sexta-feira, 4 de junho de 2010

Jesus Chama os Primeiros Discípulos

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

MARCOS 1

1:14-20 - 14 Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus.15 “O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!” 16 Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e seu irmão André lançando redes ao mar, pois eram pescadores.17 E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”.18 No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. 19 Indo um pouco mais adiante, viu num barco Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, preparando as suas redes.20 Logo os chamou, e eles o seguiram, deixando seu pai, Zebedeu, com os empregados no barco.

Marcos vai direto para o ministério de Jesus na Galiléia.

V. 14 - Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus.

· João não fala muito de como e porquê João foi preso (mais tarde ele fala mais 6:14-29). A intenção de Marcos é ligar o ministério de João e Jesus!

· Além de ligar o ministério dos dois, Marcos quer mostrar que Deus foi quem permitiu o aprisionamento de João --- “foi entregue”.

· Semelhanças – compare a mensagem dos dois:

1:4 – Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.

1:14 - O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!

O que Jesus pregou?

** “As Boas Novas de Deus” --- o que são as Boas Novas de Deus?

1) Que tudo vai ser oba-oba na sua vida?

2) Que você pode ser rico? Agora você vai receber um monte de $$$

3) Que você nunca vai ficar doente?

4) Que você não vai ter mais problema nenhum?

5) Que você vai passar a dirigir uma Mercedes novinha?

6) Que se você der seu dizimo tudo vai prosperar?

7) Que você pode ser igualzinho o mundo e mesmo assim ser salvo?

V.15 – O que Jesus Pregou: “O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!”

2 Declarações e 2 Mandamentos

1- O Tempo é Chegado --- O tempo profetizado no Antigo Testamento, o tempo de salvação!

2- O Reino de Deus está próximo --- Deus reina sobre tudo, mas o termo Reino de Deus se refere em específico a promessa de que um descendente de Davi reinaria sobre o povo de Deus.

II Sam. 7:8-17 - E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que te fará casa. 12 Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino. 13 Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. 14 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens. 15 Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. 16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre. 17 Conforme a todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi

Isa. 11:1-9 - Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. 2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. 3 E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. 4 Mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com eqüidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio, 5 E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins. 6 E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. 7 A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. 8 E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. 9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.

Zac. 9:9-10 - Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta. 10 E de Efraim destruirei os carros, e de Jerusalém os cavalos; e o arco de guerra será destruído, e ele anunciará paz aos gentios; e o seu domínio se estenderá de mar a mar, e desde o rio até às extremidades da terra.

O Reino de Deus = o triunfo de Deus e Jesus através do plano de salvação sobre o pecado e oposição demoníaca.

Não é um reino material, mas espiritual!

1- Arrependam-se andam de mãos dadas!

2- Creiam no Evangelho

Você precisa crer no Evangelho e se Arrepender!

Arrepender = metanoia – metamorfose – mudança de pensamento e ação!

Crer no Evangelho = O que é o Evangelho?

O homem caiu, está no pecado e necessita da salvação da justa ira de Deus – para ser salvo a pessoa precisa crer na mensagem de que Jesus é Deus, veio como homem, sofreu e derramou seu sangue na cruz, pagando o preço de nossas vidas. Ele ressuscitou e ascendeu a direita de Deus para reinar e esperar o tempo certo para voltar.