sexta-feira, 4 de junho de 2010

As Prioridades de Jesus

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Introdução:

O que é PRIORIDADE?

O que demonstra a prioridade de alguma coisa na sua vida?

Titulo da Mensagem:

As Prioridades de Jesus

Marcos 1:35-39 - 35 De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando. 36 Simão e seus companheiros foram procurá-lo 37 e, ao encontrá-lo, disseram: “Todos estão te procurando!” 38 Jesus respondeu: “Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim”. 39 Então ele percorreu toda a Galiléia, pregando nas sinagogas e expulsando os demônios.

Esses cinco versículos nos mostram três prioridades na vida de Jesus que têm sido fortemente desprezadas por muitos cristãos.

Após um dia cheio e com um grande aumento da sua popularidade, Jesus mostra que sua agenda e a sua programação são bem diferentes das dos discípulos.

Divisão do Estudo:

I) A PRIORIDADE DA ORAÇÃO (vs.35)

II) A PRIORIDADE DA NÃO-POPULARIDADE (vs. 36-37)

III) A PRIORIDADE DA PREGAÇÃO (vs. 38-39)

I) A PRIORIDADE DA ORAÇÃO (vs. 35)

V.35 - De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.

As pessoas, hoje em dia, adoram estórias de vidas que começaram do nada e cresceram muito sem a ajuda de ninguém. Muitos de nós gostamos de assistir filmes de homens desprezados que com muito esforço próprio conseguem se tornar milionários.

Jesus mostra o oposto! Ele mostra completa dependência no Pai e no Espírito Santo.

Jesus nos mostra que sem a dependência da vontade e força de Deus Ele não conseguiria nada!

E como a gente vê isso na vida de Jesus? Através do tempo gasto em oração! Oração demonstra completa dependência de Deus!

* Você já pensou nisso, Jesus era Deus e precisava orar?!

Mas por que Jesus orava?

1) Orava para si mesmo - para ser fortalecido, para ser direcionado, para que o Espírito o ajudasse a cumprir sua missão, para fortalecer a comunhão com Deus e o Espírito:

Veja como as orações de Jesus se assemelham com o modo que Ele ensinou os discípulos a orarem!

João 17:1 - Depois de dizer isso, Jesus olhou para o céu e orou: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique.

Lucas 6:12-13 – direcionamento na escolha dos 12 discípulos - Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. 13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou apóstolos:

Lucas 5:15-16 - Todavia, as notícias a respeito dele se espalhavam ainda mais, de forma que multidões vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. 16 Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.

Lucas 22:40-46 - Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram. 40 Chegando ao lugar, ele lhes disse: “Orem para que vocês não caiam em tentação”. 41 Ele se afastou deles a uma pequena distância, ajoelhou-se e começou a orar: 42 “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”. 43 Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia. 44 Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.45 Quando se levantou da oração e voltou aos discípulos, encontrou-os dormindo, dominados pela tristeza. 46 “Por que estão dormindo?”, perguntou-lhes. “Levantem-se e orem para que vocês não caiam em tentação!”

2) Orava para outras pessoas

*Pelos seus inimigos:

Mt. 5:44 - Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.

Veja Lucas 23:34

*Pelos seus discípulos:

João 17:9 - Eu oro por eles. Não estou orando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

João 17:20 - “Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles...”

*Orava pelas Crianças:

Maioria dos ministros rejeitam as crianças e as mandam para as classinhas. Bem diferente de Jesus!

Veja Mateus 19:13-15

*Orava pelas Refeições:

Mateus 14:19

E Hoje Jesus ainda ora!!

Romanos 8:33-34

Hebreus 7:25

Marcos relata 3 ocasiões de Jesus se retirando para orar, essas 3 ocasiões são de extrema importância:

1) 1:35 – começo do ministério depois de um dia cheio.

2) 6:46 – logo após alimentar 5 mil pessoas, no meio do ministério.

3) 14:32-42 – No Getsêmani, no fim do seu ministério!

*Sempre quando havia uma possibilidade de evitar o sofrimento, conseguir popularidade e atração social, Jesus se retirava para ter comunhão com o Pai!

2 COISAS IMPORTANTES QUE JESUS NOS MOSTRA SOBRE COMO ORAR:

1- “DE MADRUGADA, QUANDO AINDA ESTAVA ESCURO” (Cedinho)

*Jesus orava todo momento – pelas pessoas durante o dia, antes das refeições, a tardezinha – mas há um foco especial em Jesus orando quando ainda era noite, bem cedinho.

Mesmo depois de um dia cheio de trabalho Jesus não teve o descanso que poderia e que merecia ter.

