quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Em que temos depositado nossa esperança?

Passagem: I Pedro 1: 13-17

Título: Em que temos depositado nossa esperança?

Pregado na manhã de domingo, do dia 07 de Outubro de 2012,

na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,

por Higor Ferreira Lemes

Texto: I Pedro 1: 13-17

13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. 14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação.

Introdução:

Antes de entrarmos propriamente no texto base de nosso sermão, é importante considerarmos alguns pontos.

· Primeiro: Quem é o autor da carta?

· Segundo: A quem ela é destinada?

· Terceiro: Com que objetivo ela foi escrita?

Os versículos 1 e 2 do capítulo primeiro de 1ª Pedro já nos fornecem as respostas para essas questões, vejamos:

1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo (...)

Aqui vemos o autor: Pedro, o bem conhecido apóstolo dos Evangelhos e de Atos.

E para quem o apóstolo Pedro dirige a sua carta?

(...) aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, 2 eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

Pedro dirige sua carta aos CRENTES que viviam na região da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia.

E qual foi o objetivo do apóstolo Pedro ao escrever a carta?

O objetivo foi o de encorajar cristãos perseguidos e confusos e para exortá-los a permanecerem firmes na sua fé.

Para isso, Pedro, repetidas vezes, direciona suas reflexões às alegrias e glórias de sua herança eterna (o reino dos céus!).

Vejamos 1 Pedro 1: 3-5

3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros 5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

Características da herança...

E além de encorajar os irmãos, direcionando suas reflexões às alegrias e glórias de sua herança eterna, o apóstolo também os instrui quanto ao comportamento cristão CORRETO no meio do sofrimento injusto.

Vejamos 1 Pedro 4: 1-2

1 Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado, 2 para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus.

Também o versículo 19 do mesmo capítulo:

19 Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.

Agora, um ponto muito importante que devemos observar nessa manhã, é que ainda que a carta de Pedro seja dirigida primariamente aos crentes perseguidos, os princípios que o apóstolo ensina se aplicam a todo tipo de sofrimento, não importa a causa, desde que NÃO seja ocasionado pelo próprio pecado.

Vejamos 1 Pedro 4: 14-16

14 Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus. 15 Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; 16 mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome.

Pedro deixa claro o tipo de sofrimento ao qual ele se refere. Se alguém sofre pelo pecado, tal sofrimento não tem nenhum proveito para reino dos céus. Contudo, se sofremos pelo nome Cristo, somos bem aventurados!

Baseado nesta epístola, Pedro, com justiça, tem sido chamado de “apóstolo da esperança”.

Muito bem...

Então, agora que já vimos quem foi o autor da carta, a quem ela foi dirigida e qual foi o seu objetivo, passemos a considerar o texto base do nosso sermão: I Pedro 1: 13-21

Versículo 13

Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.

Já nesse primeiro versículo nos deparamos com uma exortação do apóstolo no que diz respeito à postura do cristão em meio ao sofrimento.

Olhem só como começa o versículo: Por isso, cingindo o vosso entendimento...

Em uma busca no dicionário encontrei a seguinte definição para cingir: ligar, cercar, rodear, pôr o cinto.

Mas afinal, o que exatamente Pedro quis dizer com essa expressão?

Na verdade é como se o apóstolo estivesse dizendo: “aperte o cinto” ou “arregace as mangas”, “prepare-se”!

Ou seja, ao utilizar essa expressão Pedro pede para que nos preparemos para um exercício espiritual vigoroso e firme.

Ele está dizendo: Cinja o seu entendimento, porque ainda há um longo e duro caminho a percorrer até que alcancemos a coroa da glória!

Mas, além de cingir o nosso entendimento, devemos ainda observar outros dois pontos importantíssimos mencionados pelo apóstolo, olhem a continuação do versículo:

Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.

(...) sede sóbrios – sejam moderados!

A vida espiritual não tem extremos! O evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo é simples!

II Coríntios 11: 3

Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.

Contudo, é importante que tenhamos bem claro em nossas mentes que ser moderado NÃO é ser liberal. Não servimos ao nosso Senhor e Salvador de qualquer maneira, muito menos do jeito que achamos mais conveniente para nós. NÃO!

Deus deixou bem claro em sua palavra como Ele quer ser servido e adorado.

João 4: 23-24

23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. 24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Irmãos, adorar em espírito e em verdade é adorarmos ao nosso Deus com um coração puro, com um culto racional! Não é êxtase emocional, não é gritaria, não ... não é nada disso.

Agora, também é importante termos em mente que ser moderado NÃO é ser legalista!

Marcos 7: 1-8

1 Ora, reuniram-se a Jesus os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém. 2 E, vendo que alguns dos discípulos dele comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar 3 (pois os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos; 4 quando voltam da praça, não comem sem se aspergirem; e há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal [e camas]), 5 interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar? 6 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 7 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. 8 Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.

A vida em Cristo dever ser moderada!

E, por fim, além de cingir o nosso entendimento e sermos sóbrios, devemos ainda esperar!

Esperar em que? Na graça de nosso Senhor Jesus que nos está sendo revelada, voltemos ao versículo:

Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.

Pedro chama a nossa atenção para o fato de que devemos esperar completamente ou, melhor dizendo, exclusivamente na graça nos está sendo trazida/anunciada na revelação de Jesus Cristo.

