sexta-feira, 4 de junho de 2010

Jesus e Levi: O Escândalo da Graça

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Introdução:

A gente continua com a série de escândalos trazidos por Jesus.

Na história passada vimos como os líderes religiosos se escandalizaram ao ouvir Jesus perdoando um pecador-aleijado. Ele demonstrou ter autoridade para perdoar um aleijado, e agora veremos mais uma vez Jesus escandalizando as pessoas, ja que Ele ira perdoar um terrivel pecador.

Parecida com a história anterior do paralítico, esse relato foca no pecado e perdão, exclusão e aceitação, e a diferenca de Jesus para com os religiosos da epoca.

A aceitação por parte de Jesus dos inaceitáveis mostra não só o lado negativo da religião judaica de rejeitar as pessoas, mas o lado positivo de revelar a revolucionária natureza do verdadeiro Reino de Deus! (R.T. France)

Divisão do Estudo:

I) A GRAÇA DEMONSTRADA (vs. 13-14a)

II) A RADICAL RESPOSTA PARA COM A GRAÇA DEMONSTRADA (v. 14b-15)

III) OS ESCANDALIZADOS E O ESCANDALIZADOR (vs.16-17)

Ver também Lucas 5:27-32; Mateus 9:9-13

13 Jesus saiu outra vez para beira-mar. Uma grande multidão aproximou-se, e ele começou a ensiná-los. 14 Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Levi levantou-se e o seguiu. 15 Durante uma refeição na casa de Levi, muitos publicanos e “pecadores” estavam comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam. 16 Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com “pecadores” e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por que ele come com publicanos e ‘pecadores’?” 17 Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”.

I) A GRAÇA DEMONSTRADA (vs. 13-14a)

V. 13 -14a - 13 Jesus saiu outra vez para beira-mar. Uma grande multidão aproximou-se, e ele começou a ensiná-los (Jesus estava sempre ensinando). 14 Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”.

* A cena é muito semelhante ao chamado de Pedro e André, Tiago e João (1:16-26)--- andando a beira mar, as pessoas trabalhando e Jesus faz o chamado!

Muito provável que a coletoria ficava próxima ao mar, pois permitia contato com os que viajavam de barco ou a pé!

- Levi, filho de Alfeu = Lucas e Marcos chamam apenas de Levi, mas Mateus fala que era Mateus.

a) era normal ter dois nomes (Pedro/Simão; Paulo/Saulo; Tomas/Didomas).

b) Ele era da tribo de Levi – tinha uma herança religiosa na qual trocou pela cobiça $. A família dele deve ter ficada horrorizada!

c) Estava na coletoria --- ele coletava impostos de quase tudo. Inclusive de pescadores (Pedro e Tiago)!

d) Provavelmente ele trabalhava para um homem mais poderoso que dava contas para Herodes Antipas. Telonai – eram judeus nativos que foram contratados para coler impostos em cidades e pequenos vilarejos.

Os coletores de impostos eram a escama da sociedade.

Completamente desprezados.

** Alguns judeus permitiam que outros mentissem para os publicanos. Pois eles eram reconhecidos pela desonestidade e extorsão.

Filósofo Plutarco fala que o que irritava ele era que os coletores de impostos revistavam tudo, para poderem taxarem o que quisessem.

Definição

O Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do mundo. Atualmente, ela corresponde a, aproximadamente, 37% do PIB (Produto Interno Bruto).

Lista dos principais impostos cobrados no Brasil são:

Federais

- IR (Imposto de Renda) - Imposto sobre a renda de qualquer natureza. No caso de salários, este imposto é descontado direto na fonte.
- IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.
- IOF - Imposto sobre Operações Financeiras (Crédito, Operações de Câmbio e Seguro ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários).
- ITR - Imposto Territorial Rural (aplicado em propriedades rurais).

Estaduais

- ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
- IPVA - Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (carros, motos, caminhões)
Municipais
- IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (sobre terrenos, apartamentos, casas, prédios comerciais)
- ITBI - Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens e Imóveis e de Direitos Reais a eles relativos 
- ISS - Impostos Sobre Serviços

Os coletores de impostos eram rejeitados pois:

a) trabalhavam para um governo “ímpio” (romanos).

b) Eram vistos como traidores, por servirem os romanos.

c) Eles extorquiam muito dinheiro – cobravam muito mais do que eles precisavam.

d) Inventarem impostos de forma a fazer com que a população tivesse que emprestar dinheiro deles mesmo, a juros exorbitantes.

Nenhum rabino, jamais, escolheria um coletor de impostos para fazer parte de discipulado!!!

