sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Supremacia de Jesus

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 1:21-34 - 21 Eles foram para Cafarnaum e, logo que chegou o sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22 Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei. 23 Justo naquele momento, na sinagoga, um homem possesso de um espírito imundo gritou: 24 “O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus!” 25 “Cale-se e saia dele!”, repreendeu-o Jesus. 26 O espírito imundo sacudiu o homem violentamente e saiu dele gritando. 27 Todos ficaram tão admirados que perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um novo ensino — e com autoridade! Até aos espíritos imundos ele dá ordens, e eles lhe obedecem!” 28 As notícias a seu respeito se espalharam rapidamente por toda a região da Galiléia. 29 Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João à casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e falaram a respeito dela a Jesus. 31 Então ele se aproximou dela, tomou-a pela mão e ajudou-a a levantar-se. A febre a deixou, e ela começou a servi-los. 32 Ao anoitecer, depois do pôr-do-sol, o povo levou a Jesus todos os doentes e os endemoninhados. 33 Toda a cidade se reuniu à porta da casa, 34 e Jesus curou muitos que sofriam de várias doenças. Também expulsou muitos demônios; não permitia, porém, que estes falassem, porque sabiam quem ele era.

Divisão do Estudo:

I) SUPREMACIA DE CRISTO SOBRE O ENSINO – VS.21-22

II) SUPREMACIA DE CRISTO SOBRE DEMÔNIOS – VS. 23-27

III) SUPREMACIA DE CRISTO SOBRE DOENÇAS – VS.28-34

Introdução:

** Vimos a soberania de Jesus sobre satanás (vs.12-13) e sobre os discípulos (14-20). Marcos continua a demonstrar a autoridade e domínio do Filho de Deus durante seu ministério na Galiléia.

Esses versículos demonstram como era o dia do Servo, Jesus! Um sábado na vida de Jesus.

I) A SUPREMACIA SOBRE O ENSINO (vs. 21-22)

21 Eles foram para Cafarnaum e, logo que chegou o sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22 Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei.

Jesus começou em Nazaré, mas as coisas não foram muito bem por lá (Lc. 4:16-30). Então Ele parte para Cafarnaum.

Cafarnaum --- heb. kefar (vila) naum. Nos tempos de Jesus essa cidade tinha uma certa importância econômica. Sua economia era fundamentada na pescaria, agricultura e comércio. Arqueologistas estimam uma população de mais de 2 mil pessoas.

Cafarnaum se torna a base ministerial de Jesus.

SINAGOGAS = sinagogas eram agrupamentos de homens para a leitura e o estudo do Antigo Testamento.

Surgiu com a destruição do Templo de Salomão pelos babilônicos em 587 a.C. Homens como Ezequiel, Esdras e Neemias começaram a agrupar outros homens para o estudo do Tora.

*Eram dentro das casas ou em um lugar público.

*Havia um grupo de homens para liderar – eles decidiam quem podia ministrar (At. 13:15).

* Diferente do Templo, nas sinagogas gentios tementes e mulheres podiam participar (Lc.13:10-17).

** Jesus não entra simplesmente sem nenhum convite e começa a pregar. Ele havia sido convidado, pessoas já haviam escutado Ele ensinar, viram a competência dEle no manejar das Escrituras e decidiram convidá-lo a ministrar num sábado!

v. 22 – “Todos ficavam maravilhados (ἐκπλήσσω – perplexo, admirado) com seu ensino” --- Por quê?

Marcos não fala o que Jesus ensinou para criar tanto espanto e admiração por parte dos ouvintes (isso a gente verá mais para frente), mas fala como Ele ensinava!

Contraste:

Jesus x Mestres da Lei

A palavra chave é autoridade (ἐξουσία - exousia – autoridade, poder demonstrado em assuntos judiciais, políticos e sociais) – diferente dos rabinos que citavam outros rabinos como modo de interpretação das escrituras. Havia duas escolas principais de interpretação da Lei no judaismo – o Shamai (conservadores) e Hillel (liberal).

Jesus demonstra um ensino totalmente diferente dos outros!

Provavelmente a “autoridade” que faz os ouvintes “perplexos” é a nova interpretação de Jesus do Antigo Testamento! Ele fala como alguém que tem todo poder para trazer essa nova interpretação.

A exposição das Escrituras por parte de Jesus é tão diferente que em Nazaré o pessoal expulsou Jesus da sinagoga e tentou matá-Lo (Lc. 4).

** Vemos a autoridade e a SUPREMACIA de Jesus sobre o ensino e conseqüentemente sobre os líderes religiosos!!

** Os ensinos e os líderes religiosos estavam “mortos” --- Jesus restaura e traz vida! E isso traz o espanto nas pessoas!

II) SUPREMACIA SOBRE OS DEMÔNIOS (vs. 23-27)

Vimos a autoridade de Jesus sobre satanás, sobre os discípulos, sobre a interpretação do Antigo Testamento, sobre os mestres da lei e agora veremos sobre os demônios!

