sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Uma Palavra Pastoral sobre o Facebook

Por Gustavo (Guga) Barros

clip_image002
Eu gostaria, primeiramente, deixar claro que não vejo Facebook, Twitter e outras redes sociais como algo satânico e nem pecaminoso. Creio que, se usados da forma correta, eles têm seus benefícios. Muitas pessoas me acham estranho e atrasado por não ter a minha página no Facebook e nem ficar twittando a todo momento, mas não me importo com o que os outros pensam.
Eu gostaria de expor nesse artigo algumas das minhas preocupações para com o tsunami das redes sociais da internet e que muitos cristãos não têm levado em consideração.
Se você é um cristão, antes de ficar irado e contrariado comigo, eu te peço que leia o artigo e reflita sobre o Senhor, a glória de Deus, a sua vida e a nossa sociedade.
1O Facebook tem senhorio sobre a sua vida?
Eu temo que muitas pessoas estão mais preocupadas com o que está acontecendo no mundo da mídia social e o que as outras pessoas estão comentando e vendo do que com o que o Senhor Jesus está falando através da Palavra dEle. Muitos, durante o culto ao Senhor, têm se preocupado mais com o Twitter e Facebook do que com o nosso amado Salvador Jesus. O que tem acontecido é que muitas pessoas nas igrejas se tornaram escravas desses meios sociais.
Mateus 6: 21-24 Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. 22 Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. 23 Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são. 24 Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.
O contexto dessa passagem é sobre o dinheiro, mas o princípio prático dela pode ser aplicado em outras áreas de nossas vidas.
Esse texto nos exorta a nos perguntarmos:
A) O que eu tenho posto diante dos meus olhos durante o meu tempo no Facebook (e na internet, TV...)? Será que eu tenho olhado a vida alheia de pessoas com as quais eu nem me importo, simplesmente, para pecar mais tarde?
B) A quem eu tenho servido com excelência, dedicação e alegria – o senhor Facebook, que tem a grande probabilidade de me levar a pecar, ou o Senhor Jesus, que morreu por meus pecados?
O teste de senhorio sobre a sua vida é bem simples. Responda as seguintes perguntas: I – Quanto tempo eu passo diante do Facebook?; II – Quanto tempo eu passo em oração e leitura da Palavra durante o dia?; III – O que coloco diante dos meus olhos antes de dormir: a Palavra ou o Facebbok?; IV – O que me gera mais alegria: ler a Palavra (ou um bom livro cristão) ou postar fotos e conversas no Facebook?; V – O que me gera mais preocupação e stress: os artigos, fotos e conversas do Facebook ou o estado da minha vida espiritual?
R.C. Sproul Jr. comentou em um artigo, “Quando Deus ordena que não tenhamos outro deus diante dEle, Ele não quer dizer posicionado acima dEle, mas em Sua presença. Se o Facebook tornou-se indispensável para você, você precisa parar.” (http://www.ligonier.org/blog/should-christians-be-facebook/). A questão que fica é: Você consegue parar com o Facebook?
2A Superficialidade e Irrealidade dos Relacionamentos!
É estranho ver pessoas que nunca saem com ninguém, nunca conversam pessoalmente com outras pessoas, nunca recebem um telefonema no dia do seus aniversários terem dezenas e centenas de amigos no Facebook.
Quando a adversidade chega, quando a morte, nascimento de alguém querido ou a demissão de um emprego te tocam, nenhum dos seus “amigos” e seguidores virtuais vai até a sua casa saber como você está e do que você precisa. Por isso, eu, minha esposa e um outro casal de amigos (os únicos a não terem Facebook) chamamos ele de ‘Fakebook’ (fake é falso em inglês)!
O grande problema com essa superficialidade das redes sociais é que ela é transmitida para dentro das igrejas. As pessoas passam a serem superficiais dentro da Família de Deus como consequência do estilo de vida superficial e irreal que vivem na internet. Alguns conhecem pastores e escritores famosos pelo Facebook, mas não conhecem a irmã e o irmão que se assentam todo domingo ao seu lado na igreja.
Uma das coisas que mais impressionam é ver pessoas compartilhando sobre lugares que foram visitar, o que comeram no almoço e fotos pessoais com pessoas que não dão a mínima para elas, mas na igreja essas pessoas não compartilham absolutamente nada com os irmãos e mal conseguem dizer ‘bom dia’ ou orar com alguém que está ao seu lado. As pessoas que não se importam com você sabem muito mais sobre a sua vida pessoal do que os que verdadeiramente te amam!
