sexta-feira, 4 de junho de 2010

Jesus e o Jejum: O Escândalo da Exclusividade

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Introdução:

Uma das coisas mais comum hoje em dia é a “tolerância religiosa”, isto é, pessoas querem de toda maneira agrupar todas as religiões – como se tudo fosse a mesma coisa e tudo levasse ao mesmo lugar!

clip_image002 ou TOLERÂNCIA

O cristianismo é incompatível com qualquer outra religião! É impossível de colocar o Cristianismo dentro de outra religião!

Judaísmo sem Jesus é seita!

É isso que Jesus mostra nesta história, a diferença dEle para as outras religiões.

A exclusividade de Jesus – excluir outras religiões e até mesmo o antigo sistema judaico – traz mais um escândalo!

Na 1° história Ele proclamou e demonstrou autoridade para perdoar.

Na 2° história Ele perdoa o pior dos pecadores e o chama para junto.

Na 3° história Jesus explica porque Ele é tão diferente!

A gente continua com a série de escândalos trazidos por Jesus.

Na história passada ele foi condenado por comer com os pecadores, agora ele é questionado por não jejuar.

Essa história é de extrema importância pois vai tocar em 3 tópicos muito importantes para a história em si e para nós hoje:

1) Vai falar do jejum

2) Vai falar da exclusividade do cristianismo

3) Vai ser a primeira referência a morte de Jesus!

Marcos 2:18-22 - Jesus é Interrogado acerca do Jejum (Mt 9.14-17; Lc 5.33-39)

18 Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas vieram a Jesus e lhe perguntaram: “Por que os discípulos de João e os dos fariseus jejuam, mas os teus não?” 19 Jesus respondeu: “Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto este está com eles? Não podem, enquanto o têm consigo. 20 Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; e nesse tempo jejuarão. 21 “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. 22 E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho rebentará a vasilha, e tanto o vinho quanto a vasilha se estragarão. Ao contrário, põe-se vinho novo em vasilha de couro nova”.

Divisão do Estudo:

I) O ESCÂNDALO (Vs. 18)

II) A RESPOSTA DE JESUS (Vs.19-22)

I) O ESCÂNDALO (V. 18)

Vs. 18 - 18 Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas vieram a Jesus e lhe perguntaram: “Por que os discípulos de João e os dos fariseus jejuam, mas os teus não?”

Qual o problema com Jesus nesta história? O JEJUM!

O Jejum no Antigo Testamento:

Havia apenas um jejum requerido como mandamento de Deus – no Dia da Aspiação!

Lev. 23:26-29 - Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 27 Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis/humilhareis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao SENHOR. 28 E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o SENHOR vosso Deus. 29 Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo. - e Lev. 16:29-34 -29 E isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e nenhum trabalho fareis nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. 30 Porque naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o SENHOR. 31 É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo. 32 E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, as vestes santas; 33 Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação. 34 E isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação pelos filhos de Israel de todos os seus pecados, uma vez no ano. E fez Arão como o SENHOR ordenara a Moisés.- .

Jejum – heb. Aflição da Alma. Isto é o dia do jejum era um dia de aflição!

Sl. 35:13 – Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, as minhas vestes eram o saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio.

O Dia da Aspiação era um dia de tremenda importância, no qual as pessoas eram lembradas dos seus pecados, eram humilhadas, pois elas eram lembradas que eram pecadoras e que necessitavam da misericórdia de Deus!

a) O Jejum era associado com LAMENTO, LUTO devido à perda de alguém:

I Sam. 31:13 – Todo o homem valoroso se levantou, e caminharam toda a noite, e tiraram o corpo de Saul e os corpos de seus filhos do muro, de Bete-Seã, e, vindo a Jabes, os queimaram. 13 E tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias.palavra tsuwn – fechar a boca

II Sam. 1:12 – Então apanhou Davi as suas vestes, e as rasgou; assim fizeram todos os homens que estavam com ele. 12 E prantearam, e choraram, e jejuaram até à tarde por Saul, e por Jônatas, seu filho, e pelo povo do SENHOR, e pela casa de Israel, porque tinham caído à espada.

b) O jejum era associado com o lamento por causa do PECADO:

I Sam. 7:6 – Disse mais Samuel: Congregai a todo o Israel em Mizpá; e orarei por vós ao SENHOR. 6 E congregaram-se em Mizpá, e tiraram água, e a derramaram perante o SENHOR, e jejuaram aquele dia, e disseram ali: Pecamos contra o SENHOR. E julgava Samuel os filhos de Israel em Mizpá.

I Reis 21:27 – E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o SENHOR lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel. 27 Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou; e jazia em saco, e andava mansamente.

