segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Curso: A ARMADURA DO CRISTÃO parte VIII – A ESPADA DO ESPÍRITO (v.17) – parte I

clip_image002
EFÉSIOS 6:10-18 – 10Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.11Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,12pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.13Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.14Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça15e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.16Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.17Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.18Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
INTRODUÇÃO:
A tragédia das tragédias é alguém ser cristão por um longo tempo e não ser capaz de usar a incomparável espada que Deus graciosamente lhe deu. Você talvez diga, ‘Eu já tentei, mas não consigo entender.’ Não me diga isso, pois Deus não só te deu o Livro, mas também plantou em seu coração o professor de toda a verdade. Ele lhe ensinará se você se submeter a Ele” (John MacArhtur – The Believer´s Armour – pg. 183)
Então, aqui está o verdadeiro problema da nossa negligência. Falhamos em nosso dever de estudar a Palavra de Deus não porque ela é difícil de entender, nem porque a Bíblia é maçante e chata, mas porque requer nosso esforço. O nosso problema não é a falta de inteligência ou a falta de paixão. Nosso problema é que nós somos preguiçosos.” (R.C. Sproul)
“A espada era a arma de guerra mais importante no antigo oriente e no mundo greco-romano” (Dictionary of Biblical Imagery – IVP, pg. 835). A própria palavra ‘espada’ se tornou um símbolo de guerra como um todo. A espada sempre foi o símbolo máximo de um guerreiro: Rei Artur e sua espada – Excalibur; William Wallace; Miyamoto Musashi (grande samurai); Maomé e Ali e a espada Zulfiqar; Maximus e sua espada (no filme Gladiador)...
A espada é o grande símbolo de um guerreiro, pois ela tem uma função diferente das outras partes da armadura: a espada ataca e mata os inimigos.
Os soldados romanos tinham três espadas muito usadas:
1 - PUGIO – um espada pequena, algo parecido com uma adaga/alfanje (um punhal) – muito afiada.
2 – ESPATA – essa era uma espada longa, que chegava a 1m de comprimento. Usada pela cavalaria principalmente.
3 – GLADIUS – “O gladius era a espada utilizada pelas legiões romanas. Era uma espada curta, de dois gumes, de mais ou menos 60 cm, mais larga na extremidade. Era muito mais uma arma de perfuração do que de corte, ou seja, devia ser utilizada como um punhal, ou uma adaga, no combate corpo-a-corpo. Diz-se que era capaz de perfurar a maior parte das armaduras. Também chamado Gladius hispaniensis, por ter sido inspirado em armas utilizadas pelos celtiiberos na época. A Península Ibérica, no seu conjunto, era chamada de Hispania pelos romanos, daí o nome Gladius Hispaniensis” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gl%C3%A1dio).
O gladius romano se tornou conhecida como ‘a espada que conquistou o mundo. ’ O valor do gladius em combate de perto, fez dela uma ferramenta temível na mão de um guerreiro romano qualificado. Quando afiada, as suas lâminas causavam estragos fatais em inimigos sem armaduras, podendo perfurar até mesmo a armadura de metal pesada” (http://www.freebiblestudyguides.org/bible-teachings/armor-of-god-sword-of-spirit-word.htm).
Paulo usa a palavra grega μάχαιρα para especificar o tipo de espada. Machaira se refere a uma espada pequena e muito afiada (podendo ser tanto a Pugio como a Gladius – provavelmente se refere ao Gladius). Essa mesma palavra é usada em Mt 26:47, 51; At 12:2; Hb 11:37
Essa é única parte que se refere ao ataque: O escudo, o capacete, a couraça e a sandália serviam para a proteção do soldado. A espada enfatiza o ataque e a conquista.
O apóstolo fala tanto de suportar como também de ficar de pé. Nós não somos chamados apenas para defender, mas também para atacar. Não é suficiente que você apenas não seja conquistado, você tem que conquistar: e, portanto, descobrimos que precisamos usar não só o capacete para proteger a cabeça, mas também uma espada, com a qual conquistamos o adversário. Aqui notamos que o Espírito Santo tem uma espada. Ele é calmo como o orvalho, suave como o óleo da unção, e pacífico como uma pomba, e ainda, sob outro aspecto, ele empunha uma arma mortal. Ele é o Espírito de julgamento e o Espírito que queima, e ele não carrega a espada em vão. Dele pode-se dizer, ‘O Senhor é homem de guerra: o Senhor é o seu nome’”. (http://www.biblebb.com/files/spurgeon/2201.htm)
Um soldado em um campo de batalha sem uma espada e sem o conhecimento da espada, seria tão absurdo quanto uma pessoa que se diz cristã, mas que não conhece a Palavra de Deus.
