sexta-feira, 4 de junho de 2010

Jesus e o Sábado: O Escândalo da Soberania/Senhorio de Jesus

Série de Estudos no Evangelho de Marcos

Introdução:

A gente continua estudando a vida de Jesus através dos olhos de Marcos – mostrando que Jesus não era apenas um homem bom, um excelente exemplo de vida – mas que Jesus é o Deus encarnado!

Vemos Jesus demonstrando todo seu poder e autoridade – não para deixar um bom exemplo de ética, mas para provar que Ele é Deus – criador de todas as coisas, que se fez homem para morrer pelo Seu povo!

Marcos já demonstrou a divindade de Jesus no título de seu livro – 1:1; depois na autoridade para chamar pecadores, curar doentes, manifestar poder sobre demônios, demonstrar misericórdia e graça, e autoridade para perdoar!

Agora veremos mais uma de Suas declarações – uma das mais afiadas, que irá incendiar os líderes religiosos!

A soberania de Jesus sobre o sábado!

Marcos 2:23-3:6 - (Mt 12.1-14; Lc 6.1-11) 23 Certo sábado Jesus estava passando pelas lavouras de cereal. Enquanto caminhavam, seus discípulos começaram a colher espigas.24 Os fariseus lhe perguntaram: “Olha, por que eles estão fazendo o que não é permitido no sábado?” 25 Ele respondeu: “Vocês nunca leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam necessitados e com fome? 26 Nos dias do sumo sacerdote Abiatar, Davi entrou na casa de Deus e comeu os pães da Presença, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e os deu também aos seus companheiros”. 27 E então lhes disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. 28 Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado”. 3:1 Noutra ocasião ele entrou na sinagoga, e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. 2 Alguns deles estavam procurando um motivo para acusar Jesus; por isso o observavam atentamente, para ver se ele iria curá-lo no sábado. 3 Jesus disse ao homem da mão atrofiada: “Levante-se e venha para o meio”. 4 Depois Jesus lhes perguntou: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar?” Mas eles permaneceram em silêncio. 5 Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa do coração endurecido deles, disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada. 6 Então os fariseus saíram e começaram a conspirar com os herodianos contra Jesus, sobre como poderiam matá-lo.

Divisão do Estudo:

I) O ESCÂNDALO

II) A RESPOSTA DE JESUS

III) A RESPOSTA DOS LÍDERES RELIGIOSOS (3:6)

I) O ESCÂNDALO (2:23-24 e 3:4-6)

1° Escândalo – 23 Certo sábado Jesus estava passando pelas lavouras de cereal. Enquanto caminhavam, seus discípulos começaram a colher espigas.24 Os fariseus lhe perguntaram: “Olha, por que eles estão fazendo o que não é permitido no sábado?” – por colher espigas num sabado!

2° Escândalo – 3:4 Depois Jesus lhes perguntou: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar?” . 5 Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa do coração endurecido deles, disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada. --- por curar no sabado!

Os dois problemas vêm de uma só fonte --- QUEBRAR AS TRADIÇÕES DE HOMENS SOBRE O SÁBADO!

De acordo com a Escritura/Antigo Testamento não havia proibição para nenhum desses dois atos!

Deut. 23:25 permiti as pessoas de colherem e comerem - Quando entrares na seara do teu próximo, com a tua mão arrancarás as espigas; porém não porás a foice na seara do teu próximo.

Os aspectos religiosos eram para o bem das pessoas! Era para se fazer o bem no sábado – Por isso o Senhor falou a Oseia que Ele preferia misericordia ao inves de sacrifícios (Os.6:6)!

Isa. 58:6 - Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?

Isa. 1:10-17 - 13Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. 14 As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.

Se Jesus não quebra a Lei de Deus, por que o escândalo?

Pois Ele vem quebrar um sistema religioso velho e rígido, uma religião que exclui e traz peso sobre as pessoas. Ele exclui uma falsa religião!

O judaísmo fez do sábado um dia pesado e terrível!

Deus havia proclamado o sábado como um dia de descanso – para o bem do homem! Foi um ato de misericórdia! Mas os judeus fizeram desse dia um dia um dia de peso religioso!

Sábado é shabbat: e significa: Cessar ou Descansar.

Gen. 2: 2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. 3 E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

A primeira menção do Sábado. A Bíblia nos ensina que Deus santificou o sétimo dia e descansou de toda a sua obra como Criador nesse dia. Deus santificou o sétimo dia para comemorar sua obra de criação.

