar que a morte não foi o Seu fim, mas que Ele ressuscitou e hoje e reina e um dia virá para que possamos celebrar fisicamente e visivelmente com Ele.
Obrigado Senhor por tamanha graça nos dada através desse majestoso memorial: a Ceia do Senhor!