IMPORTANTE:
A espada é a última parte da armadura. É a última pois ela precisa das outras partes para um funcionamento adequado. “Quando alguém está cingido com sinceridade, vestindo a couraça da santidade, com o escudo da fé em suas mãos, e o capacete da esperança cobrindo a cabeça, ainda assim ele deve usar a espada do Espírito.” (Gurnall, The Christian in Complete Armour – pg. 420). Nós precisamos de sinceridade de coração para ansiar usar a espada, precisamos de santidade para não sermos hipócritas, precisamos do Evangelho da Paz para não cairmos com a espada, precisamos da proteção da mente para que a Palavra seja proferida com sinceridade.
EXPOSIÇÃ0 DO VERSÍCULO 17:
V.17 – Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. καὶ τὴν περικεφαλαίαν τοῦ σωτηρίου δέξασθε καὶ τὴν μάχαιραν τοῦ πνεύματος, ἐστιν ῥῆμα θεοῦ
Como com qualquer arma, você precisa conhecê-la; você precisa ter conhecimento sobre a arma e conhecimento de como manejá-la! Não basta eu ter o rifle mais poderoso e mais preciso em minhas mãos como um Remington 798 – eu preciso saber como usá-lo! Assim também ocorre com a Palavra de Deus, é necessário que o cristão saiba como usá-la! Muitos cristãos têm a arma mais poderosa em suas mãos, mas por causa da preguiça e complacência eles levam surras atrás de surras do inimigo, são humilhados e rebaixados pela falta de prática e atenção para com a espada!
1 – QUE ESPADA É ESSA?
Paulo define como a ‘espada do Espírito’ - μάχαιραν τοῦ πνεύματος,
Isso significa que ela é dada pelo Espírito e como consequência ela é uma arma espiritual!
A espada é espiritual, pois a batalha é espiritual: II Cor 10:3-5 3Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos.4As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.5Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo; Ef. 6:11-1211Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo,12pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
A espada que usamos é uma arma espiritual que vem do Espírito – diferente das Cruzadas e do Islamismo que usaram e usam espadas materiais, o cristão deve entender que a espada dada pelo Espírito é para as lutas espirituais.
Essa espada foi feita pelo Espírito Santo de Deus II Pe 1:20-21 Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,21 pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.
2 - QUEM PODE USAR A ESPADA DO ESPÍRITO?
Por ser uma arma que é gerada e dada pelo Espírito Santo, só quem tem o Espírito pode usá-la!
Nada é mais abusado nesse mundo do que a Palavra de Deus! E por quê? Pois homens se achegam a ela com corações impuros e doentes” (Gurnall, pg. 422).
Muitas pessoas dizem que não conseguem entender a Bíblia, acham que a Bíblia tem uma mensagem difícil de ser compreendida. A minha resposta para esse tipo de argumento é que a pessoa, provavelmente, nunca foi nascida do Espírito!
I Co 2:14 Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
Rm 8:7 a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.
Uma pessoa que nunca foi regenerada pelo Espírito jamais conseguirá entender as Escrituras. Só quem foi nascido do Espírito e exercita a salvação é capaz de usar a espada do Espírito.
I Jo 2:20 Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento.
I Co 2:12 Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.
Hb 5:12-14 De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!13Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.14Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.
Vemos na história da igreja e mesmo em nossos dias, um exército de pessoas que usaram e usam a espada do Espírito de forma errada e os danos são fatais!
A espada na mão de um louco, e a Palavra de Deus na boca de um perverso, são usados de forma muito semelhante. Com ela eles se machucam e machucam seus amigos” (Gurnall, pg. 420).
Exemplos de pessoas que usaram a espada do Espírito de forma inadequada, pois não receberam a capacidade do Espírito:
- Márcion (96-165 d.C) - batizava os mortos; acreditava que o Deus do Antigo Testamento era diferente do Novo; Montano (156 d.C.) – falsas profecias sobre a segunda vinda de Jesus e incentivo ao ascetismo; Sabélio – negava trindade; Pelágio – negava o pecado original; Movimentos Neo-Pentecostais – Teologia da Prosperidade.
Todos esses movimentos já levaram várias pessoas para o inferno. Se a espada não for corretamente usada ela é fatal!
O Espírito Santo não só dá a espada como também nos ensina a usá-la! Por ser uma espada gerada pelo Espírito, é Ele quem deve nos ensinar a usar:
Jo 14:26 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
Por isso a pessoa sem o Espírito jamais usará a espada do Espírito de forma certa!