* Jesus não foi um cara que veio, falou algumas coisas bonitas e sumiu – esse homem serviu como ninguém e mesmo assim não tinha o descanso que merecia.

BENEFÍCIO DE ORAR CEDINHO:

a) Você está ofertando as primícias do seu tempo (não é só dinheiro que Ele quer).

b) Você coloca a mente e coração de Cristo logo cedo.

c) Você recebe direcionamento cedinho.

d) Mostra a importância de Jesus na sua vida.

Quantos acordam mais cedo para terem um tempo de comunhão com o Senhor Jesus sozinho?

Muitos alegam que não conseguem acordar cedo. Mas estas mesmas pessoas ficam até depois das 23h na TV.

· Hoje muitos cristãos usam como desculpa o History Chanel, Discovery,National Geographic, Globo News – ficam assistindo até tarde da noite.

Isso é uma escolha sua! Você está escolhendo o que você realmente quer e o que é realmente importante na sua vida.

Devido ao conforto da vida (casa confortável, TV, comida, cama) as pessoas acham que não precisam mais orar. De repente quando perdem o emprego, daí sim, o cara começa acordar cedo etc.

Jesus era Deus, servia o dia todo, e não tinha despertador!

E mesmo assim Ele levantava quando ainda estava escuro!

E.M. Bounds “Poder Através da Oração” - Os homens que mais fizeram para Deus neste mundo estiveram sobre seus joelhos de manhã. Aquele que desperdiça os primeiros momentos da manhã, empregando-os em outras coisas em vez de buscar a Deus, terá dificuldades em buscá-LO o resto do dia. Se Deus não está em primeiro lugar nos nossos pensamentos e esforços pela manhã, Ele estará no último lugar durante todo o resto do dia.

É o ardente desejo que nos impele a buscar a Deus, que nos faz levantar e orar bem cedo. O homem que acorda sem ambições demonstra um coração sem aspirações. O coração que é tardio em buscar a Deus pela manhã, perdeu o sabor da comunhão com Deus. O coração de Davi era ardente para com Deus. Ele tinha fome e sede de Deus, de modo que buscava a Deus bem cedo antes da luz do dia. A cama e o sono não podiam prender a sua alma sedenta de Deus. Cristo ansiava pela comunhão com Deus e assim, levantando-Se bem antes do amanhecer, subiu à montanha para orar. Os discípulos, quando despertados, ficaram envergonhados da sua negligência, pois sabiam onde encontrá-LO. Se passássemos os olhos à lista dos homens que poderosamente influenciaram o mundo a favor de Deus, os encontraríamos orando bem cedo. O anseio para com Deus que não quebra as fadigas do sono, é fraco e realizará muito pouco em favor de Deus, mesmo que possa satisfazer-se a si mesmo. O anseio por Deus, que nos conserva bem longe do diabo e do mundo, no alvor do dia, não se deixa embaraçar por estas coisas.

“Os filhos deste mundo são muito mais sábios do que nós. Eles se dedicam ao

trabalho desde a madrugada até tarde da noite. Nós porem, não buscamos a Deus com ardor e diligência. Ninguém alcançará a Deus sem buscá-LO com todo o esforço e nenhuma alma se põe a buscar a Deus com todas as forças a não ser pela madrugada.”

2 –“Jesus se Levantou, Saiu de Casa e foi para um Lugar Deserto (Lugar Secreto)

Jesus foi orar sozinho em lugar longe de contato com outras pessoas!

Mt. 14:23 - Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho.

Saia do lugar que tira a sua concentração!!!

Jesus havia ensinado a importância de orarmos sozinhos em lugares “escondidos” das pessoas!

Mat. 6:5-6 - “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. 6 Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.

Quando você se tranca num quarto, num carro que não tem ninguém, você se protege da hipocrisia!

É você e Deus, Ele sondando seu coração, mostrando suas falhas, te levando ao arrependimento e conectando seu coração a cruz!!