E qual é essa graça que nos está sendo revelada em Cristo?

Efésios 2: 4-9

4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; 7 para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus. 8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie.

Essa graça consiste no fato de que Cristo, ao seu tempo, morreu na cruz do calvário por nossos pecados e que graças ao seu precioso sangue vertido naquela cruz obtivemos igualmente acesso ao reino céus!

E o texto lido é bem claro que não foi por qualquer tipo de obra ou mérito nosso, mas sim unicamente pela graça. E isso para que nenhuma carne venha se gloriar diante nosso Deus.

Oh meus amados! Com grande e maravilhoso é este mistério que a nós foi revelado. A nós que outrora andávamos segundo o curso deste mundo, submersos no tremedal de lama dos nossos pecados. Caminhando a passos largos para inferno eterno!

De fato, jamais compreenderemos no corpo desta carne a graça do Pai revela em seu filho unigênito Cristo Jesus. Pois ela é infinitamente maravilhosa para seres tão insignificantes, fracos e limitados como nós.

É impossível a mente humana compreender o amor de Deus para com os eleitos! Nós cremos pela fé e essa fé, a fé genuína, provém do próprio Deus.

Retomar os princípios do versículo 13...

Agora Pedro irá prosseguir enfatizando a postura que deve ser assumida por aqueles que esperam inteiramente nessa graça que está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.

Versículos 14 a 16

14 Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

Versículo 14

Como filhos (...) Lembremos que a carta é dirigida a crentes! Isto é, a todos aqueles que foram comprados pelo precioso sangue de Cristo, por isso Pedro os chama de filhos.

E, na condição de filhos de Deus, devemos ser obedientes e em tudo solícitos e aptos a fazer a vontade de nosso Pai.

Então, como filhos da obediência, não devemos mais viver como se ainda estivéssemos sob o jugo do pecado.

Romanos 12: 1-2

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Também em Romanos 6: 12-13

12 Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; 13 nem ofereçais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça.

Ou seja, a atitude mental do crente deve ser determinada e remodelada pelo conhecimento do evangelho ( i.e. pela revelação de Jesus Cristo!) mediante o poder do Espírito e pelos interesses da vida por vir.

Mas (...) por que a minha atitude mental deve ser remodelada e determinada pelo conhecimento do evangelho?

A resposta a essa pergunta se encontra nos versículos subsequentes do nosso texto base, vejamos:

15 pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.

Assim, como Israel no Antigo Testamento foi separado por Deus dentre as nações vizinhas para ser santo, assim também a igreja deve ser separada do pecado para servir a Deus.

Vejamos alguns textos:

Levítico 11: 44-45

44 Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra. 45 Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo.

1 Pedro 2: 9-10

9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia.

Nós fomos separados para servir ao nosso Deus! E uma vez separados, como devemos nos portar durante nossa vida aqui na terra?

Olhem o versículo 17

17 Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação;

Temos que nos portar com temor durante o tempo da nossa vida aqui na terra, pois seremos julgados por nossas obras e igualmente recompensados elas.

Nós sabemos que, embora os cristãos não serão condenados pelos seus pecados, pois o sangue de Cristo os purifica de todo pecado, cada um será julgado por suas obras e receberá a devida recompensa das mesmas (i.e. os galardões)

Romanos 14: 10-12

10 Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. 11 Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo o joelho, e toda língua dará louvores a Deus. 12 Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.

Também em I Coríntios 3: 12-15

12 Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14 Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15 se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

E a pergunta que devemos fazer é: Como estão as nossas obras? Será que realmente temos nos empenhado em trabalhar para o reino de Deus? Será que se o Senhor vier nesse exato momento e provar as obras da igreja, Ele encontrará ouro, prata ou pedras preciosas? Ou encontrará madeira, feno e palha?

Será que o fato de o pastor Gustavo ser levado pelo Senhor para conduzir outro rebanho, é motivo para cruzarmos nossos braços e amontoarmos madeira, palha e feno sobre nossas cabeças?

Mas irmão Higor, você pensa que é fácil continuar sem um pastor? Não, não penso que seja fácil.

Até porque já caminhamos para o oitavo ano da igreja em Indaiatuba e ainda não temos um pastor.

Então eu sei perfeitamente que não é fácil! Só Deus sabe o que nós passamos e temos nesses quase oito anos. As Dificuldades, as aflições....

Por duas vezes o trabalho esteve muito perto de acabar, mas não acabou. E sabem por que não acabou?

Ah, não acabou porque nós éramos membros experientes, já havíamos passado por coisas similares em nossas ex-igrejas, então tivemos “jogo de cintura” para lidarmos com a situação...

Será que foi isso?

NÃO! Não acabou porque o Senhor nos sustentou! Não acabou porque o Senhor nos concedeu sua graça e misericórdia e não permitiu que nos esmorecêssemos.

E sabe por que o Senhor fez isso? Porque a igreja é DELE e não nossa! Por isso Ele nos sustentou.

Então meus amados, por mais que seja difícil, lembremos que nada do que venhamos a sofrer ou padecer em nome Cristo, absolutamente nada, há de ser comparado com as glórias do porvir. Saibamos esperar em nosso Senhor e clamar por seu auxílio.