sábado, 25 de junho de 2011

VII – PASSAGENS DIFÍCEIS


Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6
Sempre que estudamos a Doutrina da Segurança e Certeza da Salvação encontramos no nosso caminho algumas passagens difíceis de serem reconciliadas com essa doutrina. Nesse estudo eu quero focar em algumas passagens para mostrar e explicar que as passagens mais usadas para negar a Doutrina da Segurança e Certeza da Salvação na verdade servem para confirmar que é possível, sim, ter a certeza e total segurança da salvação.
1 - Heb. 6:4-6 - 4Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo,5experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir,6e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.
2 – II Pe. 2:20-22 – 20Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.21Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido22Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: "O cão voltou ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada voltou a revolver-se na lama".
3 – I Jo. 2:18-20 – 18Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora.19Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.20Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento.
4 – II Jo. 9 – Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus [veja que a pessoa teve um conhecimento da Verdade]; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho [não basta só o conehcimento, é necessário permanecer].
5 – III Jo.11 - Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus [a pessoa ouviu, ‘aceitou’ e achou que conheceu/viu a Deus – mas na verdade ela NUNCA viu a Deus].
6 – Mt. 7:21-22 - "Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? ’ Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’ " [essas pessoas professaram ser cristãs, ouviram a mensagem e `aceitaram’ – elas tinha a certeza de que conheciam a Jesus – mas Jesus nunca havia as conhecido].
As duas primeiras passagens devem ser interpretadas nos seus devidos contextos literários e com as outras quatro para iluminar a interpretação.
1 - Hebreus 6:4-6:
O contexto é de extrema importância. Esse é um dos, se não o mais severo aviso que encontramos na Bíblia para aqueles que têm ido na igreja. É um alerta para aqueles têm estado na igreja, ouvido a Palavra e nunca verdadeiramente aceitaram a Cristo.
· A audiência (para quem a carta foi escrita) é na sua maioria judaica – conheciam o A.T.
· Essa passagem começa no capítulo 5, onde o autor de Hebreus fala do sacerdócio de Jesus.
· 5:11 – O Problema! O autor pára de falar sobre Jesus, pois havia um sério problema no meio daquela igreja: alguns se tornaram lentos para aprender. Alguns haviam aceitado a mensagem com alegria, gostaram da mensagem e passaram a frquentar a igreja, mas nunca cresceram!
· 5:12 – eles estavam na igreja há tempo suficiente para ensinarem a Palavra, mas devido à preguiça e ao desprezo em se aprofundarem na Verdade, eles continuavam como bebezinhos (sem conversão genuína).
· Uma pessoa que passa anos indo na igreja, ouvindo a Palavra de Deus se torna indesculpável. O coração continua duro; a pessoa não cresce na Verdade; não conversa sobre a Palavra, sobre doutrinas: ela é culpada! Muitas vezes imaturidade pode ser sinal de falta de conversão!
· 5:14 – o alimento sólido é para o cristão genuíno, que cresce e é nutrido (Ef 4:14).
· 6:1-3 – A Solução - Chamado à Salvação! O autor alerta as pessoas a largarem as coisas básicas e partirem para as coisas profundas relacionadas à salvação.
· 6:1 - É importante notarmos que o autor ordena que eles `larguem’, `abandonem’ - `deixem’ (ἀφίημι) os ensinos elementares. Ele jamais falaria isso para um cristão! Um cristão jamais deve deixar os ensinos elementares de lado. Um cristão deve ACRESCENTAR mais profundidade aos ensinos elementares, mas jamais dexá-los de lado (se separar). Devem se separar dos ensinos básicos que apontavam para Cristo e ir para o perfeito que é Cristo.
O autor de Hebreus ordena: “Separem-se dos ensinos que apontavam para o Messias, deixem os ensinos elementares do judaismo de lado e vão para o perfeito que é Jesus” (Hb.7:11,19).
· 6:1-2 – O autor fala de 6 ensinos elementares do judaísmo – todos esses apontavam para a perfeição em Cristo.
· 6:3 – Tudo isso só poderá ocorrer com a permissão de Deus.
· 6:4-6 – O Severo Aviso – como vimos pelo contexto todo, o autor não está falando com cristãos. Muitos usam esse aviso para mostrar que um cristão pode perder a salvação, mas é importante notarmos duas coisas: 1 – O aviso é para pessoas que apenas vão à igreja, mas que ainda não foram verdadeiramente convertidas – judeus que ainda não foram regenerados; 2 – Se a pessoa pode perder a salvacão, como alguns alegam, então a pessoa que perde JAMAIS pode tê-la novamente (v.6 – “é impossível” – uma vez perdido, sempre perdido!?).
6:4-6 – Não encontramos nenhum termo usado no N.T. para se referir a salvação verdadeira (regeneração, justificação, conversão, santificação...)
*“uma vez foram iluminados”- Iluminado não significa salvo, nem convertido. A palavra significa ‘ensinado’ - entender algo através da leitura ou escuta. Eles compreenderam as verdades acerca do evangelho, mas não necessariamente se converteram. Muitas pessoas viram a Luz do evangelho no ministério de Jesus, mas nunca O aceitaram. Muitas pessoas vão à igreja, são iluminadas – mas rejeitam a Luz preferindo as trevas.
*“provaram o dom celestial” – O dom celestial pode se referir à salvação que há em Cristo Jesus (Ef. 2:8; II Co 9:15). Provar = experimentar. Como uma pessoa prova a salvação? Indo em uma igreja, tendo contato com cristãos verdadeiros, participando da Ceia do Senhor.