Que Jejum era este que eles estavam fazendo?

Alguns acreditam ser por causa a prisão ou até mesmo por causa da morte de João Batista. O problema é que os fariseus não jejuariam por esta razão!

Durante a época de Jesus o jejum era tão comum que os judeus se tornarão famosos por essa prática.

Os Fariseus jejuavam 2x por semana. De 2° e 5° feira (Lucas 18:12 - O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. 12 Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho’.)

A gente não sabe ao certo, provavelmente é uma pergunta em geral – “Por que vocês nunca jejuam como os outros que estão sempre jejuando?”

** A pergunta deve ter sido feita durante uma festa!!

· O pessoal não gostava de ver Jesus e seus discípulos celebrando! Não queriam ver alegria, mas religiosidade!!

· Eles perguntam para Jesus sobre seus discípulos (antes eles perguntavam aos discípulos sobre Jesus). A resposta de Jesus era usada pela igreja primitiva para defender qualquer tipo de acusação!

II) A RESPOSTA DE JESUS (Vs. 19-22)

Vs. 19-22 - 19 Jesus respondeu: “Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto este está com eles? Não podem, enquanto o têm consigo. 20 Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; e nesse tempo jejuarão. 21 “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. 22 E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho rebentará a vasilha, e tanto o vinho quanto a vasilha se estragarão. Ao contrário, põe-se vinho novo em vasilha de couro nova”.

Jesus usa 3 símbolos de profundo significado para expressar as verdades do Reino de Deus em contraste com a religiosidade dos fariseus. Os 3 símbolos estão relacionados com o mesmo assunto – o CASAMENTO. O NOIVO, a ROUPA usada na festa e o VINHO era consumido no mesmo:

1º Simbologia – O NOIVO (vs.19-20)!

19 Jesus respondeu: “Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto este está com eles? Não podem, enquanto o têm consigo20 Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; e nesse tempo jejuarão.

Jejum era um tempo de pranto, de lamento, aflição da alma.

Casamento era um tempo de celebração e festa!

Jesus quer que esse tempo com Ele seja de festa e celebração. Então, esse tempo de festa isenta os discípulos de jejuarem.

Por que? Pois o NOIVO está entre eles!

Quem é o NOIVO?

Oséias 2:14-10 - Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. 15 E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito. 16 E naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor. 17 E da sua boca tirarei os nomes dos Baalins, e não mais se lembrará desses nomes. 18 E naquele dia farei por eles aliança com as feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e da terra quebrarei o arco, e a espada, e a guerra, e os farei deitar em segurança. 19 E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. 20 E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao SENHOR.

Ezequiel 16:7-14 – E, passando eu junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; e estendi sobre ti a aba do meu manto, e cobri a tua nudez; e dei-te juramento, e entrei em aliança contigo, diz o Senhor DEUS, e tu ficaste sendo minha. 9 Então te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo. 10 E te vesti com roupas bordadas, e te calcei com pele de texugo, e te cingi com linho fino, e te cobri de seda...

Isaias 54:4-8 - Não temas, porque não serás envergonhada; e não te envergonhes, porque não serás humilhada; antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez. 5 Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra. 6 Porque o SENHOR te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito; como a mulher da mocidade, que fora desprezada, diz o teu Deus.

Quem é o NOIVO? Nada mais nada menos que YAHWEH!! Jesus se declara ser o Deus do Antigo Testamento!!!

Casamento = Novo Começo; Novo relacionamento.

A entrada no Reino de Deus é simbolizada como uma festa de casamento! Apoc. 19:7-9; Mat. 22:1-14

“A vinda de Jesus é como se tivesse transformado um funeral em uma festa de casamento!”

Assim os profetas falaram da alegria da salvação.

Jer. 33:11 – Assim diz o SENHOR: Neste lugar de que vós dizeis que está desolado, e sem homem, sem animal nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, que estão assoladas, sem homem, sem morador, sem animal, ainda se ouvirá: 11 A voz de regozijo, e a voz de alegria, a voz do esposo e a voz da esposa, e a voz dos que dizem: Louvai ao SENHOR dos Exércitos, porque bom é o SENHOR, porque a sua benignidade dura para sempre; dos que trazem ofertas de ação de graças à casa do SENHOR; pois farei voltar os cativos da terra como ao princípio, diz o SENHOR.

Isa. 61:10 –Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias. e 62:5 - Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus.

Por que da ALEGRIA?

Pois as lágrimas seriam enxugada e a morte vencida!