As pessoas que nunca te ligam, nunca te procuram e nunca buscam estar com você e saber sobre a sua vida ficam fuçando na sua página na busca de informações para colocarem no arsenal da fofoca! Você acredita realmente que você tem dezenas e centenas de amigos?
Que nós, como cristãos genuínos, possamos sair dessa irrealidade e superficialidade que vem contaminando tantas vidas. Queridos não se enganem, relacionamento genuíno só pode ser encontrado na Igreja de Cristo! Você só será santificado, confrontado com os seus pecados em amor, exortado e confortado verdadeiramente na Família de Deus.
3O Problema dos Debates Teológicos!
A moda agora entre os ‘Facebookistas’ é discutir teologia. As pessoas postam as mais diversas coisas sobre teologia na tentativa de provocar, ridicularizar e humilhar outros irmãos de denominações diferentes. Alguns ‘Facebookistas’ me dizem, ‘Guga, o Facebook é um ótimo lugar para debater teologia e trazer pessoas para cristo!’, mas a verdade é que há muito mais confusão e briga do que salvação e a pregação da verdade em amor.
A maioria das pessoas que tem debatido teologia nas mídias sociais são pessoas que nunca estudaram teologia, não lêem a Bíblia, não passam tempo em oração e não lêem livros teológicos em casa – como então eles debatem teologia? Essas pessoas ficam usando artigos e materiais daqueles que passaram a vida estudando a Bíblia e orando.
O USO DE PALAVRÕES NO MEIO CRISTÃO:
Um amigo me mostrou o Facebook de alguns ‘calvinistas’ com imagens inapropriadas e palavras torpes. Ef 4:29 Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês [nem do dedo que tecla], mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. 5:4 Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.
Alguns querem debater teologia no Facebook quando na verdade deveriam estar ajoelhados em oração e leitura da Palavra, clamando para que o Senhor purifique as suas bocas (como Isaias fez [Is 6:5]).
DEBATE TEOLÓGICO NO CEMITÉRIO:
O meu grande clamor é para que as pessoas preguem e vivam o Evangelho na casa delas e na igreja primeiramente! Tem gente debatendo teologia pelo Facebook enquanto a esposa, o marido e os filhos estão mortos espiritualmente, enquanto a esposa e os filho nem se quer vão à igreja.
As pessoas estão dentro do cemitério, a própria casa, debatendo teologia com outros cristãos enquanto os filhos e esposos perecem pela falta do Evangelho vivido e pregado pessoalmente.
Eu agradeço a Deus por homens e mulheres que, ao invés de passarem o tempo debatendo teologia, fofocando, visitando vidas alheias e postando fotos, estudaram e estudam a Palavra e foram e vão para o campo missionário! Temo que muitas pessoas passarão a vida postando vídeos e artigos de outras pessoas no Facebook, enquanto elas mesmos morrerão na mediocridade, pois a coragem delas sempre foi limitada às redes sociais da internet!
Conclusão:
A minha intenção com esse artigo é simplesmente fazer com que todos os cristãos reflitam um pouco mais sobre a avalanche que vem sobre nossas vidas constantemente. O Facebook pode ser útil, mas eu tenho visto muito mais problemas do que o nome de Jesus sendo glorificado e exaltado!
Não escrevo isso para que você cancele sua conta no Facebook, mas para que você reflita em coisas de valores eternos. Termino com as seguintes perguntas e oro para que o Espírito Santo te ajude a respondê-las com sinceridade:
- O Facebook tem sido senhor sobre a minha vida?
- Eu sinto mais alegria em estar diante do Facebook do que de joelhos diante do meu Salvador?
- Eu tenho sido verdadeiro e meus relacionamentos profundos na igreja?
- Deus tem sido glorificado com as coisas que eu olho, as conversas que tenho e os posts que coloco?
- Eu tenho ofendido outros irmãos e os feito tropeçarem?
- A minha vida e a minha casa estão em ordem para eu ficar debatendo teologia?
- Se eu tenho 50 amigos virtuais no Facebook, eu tenho pelo menos dois amigos cristãos com quem me encontro para confessar meus pecados e orar?
Rm 12:1-2 Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. 2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
I Co 10:31-32 quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 32 Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus.