sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Compaixão de Jesus

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Marcos 1:40-45 - 40 Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: “Se quiseres, podes purificar-me!” 41 Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado!” 42 Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado. 43 Em seguida Jesus o despediu, com uma severa advertência: 44“Olhe, não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho”. 45 Ele, porém, saiu e começou a tornar público o fato, espalhando a notícia. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente em nenhuma cidade, mas ficava fora, em lugares solitários. Todavia, assim mesmo vinha a ele gente de todas as partes.

Divisão do Estudo:

I) UMA HISTÓRIA DE DOR E SOFRIMENTO (v.40a)

II) UMA HISTÓRIA DE REVERÊNCIA E TEMOR (v. 40b)

III) UMA HISTÓRIA DE COMPAIXÃO E PODER (vs. 41-42)

IV) UMA HISTÓRIA DE DESOBEDIÊNCIA E TROCA (vs. 43-45)

Introdução:

Uma história de extrema importância para a vida de Jesus, para a audiência do 1° século e para nós hoje!

*Para Jesus, pois a popularidade aumentou, é muito provável que a perseguição dos líderes religiosos começou visto que o leproso se apresentou aos sacerdotes em Jerusalém e mostrou que foi curado da lepra por um homem chamado Jesus. Gerou questionamento!

* Para a audiência do 1° século, pois mostra como Jesus era diferente de todos os outros rabinos sendo cheio de compaixão para com os rejeitados e poderoso sobre a áurea da morte/doenças.

* Para nós, pois somos como aquele leproso!

I) UMA HISTÓRIA DE DOR E SOFRIMENTO (v.40a)

V. 40 Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: “Se quiseres, podes purificar-me!”

Para entendermos melhor o que estava passando com esse homem, precisamos entender a doença da lepra na antiguidade.

Devido à limitada patologia da época do Antigo Testamento, quase todo tipo de doença de pele era chamada de “lepra” – sarna, micose, vitilico... .

LEPRA

* A lepra no Antigo Testamento (sara´at) não se referia somente ao atual Mal de Hansen, mas a várias doenças de pele – incluindo bolor e fungo em roupas e objetos. Veja Levítico 13-14

Tudo que manchava e irava a integridade.

* Todo suspeito de lepra deveria ser levado ao sacerdote para ser examinado.

* Levítico 13-14 trata profundamente o processo que deveria ocorrer com o leproso. Quarentena, oferta etc.

* O leproso era excluído totalmente da comunidade – a única doença que expelia a pessoa da comunidade.

Lev. 13:45-52 e Num. 5:2-4 - Ordena aos filhos de Israel que lancem fora do arraial a todo o leproso, e a todo o que padece fluxo, e a todos os imundos por causa de contato com algum morto. 3 Desde o homem até a mulher os lançareis; fora do arraial os lançareis; para que não contaminem os seus arraiais, no meio dos quais eu habito. 4 E os filhos de Israel fizeram assim, e os lançaram fora do arraial; como o SENHOR falara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.

II Re. 7:3 - E quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui até morrermos?

* Lepra era igual à morte --- ela provocava impureza, assim como os corpos dos mortos!

Num. 12:12 - E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. 11 Por isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado. 12 Ora, não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, a metade da sua carne já esteja consumida.

* Alguns leprosos ficavam em lugares diferentes – gritando, “Imundo! Imundo! Imundo!”

* Lepra era vista no judaísmo como a punição dos pecados de uma pessoa.

* As pessoas viam que só Deus poderia curar a lepra! Moisés, Miriã, Naamã.

II Re. 5:1-27 – história de Naamã. Veja como Eliseu responde ao pedido de cura – “E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra?”

** Provavelmente o leproso dessa história sofria do atual mal de Hansen. Lucas diz que seu corpo estava coberto de lepra!

Lepra passou a ser melhor tratada depois da descoberta da bactéria em 1873, por Gerhard Hansen.