23 Justo naquele momento, na sinagoga, um homem possesso de um espírito imundo gritou: 24 “O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus!” 25 “Cale-se e saia dele!”, repreendeu-o Jesus. 26 O espírito imundo sacudiu o homem violentamente e saiu dele gritando. 27 Todos ficaram tão admirados que perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um novo ensino — e com autoridade! Até aos espíritos imundos ele dá ordens, e eles lhe obedecem!”

Exorcismo e pessoas possessas por demônios sempre existiram!

Arqueologia já achou muitos amuletos e escritos do 1º século para livrar as pessoas dos espíritos malignos.

Esse homem deve ter passado anos da vida dele indo à sinagoga e ouvindo a pregação das Escrituras. Mas esses anos de contato não trouxeram libertação nenhuma a esse homem!

* Esse homem possesso por demônios é só um entre vários homens que achavam que só por estar no meio religioso estaria salvo!

Religião não liberta e nem salva ninguém! O único que tem poder para salvar e libertar é Jesus Cristo!

V. 23 – Justo naquele momento, na sinagoga, um homem possesso (sob a influência) de um espírito imundo gritou.

Espírito Imundo” = Demônios

Marcos usa “espírito imundo” para contrastar com o Espírito Santo que Jesus havia recebido! E contrasta com o Santo de Israel.

O que era imundo e profano = impedia as pessoas de se aproximarem de Deus!

DEMÔNIOS NO 1° SÉCULO:

*Para a grande maioria das pessoas demônios eram espíritos das pessoas mortas. As vezes eram vistos como deuses ou espíritos (bons e ruins).

*Apenas um pequeno grupo de pessoas/filósofos viam demônios como seres intermediários – não sendo deuses nem espíritos dos mortos.

*Havia muita magia e encantações – pessoas eram possessas por demônios e usavam de técnicas para “libertação”.

*Uma pessoa possessa de demônios era o mesmo que uma pessoa morta, pois eles eram vistos como espíritos dos mortos.

Na Sinagoga, um Homem Possesso” --- parece impossível, mas dentro das instituições religiosas é que satanás adora se infiltrar!

*Falsos ensinos * Mentiras

*Ganância

*Pecado sexual É assim que demônios entram nas igrejas!

V.24 – “...o homem gritou (quem gritou foi o demônio): 24 “O que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus!”

O que queres conosco?” --- uma expressão de guerra e conflito direcionada a um potencial agressor:

II Sam. 16:10 – Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia?

Jz. 11:12 – E enviou Jefté mensageiros ao rei dos filhos de Amom, dizendo: Que há entre mim e ti, que vieste a mim a pelejar contra a minha terra?

** Exorcistas, naquela época, acreditavam que ganhavam poder ao citar o nome do demônio – conhecimento era poder e o demônio tenta evitar sua derrota citando o nome de Jesus!

No Testamento de Salomão (livro apócrifo e pseudepigrafico), Salomão usa um anel que ele ganhou do arcanjo Miguel para aprender os nomes dos demônios para conquistá-los e usá-los na construção do templo.

Santo de Deus!” --- esse título é dado para enfatizar a santidade de Jesus em contraste com a impureza desses demônios!

O demônio sabia a descendência natural e divina de Jesus!

V. 25“Cale-se e saia dele!”, repreendeu-o Jesus

Diferente dos exorcistas da época que usavam encantações, rituais, barulho, receitas naturais e outras parafernálias, Jesus simplesmente comanda!

Tobias 8:2-3 (livro apócrifo), Sara expulsa o demônio Asmodeu com a ajuda do anjo Rafael, queimando fígado de peixe, cujo cheiro espantou o demônio para as partes remotas do Egito.

O poder e autoridade das palavras de Jesus são diferentes de qualquer outro tipo de exorcismo jamais visto!

Vs. 26-27 - 26 O espírito imundo sacudiu o homem violentamente e saiu dele gritando – (os demônios não afetam só o pensamento, mas também todo o físico!). 27 Todos ficaram tão admirados que perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um novo ensino — e com autoridade! Até aos espíritos imundos ele dá ordens, e eles lhe obedecem!”

O que é isto?” --- a pergunta “Quem é Jesus?” vai invadir a história de Marcos (4:1; 6:2-3; 8:29). A gente sabe, pois a gente tem os versículos 1-12.

Os demônios sabiam quem era Jesus, mas o povo não!

III) SUPREMACIA SOBRE AS DOENÇAS (vs. 28-34)

Agora, por fim, vemos o poder e a autoridade do Servo sobre as doenças!

28 As notícias a seu respeito se espalharam rapidamente por toda a região da Galiléia. 29 Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João à casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão estava de cama, com febre, e falaram a respeito dela a Jesus. 31 Então ele se aproximou dela, tomou-a pela mão e ajudou-a a levantar-se. A febre a deixou, e ela começou a servi-los. 32 Ao anoitecer, depois do pôr-do-sol, o povo levou a Jesus todos os doentes e os endemoninhados. 33 Toda a cidade se reuniu à porta da casa, 34 e Jesus curou muitos que sofriam de várias doenças. Também expulsou muitos demônios; não permitia, porém, que estes falassem, porque sabiam quem ele era.