A imagem de um rei que venceu o caos, completou a toda a criação – e agora se assenta em seu trono para descansar! A imagem não é de um Deus cansado, mas de um Deus vitorioso que venceu e agora pode se assentar.

Êxodo 16:23-26 - E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés. 23 E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.

Êxodo 20:8-11 – O 4 mandamento - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. 9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

Diferente do faraó, que fazia os israelitas trabalhar todos od dias, Deus os deu descanso. Um dia inteiro para descansarem e adorarem ao Senhor.

Deus se mostra o oposto de farao. Nosso Deus é um Deus misericordioso e que se preocupa com o bem-estar do seu povo, faraó, assim como o sistema de hoje, só pensa em si mesmo!

Deus fala – “LEMBREM” --- um relacionamento ativo com o objeto a ser lembrado (o sábado). Não só pensar no sábado, mas santificá-lo!

Assim como Deus descansou no sábado – cessou todo trabalho e contemplou a maravilha da Sua criação – os israelitas deveriam imitar o seu Deus – descansar e contemplar a obra da salvação/libertação!

Mas eles não entendiam que o sábado era um dia de tremenda importância para eles e assim como o ano sabático eles pararam de observam e obedecer o mandamento.

De fato a observação do Sábado degenerou tanto que foi um das maiores razões porque deus permitiu Nabucodonosor de atacar vencer Israel. (Jeremias 17:19-27 – v.27-Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará.).

Após o cativeiro babilônico, muita ênfase começou a ser dada para o sábado. Muitas leis orais foram estabelecidas.

O sábado era muito importante, pois:

1) Permitia o homem descansar e glorificar a Deus pelas provisões.

2) Demonstrava um coração de obediência e satisfação para com Deus.

3) Lembrava o homem de um descanso verdadeiro que estaria por vir.

Mas a religião judaica destruiu esses aspectos! Os Mestres Religiosos decidiram interpretar o que significa não trabalhar no sábado e criaram listas de proibições!

Segundo o Talmude (Mishná Shabat 7,2), são 39 as atividades que são proibidas de se fazer durante todo o Shabat.

1.Semear 2.Arar 3.Colher 4.Agrupar feixes 5.Debulhar 6.Dispersar 7.Catar 8.Moer 9.Peneirar 10.Preparar massa 11.Assar 12.Tosquiar 13.Lavar a lã 14.Desembaraçar a lã 15.Tingir a lã 16.Fiar 17.Tecer 18.Dar dois nós 19. Tecer dois fios 20. Separar duas linhas 21. Atar 22. Desatar 23. Coser 24. Rasgar 25. Caçar 26. Abater 27. Raspar o couro 28. Curtir o couro 29. Alisar o couro 30. Demarcar o couro 31. Cortar 32. Escrever 33. Apagar 34. Construir 35. Demolir 36. Acender fogo 37. Apagar ou diminuir o fogo 38. Martelar 39. Transportar algo desde um ambiente particular a um público

Alguns rabinos permitiam a ajuda no parto ou num caso de vida e morte – caso contrário a cura poderia esperar o passar do sabado!

A religião judaica fez do sábado o dia mais religioso de toda a semana! Mat. 15:6-7- Assim, por causa da sua tradição, vocês anulam a palavra de Deus.7 Hipócritas!

Por isso Jesus chama as pessoas para Ele: Mat. 11:28 - “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.29 Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

“O sábado era para ser como um aperitivo do Grande Dia de Descanso que viria através do Messias. Mas as regras religiosas fizeram as pessoas escravas de um calendário, obscurecendo a gloriosa visão do Reino de Deus” (Peter Bolt, Cross From a Distance, pg.26).

O segundo episódio é ainda pior, pois se o sábado foi feito para o homem, e um homem é restaurado de toda enfermidade e perturbação, podendo assim descansar, como pode Jesus ser acusado?!

O escândalo foi cumprir o sábado a maneira de Deus e não à maneira dos homens!

II) A RESPOSTA DE JESUS

2:25-28 - 25 Ele respondeu: “Vocês nunca leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam necessitados e com fome? 26 Nos dias do sumo sacerdote Abiatar, Davi entrou na casa de Deus e comeu os pães da Presença, que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e os deu também aos seus companheiros”. 27 E então Jesus lhes disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. 28 Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado”.

