segunda-feira, 16 de julho de 2012

Creio no Espírito Santo

3 – Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

[Latim] Credo in Spiritum Sanctum; sanctam ecclesiam catholicam; sanctorum communionem; remissionem peccatorum; carnis resurrectionem; vitam oeternam. Amen.

[Grego] Πιστεύω εις το Πνυμα το `Αγιον, αγίαν καθολικην εκκλησίαν, αγίων κοινωνίαν, άφεσιν αμαρτιων, σαρκος ανάστασιν, ξωήν αιώνιον. Αμήν.

Começamos a estudar o terceiro parágrafo do Credo Apostólico e aqui o foco vai para a Terceira Pessoa da Trindade – o Espírito Santo!

No primeiro paragrafo o Credo focou na obra da criação (Deus Pai); no segundo, o foco estava na obra salvífica do Filho; agora o foco vai para a obra do Espírito e suas implicações.

O Espírito Santo nos faz novas criaturas por meio da obra de Jesus. Por isso, agora o credo fala sobre uma nova comunidade (a igreja), um novo relacionamento (por meio do perdão dos pecados), uma nova existência (por meio da ressurreição) e uma nova vida (eterna).

O Espírito Santo havia sido mencionado brevemente no nascimento de Jesus, mas agora é a hora de descrevê-lo melhor!

A doutrina do Espírito Santo, que é vaga e não muito clara no Antigo Testamento, recebe grande ênfase e claridade no Novo Testamento!

No AT vemos o Espírito Santo: Na criação (Gn 1:2); capacitando homens para trabalhar no tabernáculo (Ex 31:1-6); equipando os profetas, juízes e reis como servos de Deus (Nm 11:25-26; Jz 3:9;14:6; I Sm 10:10; 16:13; Mq 3:8). Mas é no NT que temos uma completa revelação sobre a Pessoa e a Obra dEle!

A – “CREIO NO ESPÍRITO SANTO

CREIO NO ESPÍRITO SANTO” --- O credo declara: “Creio em Deus Pai”, “Creio em Jesus Cristo” e “Creio no Espírito Santo”. O ‘creio’ antes do Espírito Santo nos mostra que Ele é divino e parte de Deus.

CREIO NO ESPÍRITO SANTO” – Esse é a Terceira Pessoa da Trindade! Ele não é uma força impessoal, nem uma energia que radia do trono de Deus e de Cristo, mas Ele é sim parte de Deus e age de forma pessoal!

SANTO” – Implica na santidade de Deus. Ele é separado, puro e santo como só Deus é santo. A Sua natureza é eterna e essencialmente santa e Ele é o autor de toda a santidade no homem. Os cristãos são chamados santos, pois eles têm o Santo Espírito!

ESPÍRITO” – Fala da invisibilidade – Sua onipresença. Fala também da vida que há nEle. Uma pessoa sem o espírito é uma pessoa morta.

Ele é parte inseparável do santo Deus!

OS ATRIBUTOS DE DEUS NO ESPÍRITO SANTO:
AOnipotente Rm 8:11 (na regeneração); Gn 1:2 (na criação); Hb 9:4 (eterno); Soberania - Jo 3:8; I Co 12:11; BOnipresente – Sl 139:7; COnisciente – I Co 2:10

Atos 5:3-4 Então perguntou Pedro: "Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? 4 Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus".

COMO PODEMOS SABER QUE O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA?
As ações do Espírito nos mostram que Ele é uma pessoa da Trindade e não uma força mística, pois uma força impessoal seria incapaz de fazer o que Ele faz!

1 – Ele nos dá vida espiritual – regenera (Jo 3:5-6)
2 – Ele intercede (Rm 8:26)
3 – Ele ensina (Jo 14:26)
4 – Ele conforta (Jo 14:16)
5 – Ele testemunha/testifica (Rm 8:16; Jo 15:26)
6 – Ele dá dons espirituais de acordo com Sua vontade (I Co 12:4-7)
7 - Ele nos convence do pecado (Jo 16:8-11)
8 – Ele nos ajuda a mortificar a carne/santificação (Rm 8:14)
9 – Ele ama (Rm 15:30)
10 – Ele nos guia (Rm 8:4)

Ações do homem para com o Espírito que provam que Ele é uma pessoa:
1) O homem blasfema contra o Espírito - Mt 12:31; 2) O homem mente ao Espírito Santo - At 5:3; 3) O homem obedece o Espírito Santo - At 13:2,3; 4) Sempre se usa o pronome pessoal ‘ele’ e não um pronome neutro.

