segunda-feira, 6 de maio de 2013

O modelo de oração que o nosso Senhor nos deixou

 

Referencia: Mateus 6:5-13
Título: O modelo de oração que o nosso Senhor nos deixou
Pregado na manhã de domingo, do dia 05 de Maio de 2013,
na Igreja Reformada em Campinas Soli Deo Gloria,
por Oberdan Siqueira

 

Introdução

No seminário havia alguns alunos coreanos que estavam fazendo intercambio.

Eles diziam que nós brasileiros, não sabíamos orar, pois falávamos tanto em nossas orações, que não sentíamos a presença do espírito santo, nos confortando e consolando.

Esse comentário, sempre me fez refletir sobre o assunto.

Independente das diferenças culturais – tendo em vista que o povo asiático é mais introspectivo e vem de religiões, onde a concentração e meditação são importantes. Conclui que eles estavam certos.

Pense no tempo que dispomos para orar.

Será que é um tempo reservado, onde trazemos não apenas as nossas petições, mas agradecimentos, questionamentos, reflexões sobre a sua bondade, verdade e grandeza?

O nosso momento de oração mostra intimidade com o Pai, ou nossa oração é fria e distante?

Quando eu era criança, orações longas, me deixava impaciente e fatalmente eu abria os olhos, para ver o que estava acontecendo ao meu redor. Isso normal em crianças, mas e em nós adultos?

Na bíblia há inúmeras advertências ao povo do Senhor, sobre a importância de buscá-lo em oração. Seja louvando-o, seja dando ações de graças ou suplicando a sua misericórdia; a oração é sempre presente, como parte da adoração ao Senhor.

Hoje os grandes teólogos que estudamos e citamos constantemente. Eram homens de muita oração. Alias esse deve ser o primeiro requisito para entender a Cristo e a sua palavra.

Não quero entrar no mérito se é correto se reunir para orar no monte, ou fazer vigília, apenas defendo a importância da oração em nossa vida e ao longo do estudo veremos como deve ser a nossa oração e como devemos orar.

Muito embora eu ache, muito mais seguro e cômodo orar em casa, em vez do monte. E creio que orar em um horário onde eu não tenha sono, seja muito melhor.

Inicio o nosso estudo, fazendo algumas perguntas:

Qual é a importância da oração em nossa vida?

Nós sabemos orar?

Qual é a oração correta?

A oração modelo de Jesus

Mateus 6:5-13

Contexto:

5 - "E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.

6 - Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.

7 - E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.

8 - Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.

Falando um pouco do contexto, vemos Jesus exortando a sua audiência sobre os seguintes pontos:

V5 – Nos preocupar com a nossa postura, quando tivermos em oração. E centrar nosso pensamento no Senhor apenas.

V6 – Busque o Senhor de forma intimista. No silencio e na tranqüilidade.

V7 – Oração é uma conversa. Não ficamos repetindo, repetindo e repetindo o mesmo assunto para o nosso ouvinte. Se fizermos desta forma, seremos um incomodo.

Mas Jesus, aqui usa uma questão que é muito importante. As repetições eram usadas pelos pagãos, devido às rezas que eles faziam aos seus deuses. Muitos judeus estavam caindo neste engano.

V8 – Jesus conclui a advertência, falando sobre a importância de sermos diferentes dos não convertidos. Independente da nossa necessidade, Deus sabe o que realmente nós precisamos. Por isso é tão importante nossa oração ser racional.

Avançando para a oração no verso:

9 - Vocês, orem assim:

‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

10 - Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

11 - Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.

12 - Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

13 - E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.

I) Pai nosso que esta nos céus! (V9)

O novo nascimento em Cristo nos dá o direito de chamar: o Deus todo poderoso, criador de tudo que há. De pai; mas não é um pai distante, frio e austero. Mas um pai presente, zeloso e que tem intimidade com seu filho. Lembra do verso 6.

Quando Jesus refere-se ao pai, ELe usa a palavra ABA, que no aramaico é uma forma carinhosa de chamar um pai. Em bom português, podemos dizer que é paizinho, papai.

