terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Os Últimos Dias de [acordo com] Jesus Parte I – Marcos 13

Serie de Sermões em Marcos
Titulo: Os Últimos Dias de [acordo com] Jesus Parte I – Marcos 13
Pregado na manhã de Domingo, do dia 30 de Janeiro de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros
Versão em Vídeo
Introdução e Contextualização:
Chegamos a um dos capítulos mais importantes de todo o evangelho de Marcos. Esse capítulo não é só importante pelo conteúdo teológico que nele há, mas por toda a controvérsia de interpretação que ele produziu e ainda produz.
Com certeza, esse é um dos textos mais abusados e mal interpretados de toda a Bíblia.
Além das inúmeras falsas profecias sobre o fim do mundo, tendo como base esse texto, o filósofo inglês Bertrand Russel, que escreveu Why I AM Not a Christian, usa passagens desse capítulo de Marcos para criticar Jesus e o cristianismo. A principal passagem usada por ele é Marcos 13:30. Ele alega que Jesus estava enganado sobre o fim dos tempos e que, se Jesus estava enganado, então Ele não foi perfeito.
Precisamos estudar de forma séria esse texto para que: 1) possamos retirar todos os nutrientes espirituais para o nosso crescimento em santidade; 2) não façamos como tantos outros que deturparam a passagem e criaram falsas esperanças; 3) possamos nos defender de ataques como o de Bertrand Russel.
Geddert disse, “Uma tarefa ainda não foi cumprida: a tarefa de interpretar Marcos 13 cuidadosamente e compreensivamente no contexto do Evangelho de Marcos.” (T.J. Geddert, Watchwords – Mark 13 in Markan Eschatology, JSOT, 1989)
Esse é o nosso objetivo – estudar Marcos 13 no contexto do evangelho de Marcos. Como os discípulos de Jesus entenderam esse discurso? Como a igreja primitiva ouviu essa mensagem?
Para que possamos analisar o texto em seu contexto, é necessário um grande esforço de todos nós.
COMO INTERPRETAR ESSA PASSAGEM:
1 – Nós precisamos ler todo o texto e ver qual é a ideia principal do ensino de Jesus. Ao invés de nos preocuparmos com os detalhes, como é costume de muitos, primeiramente precisamos ver o que Jesus está realmente ensinando. Qual o ensino principal?
** Um dos grandes problemas é que a maioria das pessoas tenta interpretar de forma rigorosa todos os detalhes desse longo discurso de Jesus. Eles tentam de todas as formas encontrar os cumprimentos de cada palavra de Jesus na história da humanidade – isso cria muitos problemas.
Continue a Leitura Aqui