TÍTULOS DO ESPÍRITO SANTO:
  • Títulos que revelam o Seu relacionamento com o Pai: Espírito de Deus (Mt 3:16), Espírito do Senhor (Lc 4:18), Espírito do SENHOR (YHWH, Jz 3:10) e Espírito do vosso Pai (Mt 10:20).

  • Títulos que revelam o Seu relacionamento com o Filho: Espírito de Cristo (Rm 8:9), Espírito de Jesus Cristo (Fp 1:19) e Espírito de Seu Filho (Gl 4:6).

  • Títulos que revelam os Seus atributos: Espírito eterno (Hebreus 9:14), Espírito de santificação (Rm 1:4) e os Sete Espíritos (Ap 3:1).
  • Títulos que revelam a Sua obra: Espírito da verdade (Jo 14:17), Espírito de vida (Rm 8:2), Espírito de graça (Hb 10:29) e Espírito de adoção (Rm 8:15).

O SANTO ESPÍRITO COMO CONSOLADOR/CONSELHEIRO/CONFORTADOR:
Um dos títulos mais conhecidos é o título usado por Jesus em João 14:16-17 - E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro/Consolador para estar com vocês para sempre, 17 o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

A palavra usada por Jesus é παράκλητος para = paralelo, ao lado ; kletos = do verbo kaleo, que significa chamado. Jesus Cristo é nosso Consolador e assim segue o Espírito, "outro Consolador" que deve ser igualmente uma pessoa divina. A palavra grega usada em João 14:16 para "outro" é allos que significa "um outro do mesmo tipo" ao invés de heteros que significa "um outro de um tipo diferente."

No mundo antigo essa palavra era usada para um advogado de defesa. “Uma pessoa que defende a causa de outra diante de um juiz, um advogado, assistente de defesa(Demosthenes, p. 341, 11 - Diogenes Laërtius 4, 50, cf. Dio Cassius, 46, 20.)
O parakletos tinha o papel de defender um acusado, ele ficava ao lado, confortando e ajudando na dificuldade – um conselheiro.

Essa palavra é usada em I João 2:1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

O cristão tem dois Conselheiros! Um ao lado do Pai, Jesus, e outro em nossas vidas, o Espírito Santo!

O Conselheiro é também chamado de Confortador!
ConfortadorLatim Cum Forte --- Ele vem com força quando estamos fracos!

Jesus era o confortador, mas Ele estava limitado pelo Seu corpo. Por isso a vinda do Espírito Santo garante a igreja maiores obras – maiores em expansão, pois Ele é Espírito!
Jo 14:12 Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.
O Espírito é quem vem com força no povo de Deus, a igreja, e nos fortalece e nos guia.

No meio das dificuldades é de extrema importância e privilégio ter o Confortador, que vem com força e encorajamento nos meios de nossas dificuldades e temores!

Faz uma enorme diferença em sua vida se você crê que é habitado, liderado e purificado não por uma força impessoal de um Deus distante, mas por uma pessoa que sua essência é o amor de Deus (Rm 5:5; I Jo 4:12–13).( http://www.desiringgod.org/resource-library/sermons/the-holy-spirit-he-is-god)

A IMPORTÂNCIA DO ESPÍRITO SANTO NA DOUTRINA REFORMADA:
Algumas pessoas, do meio pentecostal, me perguntam se eu creio no Espírito Santo, ou alegam que, por eu ser reformado, eu não acredito no Espírito Santo.
Isso ocorre porque eu não tenho a mesma visão que os pentecostais têm. Eu tenho certeza que a minha crença no Espírito Santo é muito mais séria e profunda do que a deles. Eles veem o Espírito como algo que vem fazer você falar em línguas estranhas, ‘profetizar, cair e rir. Eu vejo o Espírito Santo como agente fundamental na salvação de uma pessoa, sem o Espírito Santo não há salvação. Sem o Espírito Santo não há regeneração, não há aceitação do convite do Evangelho, não há santificação e não há a glorificação. Como eu creio e temo a obra do Espírito Santo!

Portanto, quando eu digo, como um cristão, ‘eu creio no Espírito Santo’, isso quer dizer que, primeiro, eu creio em um relacionamento pessoal, que transpassa tempo e espaço, com o Cristo vivo do Novo Testamento; segundo, que eu estou aberto para ser habitado e guiado pelo Espírito, que agora habita em mim, para uma vida de obediência, serviço e conhecimento; e, terceiro, que eu O bendigo como autor da certeza de que eu sou filho e herdeiro de Deus. Com certeza, é algo glorioso crer no Espírito Santo.(J.I. Packer, Growing in Christ, Crossway, pg 75)

Declaremos e cultivemos um relacionamento com o Espírito Santo, nosso criador, confortador e consolador!