Em Marcos 14:36 onde ele passa por grande aflição, Jesus usa a mesma palavra.

E dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres".

Ao mesmo que tempo, que esse pai cheio de zelo e amor, que ouve a oração de seus filhos (a igreja); é também o Senhor dos exércitos, o justo Juiz, que reina nos céus, desde a eternidade. Portanto devemos conversar com o nosso querido Papai, mas não podemos nos esquecer que Ele também é Senhor que governa todas as coisas e disciplina seus filhos quando é preciso.

Isaías 10:23

O Senhor, o Senhor dos Exércitos, executará a destruição decretada sobre todo o país.

Ageu 1:7

Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram!

Salmos 84:8

Ouve a minha oração, ó Senhor Deus dos Exércitos; escuta-me, ó Deus de Jacó.

E como filhos co-herdeiros com Cristo, deste reino temos, por obrigação labutar diariamente, para fortalecer a igreja do Senhor. Fazendo isso através do bom testemunho, da pregação da palavra e a constante busca da nossa santificação.

De nada adianta eloqüência, boa retórica, se as pessoas que nos rodeiam não ver Cristo em nossas vidas.

II) ...Santificado seja o teu nome. (V9)

Devemos reconhecer e estabelecer, um principio de adoração em nossas orações.

Nosso Deus é um pai amoroso, mas é santo, e merece toda a nossa reverencia, para o louvor da sua gloria.

Como diz em:

2 Pedro 3:13-14

Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça.

Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis.

Nos anos noventa, no auge do movimento gospel, muitos jovens começaram a tratar, Jesus como brother, usando palavras informais.

A impressão que eu tinha, é que eles estavam falando de algum conhecido da rua ou da escola; não do Senhor.

Infelizmente essa informalidade, levou a irreverência e falta de temor. Quem temerá um Deus, que não é respeitado?

Deuteronômio 5:11

"Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem usar o seu nome em vão.

III) Venha o teu Reino... (V10)

Aqui Jesus pede o estabelecimento da lei de Deus, não apenas em sua consumação no tempo vindouro, mas também em vidas e situações atuais. Isso é definido posteriormente como a vontade de Deus sendo realizada na terra.

Em outras palavras devemos viver, com temor e tremor, pois representamos de forma debilitada e ofuscada o reino de Deus na terra. Até que ELe venha e restaure a terra e nos glorifique.

1 Coríntios 15:23-24

Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem.

Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder.

Enquanto esse glorioso momento não chega, devemos suplicar forças ao Senhor, para continuar a nossa jornada e encorajarmos uns aos outros para não perdemos o foco que e a cruz de Cristo.

IV) ...seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. (V10)

O cristão reconhece que é o Senhor, quem supre diariamente todas as necessidades, e deve grato por isso.

Mateus 6:26-30

Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?

Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?

"Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.

Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.

Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?

Nosso pai é o Senhor do tempo e da historia; portanto cabe a nós; filhos confiar em sua soberana vontade, seja em tempos difíceis, onde temos a impressão de ter sido esquecidos por Deus; ou em momentos que estamos sendo disciplinados pelo nosso pai.

Pensando desta forma é fácil, mas pra quem vive tais momentos é difícil eu sei.

Teremos dúvidas, sobre qual direção tomar. Ficaremos confusos, nos questionando se o Senhor realmente está no controle.

Tais sentimentos são normais. Inclusive seria anormal se você não se questionasse.

Por isso é importante nos mantermos em oração, pois apenas ELE nos dará a paz que excede todo o entendimento.

Deuteronômio 8:5

Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os disciplina.

Provérbios 3:11

Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão,

Hebreus 12:7-8

Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?

Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas sim ilegítimos.

V) Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. (V11)

Jesus nos estimula a oração pelas necessidades físicas, que estão totalmente ligadas às nossas preocupações diárias.

O sustento vem de Deus; e note que Jesus não pede para amanhã, ou pela semana. O pedido é para o dia.

Assim como o povo de Israel, dependeu do Senhor no deserto por quarenta anos, devemos depender da sua misericórdia hoje.

Êxodo 16:35

Os israelitas comeram maná durante quarenta anos, até chegarem a uma terra habitável; comeram maná até chegarem às fronteiras de Canaã.