Pedro era casado e seu sogro já havia falecido (muito provavelmente), por isso vemos ele tomando conta da sua sogra.

Pedro seria o primeiro Papa a ser casado!! J

V. 31 – Diferente do homem possesso, Jesus toca a sogra de Pedro!

Jesus nunca toca os endemoninhados – sempre através da Palavra!

Jesus usava de diferentes métodos e diferentes ocasiões para curar. Às vezes dependia da fé do enfermo, às vezes por vontade própria de Jesus. Tudo isso deixa claro que Ele era soberano e era Ele quem operava!

FEBRE na ANTIGUIDADE:

-- Naquela época não existia magnopirol e nem tilenol. Não existia medicamentos para abaixar a febre.

-- A expectativa de vida no 1º século não passava de 30 anos – uma doença era um grande potencial de morte.

- Manual Clínico de Febre em Crianças: “As civilizações mais antigas (egípcia, mesopotâmica, chinesa, grega-romana) tinham um conhecimento extenso de anatomia e fisiologia, mas eles sempre viam febre como induzidas por espíritos malignos.”

- Para os judeus febre era um sinal de maldição de Deus (veja Levítico 26:16; Deut. 28:22).

* Tanto como para a cultura romana como para a judaica, Jesus se mostra Deus, superior aos espíritos malignos e capaz de reverter à maldição de Deus.

V.32 – “Ao Anoitecer” --- isto é, assim que o Sábado encerrou as pessoas podiam se movimentar sem quebrar a Lei Mosaica.

V.33-34 -- 33 Toda a cidade se reuniu à porta da casa, 34 e Jesus curou muitos que sofriam de várias doenças. - Marcos usa de exagero, pois sabemos que seria impossível de toda a cidade vir se reunir na porta da casa de Pedro. O foco dele não é o contraste entre “TODOS” e “MUITOS”, mas no poder de Jesus!

Sobre Curas:

  • Sempre houve falsos curandeiros – homens e mulheres que “curavam” por dinheiro. Hoje não é diferente – Benny Hinn é um desses!
  • Jesus não fazia cultos de cura, as pessoas é que O procuravam – em nenhum lugar dos Evangelhos vemos Jesus indo atrás dos doentes. A linguagem é sempre deles vindo ou sendo trazidos até Jesus. Jesus não estava envolvido em cultos de cura. Por mais importante que fosse cura e exorcismo para o ministério de Jesus, eles eram conseqüências naturais dos encontros ocorridos.
  • As curas eram para glorificar a Deus (apontar para Deus).
  • Desde a queda do homem no jardim do Éden doenças e o temor da morte são as coisas que geram mais desespero no ser humano. Se você prometer cura e restauração física, você irá conseguir muitos seguidores.
  • Jesus não promete a cura física a todos nesta vida, a única coisa que ele promete é a morte. Não acredite nessa heresia da prosperidade!
  • Mostrar a soberania de Jesus sobre a morte. As curas e libertações mostravam a um povo que vivia sobre o temor da morte que Jesus tinha o poder para salvá-los.
  • Revelava Jesus como Messias - muitos esperavam libertações políticas e econômicas. Jesus mostra a vitória sobre a morte, doenças e demônios como parte essencial do seu ministério.
  • A vida/ministério de Jesus foi diferente de tudo que já existiu e que vai existir.
  • As curas e libertações eram completas e instantâneas! Nunca foram processos de libertações e curas, o toque de Jesus sempre trouxe resultados imediatos!

Conclusões:

1) Os ensinos de Jesus são vida, em meio a toda religiosidade e falsos ensinos – somente as Palavras de Jesus, o Evangelho de Jesus é que pode trazer transformações. Para haver uma reforma na Igreja é necessário que voltemos a pregar o Evangelho.

2) Ser religioso não te liberta e nem traz salvação – pelo contrário, as vezes te distancia ainda mais de Deus.

3) A supremacia de Jesus sobre os espíritos malignos e sobre as doenças, isto é, sobre a morte em geral, deve te levar a uma vida de confiança e livre de todo temor da morte.

4) Como você responde a graça de Jesus para com sua vida? Com espanto ou servindo como a sogra de Pedro? Que possamos imitar a sogra de Pedro e servir Jesus o resto de nossas vidas com toda dedicação.

Perguntas:

1) Como o ensino de Jesus se diferencia dos ensinos de hoje em dias nas igrejas do Brasil?

2) O que a lição do homem endemoninhado dentro de uma instituição religiosa te ensina?

3) Qual o conforto da história da cura da sogra de Pedro trouxe para audiência do 1° século d.C e traz para nós hoje?