quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Marcos 16:1-6 - O Sepulcro Vazio: O Triunfo de Jesus

Série de Sermões em Marcos
Passagem: Marcos 16:1-6
Título: O Sepulcro Vazio - O Triunfo de Jesus
Pregado na manhã de Domingo, do dia 16 de setembro de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 16:1-6 1 Quando terminou o sábado, Maria Madalena, Salomé e Maria, mãe de Tiago, compraram especiarias aromáticas para ungir o corpo de Jesus. 2 No primeiro dia da semana, bem cedo, ao nascer do sol, elas se dirigiram ao sepulcro, 3 perguntando umas às outras: "Quem removerá para nós a pedra da entrada do sepulcro?" 4 Mas, quando foram verificar, viram que a pedra, que era muito grande, havia sido removida. 5 Entrando no sepulcro, viram um jovem vestido de roupas brancas assentado à direita, e ficaram amedrontadas. 6 "Não tenham medo", disse ele. "Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto. 

Introdução:
Hoje nós entraremos no sepulcro de Jesus e veremos o que há de mais precioso na doutrina cristã: a conquista de Jesus sobre a morte! A ressurreição de Jesus é o que faz do cristianismo uma religião de esperança viva e não algo místico. É o fato, provado e comprovado historicamente, de que Jesus ressuscitou dos mortos que diferencia o cristianismo de todos os outros ‘ismos’.

Rm 4:25  Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação.

Quando Deus ressuscitou Jesus da morte, aquilo foi a grande demonstração que o Justo Juiz aceitou a pena e a condenação impostas sobre Jesus! O Justo Juiz bateu o martelo e declarou que a pena havia sido paga. A morte, que é o salário do pecado, foi condenada.

Vamos supor que Jesus não tivesse ressuscitado dentre os mortos [assim como Sócrates, Buda, Confúcio e todos os outros líderes religiosos]. Se Jesus não tivesse ressuscitado, qual seria o valor do cristianismo? A resposta que a Bíblia nos dá é que, se não houvesse a ressurreição de Jesus, então o cristianismo seria a religião mais digna de dó e a mais infeliz de todas as religiões!

I Co 15: 14, 17 e 19 14 se Cristo não ressuscitou, é inútil [κενός -- vazio, sem utilidade, tolice]a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm. 17 E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados, 19 Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão.

Paulo, em I Coríntios 15, nos dá 6 consequências desastrosas de não crer na ressurreição:
1 – A pregação do Evangelho não teria sentido (v.14)
2 – A nossa fé seria inútil (v.14)
3 – Todas as testemunhas e os pregadores da ressurreição seriam mentirosos (v.15)
4 – Ninguém teria perdão dos pecados (v.17)
5 – Todos que morreram em Cristo estão perdidos (v.18)
6 – Os cristãos seriam os mais dignos de dó (v.19)

Sem a ressurreição o cristianismo não oferece esperança alguma para a humanidade. O seu fundador seria um mentiroso e um fracassado, e seus seguidores os mais tolos de todos. Há aqueles que dizem que mesmo sem a ressurreição de Jesus ainda existe ética no cristianismo e que há um significado importante para essa religião. No entanto, o Novo Testamento deixa claro que sem a ressurreição, o cristianismo é a religião mais digna de dó!  

Por essas razões a ressurreição de Jesus sempre foi o alicerce da pregação da igreja primitiva: At 2:24, 32; 4:2 ; 13:30, 33-34, 37; 17:18, 31 ; 24:15 ; Rm 1:4; 6:4; 8:11; I Co 15; Ef 1:20; I Ts 4:14...

Terrível coisa é estar em uma igreja que ignora a pregação da ressurreição de Jesus!
Terrível coisa é ter uma religião sem um Senhor que conquistou o pior de todos os inimigos – a morte!

Nessa manhã, nós temos o privilégio de contemplar a conquista sobre a morte! Hoje, nós temos o privilégio de estudar a ressurreição (não é a reencarnação) de Jesus! Hoje nós somos convidados pela Palavra de Deus, a entrarmos naquele sepulcro [lugar de morte, vermes, terrível odor e memórias] e vermos que a morte foi vencida! A pior maldição para o homem foi a morte, que veio como consequência do pecado original – essa morte era espiritual e física, mas através da ressurreição de Jesus a maldição da morte foi condenada, e o sepulcro vazio exala o aroma suave de vitória e a imagem de alegria e esperança!