E.M. Bounds disse em seu livro “Poder através da oração”: “A oração que afeta a vida do ministro deve dar tom a esta mesma vida. A oração que dá cor e tendência ao caráter não é um passatempo curto e agradável. Deve penetrar tão fortemente no coração e na vida como “o forte clamor e lágrimas” de Cristo; e deve levar a alma a uma agonia de desejo como a oração de Paulo; deve ser um fogo alastrador e um poder como “a oração eficaz e fervorosa” de Tiago; deve ser de tal qualidade que, quando colocada no incensário de ouro e queimada

diante de Deus, produza poderosas angústias e revoluções espirituais. A oração não é um pequeno hábito incutido em nós desde o regaço de nossa mãe, nem é uns poucos segundos de ação de graças dada antes de uma refeição de uma hora, mas é o trabalho mais sério dos nossos mais sérios anos. Exige mais tempo e apetite do que as nossas refeições mais demoradas ou festas mais ricas. À oração que dá eficácia à nossa pregação deve dar-se maior importância. O caráter da nossa oração determinará o caráter da nossa pregação. Uma oração ligeira fará uma pregação superficial. A oração torna forte a pregaçao, dá-lhe unção e torna-se penetrante. Em todo o ministério de bons resultados a oração tem sido sempre uma tarefa séria.”

II) A PRIORIDADE DA NÃO-POPULARIDADE (vs.36-37)

36 Simão e seus companheiros foram procurá-lo (no grego:caçá-lo) 37 e, ao encontrá-lo, disseram: “Todos estão te procurando!”

a) Essa é a primeira vez que vemos Pedro se levantando como o líder do grupo!

b) Jesus já havia levado eles para orarem naquele lugar, pois eles sabiam onde Jesus estava!

c) Os discípulos não entendiam a prioridade e a importância da oração. Se eles soubessem eles teriam acordado cedo para orar. Para eles oração era como uma “reza”, mera repetições de palavras sem um relacionamento verdadeiro. O tempo havia deixado os corações dele calejados.

d) A mentalidade dos discípulos era igual a do “povão”:

1) “Para que orar se as coisas estão indo tão bem?”

2) “Aproveite a popularidade! Use isso a seu favor!”

Muitos têm tentado fazer do Evangelho algo popular para que todos “gostem”, e com isso pervertem a mensagem de Deus (3 observações do blog pulpitocristão):

O culto transformado em show.
Não é apenas a mídia que está usando a palavra show para se referir a alguns cultos. Nós mesmos usamos esse termo em nosso meio. Ora, as palavras show e culto não combinam. O dicionário Aurélio define show como espetáculo de teatro, rádio, TV, com grande montagem - que se destina a diversão - atuação de vários artistas de larga popularidade. Culto: adoração/ homenagem à divindade em qualquer forma (religião). A igreja existe não para oferecer entretenimento, melhora de auto-estima, mas sim para adorar a Deus. Se falharmos nisso, a igreja fracassa. Perceba o paradoxo: Convide os jovens de nossas igrejas a um show de música gospel e depois os convide a um congresso de Missões. Veja a diferença de comparecimento em cada lugar.
O tempo destinado à exposição da Palavra em nossas igrejas, está cada vez menor. Há uma cantoria tremenda! Assim como há pão light, geléia light, comidas light, temos hoje também os cultos lights: leve, ligeiro, alegre e jocoso!

Dízimos transformados em dividendos.
A idéia que o dízimo/oferta abrem as comportas do céu, e deixam derramar tanta prosperidade que você não terá onde guardar está tão generalizada que parece não haver saída para este câncer que se instalou na mente dos evangélicos. Há pessoas que dão tudo o que tem na esperança de melhorarem sua vida, de serem bem-sucedidos em seus negócios. Foi, é esta malfadada teologia da prosperidade que criou esta mentalidade mercantilista do dízimo.
Escutem amados: Precisamos mais da prosperidade da Teologia, do que a teologia da prosperidade! Dão não como a viúva que ofertou 2 leptos, pequenas moedas de cobre quase sem valor - uma oferta altruísta, sacrificial. Mas dão para escaparem da falência, de uma doença terminal, de uma separação conjugal. Esta capacidade maligna de transformar a arte de dar em receber está profanando e tornando antipática a palavra dízimo, de origem santa. Isto é totalmente contra o princípio de Jesus ensinou conforme Atos 20.35. O dízimo transformado em dividendos (parte dos lucros líquidos que cabe ao acionista de uma empresa mercantil) inverte os papéis e supervaloriza a obra, em detrimento da graça. Desse modo, Deus assume o papel de devedor e o homem assume o de credor.
Milagres transformados em marketing.
Não há quem precise e não busque a face de Deus para obter livramento frente as difíceis situações da vida: enfermidades, desemprego, morte etc. Devemos buscar a Deus nesses momentos, isso é correto. Agora o que acontece: nós tentamos enquadrar nossas necessidades na lei do mercado. Se há procura, deve haver oferta. Se há problemas difíceis demais, triste demais, complexo demais, então, devem-se ter milagres também.
Então, monta-se uma banca, ou um estande de milagres. O nome de Deus é usado inescrupulosamente. Os milagres não são feitos ao pé do ouvido (como Jesus) sem alarde, sem tocar trombeta: mas de forma sensacional; quanto mais público for, melhor será. Se a igreja não fazia milagres, agora ela tem que fazer, pois caso o contrário perderá seus fiéis e pára de crescer, como a outra está crescendo. Novamente há uma inversão de valores aqui: quando Jesus, o Messias curava, sempre procurava esconder das multidões os prodígios que ele operava. Ele dizia: não conte a ninguém. Então há aqui, uma inversão bíblica, pois enquanto Jesus disse: "Estes sinais acompanharão os que crêem”. Hoje estamos dizendo: os que crêem seguiram estes sinais.