3 - A ESPADA É TANTO UMA ARMA DE ATAQUE COMO DE DEFESA:
Um aspecto muito interessante sobre a espada é que ela servia tanto para atacar e conquistar os inimigos como para se defender.
a - DEFESA:
A Palavra de Deus serve para se defender do inimigo! Você sabe quais passagens citar quando alguém, ou você mesmo estiver sendo atacado pelo desencorajamento? Você sabe combater a tristeza e a depressão com a Palavra de Deus? Você sabe que passagens usar quando o temor começar a te paralisar?
Em Mateus 4:1-11 – nosso Senhor é atacado com três tentações e em todos os ataques Ele usou a Palavra de Deus como sua defesa. Em cada situação Jesus citou uma passagem diferente (Dt. 8:3; 6:16; 6:13).
4 – IMPORTANTES FATOS SOBRE A ESPADA DO ESPÍRITO:
Você precisa conhecer e confiar na sua arma. Se você não confiar na sua arma, você entrará na batalha já vencido. E se você não conhecer a sua arma de nada adianta tê-la em mãos.
ALGUNS FATOS SOBRE A PALAVRA DE DEUS:
· A Bíblia é um livro composto de outros 66 livros (49 no A.T. e 27 no N.T.)
· A Bíblia foi escrita em hebraico, algumas partes em aramaico e o Novo Testamento em grego.
· Há mais ou menos 40 autores diferentes – eles variam de reis a agricultores e até ex-impostores (Mateus). Esses autores se encontravam nos lugares mais diversos – templos, casas, exilados, presos, livres, em campos verdes, em batalhas...
· Neste livro você encontra todo tipo de literatura (poesia, canções, história, genealogia, ciência...).
· A Bíblia foi escrita num período de mais ou menos 1500 anos.
· O mais impressionante de tudo – homens de vários lugares, culturas e épocas diferentes escreveram sobre o mesmo assunto: A promessa de Deus no Evangelho de Jesus. Lc. 24:25-27 Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? "E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.
Você confia na Palavra de Deus? Você tem a plena certeza e convicção de que a Palavra de Deus é:
1 – INFALÍVEL --- A Bíblia não possui falhas, regula todas as coisas com precisão. Ela é totalmente digna de confiança. “Infalível significa a qualidade de não desorientar nem ser desorientado e, dessa forma, salvaguarda em termos categóricos a verdade de que as Santas Escrituras são uma regra e um guia certos, seguros e confiáveis em todas as questões”(Declaração de Chicago)
Sl 19:7 A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.
2 – INERRANTE --- A Espada do Espírito é livre de todo erro e mentira em seus mínimos detalhes.
“Semelhantemente, inerrante significa a qualidade de estar livre de toda falsidade ou engano e, dessa forma, salvaguarda a verdade de que as Santas Escrituras são totalmente verídicas e fidedignas em todas as suas afirmações” (Declaração de Chicago).
Pv 30:5-6 "Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia.6Nada acrescente às palavras dele, do contrário, ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso.
*** Essas duas primeiras características da Palavra de Deus devem ser cridas e aceitas por todos os cristãos. Você precisa crer no relato da criação do mundo, você precisa acreditar que não há mentiras para que você possa ter a certeza de que o que ela fala sobre a salvação é verdadeiro.
3 – COMPLETA --- A Palavra de Deus não precisa de mais nada para completá-la, pois ela já é completa. Ninguém precisa e nem pode acrescentar novas revelações a Ela. Diferente das outras religiões o cristianismo crê que a Palavra de Deus é completa. Por isso na reforma se criou o logo - Sola Scriptura.
Ap 22:18-19 Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro 19Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro. Gl 1:8 Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!
4 – SUFICIENTE --- A Bíblia é suficiente [ela se basta] para te fazer sábio e apto para a obra de Deus. II Tm 3:15-17 Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 17para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
A partir do momento que os pastores e a igreja param de crer na suficiência da Palavra, a igreja passa a procurar outros métodos – a igreja passa a adotar: psicologia, cursos de vários assuntos (menos da Bíblia). As pregações e o culto parecem shows, pois as pessoas não creem que somente a Palavra de Deus é suficiente.
5 – EFICAZ --- A Espada do Espírito é totalmente eficaz! Ela efetua/faz o que é esperado e prometido. Is 55:10-11 Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei. Jr 23:29 "Não é a minha palavra como o fogo", pergunta o Senhor, "e como um martelo que despedaça a rocha?” Hb 4:12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. I Ts 2:13 Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.