Contextualização:
Marcos 15:42-47 narra o momento que Deus sepultou o Seu próprio corpo. Era uma sexta-feira, por volta das 17 horas, quando José de Arimatéia demonstrou publicamente o amor e o reinado de Jesus sobre a sua vida ao sepultar o Cristo crucificado!

v.43 José de Arimatéia, membro de destaque do Sinédrio [status e honra], que também esperava o Reino de Deus, dirigiu-se corajosamente a Pilatos [precisava de muita coragem, pois ele seria desprezado, rejeitado e perderia tudo o que ele tinha] e pediu o corpo de Jesus [os familiares e amigos íntimos eram quem pediam os corpos, era uma forma de se identificar com o morto. Ele se identificou com aquele ‘rebelde’ crucificado].

Ele, que por algum tempo havia sido um discípulo secreto (Jo 19:38), se arrependeu e manifestou seu arrependimento ao se identificar com Jesus crucificado publicamente [praticamente uma imagem do batismo – a identificação pública com a morte e sepultamento de Jesus]!

José de Arimatéia mostrou coragem e valentia ao publicar a sua fé quando tudo parecia terminado e quando as esperanças haviam chegado ao fundo do poço!
É, até certo ponto, fácil professar fé em Jesus quando as coisas não estão difíceis, quando não há risco de perseguição, ou quando a pessoa precisa de um milagre. Outra coisa é professar fé em Jesus quando não há esperança alguma, quando tudo o que você tem será tirado e todos te desprezarão. É aqui que José de Arimatéia mostra o que é ser um homem de coragem, um discípulo verdadeiro!

José não estava sozinho, a ação dele encorajou um outro discípulo secreto de Jesus, Nicodemus (Jo 19:38-39 Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo. 39 Ele estava acompanhado de Nicodemos, aquele que antes tinha visitado Jesus à noite.).

** Em vista dessa atitude tomada por José de Arimatéia e o modo como ela encorajou Nicodemus, creio que todos devem se perguntar:

-- As minhas ações têm encorajado as pessoas a servirem a Cristo com intrepidez?
-- As pessoas ao meu redor (minha esposa, filhos, irmão da igreja e no trabalho) têm sido encorajadas a servirem a Cristo em todas as circunstancias, ou eu tenho desencorajado as pessoas?
-- No meio da aflição e da tempestade as pessoas são encorajadas pelo meu estilo de vida e pelas minhas palavras a servirem a Cristo com intrepidez?

V.46 Então José comprou um lençol de linho [isso mostra o coração transformado – ele não buscou pano de chão velho, lençol rasgado e usado de casa, mas comprou lençóis novos], baixou o corpo da cruz, envolveu-o no lençol e o colocou num sepulcro cavado na rocha [esse sepulcro era caro e novíssimo – nunca havia sido usado --- mostrando o valor que José dava as coisas de Deus]. Depois, fez rolar uma pedra sobre a entrada do sepulcro.

As milhares de pessoas que caminhavam para Jerusalém viram José de Arimatéia e Nicodemus tocando aquele cadáver todo aberto, tirando os pregos das mãos e dos pés, lavando o corpo (Nm 19:11) e colocando-o em um sepulcro novo.

Jo 19:39 Nicodemos levou cerca de trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés.
Jesus acabara de ser sepultado como um rei!
Morreu como um marginal, desprezado e rejeitado, mas foi sepultado como um rei!
O sepultamento de Jesus como um rei já era a primeira declaração de Deus que a morte de Jesus havia sido aceita pelo Justo Juiz!

v.47 Maria Madalena e Maria, mãe de José, viram onde ele fora colocado.
Lá estavam as mais valentes e corajosas discípulas de Cristo! Os homens haviam fugido, mas elas estavam lá!

Elas observaram com muita atenção onde Jesus havia sido sepultado!

Agora Marcos 16:1-6 nos conta a visita dessas mulheres ao sepulcro no domingo, três dias depois de Jesus ter sido sepultado.

Divisão do Estudo:
I – O AMor RADICAl (VS.1-3)
II – A MUDANÇA RADICAL (VS.1-2)
iii – a vitória radical (vs.4-6)

Clique aqui para continuar a leitura.