3:4-5 - 4 Depois Jesus lhes perguntou: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar?” Mas eles permaneceram em silêncio. 5 Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa do coração endurecido deles, disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada.

Por duas vezes Jesus responde com um “gancho” direto no queixo dos fariseus!

Esses homens sabiam “tudo” sobre as Escrituras, eles eram os “Mestres da Lei”.

2:26 – “Vocês nunca leram?” --- eles liam tudo, mas não entendiam nada!

3:4 – “O que é permitido fazer no Sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar?”

Jesus os lembra do que a Palavra falava, e isso os silencia – eles só podiam matá-Lo!

1° RESPOSTA

Jesus, para provocá-los ainda mais, responde aos fariseus citando uma passagem da Bíblia. Ele cita II Samuel 21 – onde de David foge de Saul e nessa fuga ele é obrigado a comer o pão consagrado aos sacerdotes.

O foco da história não é só no ato ilegal de Davi, mas no fato de que foi que Davi. Se Davi pode fazer aquilo, quanto mais o Filho do Homem que é o Senhor do Sábado e maior que Davi?!

E então lhes disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. 28 Assim, pois, (a plavra traz uma conclusao logica) o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado”.

Filho do Homem --- toda autoridade (Dan.7:13-14 - Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. 14 E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.). Se Davi fez aquilo que era ilícito – quanto mais o Filho do Homem não pode fazer aquilo que era lícito.

Senhor do Sábado (kurios tou sabbatou) --- esse título enlouquece os líderes religosos!

Ex. 16:25 – Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do SENHOR (Yahweh –eu sou quem eu sou); hoje não o achareis no campo.

Ex. 20:10 – Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

Deut. 5:14 – Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele.

Ex. 31:13 – Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.

Lev. 19:3 – Cada um temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou o SENHOR vosso Deus

Ezeq. 20:12-13 – E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.

Quem é o Senhor do Sábado? Yahweh ou Adonai!

Jesus se auto-denomina o dono/criador do sábado se igualando a Yahweh!

Antes usado para Cesar Augusto (senhor e deus) e até mesmo Herodes Agripa.

A palavra usada é κύριος (kyrios) --- que no LXX traduz a plavra e Yahweh (iarroê) — 6.000 x / Adonai – senhor, dono!

“Yahweh é o Criador e Senhor de todo o universo e seres viventes, ele é o senhor da vida! Acima de tudo ele é o Senhor Deus! Ao escolher a palavra kyrios para Yahweh o LXX enfatiza a autoridade legal (como um juiz supremo) – já que Ele nos criou, nos escolheu e nos salvou, ele tem autoridade total, sendo o legítimo senhor.”

Esse é o Deus que nós adoramos – SENHOR sobre todas as coisas!

Esse é o Jesus que nós adoramos e glorificamos – Senhor/Soberano sobre todas as coisas!

Filp. 1:2 – A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Filp.2:11 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

3:1 – Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor!

3:20 – A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo

Apoc. 1:8“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso.”

Apoc. 4:11 – “Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas”.

Apoc. 19:16 - Vi os céus abertos e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça....16 Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Esse é o Jesus que nós adoramos aos domingos! Como nao reverenciar, como não se prostrar, como não se levantar diante do Senhor dos Senhores!(Sl. 24)

2° RESPOSTA

4 Depois Jesus lhes perguntou: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar?” Mas eles permaneceram em silêncio. 5 Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa do coração endurecido deles, disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada.

3:5 – “Irado” (ὀργή - orge) - a única menção de ira na vida de Jesus.

No A.T. mais de 20x fala da ira do Senhor.

Essa é a ira para com a falsidade, para com o orgulho religioso, a justiça própria, a falta de misericórdia e falta de graça!

A ira do Senhor expressa sua santidade e justiça! A ira de Deus cumpre o seu propósito e traz restauração (Isa. 42:25; Jer. 36:7)

“Entristecido/Machucado/Contrito” - συλλυπέω—Difícil de saber se Jesus estava irado e machucado com a dureza do coracao daqueleas pessoas, ou se Ele estava irado com o orgulho religioso, mas triste pela conseqüência da justiça que isso deve trazer sobre esses!

Sl. 78:40 – Quantas vezes o provocaram no deserto, e o entristeceram na solidão!

Isa. 63:10 - Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.

O silêncio deles é a reflexão da dureza dos corações – e isso irrita o Senhor!