A Hanseníase ataca o sistema nervoso e há vários tipos de hanseníase:

  • Hanseníase indeterminada: forma inicial, evolui espontaneamente para a cura na maioria dos casos e para as outras formas da doença em cerca de 25% dos casos. Geralmente, encontra-se apenas uma lesão, de cor mais clara que a pele normal, com diminuição da sensibilidade. Mais comum em crianças.
  • Hanseníase tuberculóide: forma mais benigna e localizada, ocorre em pessoas com alta resistência ao bacilo. As lesões são poucas (ou única), de limites bem definidos e um pouco elevados e com ausência de sensibilidade (dormência). Ocorrem alterações nos nervos próximos à lesão, podendo causar dor, fraqueza e atrofia muscular.
  • Hanseníase borderline (ou dimorfa): forma intermediária que é resultado de uma imunidade também intermediária. O número de lesões é maior, formando manchas que podem atingir grandes áreas da pele, envolvendo partes da pele sadia. O acometimento dos nervos é mais extenso.
  • Hanseníase virchowiana (ou lepromatosa): nestes casos a imunidade é nula e o bacilo se multiplica muito, levando a um quadro mais grave, com anestesia dos pés e mãos que favorecem os traumatismos e feridas que podem causar deformidades, atrofia muscular, inchaço das pernas e surgimento de lesões elevadas na pele (nódulos). Órgãos internos também são acometidos pela doença.

Esse leproso era um morto ambulante. Totalmente rejeitado e desprezado!

II) UMA HISTÓRIA DE REVERÊNCIA E TEMOR (v. 40b)

V. 40 Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: “Se quiseres, podes purificar-me!”

Prostrar-se de joelhos era a maior demonstração de reverencia e respeito na antiguidade.

Mat. 8:1 – adorou – usado para Deus!

Esse homem entendia que Jesus era digno de todo o respeito e reverência!

Ele poderia ter xingado Jesus. Chamando-o de injusto, de cruel por tê-lo deixado daquele jeito. Mas esse leproso se aproxima com a humildade de um homem impuro diante de um Deus perfeito!

Reverência = Temor = Respeito – necessário diante de Deus!!

Salmo 5:7 – Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em reverência/temor me inclinarei para o teu santo templo.

Jer. 10:7 - Quem não te reverenciará/temerá, ó Rei das nações? Pois isto só a ti pertence; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti.

44:10 – Não se humilharam até ao dia de hoje, nem me reverenciaram/temeram, nem andaram na minha lei, nem nos meus estatutos, que pus diante de vós e diante de vossos pais.

Heb. 12:28 – Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor, 29 pois o nosso “Deus é fogo consumidor!”

Muitos hoje, assim como esse leproso reconhecem o poder e a soberania de Jesus para operar o impossível, mas diferente dele muitos hoje agem sem reverência alguma!

Existe um modo correto de adorar.

A gente não vê a necessidade de usar terno e grava, a gente usa shorts e camisa, mas sempre com reverência pelo Deus santo que nos salvou!

É difícil, mas precisamos estar no perfeito equilíbrio – longe do legalismo (só o uso de terno, ou só o uso de roupa de surfista) e da libertinagem e falta de respeito.

Se quiseres podes!” --- A sua vontade seja feita!!!

“Jesus, você tem todo o poder e autoridade para me livrar dessa situação. Mas a sua vontade seja feita!”

** A teologia desse leproso é melhor de que muitos pregadores hoje em dia!

Ele entendia que a cura não depende da vontade do homem e nem é uma obrigação de Deus, mas depende da vontade de um Deus soberano que pode usar a dor para a sua glória!

II Cor. 4:16-18 - Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, 17 pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 18 Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

II Cor. 12: 7-10 -- Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. 8 Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. 9 Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. 10 Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.

Aprendamos com esse leproso e com Paulo --- “Pai, sua vontade seja feita! Eu quero ser curado, mas é você quem decide!”

** Jamais profetize cura sobre uma pessoa! Como sendo uma promessa de Deus!!

III) UMA HISTÓRIA DE COMPAIXÃO E PODER (vs.41-42)

41 Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado!” 42 Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado.

** Vemos um grave contraste entre os sacerdotes e mestres da lei daquela época e Jesus:

Os rabinos da época eram totalmente contra os leprosos:

  • Jogavam pedras nos leprosos
  • Gritavam, “Vá para o seu lugar e não contamine outras pessoas!”.
  • Alguns diziam que não comeriam um ovo comprado numa rua onde havia passado um leproso.

Compaixão:

Salmo 103:13 – v.8 Misericordioso e compassivo é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade.v.13 - Assim como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o SENHOR tem compaixão daqueles que o temem. 14 Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.

Salmo 51:1 – TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo o teu amor; apaga as minhas transgressões, segundo a tua grande compaixão.

Isa. 30:18 – Por isso, o SENHOR esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que nele esperam.

Mc. 6:34 – Quando Jesus saiu do barco e viu uma grande multidão, teve compaixão deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Então começou a ensinar-lhes muitas coisas.

Mc. 8:2 – “Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer

Col. 3:12 - Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. 13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. 14 Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Essa compaixão de Deus é demonstrada de uma forma incrível na vida desse desprezado.

Ao tocá-lo Jesus mostra todo seu poder e autoridade de restaurar por completo. Mas mais do que isso:

Talmude da Babilônia conta a história da conversa entre o rabino Josué ben Levi e Elias, onde Elias fala para o rabino que o messias estaria fora da cidade com os leprosos. “Qual é o seu (do Messias) nome?(...) Os rabinos disseram: Seu nome é o Estudante Leproso, como está escrito, certamente Ele tomou sobre si as nossas tristezas, e as nossas angústias carregou; embora o consideramos um leproso, punido de D-us, e aflito (fazendo referência à Isaías 53:4)”

Jesus se faz doente para curá-lo.

Jesus se torna a doença para trazer purificação.

Jesus se faz leproso para salvá-lo.

Jesus se faz rejeitado para torná-lo aceitável.

II Cor. 5:21 - Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.

Isa. 53 - Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

III) UMA HISTÓRIA DE DESOBEDIÊNCIA E TROCA (vs.43-45)

43 Em seguida Jesus o despediu, com uma severa advertência: 44“Olhe, não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho”. 45 Ele, porém, saiu e começou a tornar público o fato, espalhando a notícia. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente em nenhuma cidade, mas ficava fora, em lugares solitários. Todavia, assim mesmo vinha a ele gente de todas as partes.

A Fé é Testada através da Obediência!

Muitos alegam ser cristãos, mas o teste que prova a fé de uma pessoa é a obediência à Palavra de Deus, por mais dura e difícil que seja!

Ex. o jovem rico!

Jer. 7:23 - Mas isto lhes ordenei, dizendo: Obedecei à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.

João 3:36 – O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. 36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita/não obedece o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”

I Pe. 1:2 - Pedro, apóstolo de Jesus Cristo,

aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia, 2 escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue:

Jesus, rejeitando toda a popularidade, manda o ex-leproso se apresentar aos sacerdotes para que ele seja oficialmente considerado purificado.

Mas o homem desobedece e como conseqüência Jesus toma o seu lugar.

O ex-leproso se achou mais sábio que a Palavra de Jesus. Quantas vezes agimos assim como ele?

* envolvendo em relacionamentos errados.

* fofocando – quando a Palavra de Deus nos proíbe.

* trapaceando em negócios.

* disciplina de filho ---“não precisa bater!”

* gerar ira nos filhos – com provocações.

* maridos amar as esposas.

* esposas respeitar os maridos.

Agora, devido à desobediência do ex-leproso, Jesus precisa se retirar e ficar em lugares solitários.

Conclusões Finais:

1) Esse homem, assim como nós, estava morto e banido de qualquer relacionamento religioso. Desprezado e incapaz!

2) Reverencia e temor são necessários na presença de um Rei Santo e justo!

3) Compaixão deve ser a marca daqueles que seguem a Jesus.

4) Fé é marcada e demonstrada através da obediência completa – não existe meia obediência.

5) Encerramos o 1° capítulo de Marcos – aprendendo mais sobre O Evangelho de Jesus Cristo o Filho de Deus!

Vimos:

1) O testemunho de João Batista.

2) O batismo e a tentação do Rei.

3) A pregação do Servo.

4) O poder sobre a morte, doenças, demônios e ensinos.

5) O preço do discipulado.

6) A compaixão do Servo Sofredor.

Para meditar e conversar:

1) Qual a relação entre a lepra/leproso e homem pecador? Compare-se com o leproso!

2) Como você tem demonstrado e pode demonstrar compaixão?

3) Quais as áreas da sua vida de maior dificuldade para obedecer a Palavra de Deus e como melhorar?