sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Escândalo do Perdão

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Introdução:

· Essa é uma das histórias mais conhecidas da vida de Jesus. Uma história fascinante e cheia de importância para eles e nós hoje.

Qual o maior e mais distinto benefício que o cristianismo pode oferecer ao mundo?

alguns dizem:

Amor / Ética / Paz / Satisfação Pessoal / Propósito/ Felicidade Religiosa / Prosperidade Material

Qual a maior carência do homem? Qual a maior necessidade do homem?

Não é sexo, poder, autoridade, status.

Escapar da justa ira de Deus, que é a condenação no inferno pela eternidade. A reconciliação.

O maior e mais distinto benefício do cristianismo é o Perdão de Pecados!

O que leva uma pessoa ao inferno? Pecado? – Pecado Não Perdoado!

Inferno = pessoas com o pecado não perdoado

Céu = pessoas cujos pecados foram perdoados

O maior e mais distinto benefício que o cristianismo oferece é o perdão dos pecados atraves da graca - sem obras:

Atos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.”

Efes. 1:7 – Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.

Ex. 34:6-7 – Passando, pois, o SENHOR perante ele, clamou: O SENHOR, o SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade; 7 Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente;

Num. 14:8 – O SENHOR é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração. 19 Perdoa, pois, a iniqüidade deste povo, segundo a grandeza da tua misericórdia; e como também perdoaste a este povo desde a terra do Egito até aqui.

Sl. 86:5 Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.

Com isso em mente, vamos para Marcos 2:1-12!

Marcos 2:1-12 - 1 Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. 2 Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. 3 Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. 4 Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. 5 Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”. 6 Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: 7 “Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?” 8 Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração? 9 Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande? 10 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico — 11 “eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. 12 Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos, glorificaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual!”

Divisão do Estudo:

I) O CENÁRIO (vs. 1-2)

II) A AÇÃO (v. 3-4)

III) A REAÇÃO (vs.5-12)

* Muito semelhante a 1:23-26 --- durante o ensino há cura. Mostrando os 2 aspectos fundamentais do ministério de Jesus.

* Essa história é marcada por personagens:

Povão/Multidão --- Paralítico --- Amigos --- Jesus --- Líderes Religiosos.

*Os 5 Pronunciamentos de Jesus (2:1-3:6) e o Comeco da briga com os Lideres Religiosos – 1)perdao; 2)discipulado de Levi; 3) jejum; 4) cura no sabado; 5) trabalho no sabado.

I) O CENÁRIO (vs. 1-2)

V. 1-2 - 1 Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum (lembra, Ele estava na Galileia), o povo ouviu falar que ele estava em casa. 2 Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra – (casa cabia + ou – 50 pessoas, restante ficava fora).

* Contexto --- 1:32, 33, 37 - A fama de Jesus tinha crescido muito!

Pessoas vinham vê-lo de toda a parte.

O Cenário:

Cafarnaum --- base de Jesus. Cidade importante.

Casa --- “estava em casa”. Provavelmente a casa de Pedro.

As casas tinham uma entrada principal e havia uma escada na parte de fora que levava ao teto.

Os Personagens:

Jesus --- Ensinando/Pregando a Palavra (nao era teatro, show acústico, reggae, fazendo show).

O Povão/Multidão --- veio ver Jesus e receber “mais”. A gente não ouve deles se arrependendo, eles querem mais. Multidão não é necessariamente sinônimo de sucesso!

II) A AÇÃO (vs. 3-4)

3 Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico , carregado por quatro deles (Marcos exemplifica o que ele havia falado em 1:32). 4 Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico.

Sobre o Teto:

Hoje a gente tem dificuldade de imaginar isso devido a grande diferenca cultural.

O teto das casas era feito de barro, palha e serviam para:

a) Ver a vizinhanca (Isa. 22:1 - Peso do vale da visão. Que tens agora, pois que com todos os teus subiste aos telhados? ; Mat. 10:27 - O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados ).

b) Lugar de refrigerio em dias quentes.

c) Lugar para orar (Atos 10:9 - No dia seguinte, por volta do meio-dia, enquanto eles viajavam e se aproximavam da cidade, Pedro subiu ao terraço para orar; Sofonias 1:5 - E os que sobre os telhados adoram o exército do céu; e os que se inclinam jurando ao SENHOR, e juram por Milcom;).

d) Secar a colheita (Jos. 2:6 - Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado)

Há relatos de pessoas quebrando o telhado de casas para descer objetos.

Historiador judeu Josefo fala de Herodes uma vez removendo o teto de uma casa para pegar alguns soldados que se escondiam.

Os Personagens:

Paralitico (paralitikos)--- sofria de paralisia, sendo pobre e desprezado. Completamente incapaz de se mover. Assim como nós, incapazes de nos achegarmos a Jesus.

4 Homens --- não sabemos muito a respeito deles. Eles se tornam o instrumento pelo qual a graça de Deus é despejada no paralitico.

3 observações importantes:

1) O Povão/Multidão --- esse pessoal não estava nem ai para as necessidades dos outros, eles queriam o bem deles mesmos - eles não abriram espaço para que o paralítico entrasse. Será que a gente está sendo como o povão?

a) Buscando Jesus pelos benefícios (milagres)?

b) Não se importando com os outros ao nosso redor?

c) Tão obcecados pelos nossos próprios interesses que não vemos a essência da vida de Jesus?

2) Não existem obstáculos impossíveis de serem vencidos nas vidas daqueles que anseiam pela vontade perfeita de Deus --- 1) ele era paralitico; 2) havia uma grande multidão; 3) não havia espaço nem lugar.

Na sua vida sempre surgirão pessoas e situações que vão tentar tirar seu foco do seu chamado verdadeiro.

