segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Jesus ensina sobre a consequência da superficialidade - Parte III - Tema o Inferno parte B - Marcos 9:42-48

Serie de Sermões em Marcos

Titulo: Jesus ensina sobre a consequência da superficialidade - Parte III - Tema o Inferno parte B - Marcos 9:42-48

Pregado na manhã de Domingo, do dia 20 de fevereiro de 2011,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Gustavo Barros

Marcos 9:42-48 42 "Se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, seria melhor que fosse lançado no mar com uma grande pedra amarrada no pescoço." 43 Se a sua mão o fizer tropeçar, corte-a. É melhor entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga,{44 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.} 45 E se o seu pé o fizer tropeçar, corte-o. É melhor entrar na vida aleijado do que, tendo os dois pés, ser lançado no inferno. {46 onde o seu verme não morre, e o fogo não se apaga.} 47 E se o seu olho o fizer tropeçar, arranque-o. É melhor entrar no Reino de Deus com um só olho do que, tendo os dois olhos, ser lançado no inferno, 48 onde ‘o seu verme não morre, e o fogo não se apaga’.49Cada um será salgado com fogo.50 "O sal é bom, mas se deixar de ser salgado, como restaurar o seu sabor? Tenham sal em vocês mesmos e vivam em paz uns com os outros".

** {} Alguns manuscrito não possuem versículos 44 e 46.

Introdução e Contextualização:

Há uma musica do Roberto Carlos que diz, “Não suporto mais você longe de mim. Quero até morrer do que viver assim. Só quero que você me aqueça nesse inverno. E que tudo mais vá pro inferno” – Isso mostra a total incapacidade de uma pessoa entender o terror desse lugar.

Quem entende a profundidade do horror que é o inferno, jamais deseja que outra pessoa vá para lá!

Eu estou pregando essa mensagem com todo temor, terror e cheio de compaixão! Jesus falou da realidade do inferno porque Ele amava as pessoas e queria que as pessoas acordassem para essa realidade!

Essas quatro últimas semanas que passei estudando a doutrina do inferno fizeram com que eu sentisse um peso que eu jamais senti – a realidade desse lugar me chocou como nenhum outro estudo que eu já havia feito. Percebi como eu mereço esse lugar, por todas as vezes que eu peco contra esse Deus que é totalmente santo e glorioso!

Gostaria que fosse mentira e ilusão, mas é a mais pura verdade que saiu dos lábios de Jesus Cristo. Como foi dito por Sproul, “Quase todo ensino bíblico sobre inferno vem dos lábios de Jesus. É esta doutrina, talvez mais que as outras, que constringe a lealdade do cristão para com o ensino de Cristo”. (Essential Truths of the Christian Faith, R.C. Sproul- Tyndale).

O peso que Deus colocou em meu coração para pregar esses dois sermões no inferno se dá porque:

A – A doutrina do Inferno foi retirada dos púlpitos das igrejas. Pastores não pregam mais sobre a realidade e severidade deste lugar – que foi criado por Deus para condenar pecadores.

As igrejas não têm mais temor por Deus! Eles ignoram e rejeitam qualquer sermão que amedontrará as pessoas, não percebendo que a Bíblia é um livro amendrotador, pois descreve um Deus que deve ser temido!

Liguei para algumas igrejas e conversei com alguns pastores sobre quando foi a última vez que eles fizeram um estudo/uma pregação sobre o INFERNO:

Primeira observação - A dificuldade de achá-los, eu não sei onde eles ficam! Mas no escritório é que não estavam!

A maioria que eu consegui conversar ou que olhei no site da igreja afirma acreditar no inferno, mas nenhum deles pregou um sermão ou conduziu um estudo sobre o inferno. Alguns disseram que não viam a necessidade disso.

As doutrinas andam de mãos dadas, então com o crescimento de pastores negando a veracidade e inerrância da Bíblia – eles acabam por negar as doutrinas mais difíceis – eles param de pregar sobre a ira de Deus, não se ouve sermões sobre a santidade de Deus e como conseqüência o inferno some do púlpito!

B – A doutrina do inferno foi rejeitada não só pelos pastores, mas as pessoas de modo geral não acreditam mais no inferno – ou se acreditam, elas têm a certeza de que não irão para lá!

Há uma falsa segurança na qual as pessoas têm certeza de que não irão para o inferno!

C – As pessoas que acreditam no inferno não entendem quão terrível é esse lugar e como podem se livrar dele – acham que boas obras é o suficiente.

Essa palavra é para todos – principalmente para aqueles que já estão “seguros”. Talvez hoje, você, que já está na igreja há muito tempo esteja andando sobre o piso podre e escorregadio que te leva para o inferno, precisa ser acordado pela realidade deste lugar.

A ira de Deus é real e o inferno está pronto!

Clique aqui para continuar a leitura