Quero enfatizar que dependência não é se isentar das suas responsabilidades terrenas, deixando de trabalhar, estudar e etc. Muito pelo contrario, como servos do Senhor, devemos trabalhar, estudar e prosperar para a gloria de Deus.

O Senhor nos deu o trabalho, não apenas para o nosso sustento, mas para sermos também agentes de bênçãos para os nossos irmãos necessitados.

Deus pode colocar uma cesta básica, na porta de alguém necessitado? Claro que pode.

Mas porque Ele faria isso, se a sua palavra nos instrui, que devemos ajudar o nosso próximo com os nossos bens. Somos mordomos ou administradores dos bens do Senhor.

O cristão deve viver uma vida frugal e observar as necessidades dos que estão à nossa volta.

Não devemos aguardar que o irmão necessitado busque ajuda; devemos agir de forma pró-ativa sempre.

VI) Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. (V12)

Nós perdoamos os nossos devedores? Mas quem são os devedores?

Os devedores aqui, são pessoas que nos magoam, caluniam diariamente.

É difícil ser mal tratado por algum motivo e perdoar logo de cara.

Precisamos olhar com misericórdia, para as pessoas que nos ofendem e magoam, ou até mesmo que nos devem dinheiro ou na justiça.

A lembrança sobre a justiça imputada por Cristo em nós, através da cruz, deve ser viva em nossa mente, pois apenas desta forma podemos perdoar com mais facilidade.

Não podemos cultivar sentimentos como: amargura e decepção, pois isso em nada glorifica o nome do nosso Senhor.

VII) E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. (V13)

Jesus usou a palavra grega “peirasmos”, que pode ser usada tanto para tentação, como para provação ou teste.

Sendo assim, podemos imaginar o seguinte:

Qualquer tentação que tivermos, só será tentação do ponto de vista do Diabo, que usará de artimanhas para nos destruir e tirar a nossa santidade.

Já a provação ou teste, é um ponto de vista exclusivo de Deus. Pois é uma dada por ELe para nos fortalecer em nossa fé que dará o crescimento espiritual.

1 Coríntios 10:13

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

Lucas 22:32

Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.

Que coisa gloriosa. Deus permite que o Diabo nos tente, mas Jesus intercede por nós para sermos aprovados no teste.

Como Lutero dizia: - O diabo é o diabo de Deus.

Ou seja, o diabo, só faz aquilo que o Senhor permite.

Jesus finaliza declarando que: tudo pertence ao Senhor todo poderoso e que tudo é para a gloria Dele – Amém. O amém aqui não um “cambio desligo”, mas confirmação daquilo que foi dito anteriormente.

Conclusão e Aplicação

Jesus deixa claro em sua oração modelo, que o cristão deve orar com intimidade e reverencia, mostrando o seu desejo de servir no seu reino através dos seus atos diários.

Devemos sempre lembrar que nossa dependência do Senhor é total. E sempre estaremos dispostos em ajudar aos nossos irmãos através das bênçãos que o Pai nos concede.

Como filhos, devemos sempre perdoar as pessoas que nos ofendem, pois fomos perdoados pelo sangue de Cristo. Mesmo sendo imperdoáveis e merecedores da justiça de Deus.

Precisamos estar atentos as tentações proposta, para que como; Cristo, sejamos vitoriosos em nossas tentações. Pois tudo é para a gloria de Deus.

Concluo esse estudo, com uma citação de Spougeon – pregador batista que viveu na Inglaterra de 1834 a 1892.

"A oração em si mesma é uma arte que somente o Espírito Santo pode nos ensinar. Ele é o doador de todas as orações.

Rogue pela oração - ore até que consiga orar, ore para ser ajudado a orar e não abandone a oração porque não consegue orar, pois nos momentos em que você acha que não pode, é que realmente está fazendo as melhores orações.

Às vezes quando você não sente nenhum tipo de conforto em tuas súplicas e teu coração está quebrantado e abatido, é que realmente está lutando e prevalecendo com o Altíssimo.

Resumindo ore!

Amém.