sábado, 14 de julho de 2012

Marcos 15:15-20 - A Preparação para a Crucificação

Série de Sermões em Marcos 
Passagem: Marcos 15:15-20
Título: A Preparação para a Crucificação
Pregado na manhã de Domingo, do dia 08 de julho de 2012,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria, 
por Gustavo Barros

Versão em vídeo

Marcos 15:15-20 15 Desejando agradar a multidão, Pilatos soltou-lhes Barrabás, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado. 16 Os soldados levaram Jesus para dentro do palácio, isto é, ao Pretório e reuniram toda a tropa. 17 Vestiram-no com um manto de púrpura, depois fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram nele. 18 E começaram a saudá-lo: "Salve, rei dos judeus!" 19 Batiam-lhe na cabeça com uma vara e cuspiam nele. Ajoelhavam-se e lhe prestavam adoração. 20 Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto de púrpura e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para fora, a fim de crucificá-lo.

Introdução:
I Coríntios 1:17-31
De acordo com a Palavra de Deus, no mundo só há dois tipos de pessoas: 1 – os que estão sendo salvos; e 2 – os que estão perecendo.
Os que estão perecendo perecem, pois a cruz é loucura! Na mente do homem que está perecendo, a cruz é terrível, um desprezo e um fracasso. A cruz é barbárico! Uma pessoa que morreu na cruz não pode ser o Salvador da humanidade. Para eles a cruz é algo imbecil!
Loucura (vs. 18, 20, 23, 25, 27) = Gk. μωρία — (inglês moron) - idiotice, débil mental. E por verem a sabedoria de Deus como algo imbecil, eles estão perecendo!

A cruz é a manifestação da sabedoria de Deus! Mas a maioria vê a cruz como algo imbecil.

Os que estão sendo salvos estão sendo salvos porque na cruz está a sabedoria de Deus, que é o poder da salvação! O poder de Deus está na cruz!

Só há dois tipos de pessoas: 1 – os que estão no processo da perdição; 2 – os que estão no processo de salvação. O grande fator que diferencia o que está levando um grupo para o inferno e o outro para o céu é o entendimento da CRUZ!

A cruz é a sabedoria de Deus, pois é ali que o Senhor revela: quão pecador e depravado é o homem; quão incapaz é o homem de promover a sua salvação; revela a santidade de Deus. É na cruz que Deus revela Seu amor para com o Seu povo, Sua justiça, Sua misericórdia, Sua soberania, Sua ira, Sua santidade e Seu poder!

É na cruz que o Deus que estava tão distante de nós, devido aos nossos pecados, se aproxima e nos adota!

Saberia eu o quanto o pecado é depravado e abominável na visão de Deus? Onde posso ver isso de forma mais evidente? Deveria eu voltar à história do dilúvio e ler como o pecado afogou o mundo? Deveria eu ir à praia do Mar Morto e descobrir qual pecado provocou Sodoma e Gomorra? Deveria eu voltar aos judeus sem rumo, e ver como o pecado os espalhou pela face da terra? Não: posso encontrar uma prova ainda mais clara: eu olho para o que aconteceu no Calvário. Lá eu vejo que o pecado é tão obscuro e condenável que nada, a não ser o sangue do Filho de Deus, poderia lavá-lo; lá eu vejo que o pecado me separou tanto do meu santo Criador, que nem mesmo os anjos no céu poderiam fazer a paz entre nós: nada poderia nos reconciliar, apenas a morte de Cristo. Ah, se eu escutasse a conversa miserável do homem orgulhoso, poderia imaginar, talvez, que o pecado não fosse tão pecaminoso; mas não posso pensar tão pouco sobre ele, quando olho para o Calvário.” (J.C. Ryle – Calvário e Cruz, pg 5 - http://www.projetospurgeon.com.br/wp-content/uploads/2012/03/Calv%C3%A1rio-e-Cruz-Ryle.pdf)

É para o Calvário que começaremos a caminhar de uma forma jamais vista no livro de Marcos.
O Evangelho de Marcos é o mais curto e direto de todos os Evangelhos. Ele corre para levar a audiência ao acontecimento mais importante da história da humanidade, e agora começamos a preparação para o tão esperado momento! E é nessa história, em Marcos 15:15-20, que começamos a preparação oficial para a crucificação de Jesus. Para os judeus esse é o fim desse blasfemador, e para os romanos esse é o fim de um lunático, mas para Deus esse é o começo de um novo reinado!