Provar é diferente de consumir de forma total e constante. Você prova algo para ver se vai realmente querer. Essa prova pode ser longa ou breve, e pode ser aceita ou rejeitada. A mesma palavra grega (geuomai = provar), é usada em Mt 27.34: “deram-lhe a beber vinho com fel; mas ele, PROVANDO-O, não quis beber”.
Em Hebreus, a palavra está em sentido figurado, pois não fala de algo sólido que se possa comer literalmente. Logo, significa “vir a conhecer algo”. Cristo conheceu o vinho (provou), mas não o quis, assim como estes não-crentes conheceram o “dom celestial”, mas não receberam verdadeiramente.
*“tornaram-se participantes do Espírito Santo” -- Veja que não diz ‘possuidores’ e nem ‘moradas’ do Espírito Santo. Participaram dos cultos onde o Espírito Santo movia e agia. PARTICIPAR = compartilhar uma associação. Participavam dos cultos, compartilhavam da associação entre cristão – a comunhão – mas nunca se tornaram possuidores e nem templos do Espírito Santo.
*“experimentaram a bondade da palavra de Deus” – Veja ele usa o verbo ‘experimentar’ - essas pessoas experimentaram a pregação da Palavra de Deus. Eles ouviram sobre a bondade de Deus em Cristo Jesus nas pregações.
*“experimentaram os poderes da era que há de vir” – Essas pessoas viram os milagres de Deus. Assim como em Mateus 7:21-23.
Todas essas características são facilmente aplicadas para muitas pessoas que estão nas igrejas hoje, mas nunca foram realmente convertidas.
Para essas pessoas que receberam tanto, é impossível que elas sejam salvas uma vez que elas se tornaram indesculpáveis.
Elas, assim como na crucificação de Jesus, viram, ouviram e experimentaram todo o Evangelho e mesmo assim rejeitaram – por isso elas crucificam novamente Jesus: agem da mesma forma que agiram os judeus nos dias de Jesus.
É impossível – assim como Marcos 3:28-30: a pessoa experimentou tudo e rejeitou!
6:6 - “Cair”- rejeitar a Cristo e toda a comunidade (algo que estava acontecendo com as igrejas para onde essa carta fôra enviada).
· 6:7-8 – A ILUSTRAÇÃO – para ilustrar esse ensino, o autor fala de algo que Jesus já havia ensinado na parábola dos solos. Compare essa ilustração com Marcos 4:14-20.
O aviso é um alerta para as pessoas que vão à igreja, escutam a Palavra, participam da comunhão dos santos e no fim desprezam a Jesus. Como nós vimos, essas pessoas não são pessoas verdadeiramente convertidas (“separem-se dos ensinos elementares”), pois aqueles que foram regenerados pelo Espírito irão produzir frutos – não só irão experimentar como irão tomar de forma completa o cálice da salvação!
2 - II Pedro 2:20-22:
Assim como com a passagem em Hebreus, o contexto é fundamental! No contexto vemos que Pedro fala de 2 tipos de pessoas (v.9) – Piedosos e Ímpios.
Cada tipo de pessoa tem algo reservado pelo Senhor: Piedoso = Cristão -> livra os piedosos da tribulação; Ímpio = falsos cristãos (falsos mestres) -> reservados para o juízo final.
Assim como há duas terras (Hb 6:7-8), há dois tipos de pessoas dentro da igreja.
Os falsos mestres aparentam ter conteúdo, mas na verdade eles não têm absolutamente nada (v.17). Eles acreditam ser livres, eles pregam liberdade – mas na verdade ainda são escravos (v.19).
Veja que eles são marcados pela ‘cobiça’ – a marca das pessoas não regeneradas (1:4).
Eles CONHECERAM a Palavra, mas nunca foram conhecidos por Cristo.
v. 20 - Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio..
Esses homens fugiram da contaminação visível do mundo, pois tiveram um conhecimento do Evangelho. Muitas pessoas correm para seminários liberais, igrejas liberais – na tentativa de se libertarem da corrupção do mundo, por causa de um conhecimento que tiveram sobre Jesus. Mas esse conhecimento não é de forma nenhuma um conhecimento salvífico! Eles queriam uma reforma moral e tentaram através do cristianismo. Assim como muitas pessoas correm para muitas outras religiões na tentativa de escapar da corrupção do mundo. Param de roubar, de adulterar, usar drogas, tudo por temor de cadeia, doença ou morte, mas mesmo uma reforma moral não implica em salvação.
Visto que eles não foram verdadeiramente salvos - não foram comprados da escravidão do pecado - eles voltaram aos mesmos pecados e de forma pior. Quando alguém é salvo, essa pessoa é liberta da escravidão do domínio do pecado, algo que não ocorreu com esses homens.
Assim como em Hebreus os recipientes desse terrível aviso não são cristãos genuínos. Como João nos disse, “Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.” (I Jo 1:19)
Jo 10:27-30; Rm 8:35-39; Jd 1
Não só podemos ter a segurança da salvação como também podemos, e devemos, ter a certeza dessa salvação realizada por Cristo e dada por Deus! Quando entendemos que a obra da salvação é realizada por Deus, não precisamos temer a perda da salvação, mas nos alegrarmos e nos empenharmos em consolidar ainda mais o nosso chamado e eleição!
Como vimos, as passagens que muitos usam para alegar a chance de se perder a salvação, na verdade não passam de severos avisos para os não-crentes da condenação que há na hipocrisia da religiosidade. As mesmas passagens alegam que os que são de Deus irão produzir frutos e permanecerão em Cristo!