Tudo isso para fazer o Evangelho popular! Pessoas passam a procurar as bênçãos e fugir do sofrimento, assim eles esquecem a Cruz!

Fuja do show e da popularidade!!

Gal. 6:12-14 - Os que desejam causar boa impressão exteriormente, tentando obrigá-los a se circuncidarem, agem desse modo apenas para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. 13 Nem mesmo os que são circuncidados cumprem a Lei; querem, no entanto, que vocês sejam circuncidados a fim de se gloriarem no corpo de vocês. 14 Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo.

A cruz não traz popularidade e não deve fazer homens mortos no pecado se sentirem bem – mas ressuscitar o espírito morto e matar a carne/os desejos pecaminosos que nos afastam de Deus!

** Bill Hybells e Joe Osteen hoje em dia são os pais da heresia de que a igreja tem que ser um lugar de conforto e gostoso para o mundo. Muitas igrejas têm seguido o exemplo deles e feito da igreja um show!

III) A PRIORIDADE DA PREGAÇÃO (vs.38-39)

38 Jesus respondeu: “Vamos para outro lugar, para os povoados vizinhos, para que também lá eu pregue. Foi para isso que eu vim”. 39 Então ele percorreu toda a Galiléia, pregando nas sinagogas e expulsando os demônios.

*O tempo em oração trouxe direção para o ministério de Jesus, veja como Ele responde aos discípulos!

-- Vamos para as cidadezinhas” --- vamos para onde não existe popularidade, para onde existem pessoas doentes, pobres e carentes!!!

-- Para que também lá eu pregue” --- Jesus não veio para:

a) fazer um show de milagres

b) para que as pessoas se sentissem bem

c) para que as pessoas prosperassem financeiramente

d) para que o homem vivesse como “Alice no País das Maravilhas”

Por que Pregando? Pois havia uma mensagem de extrema importância a ser ensinada.

· Ele veio para pregar ARREPENDIMENTO, mostrar a incapacidade do homem sem o poder e a graça do Espírito Santo! Veio pregar que sem uma mudança continua do seu ser, você está perdido!

· Veio pregar o que é FÉ, o que é realmente confiar totalmente no Deus todo poderoso. Ele mostrou o que é viver uma vida de total confiança, dependência e submissão a Deus!

· Veio pregar o que é o Reino de Deus. Veio mostrar como deve ser o estilo de vida de uma pessoa que se diz cidadã do Reino dos Céus!

· Veio pregar as Boas Novas que homem é totalmente depravado, que o homem é incapaz de se salvar, mas que Deus através de sua graça e amor enviou seu Filho Jesus, para morrer crucificado levando em si mesmo a justa ira de Deus, se tornando pecado por nós!

Essa era a prioridade de Jesus!!!

Quais têm sido as nossas prioridades??

** Você tem estado muito ocupado para orar? Então, jogue fora sua TV, troque de emprego, cancele os esportes, queime seu computador, cancele sua TV a cabo. Purifique sua alma para que você possa continua a ver Deus!

** Você tem se preocupado com a sua popularidade? Então você não é apto para seguir a Jesus! Se você se preocupa com popularidade, com o que as pessoas têm pensado – então a mensagem da cruz não é essencial para sua vida.

Arrepende-se e ore para que sua mente seja transformada!

** Se os eventos, os shows, os espetáculos tem tido mais importância na sua vida do que a pregação – ore para que o Espírito Santo coloque em você a mesma paixão que havia no coração de Jesus de pregar o Evangelho onde as pessoas carecem, longe dos olhos e aplausos de homens.

Perguntas:

1) Quanto tempo você tem passado em oração e leitura da Palavra, comparado com outras atividades?

2) O que você pode fazer para acordar mais cedo para dar os primeiros-frutos do seu dia para o Senhor?

3) Qual o relacionamento entre popularidade e a cruz de Cristo?

4) Por que Jesus priorizou a pregação e não os milagres, teatros e outros eventos?