Contextualização:
Os judeus conseguiram o que eles tanto queriam: a condenação de Jesus pelos romanos.
Os versículos 6-15 nos mostraram quão radical é o pecado na vida do homem. O pecado cega o homem de entender e ver a glória, o Reino e o Evangelho de Deus na pessoa de Jesus – II Co 4:3-4 Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. 4 O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Na história passada vimos como os judeus, mesmo com toda sua religiosidade, nos mostram quão depravada é a mente do homem. Eles viram Jesus agindo e ouviram as palavras do Salvador, mas ainda assim rejeitaram a Luz do Mundo.

Pilatos achava que os judeus escolheriam Barrabás – um bandido, rebelde, assassino e um perigo para a nação – para ser condenado, ao invés de Jesus – um rabino simples da Galiléia que havia pregado o dever de amar os inimigos e provido curas e alimento para o povo. O grande problema é que o governante gentio não entendia “que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. 10 Como está escrito: ‘Não há nenhum justo, nem um sequer; 11 não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. 12 Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer’. 13 ‘Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam’. ‘Veneno de serpentes está em seus lábios’. 14 ‘Suas bocas estão cheias de maldição e amargura’. 15 ‘Seus pés são ágeis para derramar sangue; 16 ruína e desgraça marcam os seus caminhos, 17 e não conhecem o caminho da paz’. 18 ‘Aos seus olhos é inútil temer a Deus’ (Rm 3:9-18). Pilatos desconhece essa verdade, pois ele é parte dessa massa que carece da misericórdia de Deus para compreender as verdades espirituais.

Então, a resposta dos judeus para com a oferta do evangelho foi: 'CRUCIFICA-O!!! Queremos Barrabás solto!!' [Mc 15:9,12-14]

v.15 Desejando agradar a multidão, Pilatos soltou-lhes Barrabás, mandou açoitar Jesus e o entregou para ser crucificado.
Agora nos versículos 16-20, nós veremos a preparação dos gentios para a crucificação de Jesus. Já vimos nos judeus o ódio e a rejeição para com a pessoa de Jesus, e agora os veremos nos gentios. Assim podemos ver a verdade ensinada pelo apóstolo Paulo em Romanos 1-3, de que “tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Como está escrito: ‘Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus.

O foco da história agora está no processo que antecede a crucificação – Jesus está nas mãos dos gentios e isso revela que o nosso Salvador está sendo entregue à ira de Deus:
Sl 106:39-41 39 Tornaram-se impuros pelos seus atos; prostituíram-se por suas ações. 40 Por isso acendeu-se a ira do Senhor contra o seu povo e ele sentiu aversão por sua herança. 41 Entregou-os nas mãos dos gentios, e os seus adversários dominaram sobre eles.

De maneira inconcebível às nossas mentes, o nosso Deus vem cumprindo perfeitamente o plano da salvação. Ele usa a perversidade do homem para trazer a salvação do Seu povo!
At 4:27-28 De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste. Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.
Por mais terrível e cruel que tudo isso seja, devemos estar sempre cientes de que tudo foi soberanamente planejado pela Trindade!

Jesus precisava sofrer e ser crucificado. Ele precisava tomar sobre Si a ira punitiva de Deus, para que assim nós pudéssemos ser perdoados!

Marcos 15:16-20 mostra a cegueira espiritual dos gentios. Para esses soldados isso é uma paródia, eles ridicularizam e zombam de Jesus como se fosse a entronização de um rei.

Paródia = Imitação burlesca, irônica. Uma imitação que possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Os soldados estão fazendo uma paródia da entronização de um rei na antiguidade. Para eles Jesus não passa de uma piada. Eles acham que estão preparando Jesus somente para a crucificação. Esses soldados não sabem que é exatamente a cruz que prepara Jesus para a entronização celestial. Eles não sabem que quando o Filho de Deus for crucificado, Ele estará entrando no processo de receber o trono eterno.

As palavras de José encontram o perfeito cumprimento nessa ocasião - Gn 50:20 Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.

A palavra que usarei é entronificação, que é uma mistura de entronizar + crucificação. Para o mundo, Jesus está apenas sendo crucificado, mas para o Pai, o Filho está a caminho do trono e do governo eterno!

Enquanto os homens riem, achando que estão zombando, humilhando e crucificando Jesus, Deus está no céu, Ele ri e zomba desses homens (Ver Sl 2). Por isso esse é o processo de ‘entronificação’ – a crucificação que trará a eterna entronização!

Divisão do Estudo:
I – A PREPARAÇÃO PARA A 'ENTRONIFICAÇÃO' – O AÇOITE (V.15)
II – OS ESPECTADORES-ZOMBADORES (V.16)
III – O MANTO (V.17A)
IV – A COROA (V.17B)
V – A SAUDAÇÃO (V.18-19)

Clique aqui para continuar a leitura.