Pessoas que você ama / seu trabalho / seu dinheiro / seu ministério

3) A Importância de Boas Companhias em sua Vida – quão importante é ter bons amigos a seu redor!

Veja que a fé não estava só no paralítico, mas nos outros 4 homens: “Vendo a fé DELES...”

A fé desses homens não era a fé humana, a fé que temos em nosso dia-a-dia – por exemplo: ir num médico – você não conhece o cara, mas vai por que tem fé de que ele sabe do que está falando. Dirigir um carro, você entra no carro e sai dirigindo, pois tem fé de que vai funcionar.

Eles criam que Jesus era capaz de perdoar e restaurar. Eles criam que Jesus era realmente o Deus vivo, e que valia a pena todo sacrifício.

Seus amigos tem trazido voce mais proximo de Jesus?

Como amigo, voce tem trazido as pessoas mais proximas de Jesus?

Prov.17:17 – Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.

Prov. 18:24 – a importância de bons amigos! O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão.

Prov. 12:26

I Cor. 15:33 - Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes

III) A REAÇÃO (vs. 5-12)

5 Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados”. 6 Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: 7 “Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?” 8 Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração? 9 Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande? 10 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico — 11 “eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. 12 Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos, glorificaram a Deus, dizendo: “Nunca vimos nada igual!”

Os Personagens:

Os Mestres da Lei --- escribas. Homens treinados nas leis judaicas. Grande conhecimento - eruditos. Status, prestígio e arrogância!

V.5 –Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os seus pecados estão perdoados” - A Maior Carência deste Homem – Não era a cura fisica, mas a cura da alma – o perdao dos pecados!

** O perdão dos pecados remove a conseqüência do pecado!!

** Não foram obras que trouxeram o perdao!

A Fé é demonstrada através de ações!!

V.7 – Qual a Blasfêmia?

Se Ele proclama fazer o que só Deus pode fazer, Ele esta anulando a ideia de que Deus é um só (monoteismo). Joao 10:33 - Novamente os judeus pegaram pedras para apedrejá-lo, 32 mas Jesus lhes disse: “Eu lhes mostrei muitas boas obras da parte do Pai. Por qual delas vocês querem me apedrejar?” 33 Responderam os judeus: “Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque você é um simples homem e se apresenta como Deus”.

Jesus será condenado com base nessa acusação.

Mc. 14:63-64 --- Outra vez o sumo sacerdote lhe perguntou: “Você é o Cristo, o Filho do Deus Bendito?” 62 “Sou”, disse Jesus. “E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso vindo com as nuvens do céu.”63 O sumo sacerdote, rasgando as próprias vestes, perguntou: “Por que precisamos de mais testemunhas? 64Vocês ouviram a blasfêmia. Que acham?”

Todos o julgaram digno de morte.

Quem é Jesus?

Essa história revela muito a respeito da pessoa de Jesus.

Ele estava pregando-ensinado, aquele monte de gente escutando – de repente um barulho chato e pó começam a cair sobre Ele.

Imagine o senso de humor dEle --- é por isso que eu vejo Jesus como um homem alegre e divertido.

Um cara chato e afeminado não teria 12 outros homens o seguindo constantemente.

V.8 – A Onisciência de Jesus:

Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração?

Isso deve ter gerado um pavor e um temor terrível naqueles escribas, pois eles não tinham falado nada, mas Jesus (como Deus) sabia o que estava passando nos corações daqueles homens.

Vs. 9-10 - A “Pegadinha”:

9 Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande?

Essa pergunta é de extrema importância!

Jesus usa a tecnica FORTIORI --- algo que é verdadeiro para um caso, é mais verdadeiro para o outro caso. Latin – “por causa de uma razão mais forte”.

Se Ele prova ser capaz de fazer o mais dificil, então consequen-

temente Ele consegue fazer o mais fácil.

O mais fácil é proclamar o perdão, pois ninguém consegue ver!

Jesus quer mostrar a AUTORIDADE de perdoar, então Ele opera o mais dificil – Ele faz o paralitico andar.

V. 10 – O Filho do Homem

10 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico — 11 “eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”.

Palavras-chaves: AUTORIDADE e FILHO DO HOMEM

Esse titulo e muito interessante, pois muitas religioes, principalmente o Espiritismo, usam esse titulo para provar a humanidade de Jesus. Mas é exatamente o contrário que Jesus quer mostrar.

Esse título é importante, pois nao levantava tanta rebeldia nos lideres religiosos já que não era muito usado.

Daniel 7:13-14 --- Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. 14 E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

clip_image001 Jesus

clip_image002

clip_image001[1]Bom exemplo/ Mestre/Profeta Deus

clip_image001[2]
clip_image001[3]

Maluco Mentiroso aceita ou rejeita

clip_image003
clip_image001[4]

Impossivel de ser um exemplo, bom mestre,

quando a pessoa e louca ou mentirosa.

Conclusões Finais:

1 – Assim com o aquele paralitico, somos incapazes de chegar a Jesus por nossos proprios eforcos. Ele nos alcanca e nos salva atraves da graca – somos salvos pela graca.

2 – A importancia de ter bons amigos ao seu redor e de ser um bom amigo – trazer e ser trazido para mais perto de Deus.

3 – Jesus e o Filho do Homem - Ele e o Deus todo onisciente e onipotente. Tem autoridade para curar, perdoar e ver o que os olhos humanos nao veem.

Para meditar e conversar:

1) O que você mais quer de Jesus? Lembre do “povão”

2) Com quem você tem andado? Quem tem sido suas companhias?

3) Como você pode provar através da Bíblia que Jesus era Deus?