Isa. 25:6-8 - E o SENHOR dos Exércitos dará neste monte a todos os povos uma festa com animais gordos, uma festa de vinhos velhos, com tutanos gordos, e com vinhos velhos, bem purificados. 7 E destruirá neste monte a face da cobertura, com que todos os povos andam cobertos, e o véu com que todas as nações se cobrem. 8 Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse. 9 E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o SENHOR, a quem aguardávamos; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos.

O NOIVO = JESUS é a fonte de ALEGRIA!!!!

“Jesus e seus discípulos não participam do ritual de lamento e pranto, pois o noivo chegou. Não é um tempo de jejum, pois a causa do lamento e da tristeza da humanidade está prestes a ser removida. É um tempo de grande festa – salvação está aqui!”

MAS... 20 Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; e nesse tempo jejuarão.

Essa é a primeira referência a morte de Jesus. Primeira referência a CRUZ do servo Sofredor!

O noivo lhes será tirado” --- Isa. 53:8 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. 7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. 8 Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi tirado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.

O caminho da cruz é anunciado o Servo Sofredor é revelado!!

Onisciência – Ele sabia que seria morto, Ele sabia Sua missão!

“... E nesse tempo jejuarão!” – Jesus não está dizendo que chegaria um dia que os seus discípulos voltariam aos rituais da religião judaica, mas que chegaria um tempo que eles iriam ficar de pranto e lamentar a ida de Jesus e que ansiariam pela volta do Noivo.

Interessante que chegaria o verdadeiro Dia da Aspiação, quando então os discípulos jejuariam!

2° Simbologia – Remendo Novo em Roupa Velha!

. 21 “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo.

Jesus reforça o quão exclusivo é seu ministério através de duas parábolas!

Essa 1° parábola mostra que Jesus NÃO pode ser absorvido/costurado ao judaísmo nem a João Batista!

O Antigo Testamento apontava para algo NOVO, diferente!

Jesus não veio para trazer uma “EMENDA” na religião judaica.

Jesus não veio “emendar”, “reparar” o antigo sistema!

O antigo sistema estava para ser embrulhado como um pano velho e ser jogado fora!

Salmo 102:26 - Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.

É preciso roupa nova para o casamento!!!

3° Simbologia – Vinho Novo em Odre Velho!

22 E ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho rebentará a vasilha, e tanto o vinho quanto a vasilha se estragarão. Ao contrário, põe-se vinho novo em vasilha de couro nova”.

O Vinho é um símbolo de alegria!

As duas parábolas falam da novidade e da exclusividade trazida por Jesus, qualquer tentativa de acomodar outras religiões com o cristianismo é uma mera tolice.

Jesus não veio para ser absorvido por uma religião de lágrimas e pranto. Ele é o noivo, trazendo consigo o grande banquete e a alegria de vencer a morte!

Conclusões Finais:

1) Sobre o JEJUM:

O quê Não é o Jejum:

1) Jejum não é dieta para emagrecer! Não é parar de comer chocolate, ou jejuar de Coca-Cola.

2) Jejum Não é barganha com Deus! Isa. 58 --- não pense que só por jejuar você vai conseguir algo.

3) Jejum Não é para aparentar espiritualidade! – Mt. 6:16-18

O que é o Jejum:

1) Jejum é fome de Deus e não de aplausos humanos (Lc 18.12).

2) Jejum é a Busca e Anseio pela presença e direcionamento de Jesus (At. 13:2-3; 14:23).

3) Jejum é um tempo de Alegria na qual nos alimentamos de Deus (Mt. 6:17-18; Daniel).

O jejuar deve ser para a glória de Deus (1Co 10.31).

John Piper definiu jejum como fome de Deus e não apenas pelas bênçãos de Deus. O jejum cristão nasce exatamente da saudade de Deus. O jejum é um teste para conhecermos qual é o desejo que nos controla. Mais do que qualquer outra disciplina, o jejum revela as coisas que nos controlam. Firmado nessa compreensão Martyn Lloyd-Jones diz que o jejum não pode ser entendido apenas como uma abstinência de alimentos, mas deve também incluir abstinência de qualquer coisa que é legítima em si mesma por amor de algum propósito espiritual.

** Como vimos existe um tempo certo para jejuar! Não tente jejuar se você está trabalhando fisicamente, grávida ou doente! Nem tente 40 dias!!

2) Jesus veio para trazer algo NOVO! Ele não veio para remendar um sistema caído. Ele é exclusivo. As parábolas do pano e do vinho mostram a incompatibilidade de Jesus e o resultado destrutivo de tentar encaixar Jesus em outros sistemas religiosos!

A Ceia celebra esse algo novo! A Ceia é quando nos alegramos com o Noivo, o banquete!! Não é tempo de jejum a Ceia, pois é o memorial do nosso casamento!