II) A RADICAL RESPOSTA PARA COM A GRAÇA DEMONSTRADA (vs. 14b-15)

Vs. 14b-15 - Levi levantou-se e o seguiu. 15 Durante uma refeição na casa de Levi, muitos publicanos e “pecadores” estavam comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam.

** Olha que frase simples, e às vezes lemos sem dar muita atenção:

Levi levantou-se e o seguiu”.

Isso significa que Levi largou TUDO para seguir Jesus!!!

· “LEVANTOU-SE” ---- significa largar o posto da coletoria --- largar todo o dinheiro, todo o conforto, toda a segurança.

Veja como Lucas fala: Levi levantou-se, deixou tudo e o seguiu. (5:28)

O que temos deixado para seguir Jesus?

Temos deixado algo para tras para seguir a Jesus?

Ou sera que apenas temos tentado acrescentar Jesus a nossas vidas?

Filp. 3:7-11 - Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo.8 Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo 9 e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. 10 Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte 11 para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

Heb. 11:27 – 24 Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó, 25 preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres do pecado durante algum tempo. 26 Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa. 27 Pela fé deixou o Egito (todo o sistema), não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.

· “E SEGUIU JESUS” ---- o que é seguir Jesus?

Será que é apenas confessar ser um cristão?

Ou, colocar um adesivo no carro?

Ou, estar numa igreja?

Ou, participar de um retiro espiritual?

Ou, tentar se comportar bem (não falando palavrão, não bebendo)?

Seguir a Jesus não é só vir aqui de domingo e quinta. Seguir a Jesus não é só estar numa igreja – servindo, dando o dízimo etc.

Os pastores hoje em dia tratam esse tópico como se fosse a coisa mais fácil do mundo seguir a Jesus - como se seguir a Jesus fosse uma simples escolha.

Veja o que Jesus diz,

Lucas 9: 57 - Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: “Eu te seguirei por onde quer que fores”. 58 Jesus respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”- (você quer seguir alguém que não te promete segurança material? Alguém que não te promete só o bem-bom?) .59 A outro disse: “Siga-me”. Mas o homem respondeu: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”. 60 Jesus lhe disse: “Deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos; você, porém, vá e proclame o Reino de Deus”. 61 Ainda outro disse: “Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha família”. 62Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.

Mat. 10:37-39 - “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; 38 e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. 39 Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará.

História do porco e da galinha que passam em frente de um restaurante e tem uma placa, hoje: “Café da manhã beneficente para crianças pobres”.A galinha diz, “vamos lá, eu dou ovos e você dá o bacon!”, o porco disse, “É fácil para você dizer isso!”, e vai embora.

Contribuir é bem diferente de compromisso!!!

Pessoas querem contribuir, Jesus quer compromisso! Compromisso requer o dar sua vida!

Mateus 7 – 15 “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. 16 Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? 17 Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. 18A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. 20 Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão! “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 21 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ 22 Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! Eles contribuíram, nunca foram seguidores!

· “DEU UMA FESTA/JANTAR” ---- v.15 - Durante uma refeição na casa de Levi, muitos publicanos e “pecadores” estavam comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam. Lucas diz, “Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas.”

Muita gente fica em depressão ao ouvir quão difícil é seguir Jesus!

Hoje em dia as pessoas não falam do sacrifício que envolve em seguir a Jesus, pois temem que as pessoas não aceitem a Jesus.

Mas olhe a resposta de Levi para o sacrifício de abandonar toda a segurança material.

Ele serve um banquete, dá uma festa na qual ele convida seus amigos de trabalho para mostrar a maravilha de seguir a Jesus como senhor e salvador!

Mateus 13:44-46 - 44 “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo. 45 “O Reino dos céus também é como um negociante que procura pérolas preciosas. 46 Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou.

Atos 16:34 - O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. 30 Então levou-os para fora e perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” 31 Eles responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa”. 32 E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. 33 Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados. 34 Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus.

Como pode um homem que acabou de abandonar seu trabalho tão bom financeiramente, sua vida – largar tudo e ficar sem nada – dar uma festa?

Pois ele sabia que a maior carência dele estava em ser aceito por Jesus.

Por amor de Cristo, considerou sua desonra uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a sua recompensa. 27 Pela fé deixou o Egito (todo o sistema), não temendo a ira do rei, e perseverou, porque via aquele que é invisível.

Isso e uma resposta radical para coma graca demonstrada!!

III) OS ESCANDALIZADOS E O ESCANDALIZADOR (vs. 16-17)

16 Quando os mestres da lei que eram fariseus (separados – rigorosos na pureza) o viram comendo com “pecadores” e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus (agora eles questionam em alta voz): “Por que ele come com publicanos e ‘pecadores’?” 17 Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”.