III) A RESPOSTA DOS LÍDERES RELIGIOSOS (3:6)

6 Então os fariseus saíram e começaram a conspirar com os herodianos contra Jesus, sobre como poderiam matá-lo.

Os líderes religiosos já estavam procurando algo para acusar Jesus.

Veja João 5 – após curar o aleijado em Jerusalem – 16 Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado.17 Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”. 18 Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus.

Marcos 3:2 - Alguns deles estavam procurando um motivo para acusar Jesus; por isso o observavam atentamente, para ver se ele iria curá-lo no sábado.

Esses homens passaram a trabalhar tempo integral na busca de coisas para fofocar e acusar Jesus!

Procurando/ Assistindo (paratereo) --- a plavra grega era usada para a observação crítica – para observar um criminoso ou uma doença.

Assim como eles observavam criticamente a Lei, agora eles observam o Cumpridor da Lei!

Lucas 6:11 - Mas eles ficaram furiosos e começaram a discutir entre si o que poderiam fazer contra Jesus. – anoias – perderam o entendimento devido ao ódio para com Jesus que ataca o orgulho desses homens.

Conspiração para matar Jesus e poderem continuar com orgulho religioso, com a justiça própria.

Fariseus e Herodianos ---- os Herodianos não era um grupo religioso, eles eram judeus fiéis a Herodes. Eram judeus que viraram gregos-romanos.

Fariseus e Herodianos eram inimigos religiosos! E eles se ajuntam para destruir Jesus!

Salmo 2 - Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? 2 Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo: 3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.

O ódio para com a verdade do Evangelho que ilumina o coração do homem. Toda vez que a luz brilha, incomoda e pessoas querem destruir a luz!

Hoje muitos tentam matar o Evangelho, diluindo com as filosofias do mundo!

Jesus trouxe vida para um mundo sob a sombra da morte, e isso revela ainda mais o coração do homem – eles não agüentam isso e a cruz mais e mais brilha no evangelho de Marcos!

A violação verdadeira do sábado não vem de Jesus, mas atitude hipócrita e sem amor dos fariseus!

Conclusões Finais:

1) O sábado foi feito para o homem! O Senhor separou um dia para o benefício do homem. O descanso físico e religioso é de extrema importância para a vida de qualquer um.

O presente do Sabado lembrava o povo judeu da libertacao – eles podiam descansar assim como Yahweh descansou, eles podiam imitar o redentor deles que tanto se diferencia do faraó.

O sabado judaico foi cumprido em Jesus. O sabado se transformou no Dia do Senhor (o domingo) – a gente entra no descanso quando estamos em Jesus.

Numa época de aumento de competição global, homens são forçados a trabalhar o tempo todo, 7 dias por semana, para o “benefício da economia”. Pelo amor a economia a humanidade é pressionada a trabalhar mais, vender mais e consumir mais. “Santificação de um Tempo” e “Contemplação de uma esfera eterna” são frases de outro planeta e inexplicáveis para os economistas. Como conseqüência desse esforço muitas pessoas nos EUA (e no Brasil) são prósperos materialmente, mas ainda assim vivem abaixo do nível da miséria em relação a tempo de socialização.

Deus ordenou um dia para o descanso – não devemos imitar nossa cultura, mas sim o nosso Senhor. Não devemos obedecer aos nossos chefes, mas sim ao nosso Deus!

Um chefe/patrão que cumpre o mandato de descansar um dia da semana, abençoa toda a empresa, pois todos poderão descansar!

Se você trabalha 7 dias por semana, é hora de avaliar que Deus você adora!

O principio deste mandamento existe - uma dia da semana você precisa largar/cessar todo trabalho e descansar no Criador – contemplar a obra da salvação e lembrar que um descanso eterno está por vir!

Heb. 4:1-10

2) Religiosidade mata a graça e a misericórdia de Deus. Essa historia nos acorda para ver como temos tratado as pessoas. Tenho, como lider, colocado julgo sobre as pessoas que a Palavra de Deus nao coloca? Tenho esquecido da misericordia e do amor de Jesus, e me preocupado mais com aparencias?

3) Adoramos a Jesus – o Senhor do Sábado, o Senhor dos senhores – um Deus todo poderoso e onipotente. Merecedor de toda reverência e temor. Como tenho me achegado aquele que governa todas as coisas?

4) A luz do Evangelho tem me trazido mais proximo de Jesus ou mais distante dEle? Qual tem sido minha atitude para com as verdades da Palavra de Deus? Os fariseus odiavam e rejeitavam!