terça-feira, 27 de março de 2012

Marcos 14:22-26 - A Ceia do Senhor: A Soberania de Deus na Trama da Crucificação de Jesus Pt. 4

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marcos 14:22-26
Título: A Ceia do Senhor: A Soberania de Deus na Trama da Crucificação de Jesus 
Parte IV
Pregado na manhã de Domingo, do dia 25 de Março de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 14:22-26 22 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: "Tomem; isto é o meu corpo". 23 Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam. 24 E lhes disse: "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos. 25 Eu lhes afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus". 26 Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras.

Introdução:
De todas as 'ias' (biologia, pedagogia...) a teologia é a mais importante. E dentro da teologia é muito provável que a área mais preciosa seja a soteriologia (estudo da salvação). Por ser uma das mais preciosas, é também uma das mais controversas. Talvez nenhuma pergunta seja tão controversa como "Por quem Jesus morreu?".
Se você sair perguntando para os cristãos, "Por quem Jesus Cristo morreu?" a maioria responderá dizendo que Jesus morreu por "todo mundo", por todas as pessoas.
Essa crença de que Jesus morreu por todas as pessoas do mundo faz com que a salvação conquistada com a morte de Jesus se torne uma possibilidade para todos os pecadores aceitarem, isto é, todas as pessoas têm uma chance de receberem a salvação. A salvação fica sob a responsabilidade do homem – é ele quem aceita ou não a redenção realizada na cruz. Por isso as igrejas estruturam os cultos e as pregações para que as pessoas tenham suas emoções tocadas e assim sintam vontade de receberem a salvação. Visto que o perdão dos pecados foi para todo mundo, só é preciso aceitar o perdão.
De acordo com essa lógica/teoria, o inferno está cheio de pessoas que foram compradas e perdoadas por Jesus. Se Jesus o sangue de Jesus foi derramado para o perdão dos pecados de todas as pessoas do mundo então o inferno está cheio de pessoas perdoadas!
Por isso a questão se torna outra: Qual foi o objetivo/propósito da morte de Jesus? O que Jesus conquistou com Seu sangue derramado na cruz?
Jesus conquistou apenas a possibilidade da compra dos pecadores? Jesus derramou Seu sangue inocente apenas para tirar um obstáculo do caminho dos pecadores e agora fica dependendo deles?
O sangue de Jesus foi realmente 'derramado no lugar de muitos' ou será derramado à medida que o pecador aceita o Evangelho pela própria vontade?
O sangue de Jesus comprou alguém verdadeiramente ou apenas cria a possibilidade de uma compra? Para muitos, o sangue de Jesus não comprou ninguém, mas é apenas uma ‘oferta’ para quem quiser comprar.

Apocalipse 5:8-9 8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação
A Bíblia deixa claro que a morte de Jesus não foi potencial, mas sim potente e eficaz! Ela não criou a possibilidade de salvação, o sangue de Cristo comprou o povo de Deus!
  

CONTEXTO:
No estudo passado nós vimos a soberania do nosso Senhor sobre todo o processo da celebração da Páscoa e da traição. Os versículos 12-26 tratam da última refeição de Jesus com Seus discípulos. Essa foi a última ceia de Páscoa que Jesus celebrou com os Doze. Jesus tinha que participar da Páscoa, pois era requerido pela Lei Mosaica – e visto que Jesus veio para cumprir a Lei, Ele tinha a responsabilidade obedecer tudo perfeitamente. Como o Filho perfeito, Ele cumpriu tudo o que a Lei requeria. E assim, a justiça completa de Cristo nos justifica diante de Deus – por meio da fé.
É nessa última ceia com Seus discípulos que Jesus ensina o verdadeiro significado da Páscoa e institui uma nova celebração: a Ceia do Senhor Jesus!
É durante a Sua última refeição, durante Sua última ceia que o nosso Salvador celebra a primeira ceia da igreja.
Muito além de uma mera instituição, que nossas mentes possam observar o significado daquele momento. É fácil entrarmos nesse texto e não percebermos a riqueza e a profundidade daquele momento por já estarmos tão acostumados com essa história. Mas que o Senhor nos dê olhos para ver o quão maravilhosas são essas últimas palavras de Jesus durante a Sua última ceia!

Divisão do Estudo:
i – o partir do pão (v.22)
II – o cálice da morte (vs.23-24)
iii – o cálice da glória (vs.25-26)

Clique aqui para continuar a leitura.