Comendo com Pecadores e Publicanos” --- na cultura do antigo oriente comer com alguém significa se associar com aquela pessoa.

Os judeus tinham uma rigorosa lista de pessoas com quem eles não podiam ter refeições juntos, pois eles viam como uma contaminação.

Um dito rabínico dizia, “Que nenhum homem se associe com pecadores, nem mesmo para trazê-los para perto da Torah” (Melkita Ameleke)

Jesus – comendo com os pecadores = tendo comunhão com os desprezados da sociedade, aceitando os inaceitáveis --- gera o escândalo da graça!

Os escribas diziam, “Como pode Jesus demonstrar graça e aceitar os que merecem serem rejeitados? Como pode Deus aceitar esses pecadores? Deus jamais aceitaria essas pessoas!

Ao ouvir isso Jesus responde com um dito popular da época, “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”.

Lucas 5:

Pessoas saudáveis = se consideram boas, justas

Pessoas doentes = pecadores

A partir do momento que você se acha saudável, Jesus não terá valor algum para você!

A partir do momento que você acha que não precisa da graça de Deus em todos os aspectos da sua vida – você não precisa de Jesus!

O homem não gosta da Doutrina da Graça, o homem não gosta de ouvir que ele é incapaz de escolher a Deus, se Deus não o escolhesse primeiro – pois o homem gosta de sentir saudável.

O homem gosta de sentir saudável o suficiente para poder escolher ou não um Deus todo poderoso.

A doutrina da predestinação é um escândalo em alguns meios evangélicos, pois eles querem achar que o homem é saudável o suficiente para escolher a Deus.

Jo. 6:37-39 – Então Jesus declarou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. 36 Mas, como eu lhes disse, vocês me viram, mas ainda não crêem. 37 Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.

Jo. 15:16 – Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. 15 Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.16 Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

At.13:48 – Então Paulo e Barnabé lhes responderam corajosamente: “Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus; uma vez que a rejeitam e não se julgam dignos da vida eterna, agora nos voltamos para os gentios. 47 Pois assim o Senhor nos ordenou: “ ‘Eu fiz de você luz para os gentios, para que você leve a salvação até aos confins da terra’”. 48 Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.; II Tess.2:13 – Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade. 14 Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo.15 Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa.

Ef.1:4-5 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. 5 Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, 6 para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.

Rom. 8:28-30 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.

Rom. 9:14-23 – E então, que diremos? Acaso Deus é injusto? De maneira nenhuma! 15 Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”. 16 Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus. 17 Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu nome seja proclamado em toda a terra”. 18 Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer. 19 Mas algum de vocês me dirá: “Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade?” 20 Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim?’”21 O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso? 22 E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para a destruição? 23 Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória, 24 ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios?

Ef. 2:6-10 – Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, 7 para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. 8 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não por obras, para que ninguém se glorie. 10Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.

Isso e Sola Gratia --- pela graca somente somos salvos!!!

Muitos não gostam do termo calvinismo, mas calvinismo é apenas outro nome para a noção de que o homem é incapaz de se salvar sozinho.

Esse é o escândalo da graça – que Jesus salva o pior dos piores!

Sem a graça dEle eu estaria na morte.

Que sejamos como Mateus, pessoas que dispostas a largar tudo, para seguir Jesus!

Que o espirito egoista e orgulhoso dos fariseus estejam longe dos nossos coracoes!

Que a atitude de Paulo esteja estampada em nossos corações:

I Tim. 1:12-15 – Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério, 13 a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade; 14 contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. 15 Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. 16 Mas por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.17 Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.

Conclusões Finais:

1) Levi, um homem totalmente desprezado pela sociedade judaica, um homem que trocou tudo pela cobiça de ter mais e mais dinheiro, um perverso e enganador – se torna Mateus (dom de Deus). Um discípulo de extrema importância no qual escreveu um dos livros mais importantes da Bíblia!

2) Seguir a Jesus envolve uma vida de sacrificio, mas que e recompensada pela maravilha de servir a um Deus que e soberano e coopera tudo para o bem daqueles que o amam.

3) A salvacao pela graca deve gerar em nos um coracao de completa humildade, no qual vemos o dever de levar o Evangelho para os “doentes”. Foi isso o que aconteceu com Mateus – a ttradicao da igreja diz que ele foi ministrar na Etiopia, onde foi pregado no chao e decaptado.

Para meditar e conversar:

1 – O que voce tem deixado para tras para seguir Jesus?

2 – Como tem sido a festa em seu coracao por seguir um Deus tao maravilhoso?

3 – O que e ser salvo pela fe? E qual a implicacao disto em sua vida?